Ministério da Educação EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

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Transcrição da apresentação:

Ministério da Educação EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - MEC BRASIL - BRASIL- Dezembro 2000

PANORAMA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL Profundas e Importantes mudanças nos últimos anos em Conceitos da Formação na Gestão das Instituições CENÁRIOS: Transformação Progressiva da Orientação Econômica: COMPETITIVIDADE Interna e Externa TECNOLOGIAS e suas aceleradas Mudanças

MERCADO DE TRABALHO NO BRASIL CENÁRIOS... MERCADO DE TRABALHO NO BRASIL MUDANÇAS E AVANÇOS TECNOLÓ-GICOS Desaparecimento de trabalhos e de profissões Criação de novos trabalhos Surgimento de novas Profissões Trabalho mental superando o Físico

Reorganização da Produção Cenários... Reorganização da Produção Reorganização dos modos de EMPRESARIAR a Produção

Alteração na relação Trabalho / Emprego / Salário: -Empregos sumindo do mapa -Trabalho oferecido a prestadores que possam disputá-los -Salário em função do Serviço Prestado -Crescimento do Trabalho Informal -Mudanças na Orientação para se Encontrar Trabalho Cenários...

ALGUMAS CONCLUSÕES A PARTIR DAS MUDANÇAS NESSAS RELAÇÕES Cenários... ALGUMAS CONCLUSÕES A PARTIR DAS MUDANÇAS NESSAS RELAÇÕES Ampliam-se oportunidades de Trabalho e Reduzem-se as de Emprego O Trabalho passa a ser uma Espécie de “Mercadoria” Os “compradores” de Trabalho cada vez menos querem ser “clientes únicos” Os “vendedores” de seu Trabalho têm de procurar ”vários clientes” Tem mais valor quem tem e faz DIFERENÇA : “ Carteira de Clientes”

Saber Trabalhar em Equipe Multiplica o Valor no Mercado Cenários... As Empresas não querem mais cuidar das Carreiras Profissionais dos Trabalhadores Saber Trabalhar em Equipe Multiplica o Valor no Mercado Todo Trabalho é “Automatizável” Gerar Conhecimentos X Processar Informações Habilidades Específicas Passam a Ter Vida Útil Curta Para Não Perder Oportunidades o Profissional tem de descobrir “ O QUE NÃO SABE QUE NÃO SABE”

TAIS CENÁRIOS INSPIRARAM... NOVAS POLÍTICAS NOVAS ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS LABORAIS ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PLANO DE MODERNIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL REFORMA DA EP PROEP DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS SISTEMA DE FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS ADQUIRIDAS LIVREMENTE

Ordenação do Sistema Educacional Brasileiro Pós Graduação SISTEMA PRODUTIVO Universidades Centros Faculdades Educação Superior Tecnológico (Superior) 2 a 3 anos Seqüencial Técnico 1 a 2 anos Ensino Médio ( 3 anos) Educação Básica Básico ( Livre Não Regulamentado) Ensino Fundamental ( 8 anos) Educação Infantil SISTEMA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SISTEMA DE EDUCAÇÃO GERAL

CURRÍCULOS VOLTADOS PARA COMPETÊNCIAS INSPIRADOS NAS DEMANDAS DOS PROCESSOS PRODUTIVOS, DA SOCIEDADE E DOS CIDADÃOS

Construção do Sistema de EP Baseado em Competências Sistema Produtivo Estudos Setoriais: Áreas Profissionais MEC Sistema de Educação Profissional Regulamentado ESCOLAS Análises dos processos produtivos Análises Comple- mentares e Especí- ficas Matrizes por Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas. Consultas Para Legitimar. Organização Modularizada CURRÍCULOS POR COMPETÊNCIAS; ITiNERÁRIOS FLEXíVEIS

Itinerários Formativos FLEXÍVEIS FORMAÇÃO E CERTIFICAÇÃO POR COMPETÊNCIAS Premissa PROCESSOS PRODUTIVOS Perfil Profissional de Conclusão REFERENCIAIS CURRICULARES NACIONAIS REFERENCIAIS PARA FORMAÇÃO

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DESTAQUES Modularização Curricular Percursos Formativos Diversificados Entradas e saídas diversificadas (estímulo à formação continuada) Certificação por módulo : aumento de empregabilidade Formação ampla por área ( 20 Áreas Profissionais) Aproveitamento de conhecimentos e experiências anteriores

Certificação de Itinerários Formativos - Flexibilidade Curricular - CERTIFICADO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL TÉCNICO ( correspondente a uma Ocupação) Un U4 HABILITAÇÃO TÉCNICA (DIPLOMA)

SISTEMA NACIONAL DE FORMAÇÃO, AVALIAÇÃO e CERTIFICAÇÃO Por COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS - Nível Técnico DIRETIVO SETORIAL OPERACIONAL CNE/MEC INSTITUIÇÃO FORMADORA MEC / SEMTEC ÓRGÃO NORMATIVO DO SISTEMA DE ENSINO UNIDADE OU INSTITUIÇÃO CERTIFI-CADORA SAC CTP UNIDADE AVALIADORA COMISSÕES TÉCNICAS

ARTICULAÇÃO EDUCAÇÃO/TRABALHO Objetivos do SAC Avaliar e certificar competências constituídas por quaisquer meios, para fins de prosseguimento/conclusão de estudos técnicos Estimular o desenvolvimento educacional, os níveis de aprendizagem dos trabalhadores e o reconhecimento profissional FLEXIBILIDADE NA FORMAÇÃO ARTICULAÇÃO EDUCAÇÃO/TRABALHO FORMAÇÃO CONSTANTE AO LONGO DA VIDA NOVOS PRESSUPOSTOS DE APRENDIZAGEM OFERTA COMPATÍVEL COM ITINERÁRIOS FORMATIVOS

SUBSISTEMA DE AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS - SAC NÍVEIS DIRETIVO GERENCIAL OPERACIONAL Rede de Informações CNE/MEC CQ INSTITUIÇÃO FORMADORA ÓRGÃO NORMATIVO DO SISTEMA DE ENSINO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIDADE OU INSTITUIÇÃO CERTIFICADO-RA CTP UNIDADE AVALIADORA COMISSÕES TÉCNICAS PROFISSIONAIS SETORIAIS ( Temporárias) Rede de Informações

ENTRADA Análise Profissional SISTEMA FORMATIVO ENTRADA Análise Profissional SAÍDA PROCESSO Modulação Pedagógica Certificação Profissional Acompa-nhamento Formulação Pedagógica dos Insumos Demandas Modulação em função das com-petências Perfis Profissionais Elaboração dos Módulos Itinerários Profissio- nais Acompanha-mento de Egressos NÃO Validação SIM Certificação Formação ou Autoformação Retroalimentação

CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS INSUMOS PROCESSO PRODUTO Perfis Profissionais Requeridos Avaliação por evidências de desempenho em provas , testes, portifólio etc. Normas de Competências Orientação para Capa-citação complementar (Processo Formativo) NÃO Diagnóstico do candidato Certificação SIM

Formulação de Currículos Por Competências EXIGÊNCIAS LEGAIS EM RELAÇÃO A PROFISSÕES DA ÁREA. I. CARACTERÍSTICAS SOCIO ECONÔMICO-PRODUTIVAS DA REGIÃO / DEMANDAS ESPECÍFICAS. PERFIL PROFISSIONAL DO (S) TÉCNICO (S). INPUTS DIRETRIZES DO PROJETO PEDAGÓGICO DA ESCOLA. DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

II. CONSTRUÇÃO DA MATRIZ REFERENCIAL DE RESULTADOS 1 2 3 IDENTIFICAÇÃO E ESTUDO DO PROCESSO PRODUTIVO EM FOCO : FUNÇÕES E SUBFUNÇÕES IDENTIFICAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS REQUERIDAS PARA ATUAÇÃO DO TÉCNICO NO PROCESSO PRODUTIVO ESTUDADO ( POR FUNÇÃO E SUBFUNÇÃO ) DEFINIÇÃO DAS COMPETÊNCIAS ALVO DO PROCESSO DE FORMAÇÃO A SER OFERECIDO ( AS GERAIS E AS ESPECÍFICAS) 5 6 4 DEFINIÇÃO DAS HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NA FORMAÇÃO COMPOSIÇÃO DA MATRIZ REFERENCIAL DE RESULTADOS, CONSTANTE DE : FUNÇÕES , SUBFUNÇÕES, COMPETÊNCIAS HABILIDADES E BASES TECNOLÓGICAS DEFINIÇÃO DAS BASES TECNOLÓGICAS 7 8 VALIDAÇÃO PELA COMISSÃO CONSULTIVA PROFISSIONAL PROMOÇÃO DE AJUSTES NA MATRIZ

III. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR 1 2 3 DESENHO DOS MÓDULOS CONSIDERANDO AS FUNÇÕES E SUBFUNÇÕES DO PROCESSO PRODUTIVO E CONJUNTOS DE COMPETÊNCIAS ARTICULADAS DEFINIÇÃO DOS ITINERÁRIOS, CRITÉRIOS DE ACESSO AO CURSO E AOS MÓDULOS , SAÍDAS INTERMEDIÁRIAS E FINAIS, DIPLOMAS E CERTIFICADOS AGRUPAMENTO LÓGICO DAS COMPETÊNCIAS POR TERMINALIDADES ( QUANDO CORRESPONDER A OCUPAÇÕES EXISTENTES E NECESSÁRIAS) 4 5 6 ORGANIZAÇÃO ESTRATÉGICA DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NOS MÓDULOS: DEFINIÇÃO DOS PROJETOS, PROBLEMAS E/OU QUESTÕES GERADORAS PLANEJAMENTO DOS INSUMOS REQUERIDOS (BASES TECNOLÓGICAS, RECURSOS HUMANOS, MATERIAIS EQUIPAMENTOS, AMBIENTES DE APRENDIZAGEM) DEFINIÇÃO E PLANEJAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO , QUANDO NECESSÁRIO 8 9 DEFINIÇÃO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM , DOS CRITÉRIOS E INSTRUMENTOS 7 ORGANIZAÇÃO DOS TEMPOS ( c/ h ) , HORÁRIOS E AMBIENTES PLANEJAMENTO DAS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM