Fontes de Financiamento

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Administração Financeira – I
Advertisements

Fontes de Recursos e Custos de capital
MÓDULO 7 FONTES DE FINANCIAMENTOS DAS ATIVIDADES DAS EMPRESAS.
FINANCIAMENTOS Fontes de Financiamento
Gestão financeira e a Captação de Recursos
Me apresentando Economista, formado em 1990, com Mestrado Profissionalizante na UCAM (2006) em Estratégia Empresarial, Mestrado Acadêmico na UFF (1994),
OPERAÇÕES NO MERCADO DE CAPITAIS – 2ª aula OMCA04 17/09/2012
FINANÇAS CORPORATIVAS
“Investimentos – Parte 2 ”
Sistema Financeiro O que é: conjunto de instituições e instrumentos de intermediação de recursos financeiros. Função : transferência de recursos dos agentes.
MERCADO FINANCEIRO BRASILEIRO
Questões sobre SFN.
Fontes de Financiamento no Mercado de Crédito
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
MERCADO FINANCEIRO.
Administração Financeira
Apostila de Mercado de Capitais Uninove
Fontes de recursos Os recursos podem ser:
Fontes de recursos Os recursos podem ser:
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Maneiras de classificar o mercado financeiro
Suporte Financeiro para Cooperação com o Peru em TV Digital Apresentação realizada pelo Ministério das Comunicações com dados do BNDES.
O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE POUPANÇA E INVESTIMENTO
Instituições Financeiras do SFN
ADMINISTRÇÃO FINANCEIRA
$ Jogo do Milhão.
Valores mobiliários O art. 2 da Lei nº 6.385, de , com alterações feitas pela Lei nº , de , define como valores mobiliários: I. as.
Mercado de Capitais - Prof. Renato Mogiz
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Principais Fontes de financiamento de terceiros:
Introdução à Macroeconomia
Poupança, Investimento e Sistema Financeiro
Os Mercados Financeiros. As pessoas e as organizações que desejam tomar dinheiro emprestado encontram os recursos excedentes nos mercados financeiros.
PRECEDENTES AO ESTÁGIO LEGAL CONTEMPORÂNEO PROF. WILIAM CARVALHO.
Introdução ao Mercado de Capitais
2º SEM 2009 Prof. Lourival1 Mercado de Capitais Ações & Fundos.
Mercado do Títulos Público
ANÁLISE CONTÁBIL-FINANCEIRA
FORMAS DE INVESTIMENTO
Mercado de Capitais.
Ambiente Financeiro Brasileiro
Instituições Financeiras Bancárias Bancos Comerciais Bancos Múltiplos Caixas Econômicas.
POLÍTICA MONETÁRIA - COMPLEMENTO
CONTABILIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DA INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA
Mercado de Capitais Financiamento de Capital de Giro
AULA 2 – Mercados Financeiros
Ana Paula Mussi Szabo Cherobim Antônio Barbosa Lemes Jr
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
Fonte: Administração Financeira (Stephen Ross et al)
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Mercado de Crédito Objetivo:
Mercado de Capitais Políticas Econômicas
Mercado Financeiro e Investimentos
Mercado Monetário, Mercado de Crédito, Mercado de Capitais e Mercado Cambial.
Sociedade Anônima Características
Os intermediários financeiros 1 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais São fundamentais para que se possa transferir.
POLÍTICA MONETÁRIA Moeda e Crédito.
Moeda e Sistemas Financeiros - MBE/2007
. Operações de intermediação bancária: Debêntures: Título de crédito formal e privilegiado emitido por S.A; garante remuneração certa em prazo certo sem.
Mercado Financeiro É a reunião das instituições financeiras, capazes de intermediar recursos, entre agentes deficitários e superavitários Pessoas físicas.
Maneiras de classificar o mercado financeiro Quando uma empresa de energia elétrica necessita de recursos financeiros, ou quando um comerciante tem a necessidade.
M ERCADO DE C APITAIS Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Portalegre Licenciatura em Administração de Publicidade e Marketing – 2º ano 2º Semestre.
Bancos Comerciais ► Têm como principal característica a criação de moeda, através da captação de recursos em depósitos à vista que são repassados na forma.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 3.
Crédito A operação de crédito é uma operação de empréstimo que sempre pode ser considerada dinheiro, sobre o qual incide uma remuneração que denominamos.
FLUXO DE CAIXA.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 13.
MERCADO FINANCEIRO Prof. Glauco Conceitos Básicos.
4. Mercados Financeiros 3.1 Mercado monetário 3.2 Taxas de juros no MF 3.3 Mercado de crédito 3.4 Mercado de capitais 3.5 Mercado cambial 22/6/20161.
Maneiras de classificar o mercado financeiro Quando uma empresa de energia elétrica necessita de recursos financeiros, ou quando um comerciante tem a necessidade.
Transcrição da apresentação:

Fontes de Financiamento

Linhas de financiamento no Brasil Altos encargos financeiros; Baixa oferta interna de crédito de longo prazo; Restrições a ofertas de novas ações no mercado, determinada principalmente pelo estágio pouco desenvolvido do mercado de capitais no Brasil.

Os bancos privados têm dificuldades em oferecer créditos de longo prazo, explicadas principalmente pela baixa oferta de poupança interna de maturidade similar. O crédito de longo prazo costuma ter um custo elevado. As operações de prazo mais longo são oferecidas no Brasil por instituições financeiras oficiais, como o sistema BNDES.

O “Sistema BNDES” é formado pelo banco e suas duas subsidiárias: FINAME: Agência Especial de Financiamento Industrial: criada com o objetivo de financiar o comércio de máquinas e equipamentos; BNDESPAR – BNDES Participações: promove a subscrição de valores mobiliários no mercado de capitais brasileiro.

Fontes de financiamento de Longo Prazo: Subscrição de novas ações: Nesse caso, a empresa de capital aberto emite novas ações no mercado primário buscando mais recursos para realizar seus investimentos;

Fontes de financiamento de Longo Prazo: Empréstimos e financiamentos diretos: As empresas que precisam de recursos os captam por uma instituição financeira componente do mercado de capitais.

Fontes de financiamento de Longo Prazo: Subscrição de debêntures: As debêntures (conversíveis ou não conversíveis) são títulos privados de crédito, emitidos exclusivamente por companhias de capital aberto e colocadas no mercado à disposição de investidores interessados.

Fontes de financiamento de Curto Prazo: Mercado aberto: essas operações são fundamentadas pela compra e venda de títulos da dívida pública no mercado, processadas pelo Banco Central na qualidade de agente monetário do governo.

Fontes de financiamento de Curto Prazo: O factoring destina-se basicamente a negociar créditos (valores a receber) de curto prazo das empresas transformando-os em recursos de disponibilidade imediata.

Fontes de financiamento de Curto Prazo: Crédito rotativo: refere-se a uma conta tipo empréstimo (ou conta corrente garantida) aberta pelos bancos comerciais visando ao financiamento de curto prazo das empresas. A garantia dos bancos são duplicatas a receber da empresa.

Fontes de financiamento de Curto Prazo: Vendor: é uma modalidade de financiamento de vendas, que permite que empresas vendedoras de bens e serviços levantem, junto a uma instituição financeira, crédito para seus clientes. O risco recai sobre a empresa vendedora.

Fontes de financiamento de Curto Prazo: Compror: equivale a um limite de crédito concedido a uma empresa compradora, visando financiar compras de bens de transformação, mercadorias e serviços.

Condição para o endividamento:  = custo dos capitais de empréstimo ou custo de oportunidade do acionista.  = retorno do investimento; Portanto,  < 