TRABALHO DO MENOR.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tema: Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal
Advertisements

SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
1.
Contratos Especiais de Trabalho: APRENDIZ e MENOR APRENDIZ
Políticas Públicas e Sociedade Civil
SEINT/SRTE/PR PROJETO DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL.
Estatuto da Criança e do Adolescente
Marco jurídico e normativo da Educação no Brasil
Contratos específicos de trabalho. Equipe: Elis Regina Soares Flávia Silva.
PROJETO “ADOLESCENTE APRENDIZ”
Capacidade Civil Art. 1o Toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil. Art. 2o A personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida;
Édina Maria Silva de Paula
Notificação de Maus Tratos
I CONFERÊNCIA NACIONAL DA APRENDIZAGEM PROFISSIONAL
Programa Aprendiz Na Administração Pública Estadual.
A Formação Profissional de Atletas Exploração x Parâmetros Protetivos
XXXII CONGRESSO DA ABMP Trabalho Infantil Doméstico
Ação das entidades que promovem integração ao mercado de trabalho
PROTEÇÃO AO TRABALHADOR ADOLESCENTE
Direito à Profissionalização e à Proteção ao Trabalho
Aprendizagem, uma nova abordagem.
Profissionalização do Jovem
Projeto de saúde e qualidade de vida
Jornada Noturna Art. 73 CLT.
JOVEM APRENDIZ NO TRANSPORTE
SEMAS Secretaria Municipal de Assistência Social.
DIREITOS E DEVERES SOCIAIS
EDUCADOR, O SER HUMANO ECA – CONHECER PARA RECONHECER SANTOS, MAIO DE 2012.
B em-vindo e bem-vinda! Ao término desta apresentação você deverá saber: O que é o Pró-Alegria, e a quê ele se destina; Quem pode participar; Quais são.
“Os Incríveis”.
Outubro de 2008.
Direito da Infância e Adolescência
Serviço sócio educativo integrante da Proteção Social Básica do SUAS
Lei /2000.
PREVENINDO A VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE.
Rua Álvaro Lemos Torres nº 561 Bairro Brabância – Tel
Sensibilização das Famílias e Comunidades para o Desenvolvimento da Primeira Infância 1 1.
IMPLANTAÇÃO e execução das medidas socioeducativas EM MEIO ABERTO
OBJETIVOS Associar o início da vida no mercado de trabalho com a conclusão de um curso profissional; Fornecer conhecimento teórico e prático; Ampliar o.
DIREITOS QUE O JOVEM PODERÁ FAZER QUE SEJAM GARANTIDOS NO MUNDO CORPORATIVO Christina Pila Advogada.
Artigo 3º CLT: Considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante.
REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DIRETIVO DO INSTITUTO INTERAMERICANO DEL NIÑO.
Política Nacional de Educação Infantil: pelo direito da criança de o a 6 anos à educação, contendo diretrizes, objetivos, metas e estratégias para a área.
PROF. MARIA CECILIA ZILIOTTO
Ministério Público do Trabalho Procuradoria Regional do Trabalho da 7ª Região Coordenadoria Regional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do.
Conceito legal de empregado
Art. 227. É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde,
Lei Regra emanada de autoridade competente, imposta coativamente à obediência de todos; “LUZ NECESSÁRIA PARA UM VIVER FELIZ” (Wald,1995) *Código de Menores.
. A Lei , de 19 de dezembro de 2000, vem alterar vários dispositivos da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e, com isso, transforma-se em uma.
Paralelo das principais Leis
Prof. Airton Cezar de Menezes
10ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Assistente Administrativo e Financeiro Prof. Edwan Assunção profedassuncao.wordpress.com.
18 anos do Estatuto da Criança e do adolescente (ECA )
Dra. Mônica Ribeiro de Souza Juíza de Direito da Vara da Infância e da
TRABALHO INFANTIL.
Proteção do trabalho do menor
Direito da Criança e do Adolescente Profa. Luanna Tomaz
Família É um grupo de pessoas, ou um número de grupos domésticos ligados por descendência (Pai, mãe, tios padrasto, avós etc.) A família é unida por.
Programa Jovem Aprendiz
TRABALHO INFANTIL MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO O que é o trabalho infantil? É aquele realizado por crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos.
Secretaria Municipal de Educação Duque de Caxias
Secretaria de Inspeção do Trabalho Aprendizagem Profissional Fiscalização do cumprimento da cota de aprendizes Renato Bignami Secretaria de Inspeção do.
Pedro Affonso Hartung Advogado do Núcleo de Defesa Instituto ALANA Criança e Consumo: os impactos da publicidade infantil.
Trabalho infantil esportivo e artistico: conveniencia, legalidade e limites. Dr. Carlos Eduardo Ambiel Advogado.
Orientadora: Prof. Vilma Heluy
As Politicas Publicas para o enfrentamento da violência Dorival da Costa Mestre em Tecnologia.
Combate ao trabalho infantil e proteção ao trabalhador adolescente Mato Grosso do Sul Regina Rupp Catarino Auditora-fiscal do trabalho.
DIREITO DA INFÂNCIA E JUVENTUDE Docente: Josemar Portes fone: Delegado de Polícia Civil.
Transcrição da apresentação:

TRABALHO DO MENOR

Introdução “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão” (art. 227 da Constituição Federal).

Legislação No Brasil, a Constituição Federal, a Consolidação das Leis do Trabalho e o Estatuto da Criança e do Adolescente prevê normas específicas para o trabalho do menor, aqui contemplado crianças e adolescentes.

Proibido É terminantemente proibido o trabalho do menor em condições que coloquem em risco seu desenvolvimento mental e físico e que inviabilizem sua integração ao convívio social e seu acesso à educação.

Tipos de proteção especial ao trabalho que o menor dispõe: Segurança: não é permitido sua exposição a situações de riscos de acidentes de trabalho Cultural: permitindo e viabilizando condições à educação, possibilitando ao menor um nível de instrução adequada Fisiológica: permitindo o desenvolvimento físico dentro dos padrões considerados normais, sem inconvenientes de atividades insalubres e penosas Moral: não exposição à ambientes prejudiciais à moralidade do jovem.

Constituição e o Menor A Constituição assegura o direito do menor à profissionalização, não somente no âmbito da aprendizagem profissional, mas também como forma de recuperação do menor infrator, bem como assistência à famílias de baixa renda.

Menor Empregado Menor de 18 anos que presta serviços subordinados, remunerados e contínuos; Possui todos os direitos trabalhistas previstos na CLT; Possui jornada de trabalho igual ao do adulto; Deve-se preservar o tempo para a freqüência à escola; Seu salário deverá ser acordado entre as partes envolvidas, sendo respeitado o salário mínimo regional integral.

Menor Aprendiz É considerado aprendiz o jovem com idade entre 14 e 24 anos de idade que esteja participando de ensino metódico sobre um ofício ou profissão, em instituições educacionais com esta finalidade (exemplo: SENAI, SENAC, entre outras); O contrato deverá ser anotado e registrado na Carteira de Trabalho e Previdência Social, possui direitos trabalhistas e previdenciários; Recebe salário mínimo hora, podendo esse valor ser superior, caso favorável ao menor; O contrato não poderá ter duração superior a dois anos;

Menor Aprendiz A jornada de trabalho máxima é de 6 horas, podendo chegar à 8 horas se computado o tempo para a aprendizagem teórica e caso o menor tenha concluído o ensino fundamental; As empresas são obrigadas a contratar no mínimo 5% e no máximo 15% dos trabalhadores da empresa, cuja função demandem formação profissional (excluídos formação em curso técnico, superior e cargos de direção, gerência ou de confiança). As atividades a serem exercidas devem ser explicitamente especificadas no programa de aprendizagem

Menor Assistido Menores entre 12 e 18 anos de idade, frequentando escola, que trabalhem 4 horas diárias, sem vínculo com a previdência social. Recebem, no mínimo, meio salário mínimo mensal. Possuem anotação na Carteira de Trabalho e Previdência Social. Programa voltado para jovens assistidos por uma instituição social e por esta encaminhados à empresa.

Proibições existem em relação ao contrato de trabalho com menores de idade, a saber: Proibido o trabalho no horário noturno, compreendido entre 22:00 às 05:00 hs; O menor não pode rescindir seu contrato, devendo a rescisão ser efetuada na presença de seus pais ou representante legal. O menor pode firmar recibos de pagamentos; Não poderá ter seu contrato rescindido quando estiver afastado do trabalho para prestar serviço militar. Mesmo que não receba pagamento, deverá ser depositado o seu FGTS mensalmente; Tem o direito de fazer coincidir suas férias no trabalho às férias escolares