Mercados de trabalho e competências profissionais

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Transcrição da apresentação:

Mercados de trabalho e competências profissionais Licenciatura em Ciências da Educação 2013/2014 3º ano | 1º semestre Docente: Ana Carvalho Discentes: Inês Vicêncio e Nathalia Silva

Perfil de competências de um Licenciado em C.E. O grau de licenciado/a é conferido a estudantes que demonstrem: possuir conhecimentos e capacidade de compreensão numa área de formação de nível superior que: sustentando-se nos conhecimento de nível secundário, os desenvolva e aprofunde; se apoie em materiais de ensino de nível avançado e lhes corresponda; em alguns dos domínios das Ciências da Educação, se situa ao nível dos conhecimentos de ponta da mesma; capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos, de forma a evidenciarem uma abordagem profissional na área vocacional da educação/formação. capacidade de recolher, selecionar, analisar e interpretar informação relevante no campo da educação/formação que os/as habilite a construir uma argumentação fundamentada, que considere aspetos sociais, científicos e éticos relevantes. capacidade de diagnosticar e de intervir na resolução de problemas na área da educação/formação, em diferentes contextos, nomeadamente como mediadores/as socioeducativos/as e da formação; competências que permitam comunicar informação, ideias, problemas e soluções, tanto a públicos constituídos por especialistas como por não especialistas; competências de aprendizagem que lhes permitam uma aprendizagem ao longo da vida com elevado grau de autonomia.

Situação de um Licenciado em C.E. – entre 2001 e 2010

Emprego na área da Educação – Como conseguiram?

Situação profissional pós-formação académica

Percursos profissionais de um Licenciado em C.E. - ANALCE Técnico Superior de Formação/Coordenador de Formação/ Gestor de Formação Elaboração de processo de homologação de Cursos Preparação de Processo de Certificação DGERT Levantamento de necessidades; Elaboração de Planos de Formação; Elaboração de documentos Técnico Pedagógicos; Organização de todo o processo de formação (recrutamento de formadores, selecção de formandos, elaboração de cronogramas e horários, acompanhamento do curso, reunião com formadores); Emissão dos Certificados de Formação; Elaboração de Relatórios de Avaliação; Se a formação for para propor a financiamento: Elaboração de processo de candidaturas a apoio de financiamento Inserção de dados nas Plataformas de gestão da formação (SIIFSE e SIGO);

Percursos profissionais de um Licenciado em C.E. - ANALCE Formador Preparar o processo de aprendizagem de acordo com o perfil dos formandos Planear a formação de acordo com as sessões previstas Gerir as dinâmicas de aprendizagem Explorar recursos de apoio à aprendizagem Gerir a diversidade dos formandos, de acordo com os seus perfis (pedagogia diferenciada e pedagogia inclusiva) Acompanhar e avaliar as aprendizagens

Percursos profissionais de um Licenciado em C.E. - ANALCE Instructional designer Análise e conceção de Storyboads Educacionais; Articulação com diversos projectos internos à empresa, de forma a construis recursos formativos adequados; Utilização de estratégias pedagógicas assíncronas, síncronas e blended; Utilização de modelos pedagógicos para Adultos.

Percursos profissionais de um Licenciado em C.E. - ANALCE Consultor (educativo/formativo) Coach Educador Social Gestor de Projeto Diretor de Recursos Educativos Diretor de Recursos Humanos Técnico de Recursos Humanos Professor de Ensino Superior

Empregos ou Estágios

Orientador/a de Apoio à Atividade Formativa- Estágio IEFP

Técnico de Formação (Estágio Profissional) – Amadora

Estágio em Gestão de Recursos Humanos (M/F) Lisboa

Referências http://www.ie.ulisboa.pt/pls/portal/docs/1/345631.PDF http://sigarra.up.pt/fpceup/pt/cur_geral.cur_view?pv_curso_id=818 http://analce.org/profissoes/