Componentes Articulações

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
7º. ANO - LÍNGUA PORTUGUESA
Advertisements

Pensamento e linguagem
REVISÃO Comunicação Social.
ÁREA DE CONHECIMENTO ALFABETIZAÇÃO.
A Banda Desenhada, BD ou Histórias aos Quadradinhos é uma forma de arte sequencial, que conjuga texto e imagens, com o objectivo de narrar histórias dos.
Linguagem e Comunicação Animal vs. Linguagem humana
Referência e Sentido Denotação e Conotação Polissemia e Monossemia
Semântica.
Paradigma do signo Conceitos.
O PROBLEMA DA LINGUAGEM
Elementos da Linguagem em F. Saussure
Professora Eliene Lacerda
“ Afine a sua Saúde. Cuide da sua Voz”.
Tecnologias da Informação e Comunicação Formadora: Rute Santos
Vamos estudar banda desenhada!
Texto verbal, não verbal e sincrético
Colégio Adventista de Ji-Paraná
A Pré-História da Linguagem Escrita
A linguística saussuriana
COMUNICAÇÃO.
Aula 4 – Psicologia da Gestalt – Escola Forma
Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília
História do Design Gráfico introdução. Design Gráfico e Comunicação Visual; origem / finalidade / conseqüências; Design Gráfico é a atividade que envolve.
Cap. 13. Linguagem do cinema
História da comunicação.
Tema 1 – Linguagem e línguas Universidade de Vigo, 2007.
VYGOTSKY TEORIA SOCIOCULTURAL.
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
NOÇÕES DE FONÉTICA E FONOLOGIA
Branding.
Gramática da língua portuguesa
Os conceitos de alfabetização
Oralidade e escrita.
Elementos da comunicação e Funções da linguagem
Acadêmicas: Bruna Alencar 8º bloco
LINGUAGEM, LÍNGUA, ESCRITA E ORALIDADE
LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO
PROF. ROSE CLÉA Universidade Castelo Branco
Uma das mais conceituadas pesquisadoras na área, Lúcia Santaella, autora de dezenas de livros sobre o assunto, já se deparou com questões curiosas; já.
FONÉTICA E FONOLOGIA campos de atuação
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
PROF. ROSE CLÉA Universidade Castelo Branco
Prof.ª Gláucia Lobo Sócio e Psicolinguística
Correção da Atividade diagnóstica
LÍNGUAS DE SINAIS As línguas de sinais são línguas naturais, pois surgiram do convívio entre as pessoas. As línguas de sinais podem ser comparadas no que.
Linguagem é a representação do pensamento por meio de sinais que permitem a comunicação e a interação entre as pessoas.    -Linguagem verbal: é aquela.
Leitura e escrita PALAVRAS SOLTAS Formação de Língua Portuguesa
A força da linguagem 3º ano
Grupo: Miriã Suellén Poliana Cristina Rebeka Viviane Cristina
Conceitos Introdutórios
Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 02 A organização do conhecimento: uma visão holística e fenomenológica de como as pessoas usam e produzem informação.
Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Educação Curso de Pedagogia Seminário de Prática Educativa 2015 TITULO do Trabalho Autores/as: (componentes.
Introdução à Comunicação
A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA
Aula: Arquiteturas de redes: modelo de referência OSI 04/12/2010.
A Banda Desenhada Susana Silva.
FALAFALA Sf.1- Ação ou faculdade de falar. 2- Voz. 3- Discurso.
O Tractatus logico-philosophicus e a antimetafísica de Wittgenstein
. Poema escrito e declamado – ligue o som “ADVINHA” (origem e autoria: Portugal, dizem ser de autoria de Bacage). DA SÉRIE: BRINCANDO COM A LÍNGUA.
A Linguagem E seus termos.
Ontologia do Tractatus. O mundo se divide em: Fatos Aquilo que acontece (prop.1.1) Fatos atômicos Proposição 2 Combinação de objetos simples Compostos.
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Arte
O texto escrito Regina H. de Almeida Durigan
Comportamentos operantes interrelacionados
A pré história da linguagem escrita
FONÉTICA E FONOLOGIA Introdução.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Valdemi Mariano.
PROJETO “LIBRAS E CULTURA SURDA”
LÍNGUAS DE SINAIS As línguas de sinais são línguas naturais, pois surgiram do convívio entre as pessoas. As línguas de sinais podem ser comparadas no que.
Transcrição da apresentação:

Componentes Articulações O Signo Componentes Articulações

Objectivos Gerais: O formando no final da formação deverá ser capaz de: - Identificar o que é um signo e as suas componentes elementares, bem como se produz um signo através das suas articulações;

Objectivos Específicos O formando deverá ser capaz de: Identificar o que é um signo por palavras suas em 2 minutos; Desconstruir um signo, à sua escolha, utilizando a tríade signo, significado e significante; - Dizer, em voz alta, pelo menos 4 Fonemas;

Objectivos Específicos O formando deverá ser capaz de: Construir um Lexema, através de Fonemas fornecidos pelo formador, em 1 minuto; Redigir um Monema, articulando-o com fonemas, dando origem a um Lexema.

Signo O signo está ligado ao referente, que é o objecto real (ou uma realidade abstracta) a que o signo se refere, e é o nome que se dá ao conjunto do significante, uma sequência de sons e forma gráfica, e do significado, uma ideia ou conceito. “Um signo é uma coisa que, além da espécie ingerida pelos sentidos, faz vir ao pensamento, por si mesma, qualquer outra coisa.” Santo Agostinho 

As componentes elementares do signo e as suas articulações Significado – Signo Significante - conceito que permite a formação da imagem na mente de um indivíduo quando ele entra em contato com o significante Imagem acústica de um signo, não a palavra falada, mas a impressão acústica desse som Referente

As componentes elementares do signo e as suas articulações Árvore Exemplo: O signo é "árvore“. É constituído pela palavra escrita "árvore" e pelo conceito de árvore (uma planta com um tronco e ramos grossos castanhos coberta por um número incontável de folhas verdes), sendo que qualquer pessoa poderá apontar uma árvore (objecto físico e real) como referente.

Exercício Prático Universalidade

As componentes elementares do signo e as suas articulações Fonema: O Fonema é a mais pequena unidade sonora de uma língua ou dialecto susceptível de ser articulada pelo aparelho fonador. O fonema não deve ser confundido com a letra. Na língua escrita, representamos os fonemas por meio de sinais chamados letras. Portanto, letra é a representação gráfica do fonema. Exemplo:

As componentes elementares do signo e as suas articulações Lexema: É a unidade que fornece o léxico e que corresponde, na linguagem corrente, à palavra; Exemplo:

As componentes elementares do signo e as suas articulações Monema: Surge quando se combinam entre si entidades de significado autónomo. Exemplo: Gat____ Namorad_____ Canári____ Piriquit_____

Questões

Avaliação Boa Sorte!

Correcção