Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação PPGE – Mestrado em Educação AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO- APRENDIZAGEM: OS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Advertisements

Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Apresentando.

Fernanda Barbosa Ferrari, M.Eng. Édis Mafra Lapolli, Dra.
TC – A3C2 – 071 O PLANEJAMENTO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTANCIA Elton Ivan Schneider Mestrando EGC/UFSC
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
AS TICS E A ESCOLA.
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
Contexto de Educação a Distância
Evasão em Cursos A Distância.
Interação com os Alunos
O Aluno a Distância.
O Cenário Virtual.
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida- PUC/SP
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Informática na Educação
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Adriana Beiler Educação a Distância e a Internet Adriana Beiler
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Formação Continuada em Física na modalidade EaD – A Experiência da Elaboração do Curso “Brincando com a Física – Eletrostática” Fabiana Marques Costa1.
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Escolhendo o nosso Futuro
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Planejamento de Tutoria
Tipos de Tutoria.
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
Formação de Professores para o uso de EAD no Ensino Superior
Arilise Moraes de Almeida Lopes NUTES-UFRJ / CEFETCampos Flávia Rezende NUTES-UFRJ Rentato Araújo NUTES-UFRJ Salvador Setembro, 2004 Desenvolvimento do.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
Introdução à Educação à distância
VIDEOCONFERÊNCIA: reprodução ou inovação em Educação a Distância (EAD)? Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares –
Curso de Capacitação em Tecnologias de Educação a Distância
DISCIPLINA: Os recursos tecnológicos e a Psicopedagogia
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
UNIMINAS – União Educacional Minas Gerais Curso de Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação Módulo I – Ética e Cibercultura Alunas:
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
Projeto Universalização 2006 Informática Educacional Ciclo I.
© Paulo Lima – Internet: / 1 CINTED - Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação V Ciclo.
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
Retrato da Escola Básica Adriano Mosimann
APRENDIZAGEM MEDIADA PELA TECNOLOGIA
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA “Gestão do Desenvolvimento Inclusivo da Escola” Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Especiais do IFRS- Câmpus Rio.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Alfabetizando com informática
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
O computador como Meio e como Fim...
Conceito de juventude Felipe Maciel e Maikieli Provenzi.
Buscando elementos na internet para uma nova proposta pedagógica Cristiane Barroso.
Transcrição da apresentação:

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação PPGE – Mestrado em Educação AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO- APRENDIZAGEM: OS DESAFIOS DOS NOVOS ESPAÇOS DE ENSINAR E APRENDER E SUAS IMPLICAÇÕES NO CONTEXTO ESCOLAR De Bastos, Fábio da Purificação Alberti, Taís Fim Mazzardo, Mara Denize V Ciclo de Palestras: Inovações em Tecnologia na Educação: Processos e Produtos – UFRGS – Maio - Junho de 2005

Considerando o aprender sempre, a investigação e a análise reflexiva das práticas pedagógicas rotineiras, os avanços tecnológicos, os conhecimentos e informações de todas as áreas que aumentam exponencialmente, a Formação Continuada para os Professores torna-se imperiosa. De Bastos, Fábio da Purificação Alberti, Taís Fim Mazzardo, Mara Denize V Ciclo de Palestras: Inovações em Tecnologia na Educação: Processos e Produtos – UFRGS – Maio-Junho/2005

De Bastos, Fábio da Purificação Alberti, Taís Fim Mazzardo, Mara Denize V Ciclo de Palestras: Inovações em Tecnologia na Educação: Processos e Produtos – UFRGS - Maio-Junho/2005 Como tem acontecido a Formação Continuada dos Professores da Educação Básica? Cabe a quem e de que maneira responder pela Formação Continuada? Que recursos podem potencializar a continuidade dos estudos e/ou cursos de atualização?

A educação a distância (EAD) está tomando forma e se inserindo no campo educacional como uma nova modalidade educacional, possibilitando que mais pessoas venham a buscar formação e qualificação. Ela se apresenta como uma inovação para suprir algumas carências na educação, relacionadas ao acesso a escolaridade, devido aos contextos sociais em que as pessoas se encontram, tornando o ensino mais abrangente. Pode ser mais um meio de viabilizar formação e atualização para os professores. De Bastos, Fábio da Purificação Alberti, Taís Fim Mazzardo, Mara Denize V Ciclo de Palestras: Inovações em Tecnologia na Educação: Processos e Produtos – UFRGS - Maio-Junho/2005

De Bastos, Fábio da Purificação Alberti, Taís Fim Mazzardo, Mara Denize V Ciclo de Palestras: Inovações em Tecnologia na Educação: Processos e Produtos – UFRGS - Maio-Junho/2005 AVEA: NOVOS ESPAÇOS DE ENSINAR E APRENDER Com o surgimento da Internet a EAD tomou um novo impulso. O que antes era feito por correspondência, rádio ou TV passa ser mediado pelo computador conectado. Nesse novo contexto mudam os espaços e tempos de ensinar e aprender. O espaço é outro, e os Ambientes Virtuais de Ensino- Aprendizagem (AVEA) surgem como possibilidade para que esse processo aconteça.

De Bastos, Fábio da Purificação Alberti, Taís Fim Mazzardo, Mara Denize V Ciclo de Palestras: Inovações em Tecnologia na Educação: Processos e Produtos – UFRGS - Maio-Junho/2005 Investigar, através da IAE, as potencialidades dos Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem, para Internet, na Formação Continuada de Professores.

De Bastos, Fábio da Purificação Alberti, Taís Fim Mazzardo, Mara Denize V Ciclo de Palestras: Inovações em Tecnologia na Educação: Processos e Produtos – UFRGS - Maio-Junho/2005 Considerando a necessidade de vivenciar situações de ensino- aprendizagem que envolvam recursos e procedimentos metodológicos inovadores no processo de Formação Continuada dos Professores e não somente ouvir sobre, lançamos o desafio: vivenciar de vivenciar situações de formação na busca de conhecimentos, discutindo a realidade escolar e a inserção dos recursos informáticos nesse contexto.

“São praticamente inúteis os discursos sobre a tecnologia na ausência de qualquer vivência com ela” (Menezes 1998, apud Mallmann, 2004, p. 41). Para concretizar os objetivos, montamos um curso – “Produção de Material Didático Através da Internet – O Saber e o Saber Ensinável”, acoplando as modalidades presencial e a distância e mediado pelo AMEM. Público Alvo: Professores da Rede Pública da cidade de Santa Maria, atuantes em sala de aula de colégios com Laboratórios de Informática conectados à Internet. Conteúdo Principal: Transposição Didática. V Ciclo de Palestras: Inovações em Tecnologia na Educação: Processos e Produtos – UFRGS - Maio-Junho/2005 De Bastos, Fábio da Purificação Alberti, Taís Fim Mazzardo, Mara Denize

Esses ambientes possibilitam ao professor tornar-se um investigador de sua prática e dos processos de ensino- aprendizagem nesse novo espaço de ensinar e aprender, tendo o recurso tecnológico como uma ferramenta de apoio para o planejamento de suas aulas, formação e pesquisa. Enfim, é mais uma possibilidade para se fazer educação e ter acesso à Formação Continuada. V Ciclo de Palestras: Inovações em Tecnologia na Educação: Processos e Produtos – UFRGS - Maio-Junho/2005 De Bastos, Fábio da Purificação Alberti, Taís Fim Mazzardo, Mara Denize

Conclusões Concluímos que os AVEA, com recursos e proposta metodológica similares aos do AMEM e desta pesquisa, constituem-se em mais uma possibilidade de formação continuada para os professores da Educação Básica, principalmente quando acoplam as modalidades presencial e a distância. São novos espaços para ensinar e aprender que permitem aos professores continuarem estudando desde seus locais de trabalho ou de suas residências, de modo interativo. As atividades a distância favorecem a participação, e as atividades presenciais suprem a necessidade "do real, do físico" da qual ainda somos dependentes. De Bastos, Fábio da Purificação Alberti, Taís Fim Mazzardo, Mara Denize V Ciclo de Palestras: Inovações em Tecnologia na Educação: Processos e Produtos – UFRGS - Maio-Junho/2005

Alerta Com o avanço dos Meios Tecnológicos Comunicativos, os recursos dos AVEA cada vez mais possibilitam novas formas de interação e comunicação. Porém, lembramos de que em um trabalho didático, mediado por um AVEA, é aconselhável selecionar alguns destes recursos e explorá-los adequadamente, evitando a superficialidade ocasionada pelo grande número de ferramentas. Esses recursos devem ser funcionais para que o aluno possa centrar sua atenção maior nos objetos de aprendizagem e não nos recursos tecnológicos. V Ciclo de Palestras: Inovações em Tecnologia na Educação: Processos e Produtos – UFRGS - Maio-Junho/2005 De Bastos, Fábio da Purificação Alberti, Taís Fim Mazzardo, Mara Denize

Fatores que Dificultaram o Trabalho a)a falta de familiaridade e fluência com os recursos tecnológicos informáticos, o que tornou as atividades mais complexas, dificultando a exploração das ferramentas do ambiente (participação nos fóruns, envio de mensagens, pesquisa na Biblioteca e nos sites sugeridos, execução da Tarefa Extraclasse); b)o não contato, em sua rotina diária, da maioria dos professores com computadores conectados; c)a falta de uma rígida organização do tempo para estudo. A Educação a Distância, que atrai pela suposta facilidade, exige disciplina e dedicação dos estudantes, tempo disponível para leituras, realização das atividades e interação virtual com professores e colegas. V Ciclo de Palestras: Inovações em Tecnologia na Educação: Processos e Produtos – UFRGS - Maio-Junho/2005 De Bastos, Fábio da Purificação Alberti, Taís Fim Mazzardo, Mara Denize

Fatores que Potencializaram o Trabalho a)proposta metodológica; b)acompanhamento constante pelo professor das atividades do curso, estimulando a participação e realização das tarefas, provocando debates e questionamentos; c)discussão com o grupo sobre as dificuldades encontradas e busca de soluções para as mesmas; d)atendimento personalizado quando necessário; e)interesse manifestado pelos professores por atividades mediadas pelos recursos informáticos na formação continuada e no processo ensino-aprendizagem; f)curiosidade epistemológica dos participantes do curso sobre a Internet e a necessidade de explorar as potencialidades pedagógicas da mesma; g)observação e reflexão constante sobre todo o processo formativo que estava sendo desenvolvido; h)estudo e discussão dos temas em situações de formação práticas, vivenciadas pelos participantes.

Nosso posicionamento face ao novo, não repele o velho por ser velho, nem aceita o novo simplesmente por ser novo, mas aceita-o na medida em que contribui para a melhoria do processo ensino-aprendizagem (Freire, 1979). V Ciclo de Palestras: Inovações em Tecnologia na Educação: Processos e Produtos – UFRGS - Maio-Junho/2005 De Bastos, Fábio da Purificação Alberti, Taís Fim Mazzardo, Mara Denize

Contatos De Bastos, Fábio da Purificação - Alberti, Taís Fim - Mazzardo, Mara Denize - V Ciclo de Palestras: Inovações em Tecnologia na Educação: Processos e Produtos – UFRGS - Maio-Junho/2005