A Study on Internet Impact in Business Designs for the Health Sector Mestrado em Engenharia e Gestão de Tecnologia UNIVERSIDADE TÉCNICA DE LISBOA INSTITUTO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Facilitar o e-Commerce Programas de Marketing
Advertisements

Prof. Alberto Martins Júnior
OPÇÕES DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO
Método Clínico Centrado no Paciente
O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
Mercado Europeu e Ibérico Barreiras à Internacionalização
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO QVT
A Comunicação como Inteligência Empresarial Competitiva
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
Negócio Internacional Capítulo 8 Estratégias Colaborativas International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004, Prentice Hall, Inc 1.
Negócios Internacionais
José Furtado Centro de Congressos de Lisboa Novos Instrumentos, Novas Ideias e Novas Empresas A Perspectiva do Financiamento.
O que é o SIMPLEX? Grande objectivo: tornar a Administração mais transparente e facilitar o acesso dos cidadãos e empresas aos serviços públicos 4 vertentes:
Análise Swot Objectivos Comerciais As variáveis e as políticas
Intervenção Social nos
e-Learning Perspectivas e Tendências
Desenvolvimento Social e Intervenção Comunitária na Luta Contra a Exclusão Luís Capucha.
Participação do ICP no âmbito da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económico.
TURISMO E DESENVOLVIMENTO estratégias de turismo cultural
CAPÍTULO 5 GESTÃO DA EXPORTAÇÃO.
CAPÍTULO 2 A INOVAÇÃO NA EMPRESA.
Curso: CONSULTORIA EMPRESARIAL
Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães
“Funções Essenciais de Saúde Pública” nas Américas
Lideranças nas organizações educativas
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Inovação Estratégica O Futuro da Inovação: Escolhas Estratégicas
Maio de 2007 M. Pedrosa de Barros Estratégia Segurança da Informação Contributos A Estratégia da Informação Nacional Simpósio - Academia Militar.
Apresentação da Empresa
Estratégias do agronegócio
PERFIL DA PESQUISA DE MARKETING NA TOMADA DE DECISÕES
Administração de e-Business
E-Business a Nova Economia
Utilização de Contrapartidas na Dinamização da Inovação Tecnológica Utilização de contrapartidas associadas a grandes compras na dinamização da inovação.
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Responsabilidade Social Vodafone Portugal, SA
SISTEMA DE CONTRATAÇÃO PÚBLICA
Prof. Cárbio Almeida Waqued
Isaura Vieira INFARMED, I.P. Lisboa, 30 de Junho 2008
Tecnologia da informação
Oportunidades Regionais no Contexto de Saúde Internacional
Inovação Tecnologia Intelligence Empreendedorismo Associativismo Internacionalização Formação Qualificação Portugal Pólo de Competitividade Engineering.
Planejamento de recursos empresariais (ERP)
Sistemas de informação em planos de saúde: rede credenciada, usuários e ANS André Junqueira Xavier.
OS DESAFIOS DO FINANCIAMENTO DA INVESTIGAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO DOS BENS INTANGÍVEIS DA PI Ana Comoane Nampula, de Fevereiro de 2006.
III Colóquio Internacional sobre Seguros e Fundos de Pensões AS POLÍTICAS DE INVESTIMENTOS DAS EMPRESAS DE SEGUROS E DOS FUNDOS DE PENSÕES Gabriel Bernardino.
ANÁLISE SETORIAL. Análise Setorial Objetivo da análise: ► Entendimento da dinâmica dos mercados ► Conhecimento das forças atuantes na competição da indústria.
Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro RIERC
CONCEITOS BÁSICOS - Administração:
ANALISANDO O AMBIENTE DE MARKETING
TECA – Tecnologias para agricultura
“ A comunicação do Ministério da Saúde sofre de anemia crónica” Comunicação Empresarial – 2º Ano Marketing das Organizações Políticas e da Economia Social.
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
Programas de mestrado e doutoramento em Saúde Pública: oportunidades de cooperação João Pereira Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de.
A Institucionalização do M&A no Departamento Nacional de DST/AIDS Assessoria de Monitoramento e Avaliação Departamento Nacional de DST/Aids.
Tecnologias de Computadores Tecnologias e Sistemas de Informação 2010/2011 Trabalho elaborado por: Diogo Tavares, nº24643 Hélio Fidalgo, nº25881 Jorge.
A Internet e os cuidados primários Realizado por: - CARVALHO, P. - COELHO, R. - GONÇALVES, R. - GOUVEIA, P. - LOPES, R. - PEREIRA, R. - REIS, P. - ROTHWELL,
Business Intelligence
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
1 João Proença Secretário Geral da UGT Universidade de Verão do PSD Castelo de Vide - 30/8/06 As Funções do Estado. Há gente a mais na Função Pública?
Políticas de Ciência e Tecnologia “Towards a different regional innovation policy : eight years of European experience through the European Regional Development.
INSURANCE MANAGEMENT Gestão Eficiente de Planos de Seguros INSURANCE MANAGEMENT Gestão Eficiente de Planos de Seguros.
José Carlos de Souza Abrahão Diretor-Presidente Porto Alegre, 13 de novembro de Cenário Atual e Perspectivas da Saúde Suplementar.
22º Encontro Nacional de Clínica Geral DESCENTRALIZAR Cuidados de proximidade ao cidadão e à comunidade António Rodrigues.
Tecnologia da Informação
Questionários Tecnologia da Informação Prof.: Edelclayton Ribeiro.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
PROMOÇÃO DA SAÚDE: CONCEITOS E PRINCÍPIOS
Transcrição da apresentação:

A Study on Internet Impact in Business Designs for the Health Sector Mestrado em Engenharia e Gestão de Tecnologia UNIVERSIDADE TÉCNICA DE LISBOA INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO A STUDY ON INTERNET IMPACT IN BUSINESS DESIGNS FOR THE HEALTH SECTOR Aluno Carlos Manuel Valente Quiterio Simão Orientador Doutor Rui Miguel Loureiro Nobre Baptista Lisboa, 19 Outubro de 2001

A Study on Internet Impact in Business Designs for the Health Sector2 1. Contexto, Objectivos e Metodologia 2. Enquadramento 3. Investigação 4. Conclusões e Investigação futura. Agenda

A Study on Internet Impact in Business Designs for the Health Sector3 1 - Contexto Introdução da Internet num sector caracterizado por elevada dependência de relações humanas directas, taxa de inovação e despesa crescentes. Aumento visibilidade do tema Definição de práticas e standard’s internacionais Número reduzido de publicações

A Study on Internet Impact in Business Designs for the Health Sector4 1 - Objectivos A introdução da Internet altera as relações entre os parceiros de negocio do sector da saúde? Os novos serviços suportados na Internet promovem a eficácia e igualdade no acesso aos cuidados de saúde, contribuindo para a redução das despesas? Formulação do problema

A Study on Internet Impact in Business Designs for the Health Sector5 1 - Hipóteses As características da Internet e o desenvolvimento do consumidor, deverão promover a competitividade, atraindo novos intervenientes e conduzindo a serviços novos e mais eficazes, bem como a um acesso facilitado aos cuidados de saúde. As características da Internet e o desenvolvimento do consumidor, deverão promover a competitividade, atraindo novos intervenientes e conduzindo a serviços novos e mais eficazes, bem como a um acesso facilitado aos cuidados de saúde. Promovendo o acesso á informação, a Internet contribui para a tomada de decisões informadas, aumentando a eficácia dos tratamentos e reduzindo a despesa na saúde. Transferindo a intervenção do tratamento para a prevenção. Promovendo o acesso á informação, a Internet contribui para a tomada de decisões informadas, aumentando a eficácia dos tratamentos e reduzindo a despesa na saúde. Transferindo a intervenção do tratamento para a prevenção.

A Study on Internet Impact in Business Designs for the Health Sector6 1 - Metodologia Enquadramento Características e impacto da Internet em outros sectores. Características e evolução do sector da Saúde. Experiências de Telemedicina. Experiências de E-health. Analise de potencial de P&S e relações entre intervenientes. US EU Investigação

A Study on Internet Impact in Business Designs for the Health Sector7 2 - Enquadramento Fraco enquadramento legal (segurança, privacidade, responsabilização, propriedade intelectual…); Internet móvel, conveniência acessibilidade personalização; Fácil procura, comparação e selecção de produtos e serviços; Nº de utilizadores, tecnologias de acesso e volume de transações a crescer; Exposição de estruturas de preço. Promoção da compra racional; Desintermediação e redes de valor; Novos modelos de negocio Vs. modelos adaptados á Internet; Algumas características da Internet

A Study on Internet Impact in Business Designs for the Health Sector8 Estruturas de mercado complexas e diferentes (intervenientes, mecanismos de gestão e financiamento, …); Elevada dependência de factores sociais económicos e tecnológicos, (procura induzida, “cross-border care”…); Despesa elevada e a crescer (envelhecimento, desenvolvimento tecnológico e terapêutico, expectativa, …); Grande dependência de intervenção humana directa; Dificuldade em promover a igualdade no acesso a cuidados de saúde mais eficazes; Mecanismos de dissuasão pouco eficientes (igualdade acesso, listas de espera, qualidade, desenvolvimento da doença…); Algumas características do sector da Saúde 2 - Enquadramento

A Study on Internet Impact in Business Designs for the Health Sector Investigação Telemedicina Descentralização de cuidados de saúde; Área multi-disciplinar (telecomunicações, saúde, tecnologias de informação); Ausência de enquadramento legal estável (licenciamento, reembolso, responsabilização, ….); Auto-subsistência de projectos é questionável. Principais áreas incluem actividades clinicas, administrativas e educacionais;

A Study on Internet Impact in Business Designs for the Health Sector10 Telemedicina - Novos Intervenientes 3 - Investigação

A Study on Internet Impact in Business Designs for the Health Sector11 Telemedicina - O caso dos Operadores 3 - Investigação

A Study on Internet Impact in Business Designs for the Health Sector12 E-health - Internet no sector da Saúde Industrial Age medicineInformation Age Health Care Ambulatory medicine Hospital medicine Telemedicine E- health Assisted Care Disease Management Self CarePrevention + Self Help Consumer Empowerment Disease/Prevention Actividades dependentes de informação, centradas no paciente, personalizadas e orientadas para a prevenção; 3 - Investigação

A Study on Internet Impact in Business Designs for the Health Sector13 E-health - Mudanças estrutura de mercado Novos intervenientes, novos canais, reajuste de papeis e poder; Relações menos hierarquizadas, mais directas e pessoais; Novos serviços; 3 - Investigação

A Study on Internet Impact in Business Designs for the Health Sector14 E-Health - “empowerment” do consumidor Auto diagnostico. 2ª opinião. Pesquisa e novos tratamentos. Partilhar experiências / apoio. Consulta online. Gestão de consultas, exames... Prescrições e encaminhamento. Gestão de planos de saúde. Lobby. 3 - Investigação

A Study on Internet Impact in Business Designs for the Health Sector15 Posicionamento outros Intervenientes Prestadores de serviços: - Renitência em aderir ao processo - Papel fundamental na confiança do consumidor - Forçados a acompanhar o desenvol _vimento do consumidor Companhias de seguros: - “Core business” é informação. - Automação e redução de custos de processos administrativos - Novo mercado - Oferta personalizada - Pivot no acesso a outros Intervenientes Operadores de Telecomunicações: - Migração vertical para os conteúdos - Novos serviços (alojamento, integração consultoria) - Novos modelos de negocio (ASP, information overheads, parcerias...) 3 - Investigação

A Study on Internet Impact in Business Designs for the Health Sector16 E-health - Analise de potencial de serviço Analise qualitativa em 4 campos: S-Savings, I - Increase, N - New, Sh - Shift 3 - Investigação

A Study on Internet Impact in Business Designs for the Health Sector17 E-health - Analise de potencial O caso dos grupos de Apoio: Research Policy Makers Research Policy Makers Support Group Support Group Lobby Information Infomediaries Hosting moderation Advice... DTC Marketing Sales Clinical trials Information Compiled Information Finance Regulation Sponsor Others Health Provider Pharmaceutical Industry Pharmaceutical Industry Despesa: (I) Tecnologia (S, N, Sh) comunicações (I, N, Sh) Pessoal (S) hospitalização (S) Terapeutica (S) R&D Igualdade no acesso: Reduz isolação geográfica Reduz barreiras culturais 24h de acesso reduz necessidade de conhecimento especializado. Eficiência: Promove comunicação Promove decisões informadas Promove a prevenção Promove “self-care” Promove R&D Riscos: Má utilização de informação Privacidade e segurança Minimiza relação medico-paciente 3 - Investigação

A Study on Internet Impact in Business Designs for the Health Sector18 E-healt - Tendências de mercado 3 - Investigação Drivers: Aumento informação => do consumo Maturidade de E-busines Desenvolvimento de tecnologias wireless Implicações: Reformas políticas (licenciamento, standard´s,…) Crescimento da despesa de prevenção Re-formação / nova geração de prestadores de serviços Barreiras: Segurança, confidencialidade, qualidade de informação,... Relutância dos prestadores de cuidados Custos tecnológicos e tempo para ROI

A Study on Internet Impact in Business Designs for the Health Sector Conclusões 1. Alterações na estrutura de mercado. 2. Alterações nos modelos de negocio. Implicações nas relações entre intervenientes Promoção da igualdade no acesso, eficácia dos serviços e redução de despesa 3. Promove a igualdade no contexto da Internet. 4. Ganhos de eficácia limitados. 5. Não é clara a redução de despesa.

A Study on Internet Impact in Business Designs for the Health Sector Conclusões 1. Novos intervenientes. 2. Diversificação de negocio. 1 - Alterações na estrutura de mercado. 3. Novos canais. 5. Conquista de poder pelo consumidor. 4. Novas ferramentas comerciais.

A Study on Internet Impact in Business Designs for the Health Sector Conclusões 1. Estratégias orientadas ao consumidor. 2. Just-in-time care. 2 - Alterações nos modelos de negocio. 3. O papel da informação. 5. Parcerias. 4. Novos mercados geográficos.

A Study on Internet Impact in Business Designs for the Health Sector Conclusões 1. Aumenta a distancia entre quem tem e quem não tem acesso á Internet. 2. Exige um conhecimento prévio na tomada de decisões. 3 - Promoção da igualdade. 3. Promove a disseminação do conhecimento, ultrapassando barreiras geográficas, culturais e temporais. 4. Promove o desenvolvimento de um conhecimento comum e um acesso descentralizado a cuidados de saúde apropriados.

A Study on Internet Impact in Business Designs for the Health Sector Conclusões 1. Redução de erros terapêuticos. 2. Redução do tempo de intervenção. 4 - Ganhos de eficácia limitados. 3. Promove a tomada de decisões sustentada. 5. Possibilita ferramentas de R&D mais económicas bem como um maior “target”. 4. Promove a autonomia do paciente. 6. Coloca barreiras relacionadas com privacidade, responsabilidade, reembolso...

A Study on Internet Impact in Business Designs for the Health Sector Conclusões 1. Redução de custos administrativos. 2. Redução de tempos de resposta e simplificação de processos nas cadeias de valor. 5 - Não é clara a redução de despesas. 3. Melhor utilização de recursos. 4. Competitividade. 6. Aumento custos (tecnologia, consultoria, telecomunicações,…). 5. Novas fontes de custo (novas exigências vs. continuidade).

A Study on Internet Impact in Business Designs for the Health Sector Investigação futura 2. Diferentes estruturas de mercado e níveis de desenvolvimento legal, tecnológico e financeiro. 3. É discutível que o “empowerment” do consumidor conduza a decisões mais correctas. 1. Informação reduzida e limitada normalmente a mercados / projectos isolados. 4. É fundamental o papel dos governos ao nível da definição de um ambiente apropriado ao desenvolvimento de novos produtos e serviços.