Educação Superior no Brasil e o Processo Regulatório dos Cursos Superiores na Área da Saúde Prof. Dr. José Vitor Jankevicius.

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Transcrição da apresentação:

Educação Superior no Brasil e o Processo Regulatório dos Cursos Superiores na Área da Saúde Prof. Dr. José Vitor Jankevicius

ORIGEM DO ENSINO SUPERIOR MODERNO UNIVERSIDADES DO MUNDO  UNIVERSIDADE DE BOLONHA-ITÁLIA  UNIVERSIDADE DE OXFORD-INGLATERRA  UNIVERSIDADE DE PARIS- FRANÇA  1.290—UNIVERSIDADE DE COIMBRA-PORTUGAL

UNIVERSIDADES DAS AMÉRICAS  UNIVERSIDADE AUTÕNOMA DE SANTO DOMINGO- REPÚBLICA DOMINICANA  UNIVERSIDADE NACIONAL DE SAN MARCOS-PERU  UNIVERSIDADE NACIONAL AUTÔNOMA DO MÉXICO  COLÉGIO UNIVERSITÁRIO DE SANTO TOMAS-COLÔMBIA  UNIVERSIDADE DE SAN CARLOS-GUATEMALA  UNIVERSIDADE NACIONAL DE CÓRDOBA-ARGENTINA  UNIVERSIDADE MAIOR REAL - BOLÍVIA  UNIVERSIDADE DE HARVARD-ESTADOS UNIDOS  UNIVERSIDADE DE ROSÁRIO-ARGENTINA  UNIVERSIDADE DE SAN CARLOS DE GUATEMALA  UNIVERSIDADE DE HAVANA-CUBA  REAL ACADEMIA DE ARTILHARIA, FORTIFICAÇÕES E DESENHO-BRASIL

ENSINO SUPERIOR NO BRASIL NO SÉCULO XIX Família Real Portuguesa vindo para o Brasil  Faculdade de Cirurgia da Bahia-Salvador  Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro  Faculdade de Direito de Olinda  Faculdade de Direito de São Paulo  Faculdade de Farmácia de Ouro Preto  Escola de Minas- Ouro Preto  Faculdade Nacional de Direito - Rio de Janeiro  Faculdade de Direito – Belo Horizonte  Escola Politécnica – São Paulo  Escola de Engenharia Mackenzie-São Paulo  Faculdade de Direito de Goiás

ENSINO SUPERIOR NO BRASIL NO SECULO XX-PRIMEIRA METADE Junção de Faculdades Isoladas > Universidades Brasileiras  Universidade da Amazônia- Manaus  Universidade Federal do Paraná- Curitiba  Universidade Federal do Rio de Janeiro  ª Universidade Brasileira Moderna – Tripé> Ensino-Pesquisa-Extensão- USP  2ª Guerra Mundial - Necessidade de novos conhecimentos Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC  Conselho Nacional de Pesquisas – CNPq e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES  Criada a segunda Universidade moderna- Universidade de Brasília-UnB  CAPES aprova > 27 Cursos de Mestrado e 11 de Doutorado

PÓS GRADUAÇÃO NO BRASIL - CURSOS PÓS GRADUAÇÃO NO BRASIL – CURSOS SAÚDE FONTE- CAPES/MEC – 2.006

FUNÇÕES DOCENTES E QUALIFICAÇÃO EVOLUÇÃODO NÚMERO DE IES

ESTATÍSTICAS BÁSICAS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO -2011

ENSINO SUPERIOR NO BRASIL NO SECULO XX  LEI Nº DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL - LDB  CURRÍCULO MÍNIMO  LEI Nº NORMAS DE ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DO ENSINO  REFORMA UNIVERSITÁRIA  CONSTITUIÇÃO FEDERAL  LEI ESTABELECE AS DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAIS  DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS  Muda a concepção- Agora, o enfoque são as competências e habilidades, visão interdisciplinar.

DIMENSÕES DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL  1) -Missão e Plano de desenvolvimento Institucional  2) -Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão  3) -Responsabilidade Social da Instituição  4) -Comunicação com a Sociedade  5) -Política de Pessoal  6) - Organização e Gestão da Instituição)  7) - Infraestrutura Física  8) - Planejamento e Avaliação  9) -Políticas de Atendimento aos Discentes  10) -Sustentabilidade Financeira DIMENSÕES DA AVALIAÇÃO DE CURSOS  Organização Didático- Pedagógica  Corpo Docente e tutorial  Infraestrutura  Requisitos legais e Normativos

AVALIAÇÃO DOS CONSELHOS PROFISSIONAIS  Não faz parte do Ciclo Avaliativo > Parecer Consultivo da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (SERES\MEC) Documento avalia as Dimensões: DIMENSÃO 1 – PERTINÊNCIA Quantidade de vagas ofertadas frente à população local DIMENSÃO 2 - RELEVÂNCIA Inserção profissional do egresso DIMENSÃO 3 – INOVAÇÃO Impactos sociais e econômicos que a oferta deste curso provocará na região

ENADE  1) Formação Geral – questões sociais, politicas e econômicas da realidade brasileira e mundial > 10 questões>25%  2) Componente Específico, avaliando Habilidades e Competências definidas nas DCN do curso > 30 questões envolvendo situações-problema e estudos de casos > 75%  Formulário de Percepção da Prova  Questionário do Estudante ANÁLISE DOS RESULTADOS ENADE ENFERMAGEM 2004, 2007, 2010

RESULTADOS DO ENADE DE ENFERMAGEM 2.004, 2.007, 2.010

DISTRIBUIÇÃO DOS DIFERENTES TIPOS DE REGIMES DE TRABALHO

OBRIGADO!! CONTATO Prof. Dr. José Vitor Jankevicius Cel. (43) Mudar é difícil mas é possível (Paulo Freire) Rubem Alves