Educação Superior no Brasil e o Processo Regulatório dos Cursos Superiores na Área da Saúde Prof. Dr. José Vitor Jankevicius
ORIGEM DO ENSINO SUPERIOR MODERNO UNIVERSIDADES DO MUNDO UNIVERSIDADE DE BOLONHA-ITÁLIA UNIVERSIDADE DE OXFORD-INGLATERRA UNIVERSIDADE DE PARIS- FRANÇA 1.290—UNIVERSIDADE DE COIMBRA-PORTUGAL
UNIVERSIDADES DAS AMÉRICAS UNIVERSIDADE AUTÕNOMA DE SANTO DOMINGO- REPÚBLICA DOMINICANA UNIVERSIDADE NACIONAL DE SAN MARCOS-PERU UNIVERSIDADE NACIONAL AUTÔNOMA DO MÉXICO COLÉGIO UNIVERSITÁRIO DE SANTO TOMAS-COLÔMBIA UNIVERSIDADE DE SAN CARLOS-GUATEMALA UNIVERSIDADE NACIONAL DE CÓRDOBA-ARGENTINA UNIVERSIDADE MAIOR REAL - BOLÍVIA UNIVERSIDADE DE HARVARD-ESTADOS UNIDOS UNIVERSIDADE DE ROSÁRIO-ARGENTINA UNIVERSIDADE DE SAN CARLOS DE GUATEMALA UNIVERSIDADE DE HAVANA-CUBA REAL ACADEMIA DE ARTILHARIA, FORTIFICAÇÕES E DESENHO-BRASIL
ENSINO SUPERIOR NO BRASIL NO SÉCULO XIX Família Real Portuguesa vindo para o Brasil Faculdade de Cirurgia da Bahia-Salvador Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro Faculdade de Direito de Olinda Faculdade de Direito de São Paulo Faculdade de Farmácia de Ouro Preto Escola de Minas- Ouro Preto Faculdade Nacional de Direito - Rio de Janeiro Faculdade de Direito – Belo Horizonte Escola Politécnica – São Paulo Escola de Engenharia Mackenzie-São Paulo Faculdade de Direito de Goiás
ENSINO SUPERIOR NO BRASIL NO SECULO XX-PRIMEIRA METADE Junção de Faculdades Isoladas > Universidades Brasileiras Universidade da Amazônia- Manaus Universidade Federal do Paraná- Curitiba Universidade Federal do Rio de Janeiro ª Universidade Brasileira Moderna – Tripé> Ensino-Pesquisa-Extensão- USP 2ª Guerra Mundial - Necessidade de novos conhecimentos Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC Conselho Nacional de Pesquisas – CNPq e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES Criada a segunda Universidade moderna- Universidade de Brasília-UnB CAPES aprova > 27 Cursos de Mestrado e 11 de Doutorado
PÓS GRADUAÇÃO NO BRASIL - CURSOS PÓS GRADUAÇÃO NO BRASIL – CURSOS SAÚDE FONTE- CAPES/MEC – 2.006
FUNÇÕES DOCENTES E QUALIFICAÇÃO EVOLUÇÃODO NÚMERO DE IES
ESTATÍSTICAS BÁSICAS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO -2011
ENSINO SUPERIOR NO BRASIL NO SECULO XX LEI Nº DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL - LDB CURRÍCULO MÍNIMO LEI Nº NORMAS DE ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DO ENSINO REFORMA UNIVERSITÁRIA CONSTITUIÇÃO FEDERAL LEI ESTABELECE AS DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAIS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS Muda a concepção- Agora, o enfoque são as competências e habilidades, visão interdisciplinar.
DIMENSÕES DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 1) -Missão e Plano de desenvolvimento Institucional 2) -Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão 3) -Responsabilidade Social da Instituição 4) -Comunicação com a Sociedade 5) -Política de Pessoal 6) - Organização e Gestão da Instituição) 7) - Infraestrutura Física 8) - Planejamento e Avaliação 9) -Políticas de Atendimento aos Discentes 10) -Sustentabilidade Financeira DIMENSÕES DA AVALIAÇÃO DE CURSOS Organização Didático- Pedagógica Corpo Docente e tutorial Infraestrutura Requisitos legais e Normativos
AVALIAÇÃO DOS CONSELHOS PROFISSIONAIS Não faz parte do Ciclo Avaliativo > Parecer Consultivo da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (SERES\MEC) Documento avalia as Dimensões: DIMENSÃO 1 – PERTINÊNCIA Quantidade de vagas ofertadas frente à população local DIMENSÃO 2 - RELEVÂNCIA Inserção profissional do egresso DIMENSÃO 3 – INOVAÇÃO Impactos sociais e econômicos que a oferta deste curso provocará na região
ENADE 1) Formação Geral – questões sociais, politicas e econômicas da realidade brasileira e mundial > 10 questões>25% 2) Componente Específico, avaliando Habilidades e Competências definidas nas DCN do curso > 30 questões envolvendo situações-problema e estudos de casos > 75% Formulário de Percepção da Prova Questionário do Estudante ANÁLISE DOS RESULTADOS ENADE ENFERMAGEM 2004, 2007, 2010
RESULTADOS DO ENADE DE ENFERMAGEM 2.004, 2.007, 2.010
DISTRIBUIÇÃO DOS DIFERENTES TIPOS DE REGIMES DE TRABALHO
OBRIGADO!! CONTATO Prof. Dr. José Vitor Jankevicius Cel. (43) Mudar é difícil mas é possível (Paulo Freire) Rubem Alves