AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS

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Transcrição da apresentação:

AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE FERNANDÓPOLIS PROGRAMA DE INCENTIVO A PESQUISA - PIP AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS Simone Regina Lanzoni Bianco Profa. Ms. Maria Aparecida Laurindo Polizelle Orientadora Autora‏ e a autonomia na busca de soluções para os mais diversos problemas. . CONSIDERAÇÕES FINAIS Em análise preliminar, percebi que os docentes não têm o habito de desenvolver atividades complementares usando os jogos como recurso didático. Concluí que a simulação de situações-problema que exigem soluções práticas e imediatas, estimula o planejamento das ações, possibilita a construção de uma atitude positiva perante os erros, uma vez que as situações sucedem-se rapidamente e podem ser corrigidas de forma natural, no decorrer da ação, sem deixar marcas negativas e incentivando o estudante a sua autonomia. Os resultados evidenciaram: dificuldade dos alunos em pensar as operações básicas; muitos alunos inquietos com dificuldade de concentração nas aulas; durante a aplicação dos jogos ficou evidente o interesse crescente dos alunos pelas aulas diversificadas. Concluí, então, que muitos alunos que inicialmente se mostraram desmotivados pelas aulas, passaram a participar mais, caracterizando sua aprendizagem e fortalecendo sua auto-estima.. Esta proposta pretende prosseguir com objetivos inclusão social, pois pretende adaptar ou desenvolver alguns jogos para serem aplicados a estudantes com ou sem necessidades especiais. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BRASIL, PCN. Parametros Curriculares Nacional: Brasília: MEC/SEF. 1998 FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996. 3) POLIZELLE, M. A. L. Desenvolvendo Competências e Habilidades na sala de aula de Física 2004. 126f. Dissertação (Mestrado em Educação Para a Ciência) Faculdade de Ciências . UNESP, Bauru. 2009. PROJETO Trata-se de uma proposta na qual a importância e a relevância em oferecer aos estudantes oportunidades diversificadas de aprendizagem através de metodologias e estratégias inovadoras lhes proporcione uma melhor aprendizagem. Segundo Freire (1996) “os saberes necessários à pratica educativa ressalta a participação do próprio aluno no processo de aprendizagem, defende a pesquisa em grupo e atividades desafiadoras para estimular a autonomia do aluno”. ETAPAS DO PROJETO Este projeto teve inicio com a elaboração de um questionário direcionado aos alunos e professores, em seqüência teve acordo com os professores, e foram escolhidos os jogos a serem aplicados em situação de reforço durante os três primeiro bimestre do ano , 2 aulas semanais. Todas as atividades foram desenvolvidas em equipes, sendo mediada pela autora do projeto, que teve que vencer barreiras de rejeição as propostas pelos alunos. Finalizou aplicando novamente os questionários e ouve uma mudança de opinião sobre matemática. METODOLOGIA Esta pesquisa foi realizada numa quinta série, da escola E.M.E.F.A.”MELVIN JONES”, onde se aplicou os jogos relacionados ao conteúdo da disciplina trabalhada nos três primeiros bimestres. Os jogos foram abordados sempre por meio de situações reais valorizando o conhecimento prévio do aluno, estimulando-o a agir reflexivamente e privilegiando a criatividade INTRODUÇÃO A Matemática é uma disciplina que muitos estudantes qualificam como difícil de entender e muitas vezes os professores afirmam que é difícil contextualizar. São muitos os estudantes que chegam na 5a série do ciclo II ( ou 6º ano), acreditando que não conseguem aprender matemática, são desmotivados participarem da aula e tem verdadeiro pavor dos conteúdos desta disciplina. Acreditando em metodologias diferenciada para promover o ensino de qualidade e tornar o estudante critico e criativo, a elaboração de estratégias de resolução e busca de solução, Deu-se inicio desta pesquisa a uma iniciação científica para verificar se os jogos contribuem na formação de iniciativa na aprendizagem de estudo em matemática. Este projeto deve incentivar o trabalho em grupo, acolher o aluno e nutri-lo com material de qualidade para despertar o interesse e autonomia na aprendizagem. FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE FERNANDÓPOLIS – FEF EELAS - LIBERO DE ALMEIDA SILVARES PGP FERNANDÓPOLIS CURSO: LICENCIATURA EM MATEMÁTICA