ALFABETIZAÇÃO ESCRITA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais Dia:.
Advertisements

2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
Ciências/2012- Colégio Marista Alessandra Dias Costa e Silva
Avaliando a alfabetização
POR QUE TURMAS DE LETRAMENTO?
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA “A HETEROGENEIDADE.
ÉDNA MENDES KLEIN PIRES
DESENHO GEOMÉTRICO NO ENSINO DA GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
1ª ORIENTAÇÃO TÉCNICA DE ALFABETIZAÇÃO
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
SUGESTÕES INÍCIO DO ANO LETIVO
ALFABETIZANDO UM DOWN.
Mobilização da Comunidade Escolar
Professor Auxiliar nas aulas de Língua Portuguesa
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
O mundo das letras.
alfabetização INTRODUÇÃO
A REALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO PELA ESCOLA
2008 Rede Estadual – SP.
JORNADA DE ENSINO RELIGIOSO
Teacher Marilisa Lichtenberg English
Orientações Gerais.
ARTE- ADAPTAÇÃO CURRICULAR
JORNADA PEDAGÓGICA ATIVIDADE EDUCACIONAL COM O TEMA: COPA DO MUNDO
EDUCANDO NOS TEMPOS ATUAIS O PAPEL DOS PAIS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS
a2 1º ANO Provas 2º Bimestre 2012 CADERNO DO PROFESSOR
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
Relatório de Proposta de Projeto
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
ESCOLA MARGARIDA PARDELHAS
Aqui estão alguns conselhos que Bill Gates recentemente ditou numa conferência em uma escola secundária sobre 11 coisas que estudantes não Aprenderiam.
Estudo sobre Alfabetização – Programa Ler e Escrever
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Reunião de Responsáveis 3º bimestre
VOCÊ SABE INTERPRETAR AS HIPÓTESES DE ESCRITA DE SEUS ALUNOS?
REGISTRO DE ESTUDO DE CASO Pesquisa diagnóstica:
Instrumentos avaliativos
Daniela Santana João Rodrigues Braga
SITUAÇÕES.
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Análise Diagnóstica da Educação Municipal.
• Manejo – Formação – Professor.
SITUAÇÃO 1 A professora do Infantil 4 apresentou às crianças vários materiais, jogos, numerais e letras. Sentada no chão, ela começou a questionar as.
Constitui-se parte integrante do próprio ato de escrever.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Martha Wartenberg
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a docência. Pibid Universidade Estadual da Paraíba Sub projeto de Geografia Coordenadora: Josandra A. Barreto.
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
ALFABETIZAÇÃO ESCRITA
COMO FAZER O RELATÓRIO DE ERROS
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
PIBID - Subprojeto de Geografia no Assis Chateaubriand Professora Ms. Juliana Nóbrega Professora Coodernadora Drª Jossandra de Melo Discentes: Ana Paula,
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 1º ANO LEITURA E ESCRITA
Grupo: Miriã Suellén Poliana Cristina Rebeka Viviane Cristina
2º ANO ALFABETIZAÇÃO ESCRITA
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
O PROCESSO DE ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO
Projeto Mundo Leitor – Memórias - Diário
EMEF JOSÉ BENIGO GOMES UCA APRESENTAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
3º ANO ALFABETIZAÇÃO ESCRITA
Conscientização sobre a importância do SARESP
Intervenções Pedagógicas O que pode ser feito na escola?
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

ALFABETIZAÇÃO ESCRITA Provas 2º Bimestre 2012 PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO a2 1º ANO ALFABETIZAÇÃO ESCRITA CADERNO DO PROFESSOR

Prezado Professor, Prezada Professora, Este é um momento importante para a escola, para a turma e, principalmente, para você, Professor(a). Trata-se de um momento relevante para a aprendizagem de todos os alunos. Avaliar o desenvolvimento do processo de alfabetização é permitir o replanejamento do trabalho pedagógico, para que, ao final do ano letivo, todos os alunos, sob nossa responsabilidade, tenham êxito em seu processo de alfabetização. Tendo, como objetivo, a preparação cuidadosa deste momento significativo, sugerimos: 1- Converse com os seus alunos sobre esse momento, explicando que cada um deve mostrar o que aprendeu. Consideramos importante dizer a eles que esta é uma atividade especial e que servirá para você, Professor, ajudá-los a aprender cada vez mais. 2- Os responsáveis devem ser avisados, estimulando seus filhos a estarem presentes na escola. 3- No dia da avaliação, acolha seus alunos, como sempre, com muito carinho, e procure manter um clima de serenidade para o bom desenvolvimento dos trabalhos. 4- Antes de iniciar a avaliação, explique aos alunos, com tranquilidade, todo o processo, enfatizando a necessidade de se manterem em silêncio e de prestarem bastante atenção às instruções que serão dadas para cada questão. 5- Incentive-os a responderem e, ao mesmo tempo, a não se preocuparem, caso não consigam resolver determinada questão. A prova de Alfabetização Escrita está constituída de 5 (cinco) questões e será realizada no mesmo dia da prova de Ciências dos demais anos escolares. Os parâmetros de correção vêm após esta carta. É de fundamental importância que as instruções para cada questão sejam criteriosamente seguidas. O que vem precedido de (são os comandos) deve ser lido DUAS VEZES e PAUSADAMENTE, exceto o que está entre parênteses. No material do ALUNO, não há comandos, mas apenas a figura (quando necessário) e a linha para escrever a resposta.

LETRA A MARCAR NO DESESC É importante ressaltar que, após corrigir a prova, atribuindo a cada questão a pontuação obtida pelo aluno, esta pontuação deverá ser passada para o sistema DESESC, de acordo com a tabela abaixo: Como sempre, agradecemos a parceria e esperamos que este momento se constitua em mais um apoio significativo para o trabalho pedagógico no cotidiano da sala de aula. Professor Alfabetizador, Professora Alfabetizadora, tenham a certeza absoluta de que acreditamos na sua competência e empenho no processo de alfabetização de todas as crianças sob a nossa responsabilidade, nas 1.069 Unidades Escolares espalhadas na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Respeitosamente, E/SUBE/Coordenadoria de Educação PONTUAÇÃO LETRA A MARCAR NO DESESC 2,0 A 1,5 B 1,0 C 0,5 D E

PARÂMETROS DE CORREÇÃO GUIA DE CORREÇÃO Prezado(a) Professor(a) Apresentamos os parâmetros para a correção da prova de escrita do 1º Ano: PARÂMETROS DE CORREÇÃO QUESTÃO 1: Proposta de análise da escrita do NOME DO ALUNO. 2,0: O nome foi escrito completo e grafado SEM ERROS ortográficos. 1,5: O nome foi escrito completo e grafado com erro(s) ortográfico(s), ou seja, com violação de regra ortográfica. 1,0: Foi escrito apenas o primeiro nome ou o nome incompleto e grafado sem erro(s) ortográfico(s). 0,5: Foi escrito apenas o primeiro nome ou o nome incompleto e grafado com erro(s) ortográfico(s), ou seja, com violação de regra ortográfica. 0: Não conseguiu escrever corretamente sequer o primeiro nome. QUESTÃO 2: Proposta de análise da escrita da palavra: GATO. 2,0: A palavra foi grafada SEM ERROS ortográficos. 1,5: A palavra foi grafada com erro(s) ortográfico(s), ou seja, com violação de regra ortográfica. Podemos citar os casos de troca de letras que representam sons ou formas próximos, como “C” e “G” ou “T” e “D”. 1,0: A escrita é apresentada com omissões, acréscimos ou trocas de letras nas sílabas, de modo aproximado ou de modo muito diferente da palavra. Neste caso, há um comprometimento maior na decifração da palavra, sendo difícil entender o que o aluno escreveu, senão se souber, de antemão, o que ele intencionava escrever. 0,5: A escrita é silábica, apresentando uma letra para cada sílaba. Ex.: AO, GT, GO. Ou a escrita é apresentada com omissões, acréscimos ou trocas de letras nas sílabas, de modo muito diferente da palavra. 0: Não realizou a atividade. QUESTÃO 3: Proposta de análise da escrita da palavra: SAPATO. 1,5: A palavra foi grafada com erro(s) ortográfico(s), ou seja, com violação de regra ortográfica. 1,0: Há incorreção no traçado de alguma(s) letra(s), mas é possível decifrar a palavra. 0,5: A escrita apresenta falta, acréscimos ou trocas de letras nas sílabas, de modo aproximado ou de modo muito diferente da palavra. Neste caso, há um comprometimento maior na decifração da palavra, sendo difícil entender o que o aluno escreveu, senão se souber, de antemão, o que ele intencionava escrever. A escrita é silábica, apresentando uma letra para cada sílaba. Ex.: SPT, AAO. Ou a escrita é apresentada com omissões, acréscimos ou trocas de letras nas sílabas, de modo muito diferente da palavra.

QUESTÃO 4: Proposta de análise da escrita das palavras: VIOLÃO. 2,0: A palavra foi grafada SEM ERROS ortográficos. 1,5: A palavra foi grafada com erro(s) ortográfico(s), ou seja, com violação de regra ortográfica. Podemos citar os casos de troca de letras que representam sons muito próximos, como “g” e “c” ou “f” e “v”, como “fiolão”. 1,0: Há incorreção no traçado de alguma(s) letra(s), mas é possível decifrar a palavra. 0,5: A escrita é apresentada com omissões, acréscimos ou trocas de letras nas sílabas, de modo aproximado ou de modo muito diferente da palavra. Neste caso, há um comprometimento maior na decifração da palavra, sendo difícil entender o que o aluno escreveu, senão se souber, de antemão, o que ele intencionava escrever. A escrita é silábica, apresentando uma letra para cada sílaba. Ex.: GL.. Ou a escrita é apresentada com omissões, acréscimos ou trocas de letras nas sílabas, de modo muito diferente da palavra. 0: Não realizou a atividade. QUESTÃO 5: Proposta de análise da escrita da frase: BETO GIRA O PIÃO. Professor(a), a pontuação e o uso de letras maiúsculas serão avaliadas no 2° semestre. 2,0: Escreve a frase com espaçamentos entre as palavras e sem erros ortográficos. 1,5: Escreve a frase com espaçamentos entre as palavras; contudo, com um ou dois erros ortográficos. Ex.: Bete gira o pião. 1,0: Escreve a frase sem espaçamento entre as palavras e/ou com mais de três erros ortográficos. Ex.: Beto girao pião. 0,5: Escreve parcialmente a frase. Ex.: Beto pião (palavras chave). 0: Produz uma escrita que não pode ser lida (não há espaçamento entre as palavras). O aluno não realizou a atividade. Se você tiver alguma dúvida ou quiser apresentar sugestões para as próximas avaliações, pode contatar-nos pelo e-mail: antonio.augusto@rioeduca.net. No dia da prova, atenderemos, também, pelo telefone: 2976-2334 ou 2976-2287. Agradecemos sua colaboração e esperamos que este momento constitua um significativo apoio ao seu trabalho em sala de aula. Professor(a) Alfabetizador(a), tenha a certeza absoluta de que acreditamos na sua competência e em seu empenho na alfabetização das crianças. Respeitosamente, Equipes de Alfabetização e Avaliação da E/SUBE/CED

______________________________________ DESCRITOR: Escrever palavras. QUESTÃO 1 Escreva o seu nome. ______________________________________

_______________________________ DESCRITOR: Escrever palavras com apoio de figura. QUESTÃO 2 Escreva o nome da figura que você vê abaixo. http://www.agox.net/imagens_Gatinhos.htm _______________________________

Troque o desenho pela palavra. DESCRITOR: Escrever palavras com apoio de figura. QUESTÃO 3 Troque o desenho pela palavra. O _____________________________ É DO MENINO. terra.com.br

EU VI UM _____________________________ ! DESCRITOR: Completar frase com apoio de figura. QUESTÃO 4 Escolha o nome de uma das figuras abaixo para completar a fala de Dedé. EU VI UM _____________________________ ! dicasparafestas.com.br

___________________________________________ DESCRITOR: Escrever frase ditada. QUESTÃO 5 Escreva a frase que eu vou ditar. BETO RODA O PIÃO. ___________________________________________