Autora Principal: Júlia Martins Vale Araújo, graduanda em Engenharia Civil na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Coautora: Fernanda Marcielli Santos,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL. A META foi constituída há mais de 25 anos e tem sua sede em São Paulo – Brasil. Nos propomos a constituir SPE (Sociedade por.
Advertisements

Logística Reversa de Resíduos Eletroeletrônicos e Edital de Chamamento
PLANO DIRETOR DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE GUARULHOS
APRENDA UM POUCO MAIS SOBRE A COLETA SELETIVA. GRANDE PARTE DAS SUBSTÂNCIAS CONSIDERADAS DANOSAS AO MEIO AMBIENTE E A SAÚDE DO HOMEM VEM DO LIXO.
Reciclagem e reutilização
Missão Promover o conceito de Gerenciamento Integrado do Lixo Sólido Municipal Promover a reciclagem pós-consumo Difundir a educação ambiental com foco.
Ciclo de vida do produto
Gestão das Informações Ambientais
L. F. Diaz CalRecovery, Inc. Concord, California, USA Projeção em 2009.
SECRETARIA DA INFRA-ESTRUTURA
Resíduos.
LIXO UMA AMEAÇA PARA A BIODIVERSIDADE DO PLANETA!!!
RECICLAGEM DE LATAS DE ALUMÍNIO
Geotecnologias Aplicadas à Engenharia Civil e Ambiental
Universidade Federal de Campina Grande Centro de Tecnologia e Recursos Naturais Disciplina: Ciências do Ambiente Professora: Márcia M. Rios Ribeiro Aluno:
Gestão dos Resíduos Sólidos
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
EDIÇÃO 2013.
Política Nacional de Resíduos
MEIO AMBIENTE.
A ESTRE, maior grupo de serviços ambientais do Brasil, disponibiliza soluções ambientais sob medida para os municípios, possuindo visão global de todo.
Logística Reversa Impactos ecológicos.
O problema do lixo termina
LEVANTAMENTO DA EFICÁCIA DO PROJETO DE COLETA SELETIVA NO CAMPUS LAGEADO, UNESP, BOTUCATU Flávia Cristina Freitas Santos1, Richardson Barbosa Gomes da.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos
no contexto do Arranjo Metropolitano
Capítulo 1 – Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos
MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE PARA Parceria Público Privado (PPP)
17ª. Reunião Ordinária do Conselho Estadual das Cidades
A questão do lixo no Brasil
VOCÊ É RESPONSÁVEL PELO LIXO QUE PRODUZ
Estimativas Emissões GEE
PLANOS DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Julho 2012 CONSEMA/PE CONSEMA/PE. EQUIPE ANDREA OLINTO, ELIANE R. BASTO, GIANINNA CYSNEIROS, JOANA AURELIANO, JOSÉ SAMPAIO, LINDINALVA GIRÃO SEMAS Coordenação.
Tratamento dos Resíduos Sólidos – Reciclagem R S Construção Civil
GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS Município de Bituruna – PR Convênio: Universidade Federal de Viçosa Autor do Projeto: João Tinôco.
Gestão de Resíduos Sólidos A questão dos custos. Dados do “Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil – 2013” (Abrelpe) Geração de Resíduos Aumento de 4,01.
Tem como objetivo formar Tecnólogos com competência técnica, ética, política, responsabilidade socioambiental e habilidades que possam atender às demandas.
L EI /2010 Objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
É todo resíduo sólido proveniente de atividades humanas ou mesmo de processos naturais (poeira, folhas e ramos mortos, cadáveres de animais). O LIXO.
Tratamento e Disposição de Resíduos Sólidos
TECNOLOGIA DAS USINAS DE RECICLAGEM E COMPOSTAGEM
XVIII Exposição de Experiências Municipais em Saneamento
Problemas Urbanos Oficina Geografia 2° Semestre. Crescimento urbano, Verticalização dos espaços. São Paulo, capital do estado homônimo, é a maior cidade.
ASSEMBLEIA METROPOLITANA DA RMBH Belo Horizonte, 20 de março de 2013.
Manejo dos resíduos urbanos: Gerenciamento de Resíduos
De 29 a 31 de Outubro de 2008 Faculdade de Ciencias Agronomicas – FCA – UNESP – Campus de Botucatu/SP INTRODUÇÃO O aumento populacional, assim como o desenvolvimento.
Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Ricardo Rose ADERES - Vitória, 24.
Comissão de Coleta Seletiva. Quantificação de Resíduos na FCA.
Lixo, para onde vai esse resíduo?
I Encontro Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Ituiutaba – junho de 2014 Logística reversa de resíduos sólidos em Ituiutaba: responsabilidades.
Secretaria de Serviços Públicos
RESÍDUOS SÓLIDOS. Resíduos Sólidos Equador - $32.
Lixo Brasileiro.
Hilano José Rocha de Carvalho
Sistema Estadual de Meio Ambiente
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
15 anos.
Seminário da Campanha da Fraternidade Ecumênica Resíduos Sólidos
45ª Assembleia Nacional da ASSEMAE Consórcios Públicos e Tecnologias Para a Resolução do Passivo Ambiental de Resíduos Sólidos Marlon do Nascimento Barbosa.
COLETA SELETIVA. Responsabilidade de todos A ameaça de exaustão dos recursos naturais não renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais.
Q2 Gestão sustentável dos resíduos CienTIC 8 Ciências Naturais – 8.º ano.
Política Nacional de Resíduos Sólidos e Logística Reversa de Resíduos Eletroeletrônicos Brasília, 28 de maio de 2013.
O estado da arte Recife, 19 de agosto de Política Nacional de Resíduos Sólidos Lei Federal /2010 Decreto Federal 7.404/2010 Política Estadual.
MECANISMO DE DESENVOLVIMENTO LIMPO EM SALVADOR: A IMPORTÂNCIA DOS CATADORES DE RESÍDUOS SÓLIDOS RECICLÁVEIS AUTORA: MARCELA DE ALMEIDA SOUZA MAGALHÃES.
MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE PLANO DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO PAC - FUNASA – 2007 / 2010 Resíduos Sólidos DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA.
Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas – CONSIMARES Área de atuação: Resíduos Sólidos.
26/05/2015.  Geração de RSU ,4 milhões toneladas/ano 76,4 milhões toneladas/ano.
Transcrição da apresentação:

Autora Principal: Júlia Martins Vale Araújo, graduanda em Engenharia Civil na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Coautora: Fernanda Marcielli Santos, mestre em Física e Meio Ambiente, professora na Faculdade de Engenharia Civil na Universidade Federal de Uberlândia (FECIV_UFU).

Qual a intenção primordial desse trabalho?

1 Grande metrópole Nacional 2 Metrópoles Nacionais 9 Metrópoles Capitais Regionais 169 Centros Sub-regionais 556 Centros de Zona 795

O que faz o estudo e a pesquisa em busca do aperfeiçoamento das estratégias de limpeza pública e de manejo dos Resíduos Sólidos ser tão importante? Mesmo tão importante, essa área está repleta de falhas... Chegueloses; Salmoneloses; Endoparasitoses; Parasitoses; Diarréias; DENGUE; Saúde Política Social Grande Peso Econônico PIB IDH

Método comparativo; Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de LOPES et al (2010) e PGIRS (2013) Qualidades, características, falhas e êxitos.

As divergências encontradas, assim que comparados os dois Municípios, ajudarão a traçar diretrizes para uma gestão ambiental cada vez mais eficiente.

São cidades de porte médio a grande; O índice de crescimento populacional, o índice de desenvolvimento humano e a renda per capita são semelhantes; Com isso a composição dos Resíduos passa a se assemelhar em decorrência do consumo similar.

Região Sudeste do Brasil; Estado de Minas Gerais; Região do Triângulo Mineiro. Região Sul; Capital do Estado de Santa Catarina; É dividida em duas porções de terra: a ilha e a região continental. Os dois Municípios distam de 1200 quilômetros

MunicípiosUberlândiaFlorianópolis Área4.115,82 km² (219 - urbana)675,4 km² (426,6 - ilha) População (2010) habitantes habitantes Índice de crescimento populacional em 10 anos 20,5%23% Número de domicílios registrados em Índice de Gini0, 39440,54 IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) 0, 7890, 847 Renda per capitaR$ ,70 por anoR$ ,29 por ano

CidadesUberlândiaFlorianópolis Quantidade de Resíduos Sólidos recolhidos em toneladas toneladas Taxa de crescimento de Resíduos Sólidos em 10 anos 24%47% Taxa de geração de resíduos sólidos per capita 0,25 toneladas por habitante 0,37 toneladas por habitante

Como Florianópolis, com uma população 30% inferior, produz, em um ano, 6026,62 toneladas a mais de resíduos que Uberlândia? Hipótese: cidade turística Cálculo da Taxa de Geração de Resíduos per Capita Atual: Quantidade de resíduos sólidos produzidos; Numero de habitantes; Proposta: População flutuante; Número de turistas; Organizações e cooperativas não públicas que recolhem resíduos para reutilização, reciclagem ou outros fins.

Papel MetalVidro Plástico

Benefícios: redução de volume de Resíduos; aterro com uma maior vida útil.; geração de emprego e renda para funcionários envolvidos no sistema. economiza recursos públicos de transporte e aterramento; ganhos para o ambiente; É de suma importância a constante evolução dessa prática, não só nos dois municípios analisados ao longo de toda discussão do trabalho, como também em todo o país.

LocalUberlândiaFlorianópolis População atingida35%92% Produção per capita de Resíduos seletivos 0,0037 kg/hab.dia0,040 kg/hab.dia Quantidade de material coletado seletivamente 803 toneladas (2011)6780 toneladas (2010) Porcentagem de RS produzido que é reciclado 2%12,5% Evolução nos últimos 10 anos Foi implantada apenas em %

Florianópolis apresenta o processo de coleta seletiva mais desenvolvido; Isso se deve principalmente a implantação 16 anos antes a de Uberlândia. Implantar e incrementar  Tendência  Benefícios Esses resultados podem ser ponderados ao se analisar os dados da Figura 1 que se segue. Os dados foram retirados do Censo 2010 do IBGE e da Companhia de Melhoramentos da Capital – COMCAP (2010).

Figura 1 – Relação entre o crescimento populacional e a geração de Resíduos em Florianópolis.

Ou seja, 15% dos Resíduos advindos do crescimento populacional foram direcionados a outros meios: Assim, reduziu-se o volume de resíduos encaminhado ao aterro. Coleta Compostagem Incineração

Cada tipo de Resíduo seguir um destino específico de reaproveitamento (reutilização, reciclagem, compostagem). Atender a cada vez mais pessoas com a coleta seletiva.

Educação Ambiental Conscientização da População Segregação correta no ponto de origem

Aterro Sanitário Gás Metano Energia Elétrica Limpa Sustentabilidade 10/11 20 a. 2,1mi ton Captação e tratamento (2012) Produção Atualmente: 1,4 MWh e 20 mil p. Reduz em 1,5mi de ton a emissão

O projeto é o quinto do Brasil; É um benefício advindo da produção de Resíduos pela própria população produtora; Contudo ainda não gera a quantidade de energia que é capaz; Calcula-se que em uma década de operação, aproximadamente 5% de toda a energia consumida em Uberlândia terá origem no aterro sanitário.

De acordo com as Figuras 2 e 3, observa-se que a planta de biogás funciona por volta de 30% de sua capacidade total. Estima-se que em 4 anos, novos motores serão adicionados a fim de que a planta consiga atingir a sua atividade máxima de funcionamento. Esse procedimento não existe em Florianópolis.

Coleta Seletiva Energia Elétrica Limpa

Coleta Seletiva Fertilizantes Gás Metano Matéria Orgânica Materiais Recicláveis