Real ou Virtual Cibercultura João Ribeiro 2011. O que é Real? Para o mais comum dos mortais o real é aquilo que existe. Os sentidos desempenham um papel.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Linguagem Corporal.
Advertisements

Temos nós o direito de decidir quem deve viver e quem deve morrer?
O que é uma instituição social?
O processo Grupal UNIFRA.
Filosofia Profª Yama Elice
MÓDULO COMUNICAÇÃO INTERNA
SIMCA – PROGRAMA VIVÊNCIA E CONSCIÊNCIA – IV ANO
Educação Sexual contributos para a implementação do P.C.T.
CENTRO ESPÍRITA IRMÃ MARIA DA LUZ E JOÃO BATISTA
VIVENDO DEDICADO AO SENHOR
O ARTISTA QUE ME FEZ Texto: Luiz Gonzaga da Silva
APRENDIZ DA VIDA! Cecília Silva Soares 09/2009.
Conceitualização e Mensuração
EU CREIO Belinez.
QUEM SOU EU ? NEALE DONALD WALSCH.
Elementos da Narrativa
Certa vez, recebi uma mensagem dizendo que receber s faz bem à saúde.
Vivendo na Santidade Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor. - Hebreus 12:14.
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Lógica Proposicional Caderno de Exercícios.
Luís Conde – Educação Visual – Abril de 2006
APRENDIZ DA VIDA!.
©2002 Franklin Covey Co Importante Não Importante UrgenteNão Urgente VIVA ACIMA DA LINHA I GERENCIE II FOQUE III MINIMIZE IV EVITE VIVA ACIMA DA.
Cedo ou tarde, toda pessoa que raciocina ficará curiosa em saber para onde irá depois da morte e onde passará a eternidade.
Comunicar em Rede e pela Rede
Inteligências que percorreram, construíram e herdaram de si mesmas tudo o que a expressão humana fantasticamente pode conceber, não nos cabe mais a fundação.
Ministério da Fidelidade.
O QUE É ARTE?.
PERCURSO UNIVERSITÁRIO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL
“sou rotaractiano” Qual o MEU papel?.
Roteadores Roteadores são pontes que operam na camada de Rede do modelo OSI. Tomando como base o protocolo mais usado hoje em dia, o TCP/IP, o protocolo.
Subentendido.
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
A ESCOLHA DE SOFIA.
. Música: Royal Phillarmonic Orchestra – Evergreen Duas Perguntas: JÁ IMAGINOU COMO JULGAM VOCÊ POR SER COMO É?
Como fazer a leitura de obra de arte?
A Metacognição no Currículo do Estado de São Paulo
O QUE É FILOSOFIA ?.
Tipos de Comunicação.
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
NO ESFORÇO DE COMPREENDERMOS A REALIDADE
Ciência, tecnologia e sociedade
METÁFORAS ORGANIZACIONAIS
FTAD Formação Técnica em Administração Aula 07 - ACI Prof. Arlindo Neto.
UMA FERRAMENTA DE GESTÃO
O que é: A Inteligência Artificial é um ramo da ciência de computação que tem como foco elaborar dispositivos que simulem a capacidade de raciocínio humano.
EXISTENCIALISMO Filosofias de Base I Especialização em Gestalt-terapia
Redes Sociais: Dimensões reais do universo virtual
RELAÇÕES DE PODER.
Vote no melhor candidato:
AMBIENTES DE SIMULAÇÃO
O amor humano.
FACULDADE DE DESPORTO DA UNIVERSIDADE DO PORTO Discentes: o Joana Fernandes Van-zeller Campos o Joana Filipa Pinto Correia o João Diogo Costa o Maria Teresa.
IDENTIDADE.
Informação e conhecimento organizacional Os ambientes organizacionais complexos são apoiados por informação e conhecimento, o que de fato traduz a importância.
TOCANDO CORAÇÕES João 3:16.
Teoria das Relações Internacionais I Teorias Clássicas Cristiane Lucena Professora Doutora, IRI/USP
HELY APARECIDA ZAVATTARO
Será possível escapar de uma grande dor?. Existem maneiras de atravessar esse duro capítulo da vida O sofrimento nos torna iguais enquanto seres humanos;
Meu Primeiro Beijo Antônio Barreto. Meu Primeiro Beijo Antônio Barreto.
Comunicação A importância da Comunicação. Comunicação Natureza: Processo mediante o qual premissas decisórias são transmitidas de um membro da organização.
Professor Jardson Brito
Aborto O argumento pró-escolha de Michael Tooley Pedro Galvão Departamento de Filosofia Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Locke V O Conhecimento: “O seu valor e a sua extensão”
A INTENCIONALIDADE DA CONSCIÊNCIA
A parábola do Bom Samaritano é a mais conhecida dentre todas as que falam das características dos que pertencem ao reino de Deus. Ela tem sido motivo.
DIÁLOGOS ENTRE A FILOSOFIA E O CINEMA: O CINEMA COMO CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO Profa. Leila Rosa Disciplina: Filosofia_ Conteúdo: Filosofia da arte (Estética)
NOVAS TENDÊNCIAS NA CAPTAÇÃO E SELEÇÃO DE TALENTOS: do paradigma tradicional ao moderno Em que o tradicional paradigma de recrutamento e seleção de pessoas.
A ESCOLHA DE SOFIA.
Transcrição da apresentação:

Real ou Virtual Cibercultura João Ribeiro 2011

O que é Real? Para o mais comum dos mortais o real é aquilo que existe. Os sentidos desempenham um papel fundamental na interpretação da realidade.

Realidade Virtual “O que é real? Como defines real? Se falas do que pode ser cheirado, provado e visto, então real é simplesmente um sinal eléctrico interpretado pelo teu cérebro “ Morpheus, in Matrix

A realidade virtual Não existe uma definição-padrão. “Um sistema de realidade virtual, na maior parte dos casos, refere-se a uma tecnologia capaz de transmitir informações aos órgãos sensórios de um utilizador, de maneira que o espaço por ele percebido seja um espaço virtual simulado e não real.” (Rejani Cantoni 2001)

O virtual “Antes de mais, há que desfazer a assunção de que o virtual é oposto de real, pois, na verdade, essa premissa está incorrecta.” (Levy, 1999)

O virtual Para algo existir, não é necessário que tenha um corpo ou uma face, que seja palpável ou visível. Levy toma como exemplo, na sua obra “O que é o virtual”, uma conversa telefónica e questiona em que local essa conversa se passa? O facto de não existir uma resposta conclusiva ou absoluta, não significa que essa conversa telefónica não exista!

O virtual As relações interpessoais que envolvem amizades, discussões, empatia e que se processam através da Internet, não têm uma localização específica, nem são tangíveis, mas ainda assim existem... virtualmente.

Imersão A “magia” da realidade virtual é precisamente a aproximação que se consegue ter à “realidade real” Chama-se imersão quando o utilizador tem a sensação (consciente, ao contrário do que ocorre em obras de ficção) de estar, de facto, a vivenciar o que vive virtualmente. Há autores que consideram as plataformas de realidade virtual actuais, precursoras da imersão total, antevista em filmes como Matrix.

Identidade virtual É a representação de nós mesmos que construímos online. A forma como essa representação está disponível, o quão fiel é à realidade e até que ponto pode levar o indivíduo a conhecer-se mais e melhor a si próprio tem sofrido mutações e evoluído com a Internet. As realidades virtuais são propícias a um processo de experimentação do próprio “eu”.

Qual destas identidades escolhes para ser um líder Mundial? Candidato A – É associado a políticos corruptos, consulta astrólogos, tem duas amantes, fuma e bebe entre 8 a 10 martinis por dia. Candidato B - Foi expulso da faculdade por 2 vezes e usou ópio enquanto estudante. Dorme até ao meio dia e bebe meia garrafa de whiskey por dia. Candidato C – É um herói de guerra condecorado, é vegetariano, não fuma, bebe uma cerveja ocasionalmente e não tem amantes.

Quem escolheu? Candidato A: Franklin D. Roosevelt

Quem escolheu? Candidato B: Winston Churchill

Quem escolheu? Candidato C: Adolf Hitler

Obrigado pela vossa atenção FIM