Fórum regional/núcleo de caminheiros e companheiros.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Processos e regras de base
Advertisements

1 - docentes integrados na carreira
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
A BIBLIOTECA ESCOLAR AO SERVIÇO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
Auto-avaliação avaliação de desempenho docente (2009/2011)
o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
O nosso CNE de amanhã… A visão do Escutismo é ser um Movimento Global, que contribui que forma real para a construção de Mundo melhor. ENTÃO…
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Proposta Pastoral 2006.
Decreto Regulamentar 2/2008
Articulação Curricular da BE com as Estruturas Pedagógicas Docentes.
A Liderança e Gestão do AVEP: a opinião dos professores
ESCUTISMO É educação ...um tempo de treino, de recolha de ferramentas para ajudar a viver e a transformar o mundo.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
AGENDA Rede Temática 8 – Inovação organizacional
Sistema de Progresso dos Pioneiros/Marinheiros.
Realização - Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará – APDMCE Parceria - Fundação Demócrito Rocha –FDR Apoio - Governo do Estado,
O Agrupamento de Pardilhó aderiu ao relançamento do Programa TEIP – Território Educativo de Intervenção Prioritária porque é uma segunda oportunidade de.
EMPRESÁRIOS NA ESCOLA.
COPNE Centro Ocupacional para Pessoas com Necessidades Especiais.
Objectivos Definir o perfil ideal do Chefe de Equipa
Instituto de Inovação Educacional1 e-EPoca: Educação e Património Enquadramento 1. Suscitar o debate sobre os diferentes modos de configurar a actividade.
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR PROCESSOS ENVOLVIDOS
Projecto Escxel – Escola Secundária Quinta do Marquês - Oeiras Breves reflexões sobre o Projecto Escxel na nossa escola 1 de Outubro de 2010.
Modelo de Auto-Avaliação Biblioteca Escolar
ESCUTISMO É educação ...um tempo de treino, de recolha de ferramentas para ajudar a viver e a transformar o mundo.
Princípios de acesso á actividade Física
Curso de Chefes de Equipa 2008
Rede RSO PT - Atitudes Futuras I - Como considera ser mais adequado o financiamento das actividades da RSO PT? 1 (*) 2 (*) 3 (*) 4 (*) Observações: 1.
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
1 Utilização Educativa da plataforma Moodle Centro de Competência CRIE FCUL Primavera 2007 na FCUL
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos As TIC e a aprendizagem As TIC e a aprendizagem Desenvolver competências Desenvolver competências.
Programa de Educação em Empreendedorismo.
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
Lei de bases da actividade física e desportiva
Legislação Estrutura organizacional Objectivos. FERSAP – Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais Lei das Associações de Pais e Encarregados.
Lumiar. Constituir-se como uma entidade de referência no desenvolvimento de soluções formativas dinamizadoras da valorização profissional, pessoal e.
Biblioteca do Agrupamento de Arga e Lima
Normas de Gestão na CARE
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Aval. Professores Definição de Objectivos Individuais.
PARLAMENTO DOS JOVENS 2014/2015
Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro RIERC
Clube de Educação Ambiental da Faculdade de Educação (CEAFE) Copyright © 2010 CCAA Project 1.
Nesta sessão de trabalho iremos procurar: Compreender como é que a auto-avaliação pode ser concretizada para demonstrar a contribuição da BE para o.
Curso de Chefes de Equipa 2008 Conselho de Chefes de Equipa.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NÚCLEO REGIONAL DA EDUCAÇÃO CIC CONSELHO DE CLASSE.
Política Educacional Brasileira
BIBLIOTECAS ESCOLARES Formandos: Francisco Jardim Marta Dias Paula Costa Missão, Objectivos e Serviços.
Orgãos de Gestão e Administração 1. Assembleia Composição (17 membros) - 8 docentes; - 2 representantes do Pessoal não docente; - 2 representantes dos.
Investigação Operacional 2007/2008 José Fernando Oliveira Maria Antónia Carravilla Licenciatura em Engenharia.
Abordagem Colaborativa à Gestão do Conhecimento: Soluções Educativas Virtuais Adelino António Peixoto Fernandes Amaral Universidade Portucalense Porto,
ORGANIZAÇÃO DO ANO LECTIVO ORGANIZAÇÃO DO ANO LECTIVO Relatório Nacional Lisboa, Março de 2009.
GRANDES OPÇÕES DO PLANO, ORÇAMENTO E PLANO PLURIANUAL DE INVESTIMENTOS ANO DE 2009.
Voluntariado “…O Voluntariado é um acto de aprendizagem, de partilha e de solidariedade, que permite aos jovens e menos jovens a aquisição de experiência.
Credo dos Jovens!!! Credo dos Jovens!!! 2/8/ :41.
Caro Facilitador, Esse é apenas um modelo para facilitar a apresentação da proposta do AP junto aos educandos. Lembre-se de adaptá-la conforme a necessidade.
Medidas Ativas de Emprego
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
Uma construção Europeia Inter-Escolas Lucília Batista.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
Módulo 4 – Legislação desportiva
Coletivos Educadores são formados por um conjunto de instituições, pessoas e grupos atuantes na formação de educadores ambientais e integram o Programa.
SIADAP – Sistema Integrado de Gestão e Avaliação do Desempenho da Administração Pública Caroline Silva.
Proposta para uma nova estrutura Atividades com casais e para casais.
Formação continuada ANO 2015
REDE EPSUS PB REUNIÃO DE TRABALHO COM SECRETÁRIOS DE SAÚDE
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
Transcrição da apresentação:

fórum regional/núcleo de caminheiros e companheiros

o que é? O Cenáculo Regional/Núcleo é um Fórum de Caminheiros/ Companheiros que vem no seguimento do Cenáculo Nacional; É um espaço informal de debate e construção, organizado por Caminheiros / Companheiros para Caminheiros/Companheiros; É uma ferramenta para a IVª Secção Regional/Núcleo.

funções? Tem um função consultiva, principalmente perante o departamento regional/núcleo da IVª; Tem uma função formativa, na medida em que proporciona a aquisição de competências para uma melhor participação dos jovens, dentro da associação e também fora dela.

temas a serem debatidos? São definidos pela Equipa organizadora, tendo em conta as propostas dos participantes; As temáticas devem também ter em conta as sugestões e recomendações do departamento regional/núcleo da IVª, assim como do departamento regional/núcleo pedagógico.

Promover um espaço de consulta e de apoio aos Departamentos Cegionais/Núcleo, ao Cenáculo Nacional e ao Departamento Nacional da IVª; Procurar garantir a participação activa de Caminheiros/Companheiros de diversas proveniências e realidades; Procurar, pelo exemplo, aumentar os hábitos de participação dos Caminheiros/Companheiros nas ocasiões de tomada de decisão da Associação em que têm assento (Conselhos de Clã, Agrupamento, Regional e Núcleo, entre outros); objectivos? Contribuir para a dinamização da IVª Secção a nível regional e de núcleo; Fomentar nos Caminheiros/Companheiros a capacidade de debater e expor as suas ideias, desenvolvendo para isso um espírito critico e de discussão.

que resultados se esperam? Resultante de cada encontro do Cenáculo, deverá ser redigido um Relatório com as conclusões do Fórum, a ser distribuído a todos os participantes, aos agrupamentos da Região/Núcleo, aos Departamentos da IVª Regionais/Núcleo, e ao Departamento Nacional da IVª. Os resultados do Cenáculo Regional/Núcleo serão igualmente apresentados no Encontro do Cenáculo Nacional imediato. As suas conclusões podem ser redigidas na forma de: Propostas para apresentação ao Conselho Regional/Núcleo; Recomendações aos Departamentos Regional/Núcleo da IVª Secção; Textos para divulgação através dos órgãos de informação da Associação, nomeadamente na página da web do Cenáculo Regional/Núcleo e do Nacional, entre outros.

periodicidade? Os encontros de Cenáculo Regional deverão ocorrer, no minimo, uma vez por ano, devendo o mesmo realizar-se entre o 2ºEncontro e o Encontro Aberto de Cenáculo Nacional.

quem pode participar? Caminheiros/Companheiros entre os 18 e 22 anos de idade, salvo necessidades específicas poderão participar noviços porém o número de Caminheiros/Companheiros investidos presentes no encontro deverá ser superior. Ter capacidade de intervenção e comunicação; Ter conhecimento da realidade do Agrupamento de origem; Demonstrar vontade de participar na dinâmica apresentada; Ter uma vivência activa e actual numa estrutura de clã (Clãs Regionais, Clãs Universitários, Equipas individuais entre outros). Poderá ser necessário limitar o número de participantes, garantindo que o número de elementos não comprometa o bom funcionamento do encontro. Esta limitação não pode comprometer a participação e a representação de todos os agrupamentos da Região/Núcleo.

equipa projecto regional/núcleo? A Equipa Organizadora designa-se por Equipa Projecto (EP). A EP é constituída: Pelos actuais representantes da Região/Núcleo no ciclo de Cenáculo Nacional, que asseguram a Chefia de Equipa; Por participantes de Ciclos anteriores no Cenáculo Regional; Por Caminheiros/Companheiros que sejam convidados a integrar a Equipa Projecto, consoante as necessidades da mesma; Todos os membros da Equipa Projecto têm de ter vivência em Clã/Comunidade à data de entrada na equipa; Os elementos devem ser, preferencialmente, de Agrupamentos diferentes.

observador? Assegurar a ligação com o Departamento Regional/Núcleo da IVª; Estar atento às necessidades de formação da EP e consequente aplicação da formação; Acompanhar o trabalho da EP na idealização, preparação, realização e avaliação do encontro; Fazer um acompanhamento presencial nos encontros.

acompanhamento ep nacional? Promover e divulgar o Cenáculo junto dos Departamentos Regionais/Núcleo da IVª; Colaborar com a EP Regional/Núcleo na preparação do encontro, nomeadamente nas temáticas a abordar; Facultar toda a informação disponível para a realização do encontro; Este acompanhamento não será necessariamente presencial.

“vive, partilha e avança… sem medo do amanhã…” “segue cristo e b.p. e o homem novo serás…”