Universidade Federal da Bahia Faculdade de Educação Departamento de Educação I Docente: Menandro Ramos Discentes:Ada Silveira Georgia dos Santos Iane.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
Advertisements

Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
Professora Lina Cardoso Nunes Universidade Estácio de Sá 2003
Introdução Educação, trabalho e cidadania Formação do trabalhador
Fernanda Barbosa Ferrari, M.Eng. Édis Mafra Lapolli, Dra.
Adriana Azevedo Universidade Metodista de São Paulo
Ambiente Virtual de Aprendizagem Projeto EAD – CPD - Moodle Ufba.
TECNOLOGIA DIGITAL.
Um espaço de aprendizagem, em que as máquinas são apenas mais uma ferramenta de pesquisa, porém a vontade e determinação para obter aprendizado depende.
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
Contexto de Educação a Distância
O Aluno.
Interação com os Alunos
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 12
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Carlos Eduardo F. de Azevedo, Viviane S. Rodrigues Silva, Jorge Fernando, Christiane Coelho Santos, Maria.
Produção do conhecimento em EAD
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Adriana Beiler Educação a Distância e a Internet Adriana Beiler
Oficina de Ensino-aprendizagem de Gráfica Digital Plano Plano de Pesquisa.
Escolhendo o nosso Futuro
Tecnologia e Educação.
O uso de novas mídias nas escolas
Prof. Dr. Marco Aurélio Kalinke
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
EaD SABERES, DESAFIOS E PROBLEMATIZAÇÃO SOBRE EaD QUALIDADE TECNOLOGIA
Educação a Distância: buscando rumos para a qualificação de professores em Informática Educativa Lina Cardoso Nunes
Introdução à Educação à distância
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
AS POSSIBILIDADES PEDÁGOGICAS DO FACEBOOK. Alguns estudos têm apontado a possibilidade e relatado experiências positivas de utilização do Facebook com.
Tecnologia Cibernética e Investigativa Outros Aspectos.
Educação à distância (EaD) é um processo de ensinar e aprender onde os alunos e professores trocam informações, conhecimentos e os mesmos estão separados.
ELISANGELA MOREIRA SILVA FABRICIA JANE COSTA ALFAIA
FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba
Otávio Celeste Martins Artigo de conclusão do Curso Mídias na Educação PROJETO BLOGANDO NA ESCOLA 1.
Coordenadorias Regionais de Educação Departamento Pedagógico Divisão de Gestão da Aprendizagem Central de Apoio Tecnológico à Educação.
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Laboratório de Ensino a Distância
EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: O PROFESSOR-TUTOR NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA ALUNAS: MAGALI DALLA PRIA SILVIA GOMES DAVIDOSKI ASTORGA - PARANÁ.
A IMPORTÂNCIA DO TUTOR COMO ORIENTADOR E MEDIADOR NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA FACINTER MARIA LUIZA NOSE ROSSI.
Trabalho por Projetos: Estratégia de Ensino e Aprendizagem na Educação a Distância no Ensino Superior Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São.
Claudia Guazzelli Charoux Núcleo TIC na Educação - CENPEC
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
Deficiência Mental Leve
Desempenho dos alunos e professores em escolas com alta e baixa tecnologia "Desempenho dos alunos e professores em escolas com alta e baixa tecnologia".
MOSTRA DE ESTÁGIO 2014 (20 de novembro 2014)
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA.
Pedagogia Específica. A educação online exige o desenvolvimento de um modelo pedagógico específico... Esse tipo de comunidade comtempla três Critérios.
QUEM SÃO OS ALUNOS(AS) DO EJA? ADRIANA, DAIANY, FERNANDA BEATRIZ E MARIA LUIZA – PEAD/UFRGS DORIS FISS O devido trabalho trata de uma pesquisa realizada.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
APRENDIZAGEM MEDIADA PELA TECNOLOGIA
CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA “Gestão do Desenvolvimento Inclusivo da Escola” Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Especiais do IFRS- Câmpus Rio.
Formação de professores para o trabalho com tecnologias digitais Grupo Pró-Ativo: Monaliza de Magalhães R Moreira Alexandra Fernandes Claudia Lima  Danielle.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional Webfólio Aluna: Cristiane Regina Santos Professoras: Gilca dos Santos.
5 a 10 de junho de 2010 – Brasília Conferência Internacional Infanto-Juvenil Vamos Cuidar do Planeta Circuito de Aprendizagem confint2010.mec.gov.br.
O computador como Meio e como Fim...
Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Aluno/Aprendente/Discente: Dalcilene Borges Professoras: Elsa Guimarães Oliveira Gilca dos Santos VilarinhoJunho.
Aluno: Bruno Camelo S. Silva Professoras: Elsa Guimarães Oliveira Gilca Vilarinho Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Tema: Webfóflio.
Artigo 5 - AVA : Desafio na mediação pedagógica em EAD
O QUE DE POSITIVO PODEMOS DESTACAR NA EDUCAÇÃO DE NOSSA CIDADE? -PRONATEC: PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO QUE FACILITA O ACESSO.
Prof. Denys Sales 2013 O que é EaD? A EAD é caracterizada como “modalidade educacional na qual a mediação didático- pedagógica nos processos de ensino.
PROMOVER 2012 Campo Grande - MS. A importância das avaliações de larga escala.
Transcrição da apresentação:

Universidade Federal da Bahia Faculdade de Educação Departamento de Educação I Docente: Menandro Ramos Discentes:Ada Silveira Georgia dos Santos Iane de Araújo Jéssica Pinheiro

Educação a Distância (EAD)

Conceito Educação a distancia é o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacialmente e/ou temporalmente.

Origem É conhecida desde o século XIX, mas somente nas últimas décadas passou a fazer parte das atenções pedagógicas Pode ter ou não momentos presenciais.

As três gerações da EAD Ensino por correspondência Teleducação/telecursos Ambientes interativos

Segundo LDBEN 9.394 de 1996 Os cursos a distancia serão dirigidos à educação fundamental de jovens e adultos, ensino médio e educação profissional de nível técnico apenas como complementação de aprendizagem, ou em situações emergenciais.

O MEC e a Secretaria de Educação a Distancia (Seed) e as TIC ( Tecnologias da Informação e Comunicação)

Os aspectos positivos da TIC na EAD Contribuem para a modificação da forma de as pessoas se relacionarem e de construírem conhecimentos. Criam novos tempos e espaços interativos descentralizados. Passa de um Sistema “Um-todos” para Todos-todos”. Diminui a exclusão social e digital do país.

E os aspectos negativos... Distribui a informação em larga escala sem considerar as especificidades de cada cultura da realidade escolar. Ainda há professores despreparados para atuar com essas tecnologias de forma interativa com os alunos. Os cursos de EAD estão presos a uma perspectiva educacional conservadora.

Os desafios para os professores A interatividade depende muito mais de uma mudança de postura do professor e do aluno. Será importante um grande esforço dos profissionais da educação no sentido de concretizar a construção de ambientes de aprendizagem alternativos.

Considerações Finais Nós educadores, temos muito a aprender com a chamada era ou geração digital, que interage intimamente com a tecnologia.

Será que a Educação a Distancia, na era tecnológica, diante de uma geração digital que tem uma outra maneira de perceber e de se relacionar com o mundo, poderá deixar de contemplar a interatividade na relação de aprendizagem?