1 Gestão de Desejos Engenharia de Software numa empresa certificada de Telecomunicações José Bonnet FCUP, 2005.Nov.30 ISO 17025 - LABORATÓRIOS ACREDITADOS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Soluções elegantes para problemas recorrentes
Advertisements

Projeto Qualified Curriculum
Programa das Aulas 20/09/05 - Apresentação da disciplina
1 ANÁLISE E PROJETO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PROCESSO: CONCEITO MODELOS DE PROCESSO PROCESSO UNIFICADO HISTÓRIA CARACTERÍSTICAS AS QUATRO.
Raphael Gatti Thomás Bryan
1 As Tecnologias da Informação na Administração Pública Indicadores Estatísticos Instituto de Informática Rosa Maria Peças Conferência A acessibilidade.
Rational Unified Process
Engenharia de Software
Modelagem de Software Orientado a Objetos
Gerenciamento de Projetos
Débora da Silva Orientadora: Maria Inés Castiñeira
Sistema para Criação e Testes de Modelos Formais
Métricas para o Processo e o Projecto de SW
> Fases de Engenharia de SW > Gestão de Projectos de SW
Planeamento Temporal e Monitorização do Projecto de SW
Planificação do Projecto de SW
Producto x Processo x Projecto
Garantia de Qualidade do software
Unified Modeling Language (UML) - Modelação da Arquitectura -
Dispositivos lógicos programáveis (DLP)
ISO/IEC – 6 Avaliação do Produto – Módulos de Avaliação
João Carlos Porto Orientadora: Prof.ª Dr.ª Junia Coutinho Anacleto 26/03/2010 Projeto de interceo.
Gerenciamento do escopo do projeto
Gerenciamento de tempo do projeto
INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA
Administração de Sistemas de Informação II
Engenharia de Requisitos
Auditoria de Segurança da Informação
CEP – Controle Estatístico de Processo
FERRAMENTA PARA ANÁLISE DE IMPACTO BASEADO EM RASTREABILIDADE DE
Documentação da Neptus Framework
Fases do desenvolvimento de software UML
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Classes e objetos Modelagem
Desenvolvimento de Projetos e Aplicações Web
Engenharia de Software e Sistemas de Informação e Gestão
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DOS DIPLOMADOS DO IST
Engenharia de Requisitos
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Comunicação Social Criação e Produção de Sites
Técnicas e Projeto de Sistemas
Object Oriented Software Construction (MEYER, Bertrand)
PMBOK 5ª Edição Capítulo 5
Cadastro de Docentes e Auxiliares de Educação Infantil
Engenharia Elétrica ANTENAS E PROPAGAÇÃO Parte 2 Nono Semestre
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO ENGENHARIA DE SOFTWARE Aula 1
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
Problemas e Propostas de Solução
Fevereiro/ Resultado dos Projetos de Software Pesquisa Motivação.
GERENCIAMENTO DE REDES UTILIZANDO O PROTOCOLO SNMP
Prof. Alexandre Vasconcelos
Planejamento e Gerenciamento
1.
DC - UFC Copyright © 2003 Misael Santos e Rossana Andrade 1 Padrões de Projeto para Sistemas Web Misael Santos e Rossana Andrade Universidade.
Projeto de Banco de Dados
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Universidade Federal de Pernambuco Centro de Informática Aluno: Erica Sousa – Orientador: Paulo Maciel – Modelagem de.
Os novos ambientes de aprendizagem a distância Ana Augusta Silva Dias Universidade do Minho > Exército Português, 4/5/2011 Comando de Instrução.
1 Gestão de Desejos Engenharia de Software numa empresa certificada de Telecomunicações José Bonnet FCUP, 2003.Mai.19.
1 Desenvolvimento de Software na ENT Joaquim Jorge F. Nunes.
Técnicas e Projeto de Sistemas
BPM BUSINESS PROCESS MANAGEMENT Projecto em Informática e Gestão de Empresas Lisboa, 15 de Junho de 2005.
BPM BUSINESS PROCESS MANAGEMENT Projecto em Informática e Gestão de Empresas Lisboa, 20 de Junho de 2006.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Rio Verde - Goiás - Brasil
Abr-17 Atividades, Artefatos e Responsáveis da Disciplina de Análise e Projeto Fluxo de análise e projeto.
Teste de Software Conceitos iniciais.
Testes (verificação e validação)
Testes de Unidade. 2 Pauta Testes de Unidade; Testes de Unidade; Desenvolvimento orientado a testes; Desenvolvimento orientado a testes; Testes unitários.
Transcrição da apresentação:

1 Gestão de Desejos Engenharia de Software numa empresa certificada de Telecomunicações José Bonnet FCUP, 2005.Nov.30 ISO LABORATÓRIOS ACREDITADOS CETLAB - Laboratório de Redes Privadas e Terminais CETLCE - Laboratório de Calibração e Ensaio

2 Índice de conteúdos Introdução O problema A solução Conclusão

3 Onde estamos PT Inovação Brasil

4 Como nos organizamos (1/2)

5 Como nos organizamos (2/2)

6 A nossa qualidade colaboradores 29 com formação superior idade média : 33 anos

7 As nossas competências... Ambientes de Desenvolvimento – Web: Java, Java Server Pages, Javascript, XML, XSLT – Oracle: PL/SQL Tecnologias – Call-Center – Computer Telephony Integration (CTI) – IVR´s – Reconhecimento e síntese de voz Sistemas – Billing e Customer Care Systems (BCCS’s) – Operation Support Systems (OSS’s)

8 Índice de conteúdos Introdução O problema A solução Conclusão

9 Os desejos do... … Cliente: – ter tudo o que se lembrar até ao momento de entrada ao serviço – gastar pouco (desenvolvimento e manutenção) … “Chefe”: – ter tudo o que o cliente se lembrar até ao momento de entrada ao serviço – ter as melhores pessoas, sempre motivadas e na equipa – receber (desenvolvimento e manutenção) … Programador: – programar – ter tudo bem percebido antes de começar a trabalhar – fazer coisas engraçadas, sempre com a tecnologia ou o produto mais recente – re-fazer as coisas, optimizando-as … Software: – estar correcto e ter qualidade – ser fácil de usar e manter

10 Evolução do valor do Software

11 Portanto... A Engenharia de Software não passa de uma Gestão de Desejos!

12 Índice de conteúdos Introdução O problema A solução Conclusão

13 Qualidade de Recursos Humanos Há pessoas 10 vezes mais produtivas que outras! Diferentes perfis, ambições, etc. – perfil de testes é “destrutivo” – há quem nunca queira deixar de ser programador, por muita experiência que tenha acumulado! Ter em atenção o Princípio de Peter: a evolução na carreira só se dá até se atingir o patamar máximo de incompetência Motivar, motivar, motivar!

14 Tarefas de Desenvolvimento de Software Só os projectos mais exigentes têm todas estas tarefas: –Militares –Que envolvem riscos de vida (Medicina, Espaço, etc.) Só a Programação é que garantidamente se faz!

15 Não há UMA metodologia... Forma como se encadeiam as diversas tarefas ao longo do tempo Pode variar com: – cliente – produto – projecto – tecnologia – equipa desenvolvimento Deve ter em conta: – Dinâmica dos requisitos – Entregas frequentes do software

16 Sobreposição de tarefas

17 Tarefas iterativas Análise Definição de requisitos Concepção

18 Arquitectura Forma como os diversos “componentes” do sistema se organizam e comunicam “spaghetti” vs. “ravioli” Deve ser: – simples: 7±2 – fácil de entender por todos os envolvidos – robusta – flexível Inexistência implica difícil evolução e altos custos de manutenção do software

19 Estimativas Dimensão, esforço, calendário Quase adivinhação: não usar datas rigorosas Depende das métricas: – linhas de código: desenho de ecrãs? Tabelas de bases de dados? – Functional points: difícil interpretação

20 Gestão de riscos Diferentes probabilidades Diferentes impactos Gestão activa: perseguir o risco

21 Garantia da qualidade Testes – Especificação e execução – Detecção e correcção de defeitos, custos: 200 vezes + mais caro corrigir um defeito nos testes de aceitação do que na especificação! – Muitos tipos: unitários, integração, sistema, aceitação, campo – não são muito eficazes por si só: mais usados: unitários, só 50% defeitos detectados mais eficazes: campo (com dados reais), só 65% defeitos detectados mas em geral caros Inspecções, leitura acompanhada

22 UML Porquê? – É uma norma: é cada vez mais conhecida universalmente – é orientado a objectos: facilita a análise, reutilização – é “configurável”: estereótipos,... …mas é muito complicado? – Não! Deve usar-se “QB” – 90% utilizadores usa apenas Diagramas de Casos de Uso Diagramas de Classes

23 Padrões de desenho Descrevem “soluções simples e elegantes para problemas específicos da concepção de software orientado a objectos” [“Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software”, Gamma, Helm, Johnson, Vlissides (†). Addison Wesley,1994] Estas soluções evoluíram no tempo, reflectindo necessidades de reutilização e aumento de flexibilidade Outros tipos de padrões: anti-padrões, padrões de análise, padrões de organização,...

24 Wiki! (1/2) “a mais simples base de dados que alguma vez poderia funcionar” – Ward Cunningham Ferramenta de colaboração e gestão de conteúdos baseada na web Sintaxe simples: – hiperligações automáticas entre páginas – Toda a gente pode ser um autor

25 Wiki! (2/2)

26 Índice de conteúdos Introdução O problema A solução Conclusão

27 Conclusão É muito complicado gerir os desejos de todos os intervenientes num processo de desenvolvimento de software Há cada vez mais ferramentas auxiliares... – “mentais”, independentes de um produto ou vendedor – baseadas em normas (UML, …) – tecnologias evoluíram muito (internet, Java, …) …mas ainda estamos longe do “karma” da ES: fazer software com “engenho”, e não só com “arte”!

28 Obrigado! ?