UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS-UFAL CENTRO DE EDUCAÇÃO-CEDU

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Advertisements

Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
Portal do Professor SEED/MEC
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
Escola Harrisville Central Professores são Humanos Anos 3-5 ELA.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
O Aluno a Distância.
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 04
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
TECNOLOGIA E O CAMPO EDUCACIONAL EDUCAÇÃO
Por quê o computador na educação?
Projeto: EJA & Inclusão Digital Porque nunca é tarde para aprender.
A implementação de avaliação formativa na sala de aula
Curso de Capacitação Docente
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Memória de Produção   Sequência Didática –Construção de Sonetos    Objetivos: Conscientizar sobre a importância que a escola exerce na vida de todos os.
ENCONTRO ANUAL DAS EQUIPES COLABORADORAS DO PROGRAMA SEGUNDO TEMPO
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Licenciatura em Pedagogia a Distância
O Uso Pedagógico do Blog
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Prof. Dr. Marco Aurélio Kalinke
O Aluno a Distância e suas Necessidades
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
Empreendedorismo pode ser aprendido
Disciplina: Estágio Supervisionado I
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Questões Estratégicas para o Desenvolvimento da EAD
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AÇAILÂNDIA:
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Perguntas de Modelação
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Núcleo de Tecnologia Educacional Por uma introdução ao uso das TICs‏ Turma DF06 Aluno: Wilson Geraldo de Oliveira Orientadora: Cleonice Weber de Souza.
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
GESTÃO PARA A APRENDIZAGEM PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE GESTORES VAGAS PARA CONSULTORES/FORMADORES Iniciamos o processo de seleção externa de Formadores de.
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
O computador como Meio e como Fim...
Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
Escola Nacional de Serviços Urbanos Programa de Capacitação 2016 Guia do Participante EAD.
Universidade Federal de Alagoas
NTE29/11/2012. No mundo atual o uso da tecnologia têm sido cada vez mais presente e necessária no dia a dia de todos nós.
RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno,
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS-UFAL CENTRO DE EDUCAÇÃO-CEDU CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA- 1º PERÍODO- VESPERTINO KARINE MARIA PIRES DOS SANTOS SILVA   Projeto para utilização das tecnologias na Escola visitada a partir da pesquisa de campo realizada pelos alunos.   MACEIÓ, 2011

Sumário O Blog na Sala de Aula Introdução Justificativa Problematização Objetivos Gerais Conteúdos trabalhados Estratégias/ procedimentos Material necessário Resultados esperados Referência 

Introdução Se considerarmos que as TICs, como qualquer ferramenta, devem ser usadas e adaptadas para servir a fins educacionais, então cabe neste sentido fazer uma reflexão sobre como usar meios tecnológicos ante as dificuldades encontradas na rede de ensino público. É certo que muitas escolas não possuem equipamentos para dar suporte ao seu corpo discente, mas um fator que ocorre em larga escala é falta de utilização desses equipamentos quando os mesmos existem. Com base nessas questões que se diferenciam uma da outra, me concentro na escola da rede municipal a qual visitei com o intuito de realizar minha pesquisa de campo sobre as tecnologias utilizadas em sala de aula e constatei que a mesma possuía meios diversos para ensino-aprendizagem dos alunos e consequentemente para a inclusão dos mesmos.

Justificativa Este projeto está sendo proposto com o intuito de aproximar os alunos da rede pública escolar ás TICs, de forma que as tecnologias venham a ser incorporadas em suas práticas escolares. Tal projeto deve atender as necessidades da escola para que traga benefícios em larga escala. Em benefício escolar, com intuito de propagar o ambiente virtual é que foi proposto esta ferramenta, O Blog na Sala de Aula. Como o próprio nome já indica esta ferramenta trata-se de uma página na web, onde os alunos terão acesso direto para postarem todos os eventos que acontecem em sua escola. Sabemos que grande parte do corpo discente já possui uma intimidade com ferramentas online, e inserir esta a meios educativos é uma excelente oportunidade para voltarem seus interesses a outras dimensões, que neste caso a pedagógica. 1

Problematização   Por que a tecnologia ainda é deficiente na sala de aula? Qual será o real motivo- além da falta de equipamentos tão indicada por seus gestores quando perguntado pela não utilização dos meios existentes na escola? Será que realmente dá pra unificar tecnologia e educação em meios onde a ludicidade impera? A formação qualificada desses alunos implica necessariamente na inclusão a meios tecnológicos? Essas e outras indagações impostas, serão respondidas no decorrer deste projeto. 2

Objetivos Gerais e Esecíficos Pretendo com o uso desse equipamento “O Blog na Sala de Aula” aproximar os alunos da realidade escolar. Para que eles possam postar suas ideias para melhoria da escola, colocar fotos de feira de cultura, de excursões á museus além de registrarem o que aprenderam lá, poderão também escrever um diário eletrônico onde possam registrar como forma de jornalzinho suas criatividades para ajudarem outras turmas. Este blog ajudará a desenvolver diversas habilidades nos alunos, sem sombra de dúvida muitos talentos serão descobertos através deste projeto, como por exemplo, a habilidade de escrever, de manusear o computador para mudanças no blog, a internet para a melhoria do mesmo, fotos que serão retiradas especificamente para esta ferramenta, eles terão mais vontade de saber a realidade da escola para que possam postar em seu blog, sem sombra de dúvidas grupos de trabalhos irão querer se destacar dando o seu melhor em suas apresentações para terem um espaço no blog. 3

Conteúdos Trabalhados “Assim como na guerra, a tecnologia é essencial para educação. Ou melhor, a educação e tecnologias são indissociáveis. Segundo o dicionário Aurélio, a educação diz respeito ao “processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral da criança e do ser humano em geral, visando à sua melhor integração individual e social”. Para que ocorra essa integração, é preciso que conhecimentos, valores, hábitos, atitudes e comportamentos do grupo sejam ensinados e aprendidos, ou seja, que se utilize a educação para ensinar sobre as tecnologias que estão na base da identidade e da ação do grupo e que se faça uso delas para ensinar as bases dessa educação”. KENSKI, Vani Moreira (2006). 4

Conteúdos Trabalhados Tendo por base esta citação de Kenski, poderemos entender o porquê as TICs é de fundamental importância, principalmente para esta nova geração que se levanta, sem esquecermos é claro da ludicidade que as TICs provocam. De todas as formas as TICs se bem utilizadas poderão desenvolver um excelente papel na educação das crianças, sem contar que neste caso será algo que muitos já utilizam com interesses em outros aspectos que não os escolares. Se forem bem direcionados e apoiados estes alunos desenvolverão ótimas estratégias para ajudarem tanto a escola como seus professores na melhor aprendizagem como em suas particulares atividades. Todos, sem exceção serão bem equiparadas beneficiados por ferramentas que fazem parte da grande maioria dos alunos. 4

Estratégias/Procedimentos Tendo em vista a grande importância que as TICs desenvolvem desejo aqui responder umas indagações propostas inicialmente propostas neste relatório. 1º Por que a tecnologia ainda é deficiente na sala de aula? “Pela falta de formação específica da parte dos professores” Esta foi a resposta de uma das diretoras adjuntas quando lhe foi feita esta pergunta. Se for por falta de formação da parte dos professores, então cabe uma questão um pouco mais intrigante, o fato é que cursos são disponíveis em todos os níveis de aprendizagem para iniciantes e intermediários entre outros, se fosse de real interesse dos professores, eles têm uma responsabilidades de procurarem se adaptar a esses novos meios, mas um fator que deve ser observado é a falta de tempo que é imposta pelos muitos trabalhos acumulados pela falta de remuneração adequada por parte desta categoria. 5

Estratégias/Procedimentos 2º Qual será o real motivo- além da falta de equipamentos tão indicada por seus gestores quando perguntado pela não utilização dos meios existentes na escola? Essa também é uma questão que se assemelha muito a primeira, se de um lado a deficiência do uso das TICs em muitas escolas é a falta da formação destes profissionais na área, uma segunda seria então a falta de equipamento nas escolas, pois se de um lado existe o laboratório de informática por exemplo, de outro lado o que irá dificultar o acesso a esses meios é a falta de internet, pois como utilizar computadores sem acesso a internet, é claro que ele funciona em prefeito estado com a falta dela, mas é de extrema importância sua presença para pesquisa além das bibliotecas possa existir na escola. 5

Estratégias/Procedimentos 3º Será que realmente dá pra unificar tecnologia e educação em meios onde a ludicidade impera? Cabe uma resposta simples e óbvia, a orientação de todos os profissionais que forem dirigir as aulas, sua palavra deve ser imposta sobre a turma. Sobre estas questões me dirijo ao que desejo aplicar na escola em que visitei. Esta escola da rede pública. Possui um laboratório de informática e lá onde pretendo implementar meu projeto, este laboratório possui computadores ligados a internet, que é de tremenda importância para que o projeto seja levado a frente, onde atendem a toda uma turma se forem levados de uma vez só. O Blog na Sala de Aula tem como principal objetivo além de incluí-los no meio tecnológico disponível na escola, descobrirem seus talentos que por ventura possam existir. 5

Estratégias/Procedimentos Este blog será utilizado por alunos de toda a escola sobre a supervisão de alguns monitores que darão autorização para editarem seu blog. Esta autorização será por conta de uma senha que apenas os monitores terão acesso, além da senha, sua responsabilidade incluirá também a, verificação ortográfica se caso for digitado algo por parte dos alunos, fotos postadas deverão ter permissão dos monitores para que não haja maiores problemas futuros. Todo o conteúdo postado neste blog será autorizado previamente por cada monitor de sua turma, devendo este ser professor da mesma escola. Este blog deverá atender a todo o corpo discente, sem exclusão de nenhum projeto, passeio, trabalho, apresentação na escola, etc, sem exclusão de ninguém, pois o mesmo será avaliado pelo seu monitor. O Blog na Sala de Aula será um projeto que envolverá a todos, em suas diferentes habilidades, alunos serão levados a expectativas não esperadas por eles pois se verão como pessoas que são capazes de projetar bem seu material e se sair de forma coerente para que possam aparecer serem destacados em sua escola por meio da internet, utilizando a ferramenta blog. 5

Material Necessário Será utilizado neste projeto o laboratório de informática, devidamente equipado de máquinas que possam levar os alunos a fazerem pesquisas na internet, além de programas previamente instalados como, Word (para a digitação de textos), Power Point (para a apresentação de seus trabalhos escolares e feiras de cultura), Excel (se houver a necessidade de professores utilizarem gráficos e tabelas), Corel (onde eles poderão criar e caracterizar seu blog de acordo com a criatividade que possuírem), Movie Maker (para a produção e edição de vídeos com qualidade). Esses serão os programas instalados para a realização do blog, caso seja necessário a implantação de outro programa, o mesmo monitor responsável, será previamente informado, pois necessitará de sua autorização para a realização desta tarefa. 6

Resultados Esperados Este projeto tem a intenção de fazer com que os alunos façam parte da realidade de toda a escola. Todos terão acesso ao que está acontecendo no meio em que eles estão praticamente todos os dias. Além do que talentos serão descobertos através desse meio utilizado, sem contar com o fato da educação está sendo proposta de forma diferenciada nesta escola, diferenciada da realidade que muitas vivem e da realidade que até então eles viviam. Se é de TICs que eles precisam para seu interesse na sala de aula aumentar, então que seja de forma que além de tudo os ajude a se descobrir como são. Descobrir do que são capazes na criação de suas propostas para a escola e de suas criatividades que serão desenvolvidas no decorrer do Blog na Sala de Aula. 7

Referência KENSKI, Vani Moreira (2006). Tecnologias e ensino presencial e a distância. 3ª ed. Campinas. Papirus.

Obrigada a todos pela atenção