OUVIDORIA GERAL DO ESTADO DA BAHIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Carta ao Cidadão 2a Geração da Carta de Serviços
Advertisements

A LEI DE ACESSO A INFORMAÇÃO
Objetivo Promover o aperfeiçoamento contínuo dos programas de governo por meio da avaliação e da revisão programática visando a elaboração do PLRPPA.
OGU Ações e Projetos 2011/2012.
Secretaria de Estado do Planejamento Comitê de Acompanhamento e Controle de Obras Florianopolis 20/03/2007 Florianopolis 20/03/2007.
Assembléia Distrital ASSEMBLEIA DISTRITAL Gov. Eleito Wellington Hoshino Gov Clóvis Felipe.
“Uma Ferramenta Estratégica
Atribuições do Gabinete Pessoal do Presidente
PLANO DE GESTÃO.
OUVIDORIA – Serviço de Proteção aos Usuários do SUS
O que é o Somasus? O Sistema de Organização para Modelos Assistenciais do SUS – Somasus é uma ferramenta gratuita, ágil e prática, que orienta estados,
Março 2007 Situação Diagnóstica da Regulação da Assistência no Estado Situação Diagnóstica da Regulação da Assistência no Estado Secretaria da Saúde do.
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação nos Municípios. Controladoria-Geral.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
CENSO ESCOLAR 2007.
Ouvidoria Geral do Estado da Bahia Abril/2012
PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA BRASIL - CANADÁ
O SUS RECEBE NOSSA TOTAL ATENÇÃO
Modernização da Gestão de Recursos Humanos no Poder Público
Implantação e reorganização de ouvidorias.
Sistema Nacional de Informação do Sistema Único
Regulamenta o acesso à informação previsto na CF Abrange todos os entes, poderes, órgãos e entidades Para implantação exige um conjunto de iniciativas.
Democracia formal e real Capital social: confiança entre pessoas e Governo.
CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO Dados da Ouvidoria Geral do Município de Vinhedo Atendimento das manifestações recebidas (telefone, redes sociais, presencialmente,
COORDENADORIA DE OUVIDORIA / CGE
SISTEMA DA TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL. A Lei de 30 de outubro de 2013 que criou a Controladoria Geral do Estado foi regulamentada pelo Decreto.
Palestra Administradores de Segurança – Módulo Órgãos e Entidades –
PLANO DIRETOR DE GESTÃO - PDG
Marca do evento Julieta Simas Soares Ouvidora INMETRO Ouvidoria Uma Ferramenta Estratégica no Relacionamento com o Cidadão.
Estrutura Funcional da Rede Goiás
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA JUSTIÇA E DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL – SJDS PROGRAMA ESTADUAL DE DEFESA DO CONSUMIDOR - PROCON / RS APRESENTAÇÃO.
Superintendência de Serviços Administrativos Diretoria de Material
Superintendência de Estudos e Pesquisas
Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica
Módulo: Gerenciamento de Incidentes e
Plano Estratégico de Comunicação e Divulgação
José Alberto Ribeiro Carvalho
II Seminário Nordeste da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação – RBMA   Salvador, 29 de agosto de
AVALIAÇÃO DOS INDICADORES DO PPA DO GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA SESSÃO 02 – EXPERIÊNCIAS EM MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO NO PLANEJAMENTO E NA.
Missão, Visão e Valores da Ouvidoria
OUVIDORIAS Entre controle, gestão e participação José Eduardo Romão
1 O Controle Social do SUAS e o CNAS : Forças e fragilidades Leila Pizzato Luziele Tapajós.
Canal ágil e direto de comunicação entre o cliente e a empresa. Ter e oferecer essa importante ferramenta representa para a organização, acima de tudo,
SERVIÇOS DE OUVIDORIA OUVIDORIA O que é? O elo entre o cidadão e a Secretaria da Fazenda. O direito de manifestação sobre os serviços que a SEFAZ.
Atuação da CGU como instância recursal da Lei de Acesso a Informações Érica Bezerra Queiroz Ribeiro Coordenadora-Geral de Recursos de Acesso à Informação.
Controle Social.
Regulamenta o acesso à informação previsto na CF Abrange todos os entes, poderes, órgãos e entidades Para implantação exige um conjunto de iniciativas.
CÂMARAS TEMÁTICAS Decreto nº 777/2011, de 18 de outubro de 2011 Cria as Câmaras Temáticas para Copa do Mundo 1.Câmara Temática de Transparência; 2.Câmara.
CURSO GESTÃO ESTRATÉGICA DA PRODUÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA RAFAEL F P BRIARD TRABALHO 9.
ÉTICA E GOVERNANÇA: OUVIDORIA PARA A CIDADANIA
Sistema Informatizado OuvidorSUS
A Lei de Acesso à Informação e os instrumentos de participação e controle social Nov.2014.
CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO Dados da Ouvidoria Geral do Município de Vinhedo Atendimento das manifestações recebidas (telefone, redes sociais, presencialmente,
Painel – Experiências nacionais e internacionais sobre recepção e tratamento de manifestações Guillermo Jorge Brasilia,
CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO Dados da Ouvidoria Geral do Município de Vinhedo Atendimento das manifestações recebidas (telefone, redes sociais, presencialmente,
9 de Agosto de 2010Diretoria de Regulação e Supervisão - SETEC/MEC (Versão 0.6)‏ 1/20 SISTEC Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e.
Um Sistema de integração nacional das ações e informações Relativas à Defesa do Consumidor.Um Sistema de integração nacional das ações e informações Relativas.
Ouvidoria – Geral da União
A relação das ouvidorias com os meios de comunicação
Ouvidoria Passo a Passo e Controle Social
SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE ATENDIMENTOS DA OUVIDORIA.
INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL
TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA Deixar que a sociedade enxergue os atos praticados pelo poder público, de forma clara e nítida. É mais amplo do que a.
O Catálogo é uma continuidade de iniciativas anteriores tomadas com o objetivo de promover o uso das informações públicas pela sociedade e o direito de.
SECONT NA ESTRADA - – – OUVIDORIA-GERAL DO ESTADO.
Coordenadoria de Gestão de Ouvidoria - COUVI CONTROLE SOCIAL O que é? Participação da sociedade no planejamento, acompanhamento e controle das políticas.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
O QUE É? - É um sistema nacional de registro e tratamento de informações sobre a garantia e defesa dos Direitos Fundamentais preconizados no Estatuto.
Advocacia-Geral da União Mariana Melo Ouvidora-Geral.
Transcrição da apresentação:

OUVIDORIA GERAL DO ESTADO DA BAHIA Como lidar com os resultados da avaliação: armazenamento, divulgação e transparência.

OUVIDORIA GERAL DO ESTADO DA BAHIA NOVO MODELO DE GESTÃO Criada em 2003 com modelo gerencial voltado exclusivamente à resposta ao cidadão, a partir de 2007 a Ouvidoria Geral do Estado da Bahia (OGE) passa a usar seus registros e banco de dados como ferramenta estratégica para identificar e corrigir falhas existentes no serviço público, fortalecendo assim o compromisso de exercício da cidadania com transparência e participação popular na administração executiva. Ocorre então uma mudança de foco na visão do problema. Se antes o foco era no problema de ouvidoria, hoje busca-se a melhor solução possível através do ponto de vista do cidadão. A partir de dezembro de 2012, com a lei estadual 12.618, a OGE passa a exercer formalmente o Serviço de Informação ao Cidadão.

OUVIDORIA GERAL DO ESTADO DA BAHIA OBJETIVOS PRINCIPAIS Promover o exercício da cidadania através do recebimento, encaminhamento e acompanhamento de sugestões, reclamações, denúncias, solicitações e pedidos de informação dos cidadãos, relativos à prestação de serviços públicos estaduais. Estimular a participação do cidadão na fiscalização da prestação dos serviços públicos, organizando os indicadores de avaliação da sua satisfação, no intuito de aperfeiçoar a ação do estado. Fornecer informações estratégicas para a melhoria da gestão estadual e dos serviços prestados ao cidadão.

ESTRUTURA Ouvidoria Geral Coordenação de Atendimento DO ESTADO DA BAHIA OUVIDORIA GERAL DO ESTADO DA BAHIA ESTRUTURA Ouvidoria Geral Coordenação de Atendimento Coordenação de Rede Coordenação de Tecnologia Ouvidorias Especializadas das Secretarias Estaduais Ouvidorias Especializadas de Órgãos, Departamentos, Superintendências, Autarquias, Fundações e Empresas Públicas Estaduais

OUVIDORIA GERAL DO ESTADO DA BAHIA OUVIDORIA GERAL DO ESTADO DA BAHIA REDE DE OUVIDORIAS Na Bahia, o serviço de ouvidoria do Governo do Estado funciona em rede, sob coordenação técnica da Ouvidoria Geral do Estado. São 167 ouvidorias especializadas de secretarias, fundações, empresas públicas, autarquias e demais órgãos,  interligadas através do Sistema de Ouvidoria e Gestão Pública (TAG) – software de registro e gerenciamento dos atendimentos, via web. O funcionamento em rede significa mais acessibilidade, em função das diversas portas de entrada no sistema. Permite também mais agilidade e maior qualidade na resposta ao cidadão, tendo em vista que cabe ao ouvidor especializado, em sua respectiva área, a resposta final.

OUVIDORIA GERAL DO ESTADO DA BAHIA OUVIDORIA GERAL DO ESTADO DA BAHIA FUNCIONAMENTO O TAG - homenagem a Tomás Antonio Gonzaga, inconfidente e um dos primeiros ouvidores brasileiros - não só formaliza o requerimento do cidadão, como permite que ele acompanhe o andamento do seu pleito através de senha automática de acesso, permitindo inclusive que ele escolha a forma e o meio da sua resposta: por e-mail, por telefone, por fax ou por acesso direto ao sistema pela internet. O sistema garante o anonimato do denunciante. Permite também, opcionalmente, o sigilo dos dados do requerente, que será acessado apenas por usuários previamente autorizados. O TAG gera gráficos automáticos, de acordo com os parâmetros definidos pelo usuário, facilitando a elaboração de relatórios gerenciais periódicos, que permitem o aperfeiçoamento do monitoramento e da avaliação dos programas e das políticas públicas.

NÚMEROS De 7 de março de 2003 a 31 de julho de 2014 OUVIDORIA GERAL DO ESTADO DA BAHIA OUVIDORIA GERAL DO ESTADO DA BAHIA NÚMEROS De 7 de março de 2003 a 31 de julho de 2014 o Sistema de Ouvidoria e Gestão Pública (TAG) totalizou 521.406 registros, com média mensal de 3.805. Deste total geral, 98,14% foi respondido e encerrado. Em 2013 ocorreram 64.191 registros, com média mensal de 5.349. Em 2014, até 31/7, foram 32.760 registros, com média mensal de 5.371, ou 179 por dia.

OUVIDORIA GERAL DO ESTADO DA BAHIA OUVIDORIA GERAL DO ESTADO DA BAHIA 2013 As reclamações e os pedidos de informação representaram 72,11% do total de 2013. 97,15% do total da demanda deste ano já foi respondido e encerrado. 40,07% foi respondido em um dia; 28,4% foi respondido de 2 a 10 dias; 8,27% foi respondido de 11 a 20 dias; 23,26% foi respondido com mais de 20 dias.

OUVIDORIA GERAL DO ESTADO DA BAHIA OUVIDORIA GERAL DO ESTADO DA BAHIA 2013 A internet e o telefone são o meio de acesso preferido por 79,45% dos requerentes. Atualmente estamos em fase final de testes para disponibilizar aplicativo para acesso por smartphone.

2013 O cidadão comum é responsável por quase ¾ do total de registros. OUVIDORIA GERAL DO ESTADO DA BAHIA OUVIDORIA GERAL DO ESTADO DA BAHIA 2013 O cidadão comum é responsável por quase ¾ do total de registros. 47,33% do total da demanda foi concentrado na capital do estado.

2013 - Demanda por secretarias OUVIDORIA GERAL DO ESTADO DA BAHIA OUVIDORIA GERAL DO ESTADO DA BAHIA 2013 - Demanda por secretarias A demanda das sete maiores unidades abrangeu 91, 72% do total anual.

A Lei de Acesso à Informação na Bahia OUVIDORIA GERAL DO ESTADO DA BAHIA OUVIDORIA GERAL DO ESTADO DA BAHIA A Lei de Acesso à Informação na Bahia A Ouvidoria Geral do Estado da Bahia (OGE) é o órgão responsável pela formalização e controle dos prazos de resposta dos pedidos de informação desde dezembro de 2012. (Arts. 6º e 7º da Lei Estadual 12.618/2012) Os pedidos são formalizados no Sistema de Ouvidoria e Gestão Pública (TAG) e encaminhados para o órgão competente responder em até 20 dias. No 15º dia do prazo os responsáveis pela Lei de Acesso nas diversas secretarias são notificados para cobrar a resposta dos órgãos ou da própria secretaria, caso o requerente ainda não tenha recebido a informação. A regulamentação federal e estadual gerou maior transparência, fundamentando as decisões administrativas estaduais e tem evitado a eventual responsabilização dos gestores. Em função da não regulamentação do Comitê Gestor de Acesso à Informação, na Bahia ainda há a ausência de instâncias recursais para a Lei de Acesso.

Avaliação permanente em tempo real OUVIDORIA GERAL DO ESTADO DA BAHIA OUVIDORIA GERAL DO ESTADO DA BAHIA Avaliação permanente em tempo real O Sistema Informatizado de Ouvidoria e Gestão Pública (TAG) da Ouvidoria Geral do Estado da Bahia permite uma avaliação permanente dos serviços públicos estaduais prestados ao cidadão. Possibilita a identificação imediata dos diversos tipos de problemas por secretaria e por região geográfica, ajudando a mediar e até evitar futuros conflitos. Um dos maiores desafios da OGE-BA é sensibilizar os gestores estaduais sobre as possibilidades deste poderoso mecanismo de interlocução com a sociedade.

http://www. ouvidoriageral. ba. gov. br www. twitter http://www.ouvidoriageral.ba.gov.br  www.twitter.com/ouvidoriageral  http://www.facebook.com/ouvidoriageralbahia  http://www.youtube.com/user/ouvidoriageralbahia  orkut: ouvidoria geral do estado da bahia 162 / 0800-284-0011 Jones Carvalho: (71) 3115-3870