SOCIOLOGIA APLICADA AO COTIDIANO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A escola e a prevenção ao uso de drogas
Advertisements

AS INSTITUIÇÕES TOTAIS
Relações de Convívio Solidário
Uma visão geral da vida em sociedade
Entendendo o Adolescente Normal
Psicologia do desenvolvimento I
SOCIOLOGIA E SOCIEDADE
SOCIALIZAÇÃO E CULTURA
CULTURA ORGANIZACIONAL
O Início da Comunicação
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
Fatores de Risco Fatores de risco são circunstâncias sociais ou características da pessoa que a tornam mais vulnerável a assumir comportamentos arriscados.
SOCIABILIDADE E SOCIALIZAÇÃO
INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA
Definindo a Sociologia
violência. trabalho. cultura. religião. educação política. modernidade
Estudo da pág. 31 a 38. FARAONI,Alexandre.Sociologia no ensino médio:volume único – 1º ed. – São Paulo: Edições SM,2010. – Coleção Ser protagonista.
Como a Criança Pequena se Desenvolve
Agrupamentos sociais.
ESCOLA E FAMÍLIA: UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO
A formação de hábitos de saúde deve começar no ambiente familiar.
Educação Ambiental.
UNIDADE I: Indivíduo e Sociedade
Cerimonial e Protocolo
Influência Televisiva
Educação Ambiental.
Aula 3 –Behaviorismo Comportamentalismo
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
Estrutura familiar e dinâmica social
A Entrada na Vida - Qual a Especificidade do Ser Humano. 1
Estrutura Familiar e Dinâmica Social
Introdução à Sociologia Prof.ª Elisa de Araújo Cintra
Um diálogo sobre a Educação para valores na família.
Criança 0 a 2 anos Criança de 2 a 6 anos
Aula 07 – Ensino Fundamental II
O homem, ser sociocultural
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Sociologia das Organizações
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
Genetogramas e o Ciclo de vida familiar
Consciência /Alienação: a ideologia no Nível Individual. Identidade
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Licenciatura em Pedagogia e Séries Iniciais do Ensino Fundamental Interação com o Mundo Cultural Criança e mundo Cultural.
Processos culturais: formas cotidianas de fazer as coisas. Desenvolvimento humano: as pessoas se desenvolvem como participantes das práticas e tradições.
A socialização O modo como os indivíduos aprendem e recriam habilidades, conhecimento, valores, motivos e papéis adequados à sua posição em um grupo ou.
ÉMILE DURKHEIM Prof. Ricardo Lima.
Estrutura familiar e dinâmica social
Estrutura Familiar e Dinâmica Social
AULA5: AS RELAÇÕES HUMANAS DEPENDEM DE VALORES E REGRAS
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL DOCENTE ESP : Gisele Andrade.
Émile Durkheim
Sobre as transformações nas estruturas familiares no Brasil
As fases de Ericson relativas a etapa adulta
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Socialização e sociedade da informação
Status e papel.
Família O termo “família” é derivado do latim “famulus”, que significa “escravo doméstico”. Este termo foi criado em Roma Antiga para designar um novo.
A educação como processo social
Psicologia do desenvolvimento e da Aprendizagem
Socialização e integração social
D URKHEIM E A E DUCAÇÃO. Q UEM É ELE ? Nascido em 1852, filho de um rabino, em Épinal, no leste da França, ele preferiu, desde a adolescência, abandonar.
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
Sistema de Garantia de Direitos Redes: um sistema de incompletudes.
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
Padrões de controle.
Somos todos seres sociais
Aulas 3 e 6 Instituições Sociais
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

SOCIOLOGIA APLICADA AO COTIDIANO

EXEMPLO: VESTIBULAR

REALIZAÇÃO PESSOAL • Sucesso pessoal? Intelectual? • Sucesso social ∟ adentra uma elite de educação superior (qualidade?) ∟ status • Realização social ∟ depósito de confiança no vestibulando ∟ professores, família, amigos, etc

RITO DE PASSAGEM • Semelhança com rituais tribais de passagem ∟ provas para se tornar um adulto → status ∟ exige sofrimento e reclusão (amigos, festas, viagens, etc) ∟ outro exemplo: Festa de 15 anos para as meninas!

ASPECTOS POLÍTICOS E ECONÔMICOS • Cotas → minorias étnicas → grupos carentes • Mudanças na comunidade dos locais de provas ∟ trabalho extra antes, durante e após as provas ∟ transporte coletivo ∟ vizinhos • Confiança nas empresas responsáveis pelo exame ∟ governo ∟ gráficas ∟ professores ∟ distribuidores ∟ fiscais

IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA • É a capacidade de passar de uma perspectiva a outra do conhecimento, conectando-as como parte de um mesmo evento ou ocorrência social. É uma noção mais coletivizante do evento. “A imaginação sociológica capacita seu possuidor a compreender o cenário histórico mais amplo, em termos de seu significado para a vida íntima e para a carreira exterior de numerosos indivíduos. Permite-lhe levar em conta como os indivíduos, na agitação de sua experiência diária, adquirem frequentemente uma consciência falsa de suas posições sociais. Dentro dessa agitação, busca-se a estrutura da sociedade moderna, e dentro dessa estrutura são formuladas as psicologias de diferentes homens e mulheres. Através disso, a ansiedade pessoal dos indivíduos é focalizada sobre fatos explícitos e a indiferença do público se transforma em participação nas questões públicas”. Wright Mills

QUEM SOMOS NÓS? • Por que você é assim? ∟ nascimento e vivência através de relações sociais ∟ individuais e coletivas ∟ cada indivíduo depende da existência dos outros ∟ isso une a sociedade ∟ ex: Náufrago?? Não, por que ele mantém ele conserva parte do que foi (rotina diária) ∟ indivíduo completamente isolado ∟ jamais teve contato humano ∟ não vive muito, morre muito rápido ∟ Ex: meninas-lobo

“Duas meninas foram encontradas na Índia em 1920 quando viviam no meio de uma alcateia. Elas receberam o nome de Amala e kamala. A primeira tinha cerca de 1 ano e meio e morreu um ano mais tarde. Kamala, de aproximadamente 8 anos de idade, viveu até 1929. As duas garotas nada tinham de humano e apresentavam um comportamento semelhante ao dos lobos. Caminhavam de quatro, apoiando-se sobre os joelhos e cotovelos para os pequenos trajetos e sobre as mãos e os pés para os trajetos mais longos. Comiam apenas carne crua ou podre. Bebiam como os bichos, lambendo o líquido. Passavam o dia quietas, numa sobra. À noite, eram ativas e ruidosas, uivando como lobos. Jamais choravam ou riam. Em seus outo anos de vida com os humanos, Kamala gradativamente adquiriu hábitos sociais. Precisou de mais de seis anos para aprender a andar e, quando morreu, tinha um vocabulário de cerca de cinquenta palavras. Aos poucos aprendeu a expressar afeto. Chorou pela primeira vez por ocasião da morte de Amala, sua irmã-lobo”.

AGENTES DE SOCIALIZAÇÃO • Transmitem o conhecimento e cultura da sociedade ∟ nos molda ∟ família, escola, amigos, m7eios de comunicação, trabalho, etc. ∟ imaginação sociológica • No caso da infância e adolescência ∟ recompensa e punição ∟ brincadeiras ∟ escola ∟ instituições → práticas comuns do grupo (trânsito, lugar de idoso) • Confronto às regras ∟ relacionamento não harmonioso ∟ também é um processo de socialização

FORMAÇÃO DA IDENTIDADE • Identidade pessoal (auto identidade) ∟ auto julgamento de seus atos que seguem de acordo com um padrão moral e ético → “imagem de si” • Identidade social (coletiva) ∟ imagem que os outros fazem do indivíduo ∟ interação entre indivíduos • Papel social ∟ função que cumpre na sociedade (perspectivas pessoais) ∟ pode ser linear (filho, estudante, pai, avô, etc) ∟ muito variável hoje (sociedade industrial) ∟ pressão social (pode ser um fator negativo) ∟ sentimento de fracasso (indivíduo perde o controle de si) ∟ antes poderia ser estamental (Idade Média)

SOCIALIZAÇÃO PRIMÁRIA • Família ∟ nascimento → nome → ritual religioso → valores ∟ a criança imita o adulto → primeira inspiração ∟ noções de hierarquia ∟ introduz o indivíduo na sociedade ∟ como ele deve portar-se, agir, etc. ∟ escola → mais contatos sociais → o indivíduo reforça seus valores familiares → novas regras e valores

SOCIALIZAÇÃO SECUNDÁRIA • Valores da família são reforçados por outros ∟ escola → Ex: patriotismo, moral, cumprimento das leis, etc. → Ex: escolas totalitárias (doutrinação) ∟ roda de amigos → reforça a identidade coletiva ∟ roupas, falar → foge dos laços familiares ∟ individualidade pode ser reprimida ∟ questiona os valores primários (familiares)

SOCIALIZAÇÃO SECUNDÁRIA • Mundo do trabalho ∟ obediência, produtividade, eficiência, espírito de grupo, competitividade ∟ influencia o resto ∟ dinâmica familiar ∟ tempo livre (sucesso da empresa → sucesso pessoal) ∟ desemprego ∟ influência negativa ∟ isolamento ∟ impotente

MÍDIAS • Rádio, cinema, propagandas, jornais e internet ∟ influencia o indivíduo ∟ ex: cigarro, jeito de falar, bebidas, moral, beleza, etc

CONDICIONAMENTO SOCIAL • Reciprocidade ∟ ex: “Bom dia!” → aspecto positivo ∟ aspecto negativo → “pagar na mesma moeda” • Sanções ∟ punições → ex: multas de trânsito e a possível perda de carteira → age contra a liberdade ∟ aspecto negativo → se houver excesso de punições

NATURALIZAÇÃO • Naturalizar as relações sociais ∟ é um risco ∟ desencantamento com o mundo ∟ as instituições assumem e determinam o papel do indivíduo ∟ ex: nazismo, pensamento religioso, ambiente violento