OFICINA PREPARATÓRIA PARA 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estratégia de Desenvolvimento Integrado
Advertisements

MEIO AMBIENTE E URBANISMO
LEMA: CIDADE PARA TODOS E TODAS
Superintendência Estadual de Mato Grosso Serviço de Saúde Ambiental
COMISSÃO DE VIAÇÃO E TRANSPORTES
Saneamento Básico Professora e enfermeira : Carla Gomes e Patrícia Lins.
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
As expectativas do Setor saneamento e da área de Recursos Hídricos.
Programa Brasileiro de Acessibilidade Urbana
3. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL AGENDA 21 AGENDA RIO 92 AGENDAS LOCAIS.
Conferência das Cidades Mato Grosso
1.
5ª Conferência Nacional das Cidades:
O papel político dos conselhos estaduais na 5ª Conferência Nacional das Cidades: atuação e passo a passo para mobilização O PAPEL POLÍTICO DOS CONSELHOS.
5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES
PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAPIRAMA PLANO LOCAL DE HABITAÇÃO
o Capitão Leônidas Marques!
Saneamento Básico: Do licenciamento ambiental de tratamento de esgotos e aterros sanitários. Palestrante: Guilherme Dallacosta Advogado, consultor do.
PLHIS PREFEITURA MUNICIPAL DE JABOTI
As mudanças na dinâmica econômica, social e urbana dos municípios paulistas, nas últimas décadas, exigiram a abordagem de novos temas de investigação,
Congresso Nacional Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara dos Deputados Consultoria de Orçamento, Fiscalização e Controle do Senado.
Plano Diretor de Uso e Ocupação do Solo – PDUOS de Porto Amazonas
A CONFERÊNCIA DA REFORMA URBANA
Boas vindas em nome do Ministério da Cidades e da UFMG PROGRAMA DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA – PROEXT MEC/CIDADES.
04 a 07 de Novembro/2014 – Brasília - DF
Secretaria do Desenvolvimento Urbano
MÓDULO II - CONTEÚDO BÁSICO DO PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO.
4ª - CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CIDADES GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO Novembro/2009 CIDADE PARA TODOS E TODAS COM GESTÃO DEMOCRÁTICA, PARTICIPATIVA E.
Conferência das Cidades Mato Grosso
Planejamento da Mobilidade Urbana para Cidades Sustentáveis
Gestão Estratégica na Política Pública
Lei Complementar nº 111/2011 Institui o novo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Sustentável da Cidade do Rio de Janeiro. Plano Diretor é o instrumento.
Quem muda a Cidade somos nós: REFORMA URBANA JÁ!
OFICINA PREPARATÓRIA PARA 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES    Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!
44ª Assembleia Nacional da Assemae
José Alberto Ribeiro Carvalho
CONFERÊNCIA DAS CIDADES
I OFICINA DE CAPACITAÇÃO DOS CONSELHEIROS DAS CIDADES DO MARANHÃO
Março de Objetivos Informar sobre a cidade Incentivar comunicação entre todos atores Melhorar governança Aprimorar qualidade de vida Informação.
ITANHAÉM Plano Municipal de Mobilidade Urbana de Itanhaém.
A Participação Social na formulação da Estratégia de Desenvolvimento Novembro de 2014 Esther Bemerguy de Albuquerque.
Gestão Municipal da Habitação
O PMSB é um conjunto de diretrizes, estudos, programas, projetos, prioridades, metas, atos normativos e procedimentos para avaliar o estado de salubridade.
Sugestões Câmara Técnica de Saneamento
Painel: Programa de Aceleração do Crescimento - PAC
SEMINÁRIO: Projeto de Lei 3.057/2000 – A Nova Lei de Responsabilidade Territorial Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano PAINEL – A regularização.
A Política de Mobilidade Urbana no desenvolvimento das cidades
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
Lei Federal nº /79 Parcelamento do Solo Urbano O que mudou
PLANOS MUNICIPAIS DE SANEAMENTO ago/2013
Antenor Pinheiro Superintendente da Secretaria das Cidades/GO Coordenador da ANTP Regional Centro Oeste.
Saneamento Básico: Do licenciamento ambiental de tratamento de esgotos e aterros sanitários. Palestrante: Guilherme Dallacosta Advogado, consultor do Programa.
ASPECTOS DA FISCALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DO TRÂNSITO
ÁGUA ESGOTAMENTO SANITÁRIO
MINISTÉRIO DAS CIDADES
‘ ’QUEM MUDA A CIDADE SOMOS NÓS: REFORMA URBANA JÁ!’’
Consultoria de Orçamento da Câmara dos Deputados Consultoria de Orçamento do Senado Federal Elaboração de Emendas ao Projeto de Lei Orçamentária Anual.
Nesta Campanha, o que nos motivará para o encontro e a ação conjunta é a preocupação do cuidado com a Casa Comum, o lugar onde habitamos. A Casa Comum.
REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS PROJETO : REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016 VER A NOSSA CASA COMUM “ CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE TEMA: “Casa comum, nossa responsabilidade” TEMA: “Casa comum, nossa responsabilidade” LEMA: “Quero ver o direito brotar.
2º Seminário do Programa Estadual – PROTURB: Em busca da integração regional e da redução das desigualdades. BELÉM DATA: 18 e 19/11/15 2º Seminário do.
Meio ambiente e a Agenda 21 brasileira Professora: Jordana Costa.
Ernani Ciríaco de Miranda Diretor do Departamento de Articulação Institucional Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental Ministério das Cidades Brasília,
Processos de incidência política em moradia e habitat.
A FRENTE NACIONAL PELO SANEAMENTO AMBIENTAL FNSA.
LOA – 2015 LEI ORÇAMENTARIA ANUAL. LOA 2015  Gerir, planejar, coordenar e fiscalizar o Trânsito de Veículos e Pedestres na cidade e o Transporte Urbano.
Fundação Nacional de Saúde PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO.
twitter.com/funasa.
Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental Ministério das Cidades.
Transcrição da apresentação:

OFICINA PREPARATÓRIA PARA 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES

TEMA PARA 2013: Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!

O QUE SÃO AS CONFERÊNCIAS DAS CIDADES? São momentos onde cada cidadão tem a oportunidade de avaliar as ações que já acontecem, discutir os problemas, definir o que é mais importante e propor novas maneiras para o desenvolvimento de nosso município, de nosso estado e de nosso país.

POR QUE PARTICIPAR DA CONFERÊNCIA DAS CIDADES?  Para participarmos da criação, da implementação e do funcionamento do Conselhos das Cidades; A partir de 2015, só receberão os recursos para Desenvolvimento Urbano os municípios

POR QUE PARTICIPAR DA CONFERÊNCIA DAS CIDADES?  Para colaborar na criação, na implementação e no funcionamento dos planos setoriais de Habitação,Saneamento Ambiental e Mobilidade;

POR QUE PARTICIPAR DA CONFERÊNCIA DAS CIDADES?  Para entender, opinar e participar do funcionamento dos programas governamentais: PAC e Minha Casa, Minha Vida

O Conselho Municipal das Cidades é o instrumento fundamental para nossa participação no Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano. É essencial a participação da sociedade!

PARA PENSAR EM NOSSO MUNICÍPIO  Cada um de nós conhece os Planos e Programas de Desenvolvimento Urbano?  Está sendo garantido o acesso à moradia digna e aos serviços urbanos para a população de baixa renda?

Programa de Aceleração do Crescimento – PAC e Programa Minha Casa, Minha Vida  Quais são os resultados desses programas aqui em Capitão Leônidas Marques?  Cada um de nós participa do planejamento e das decisões sobre a política de desenvolvimento urbano?

NA CONFERÊNCIA VAMOS DISCUTIR SOBRE: Políticas do Ministério das Cidades HABITAÇÃO: Moradia digna: sustentabilidade, segurança e habitabilidade – Programa Minha Casa Minha Vida; SANEAMENTO: Esgotamento sanitário, abastecimento de água potável, drenagem urbana, manejo de resíduos sólidos – PAC: prioridade para Saneamento Básico, Gestão de Riscos e Resposta a Desastres.

Políticas do Ministério das Cidades MOBILIDADE URBANA: Transporte Coletivo (Terminais e equipamentos), Acessibilidade e Pavimentação. PLANEJAMENTO URBANO E ORDENAMENTO TERRITORIAL: Planejamento Territorial Urbano, política fundiária, prevenção de desastres naturais e acessibilidade: eliminação das barreiras arquitetônicas e urbanísticas.

Políticas do Ministério das Cidades TRÂNSITO: Municipalização: gestão do trânsito quanto à pedestre, circulação, estacionamento e parada de veículos e animais, registro e licenciamento de ciclomotores, veículos de propulsão humana ou tração animal e sinalização. Participação no PARADA: Pacto Nacional pela Redução de Acidentes.

FUNDAMENTAL: Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já! A Conferência depende de você para acontecer. Participe!!!

ATENÇÃO, AGENDE SUA PARTICIPAÇÃO! Pré Conferências: * Distrito de Alto Alegre do Iguaçu: 25/04, 19h30, Clube do Vovô * Distrito de Bom Jesus; * Zona Urbana: 29/04/2013, 14h, na ASSEMCAP Grande Conferência: * Casa da Cultura, dia 17 de maio, 19h Casa da Cultura

A Primeira Conferência Municipal da nossa Cidade depende da sua participação! Não falte a esse compromisso de cidadania!

Obrigada! Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano Comissão Preparatória da Etapa Municipal da Conferência das Cidades Coordenação: Elaene Madalosso Contato: (45) ou (45)