“Promoção da Igualdade de Género e o Empoderamento das Mulheres”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DC&D II Rede Nacional Portuguesa
Advertisements

SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
1 Linhas Orientadoras Harmonização Documento Central Comum (DCC) Angola / Novembro 2012 GACDH.
Conferência Intermunicipal da Sociedade Civil
Fórum Nacional de Agricultura Porque Fórum Nacional de Agricultura?
Programa de Cooperação Transfronteiriça Portugal – Espanha
A Gestão Social pode ser vista como...
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Fundo Global de Luta contra a Aids, Tuberculose e Malária Proposta preliminar para a 9ª Ronda Fortalecimento.
Saúde e Prevenção nas Escolas
PLANEJAMENTO TERRITORIAL PARTICIPATIVO
PROGRAMA DE APOIO AO SEGMENTO DE MICROCRÉDITO
Pacto pela Saúde no Estado de São Paulo: Avanços e Desafios
Os desafios de nossa realidade exigem uma nova articulação dos espaços e dos atores para construir o futuro. O conceito de poder local :protagonismo,
O CHAMADO “TERCEIRO SETOR” E O CONTROLE SOCIAL
A gestão dos recursos, das pessoas, dos serviços e processos
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
SNV Moçambique.
PROJECTO: Integração do HIV e SIDA Resultados Resultado 1: Recursos de conhecimento sobre a integração do HIV e SIDA (guiões, kits de ferramentas,
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Projecto EMMA Projet cofinancé par les Fonds Européen de Developpement Régional Project cofinanced by the European Regional Development Fund.
Relação entre Propriedade Intelectual (PI) e a investigação técnico-científica
O Programa País Para o Trabalho Digno (PPTD) para Moçambique
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Operacionalizacao das liccoes da Conferência AfricaSan+5 Declaração Ministerial e Plano de Acção.
UNIÃO EUROPEIA Fundo Social Europeu. PO ASSISTÊNCIA TÉCNICA/FSE REGULAMENTO (CE) N.º 1083/2006, 11 de Julho, DO CONSELHO | Artigo 46.º 1. Por iniciativa.
PROJECTO: Integração do Género Resultados Resultado 1: A capacidade do MMAS (CNAM e DNM) e das OSC de analisar políticas, a assistência técnica.
BIS - Banco de Inovação Social Inovação por Boas Causas
Workshop sobre Violência de Género
United Nations Development Programme
O Mundo da Protecção Social em Língua Portuguesa Moçambique – 2013.
Diálogos Setoriais com a Sociedade Civil sobre a Estratégia do Banco para o País 2011 – 2014 – CONSOC. André Cordeiro 21 de junho de 2011 Sessão Paralela.
Coordenadora: Antonieta Nhamusso
Plataforma Nacional de Diálogo e Promoção do uso de Fertilizantes IIAM, 15 de Setembro de 2014.
ESTUDOS DE CasO ILUSTRAndo O UsO DOS MÉTODOS MISTOS
IIº Encontro do Projecto “Potencialização do Uso de Sistemas de Informação Georreferenciados nos Projectos de Combate à Pobreza de Jovens da Periferia.
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
União Europeia Instrumento Europeu para Democracia e Direitos Humanos (IEDDH) Convite para a apresentação de propostas Referencia: EuropeAid/ /DD/ACT/MZ.
Gestão Descentralizada e Compartilhada A NOVA GOVERNANÇA Salão Nacional- JULHO 2009 Silvana Parente Consultora do MTUR - IADH Com respeito ao Plano Operativo,
1 w w w. c a p l a b. o r g. p e Rio de Janeiro, 20 e 21 de maio de 2008 Painel 3: Desenvolvimento e promoção de políticas, estratégias e serviços integrados.
Prof Doutora Zélia Menete
Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aqüícola
Num contexto particular...
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Organização de parcerias Uma política de coesão mais descentralizada No interior dos Estados-Membros:
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Missão: “corrigir os desequilíbrios regionais.
Fórum Brasileiro de Economia Solidária= FBES
PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MOBILIZAÇÃO SOCIAL PARA O SANEAMENTO
Discussão em grupo: Angola, Guiné-Bissau e Moçambique.
Como funciona a União Europeia
Conferencia sub-regional da AFRACA
Historial do IFAL 3 de Maio de 2002: INAUGURAÇÃO
INSTRUMENTO EUROPEU PARA A DEMOCRACIA E DIREITOS HUMANOS (IEDDH)
A Lei nº14.881, de 27/01/2011, criou o Instituto de Desenvolvimento Institucional das Cidades do Ceará (IDECI) com o propósito de apoiar e desenvolver.
Seminário de Lançamento da 1ª Convocatória para Apresentacão de Projetos INTERREG MAC Angra do Heroísmo, 29 de janeiro de 2016 CONVOCATÓRIA.
SEMINÁRIO e-PORTUGUESE Como Melhorar o Acesso à Informação Científica e Técnica em Saúde nos PALOP S. PAULO, BIREME/OPAS/OMS, de Junho de 2007 ANGOLAParticipantes:
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
PROGRAMA DE APOIO AOS ACTORES NÃO ESTATAIS Convite à Apresentação de Propostas Administração Contratante: Gabinete do Ordenador Nacional (GON)
Compras e Inovação: Perspectivas e Resultados Jussara de Lima Carvalho Secretária Executiva - CEO Brasília 27 de agosto de 2014 ICLEI – Governos Locais.
Universidade Federal do Oeste do Pará Instituto de Ciências da Sociedade Programa de Ciências Econômicas e Desenvolvimento Regional Curso de Bacharelado.
Lei de Base da Protecção Social em Cabo Verde
GRUPO DE PESQUISA EM RECURSOS HÍDRICOS DA AMAZÔNIA Desenvolvimento de Capacidades em Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Hidrográfica Amazônica.
ProSAVANA estágio actual e perspectivas
Projectos de Cooperação com Cabo Verde Apoiar o desenvolvimento económico promovendo a qualificação profissional e o emprego.
PARCERIAS PELA IGUALDADE DE GÉNERO: Resultados Alcançados e Próximos Passos Conferência Internacional do PT07 PARTNERING UP FOR GENDER EQUALITY: Achievements.
Joaquim Bernardo A avaliação dos fundos no próximo período de programação Principais linhas de orientação e organização 12. ª R EUNIÃO DA R EDE DE A VALIAÇÃO.
Programa de Municipalização do Turismo - PNMT Prof. Debora Cordeiro Braga 02/content/av_prog/083/prog083.htm.
Para a PROMOÇÃO da SAÚDE da MÃE e da CRIANÇA PARCERIA NACIONAL Maputo, Março de 2010.
UNIÃO EUROPEIA DELEGAÇÃO NO BRASIL Brasília, 07 de junho de 2011 CONSULTA AOS REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL E AUTORIDADES LOCAIS.
Transcrição da apresentação:

“Promoção da Igualdade de Género e o Empoderamento das Mulheres” Lançamento Oficial do Projecto “Promoção da Igualdade de Género e o Empoderamento das Mulheres” Financiado Pela União Europeia Ministério do Planeamento e do Desenvolvimento Territorial

Rede Mulher Angola Fórum de ONGs que defendem interesses de género em Angola. Fundada a 4 de Agosto de 1998 com a missão de contribuir para a promoção e igualdade de direitos entre mulheres e homens no nosso País. Composta por 80 Organizações membros e individual de todos os estratos social, económica e Político ambos rural e urbano em 12 províncias do país.

“Promoção da Igualdade de Género e o Empoderamento das Mulheres”

Objectivo Geral do Projecto Contribuir para a promoção da igualdade de género e o empoderamento das mulheres e raparigas, como elemento fundamental para a prossecução dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio e para um desenvolvimento local mais equitativo, justo e sustentável, através do fortalecimento da capacidade institucional e organizacional de organizações da Sociedade Civil da Huila. RM

Objectivos Específicos Reforçar a capacidade de 10 OSC da Huila, 2 do Cunene e 2 do Namibe com vista a melhorar a eficiência e sustentabilidade das suas intervenções, promovendo simultaneamente o diálogo interinstitucional com os governos locais no sentido de influenciarem políticas e programas públicos em prol da mulher. Promover o conhecimento e a Participação das Mulheres nos Espaços de Dialogo CACs. RM

Resultados Esperados Capacidade dos actores locais para práticas de integração de género e empoderamento das mulheres na concepção, implementação e acompanhamento dos planos e orçamentos numa perspectiva de género Aumentado Membros das organizações da sociedade civil e dos CACS com maior capacidade de diálogo, lobby, advocacia e planificação, implementação e monitorar os programas nos seus distritos com enfoque no género;

Resultados Esperados cont… 3. Melhorado o conhecimento dos CACs e estimulado a participação das mulheres nos mesmos 4. Informação sobre género, governação local, instrumentos nacionais, regionais, sub-regionais e internacionais sobre os direitos das mulheres divulgado; RM

Principais Actividades 1. Capacitar e formar as OSC sobre: Monitoria e avaliação de politicas publicas Lobby e advocacia Gestão de projectos, Gestão financeira, Liderança e governação; Governação local e descentralização.

Principais Actividades cont… 2. Encontros inter-municipais e inter-provinciais sobre: Boas Práticas Experiências sobre os CACs na implementação de políticas sensíveis ao género e empoderamento das mulheres. 3. Realizar um estudo para identificar e analisar a situação das organizações que trabalham para o empoderamento da mulher RM

Principais Actividades cont… 4. Apoiar um estagiário do Instituto de Ciências Religiosas de Angola (ICRA) para que o mesmo desenvolva o seu trabalho no desenvolvimento comunitário 5. Compilar e divulgar toda a legislação, normas e directivas sobre as Administrações Municipais, os CACs e outros instrumentos nacionais, regionais, sub-regionais e internacionais sobre os direitos das mulheres RM

6. Realizar um estudo sobre a percepção das mulheres em relação aos Conselhos de Auscultação e Concertação Social (CACS) 7. Capacitar e sensibilizar sobre a integração das questões de género para os membros dos CACs, OSC, governo local e do poder tradicional, a fim de melhorar a sua participação, 8. Apoiar as OSC da província da Huila que pretendem inscrever-se no PADOR (Sistema informático da Delegação da União Europeia) para possam participar nos concursos das linhas orçamentais da União Europeia. RM

Destinatários Grupo alvo Beneficiários Finais 10 Organizações na Província da Huíla, 2 na província do Cunene e 2 na Província do Namibe. Beneficiários Finais Mulheres e jovens raparigas das Província da Huila, Cunene e Namibe RM

Abrangência Territorial Província da: Huíla Namibe Cunene RM

Orçamentos Contribuições Total: euros - 297. 762 União Europeia: 282.873,90 Rede Mulher: 14.888,1 RM

Duração do Projecto 14 meses

Contactos Endereço: Rua 8 de Fevereiro, Complexo Turístico da Nossa Senhora do Monte Telefone: 932 333 841 / 923 564 401 Email: redemulherhuila@gmail.com Website: www.redemulherangola.org

Obrigado pela vossa atenção