R e p r e s e n t a ç ã o LEITURA E REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Figuras geométricas Se olhar ao seu redor, você verá que os objetos têm forma, tamanho e outras características próprias. As figuras geométricas foram.
Advertisements

GEOMETRIA DESCRITIVA A
Geometria Geometria: parte da matemática que estuda as propriedades do espaço. Em sua forma mais elementar, a geometria trata de problemas métricos, como.
Colégio Ideal Aula de Física Leis de Reflexão da Luz e Espelhos Planos
A LINHA © antónio de campos, 2011.
1 – PERSPECTIVA ISOMÉTRICA
Projeções Ortogonais.
Perspetiva Isométrica
Geometria Descritiva 2006/2007
Geometria Descritiva 2006/2007
Geometria Descritiva A
3.º Ciclo do Ensino Básico 8.º ANO
GEOMETRIA DESCRITIVA PROJEÇÃO ORTOGONAL
Posições relativas de duas retas
ESCALAS – NBR 8196 ESCALA - É a relação entre a medida em que uma peça foi desenhada e a sua dimensão real. As ESCALAS terão seus títulos representados.
ESTUDO DA REFLEXÃO E ESPELHO PLANO
Desenho Mecânico I Aulas 1 Fernando.
IG-UNICAMP A RETA Fonte : PRINCIPE JR, A.R., Noções de Geometria Descritiva V. 1, 36. ed., Sao Paulo : Nobel, 1983.
Trigonometria e aplicações
EDUCAÇÃO VISUAL E TECNOLÓGICA
Perspectivas Prof. Cristiano Arbex 2012.
3.º Ciclo 8.º ano de escolaridade
Desenho Geométrico Ponto
Desenho Projetivo Perspectivas
Introdução aos Princípios e elementos de design
CONCEITOS PRIMITIVOS PONTO RETA PLANO r A
LUGARES GEOMÉTRICOS.
A REPRESENTAÇÃO GEOMÉTRICA
Universidade Federal do Espírito Santo Centro Tecnológico
Geometria Espacial de posição
Educação Visual e Tecnológica
Introdução a Geometria Espacial
Desenho Geométrico Esquadros.
Geometria Descritiva Prof. Alcina Santos.
Geometria Descritiva 2004/2005
3.º Ciclo do Ensino Básico 8.º ANO
Computação Gráfica – Visibilidade
Fontes primárias As fontes primárias são aquelas que possuem luz própria. São chamadas também de corpos luminosos.
Exemplos Resolvidos pág. 145
Professor: Fábio Raimundo Disciplina: Física Semi - Extensivo Espelhos
Introdução ao Projeto de Arquitetura
2.º Ciclo 6.º ano de escolaridade
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
PROJEÇÕES.
DESENHO TÉCNICO Projeção Ortogonal.
Matemática 3º ano – Ensino Médio
Projeção Ortogonal Desenho I
Constuções Geométricas Básicas
Computação Gráfica – Visibilidade Profa. Mercedes Gonzales Márquez.
Perspetiva frontal É uma representação formal em que o observador se encontra de frente para o objeto .
Introdução a Geometria Euclideana
(Os risquinhos representam a parte de trás do spelho)
Modos de definir um plano
GEOMETRIA DESCRITIVA A
GEOMETRIA ESPACIAL GEOMETRIA DE POSIÇÃO.
Ponto, reta e plano Matéria: Matemática Professora: Mariane Krull
Instituto Gay Lussac Encontros com a Arte Profª Ana Lúcia Rubens.
3.º Ciclo do Ensino Básico 8.º ANO
ESTUDO DA REFLEXÃO E ESPELHO PLANO
Prof. Me. Henrique dos Prazeres Marcelino
CONSTRUÇÃO DO TRANSFORMADO DE UMA FIGURA POR REFLEXÃO
CONE.
REFLEXÃO DA LUZ î r Ponto de incidência raio incidente
Desenhar espaços. Linhas orientadoras Na fase inicial de um desenho recorre-se habitualmente a linhas orientadoras, ou seja para tactear a posição das.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE - Campus Apodi Desenho – Aula 5 Vistas ortográficas principais: vista frontal,
Princípios de Composição Plástica
PLANOS DE PROJEÇÃO. GEOMETRIA DESCRITIVA
Professor Marcos Eric Barbosa Brito
ÓTICA GEOMÉTRICA caminho dos raios de luz PRINCÍPIOS DA ÓTICA GEOMÉTRICA Propagação Retilínea reversibilidade independência do caminho ótico CLASSIFICAÇÃO.
Perspectivas.
Transcrição da apresentação:

R e p r e s e n t a ç ã o LEITURA E REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO. AS RELAÇÕES ENTRE AS FORMAS NO ESPAÇO.

O ESPAÇO REAL ou pleno, reúne, pelo menos, três dimensões (comprimento, largura e altura). E pode ser ABERTO, amplo, descoberto, exterior… …ou FECHADO, limitado, restrito, interior, coberto…

Espaço e Forma Tridimensional Estátua de D. Sebastião Edificada em 1973, Lagos, da autoria do escultor português João Cutileiro.

Espaço e Forma Bidimensional A Máscara do Olho Verde Obra de 1915; Técnica Óleo sobre Tela; Museu Municipal Souza Cardoso (Pintor)

O espaço representado nesta pintura é ilusório O espaço representado nesta pintura é ilusório! As personagens estão no interior de uma taberna, mas na verdade o suporte visual é bidimensional… "O Fado" Pintura naturalista de José Malhoa, 150cm x 183cm, 1910,Museu da Cidade de Lisboa.

Nesta obra, o artista pintou uma porta num espaço tridimensional Nesta obra, o artista pintou uma porta num espaço tridimensional. Na verdade, é uma representação bidimensional, que causa no observador a ilusão de realidade. Também designado Tromp l’Oeil. Abertura em Trompe l'Oeil (Ilusão de Profundidade) Obra de 1972, Salvador Dali, Pintor Surrealista.

Anamorfose Ilusória Pintura Mural de Eduardo Relero. Outro exemplo de Tromp l’Oeil, mas neste caso, o artista recorreu a uma intervenção num elemento arquitetónico (Muro). Para tornar o espaço mais aberto criou um cenário ilusório na superfície da barreira arquitetónica. Continua a ser uma representação bidimensional.

Posição relativa de objetos no espaço Posição dos objetos no espaço Posição relativa de objetos no espaço Vertical Horizontal Oblíqua

Representação do Perto – Longe Posição dos objetos no espaço Representação do Perto – Longe Através da dimensão

Representação do Perto – Longe Posição dos objetos no espaço Representação do Perto – Longe Através da dimensão

Representação do Perto – Longe Posição dos objetos no espaço Representação do Perto – Longe através da cor Repara como as montanhas mais longe têm uma cor mais clara e menos intensa.

Representação do Perto – Longe Posição dos objetos no espaço Representação do Perto – Longe À frente – Atrás (sobreposição)

Representação do Perto – Longe Posição dos objetos no espaço Representação do Perto – Longe À frente – Atrás (sobreposição)

Opacidade - Transparência Posição dos objetos no espaço Opacidade - Transparência

Opacidade - Transparência Posição dos objetos no espaço Opacidade - Transparência

Opacidade - Transparência Posição dos objetos no espaço Opacidade - Transparência

Opacidade - Transparência Posição dos objetos no espaço Opacidade - Transparência

Posição dos objetos no espaço Os Planos

Posição dos objetos no espaço Os Planos

Posição dos objetos no espaço Os Planos

Posição dos objetos no espaço Os Planos

Posição dos objetos no espaço Os Planos

Posição dos objetos no espaço Os Planos

Posição dos objetos no espaço Os Planos

Posição dos objetos no espaço Os Planos

Posição dos objetos no espaço Os Planos

Posição dos objetos no espaço Os Planos

Posição dos objetos no espaço Os Planos

Posição dos objetos no espaço Os Planos

Posição dos objetos no espaço Os Planos

Posição dos objetos no espaço Os Planos

Posição dos objetos no espaço Os Planos

Posição dos objetos no espaço Os Planos

Posição dos objetos no espaço Os Planos

Posição dos objetos no espaço Os Planos

Posição dos objetos no espaço Os Planos

Posição dos objetos no espaço Retas e Planos Retas Complanares São retas que pertencem ao mesmo plano. Estas retas são não complanares, relativamente às retas vermelhas. São, no entanto, complanares entre si. Que retas serão paralelas entre sí? Que retas são concorrentes entre sí?

Posição dos objetos no espaço Neste plano, que retas são paralelas entre sí? Retas e Planos

Posição dos objetos no espaço Neste plano, que retas são concorrentes entre sí? Retas e Planos Todas as retas que se cruzam são concorrentes

Posição dos objetos no espaço Posição dos objetos no espaço Retas e Planos Esta reta é concorrente com o plano azul. Esta reta pertence ao plano azul. Porque interseta o plano azul mas, não faz parte dele. Esta reta é paralela ao plano azul. Porque é paralela a uma reta pertencente ao plano azul.

Retas perpendiculares Posição dos objetos no espaço Retas perpendiculares 90 º Quando duas retas se cruzam formando um ângulo de 90 graus, elas são perpendiculares.

COMUNICAÇÃO TECNOLÓGICA ESQUEMAS GRÁFICOS AS VISTAS DE UM OBJETO

EXISTEM MUITAS FORMAS DE REPRE-SENTAR TÉCNICA E GRÁFICAMENTO OS OBJETOS. Os objetos podem ser represen-tados em perspetiva (ilusão de volume) ou através de métodos das vistas ortogonais (sistema de 2, 3, 4 ou 6 vistas). Vamos analisar o método das 3 vistas, que pode ser utilizado na representação de formas (modelos) simétricos. Assim, imagina 3 planos perpendiculares entre si (Planos Projetantes): Plano Vertical Plano Horizontal Plano Lateral

PRISMA TRIANGULAR

VAMOS COLOCÁ-LO NO ESPAÇO FORMADO PELOS TRÊS PLANOS PROJETANTES. Supondo que és o observador, vais te colocar por cima do prisma de modo a veres o topo dessa forma.

IMAGINANDO QUE POR CADA VÉRTICE VISÍVEL DO PRISMA FAZES INCIDIR RAIOS VISUAIS PERPENDICULARES AO PLANO HORIZONTAL, OBTERÁS UMA PROJEÇÃO CONFOR-ME A FIGURA A AMARELO. A essa representação designa- se de vista de topo ou PLANTA.

Continuando a observar o prisma, agora vais te colocar de frente para o Plano Lateral de modo a veres a forma de lado.

IMAGINANDO QUE POR CADA VÉRTICE VISÍVEL DO PRISMA FAZES INCIDIR RAIOS VISUAIS PERPENDICULARES AO PLANO LATERAL, OBTERÁS UMA PROJEÇÃO CONFORME A FIGURA A LARANJA. A essa representação designa- se de vista de perfil ou ALÇADO LATERAL.

Agora vais te colocar de frente para o Plano Vertical de modo a veres a forma de frente.

UMA VEZ MAIS, POR CADA VÉRTICE VISÍVEL DO PRISMA FAZES INCIDIR RAIOS VISUAIS PERPENDICULARES AO PLANO VERTICAL, OBTERÁS UMA PROJEÇÃO CONFORME A FIGURA A VERMELHA. A essa representação designa- se de vista de principal ou ALÇADO FRONTAL.

DEPOIS DE REUNIRES AS TRÊS VISTAS ORTOGONAIS DO PRISMA, PODES RETIRAR O OBJETO DO ESPAÇO DE MODO A OBTERES O ALÇADO PRINCIPAL, O ALÇADO LATERAL E A PLANTA. Assim, passas a ter o objeto dado pelas suas vistas e não precisas de vê-lo virtualmente no espaço. Obténs um objeto representado pelas suas vistas.

POR ÚLTIMO, SE REBATERES OU RODARES O PLANO LATERAL E O PLANO HORIZONTAL CONFORME AS SETAS TRIANGULARES, OBTERÁS A REPRESENTAÇÃO DO PRISMA PELAS TRÊS VISTAS. ATENÇÃO, NÃO TE ESQUEÇAS QUE PARA ESTE TIPO DE DESENHO NECESSITAS DOS INSTRUMENTOS DE DESENHO TÉCNICO (RÉGUA, ESQUADRO E COMPASSO). AS DIMENSÕES FICAM SEMPRE EM VERDADEIRA GRANDEZA, OU SEJA, COMO SE ESTIVESSES A VER CADA VISTA DE FRENTE. AS LINHAS DE CHAMADA TRADUZEM OS RAIOS VISUAIS OU PROJETANTES. SÃO SEMPRE PARALELOS E/OU PERPENDICU- LARES ENTRE SI E EM RELAÇÃO AOS EIXOS (VERTICAL E HORIZONTAL).

EDUCAÇÃO Visual - 2.º Ciclo Professores: João Pedro Pereira 6.º ano Representação (R6) Professores: João Pedro Pereira Nélio Aguiar