A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA EM AMBIENTES INFORMATIZADOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Advertisements

Informática na Educação
COMPETÊNCIA LÓGICO-MATEMÁTICA
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
“Um melhor aprendizado não surge das descobertas de novas maneiras do professor instruir, mas de dar ao aprendiz melhores oportunidades de construir.”
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
UMA EXPERIÊNCIA COM AMBIENTES DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA: A EDUCAÇÃO EM ÁREAS COSTEIRAS ATRAVÉS DE PÁGINAS WEB Antonio Fernando S. Guerra Orientador:
2º encontro – Professores Maio de 2012
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
Educação e Práticas Pedagógicas
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
APRENDIZAGEM X AQUISIÇÃO
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
Behaviorismo.
Prof. Rita de Cássia S. Eger -
História da educação Tendência Liberal renovada
QUAL A RELAÇÃO ENTRE EPISTEMOLOGIA E PEDAGOGIA DAS CIÊNCIAS?
Metodologia: Piaget e Vygotsky
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Percepção do Espaço Pela Criança
ESTUDO DA MATEMÁTICA Parte II
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Psicologia e educação: compartilhando saberes
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Disciplina: Estágio Supervisionado I
A TEORIA PSICOGENÉTICA DE PIAGET
O professor de ensino fundamental e médio está preparado para utilizar o computador como ferramenta integrada na metodologia de projetos de aprendizagem?
Estrutura pedagógica Fernando Spanhol
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Jogos e Aprendizagem JOGOS e Aprendizagem Ensaiando e Ensinando Comportamentos - Uma abordagem psicológica -
FACIMINAS – Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
Com certeza, os seus pertences pessoais estão guardados em um guarda-roupa. No entanto, se estão organizados ou não, dependerá de cada pessoa. Mesmo estando.
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
SILVANA BERBEL FERNANDES
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DA MATEMÁTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Perguntas de Modelação
Softwares Educacionais – Cód
A avaliação vista sob o aspecto da educação a distância Maurício Rosa Marcus Vinicius Maltempi.
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
Docência do Ensino Superior
Situação de Aprendizagem
Professor José Medina DIDÁTICA Professor José Medina
CONSTRUTIVISMO E ENSINO DE CIÊNCIAS
PIAGET. Fatos psicogenéticos (Driver, Asoko, Leach, Mortimer & Scott, 1999; Montoya, 2004)  Evidenciam a necessidade urgente de abolir, no campo educacional,
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
Informática na educação:
Como desenvolver as implicações de Piaget utilizando mapas conceituais? G4 - Camila e Patricia.
As Concepções Pedagógicas.
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Professor Dr. Renato Vaz
A pré história da linguagem escrita
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Aprendizagem da matemática
PROJETOS A tecnologia como ferramenta nos trabalhos com PROJETOS, visando o desenvolvimento das Múltiplas Inteligências Nilbo Ribeiro Nogueira.
M ÉTODOS COGNITIVOS Características gerais A organização do conhecimento, processamento de informações estilos de pensamento ou estilos cognitivos, comportamentos.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA PROMOÇÃO DA.
Transcrição da apresentação:

A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA EM AMBIENTES INFORMATIZADOS

Piaget diz que o conhecimento se constrói a partir das ações do sujeito. São destacados alguns dos recursos que dão suporte as ações do sujeito e que consequentemente favorecem a construção do conhecimento matemático.

Na aprendizagem da Matemática este suporte é a possibilidade do “fazer matemática”: experimentar, visualizar múltiplas facetas, generalizar, enfim, demonstrar o que foi construído. Exemplos de alguns ambientes ilustram tal processo:

Antes de utilizar um jogo, simulador ou objeto de aprendizagem devemos analisar e diferenciar do conteúdo que é fixo diferentemente de um software educativo que pode ser manipulado, modificado ...

Após ser feito isso, temos que analisar se o software selecionado é mais importante que usar um livro, uma música ou uma outra atividade. Após isso, se for melhor, ele tem que ser um diferencial. E o que estas diferenças trazem de significativo para o processo de ensino - aprendizagem da Matemática e para o desenvolvimento cognitivo do indivíduo?

Não são de interesse as ferramentas que guardam características de métodos de ensino que privilegiam simplesmente a transmissão de conhecimento e em que a ‘medida’ de aquisição deste conhecimento é dada pela habilidade do aluno em memorizá- lo e reproduzi-lo, sem que se evidencie um verdadeiro entendimento.

Mas sim aquelas que trazem em seus projetos recursos em consonância com concepção de aprendizagem dentro de uma abordagem construtivista, progressista, socio interecionista, a qual tem como princípio que o conhecimento é construído a partir de percepções e ações do sujeito, constantemente mediadas por estruturas mentais já construídas ou que vão se construindo ao longo do processo, tomando-se aqui a teoria do desenvolvimento cognitivo de J.Piaget como base teórica, dentre outros.

Conclusão “É necessário que o professor organize um trabalho estruturado através de atividades que propiciem o desenvolvimento de exploração informal e investigação reflexiva e que não privem os alunos nas suas iniciativas e controle da situação. O professor deve projetar desafios que estimulem o questionamento, a colocação de problemas e a busca de solução. Os alunos não se tornam ativos aprendizes por acaso, mas por desafios projetados e estruturados, que visem a exploração e investigação” (Richards, 1991)

“Um dos maiores problemas na educação decorre do fato que muitos professores consideram os conceitos matemáticos como objetos prontos, não percebendo que estes conceitos devem ser construídos pelos alunos...De alguma maneira os alunos devem vivenciar as mesmas dificuldades conceituais e superar os mesmos obstáculos epistemológicos encontrados pelos matemáticos...Solucionando problemas, discutindo conjecturas e métodos, tornando-se conscientes de suas concepções e dificuldades, os alunos sofrem importantes mudanças em suas idéias...”(Vergnaud, 1990)

Referência Papert, S. 1994: A Máquina das crianças: repensando a escola na era da Informática. Piaget,J. 1974: Aprendizagem e Conhecimento, em Piaget, P. & Gréco, Formação de professores em Informática na Educação – Projovem - Manual do Educador.