Www.qualidadepropar.com. Fundamentos do Comportamento I LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“Desenvolvendo Líderes 2012” Práticas e pensamentos inovadores
Advertisements

FACULDADES SANTA CRUZ COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
Regina Célia Baptista Belluzzo
Por Quê os Planos Falham?
O CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE
Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva
LIDERANÇA ORGANIZACIONAL.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
GESTÃO POR COMPETÊNCIA
LIDERANÇA.
GERENCIAMENTO CONFLITOS E NEGOCIAÇÕES
A ESSÊNCIA DA LIDERANÇA
Valor Consultoria Empresarial
HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
“O Profissional do Futuro, Hoje!”
AULA 5 - Plano de ação para melhoria do desempenho do líder de equipes
LIDERANÇA Capacidade de inspirar, motivar e movimentar pessoas a atingir e superar metas, ultrapassando aquilo que aparentava ser seus limites. Transformar.
Coaching lcz.
Avaliação de vendedores
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
Encontro de Diretores Escolares SRE Metropolitanas A, B e C
CAPÍTULO 12 Liderança.
Prof. Dr. Murilo de A. S. Oliveira
LIDERANÇA A liderança é um dos papéis mais importantes dos administradores. A pessoa que desempenha o papel de líder influencia o comportamento de um ou.
Liderança em Pequenas e Médias Empresas
Gestão por Competências
Identificação e Desenvolvimento de Novos Líderes
Considerações sobre Motivação e Liderança
LIDERAR É EDUCAR Dulce Magalhães
O que é Gestão: Gestão significa gerenciamento, administração, onde existe uma instituição, uma empresa, uma entidade social de pessoas, a ser gerida.
Planejamento e Gerência de Projeto Plácido Antônio de Souza Neto
ILDH – Coaching Individual e Grupal
PAPÉIS DO GESTOR DE PESSOAS Profª. Sônia Veiga.
Gestão por Competências
Profª Rennata Paolla LIDERANÇA Profª Rennata Paolla
Pr. Jonas Arrais Associação Ministerial DSA
Transformação Organizacional Desafios e Premissas Antonio Flavio Testa.
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
COACHING EDUCATION.
O que é Liderança? Liderança
A Liderança com o uso do Coaching como Ferramenta Gerencial
LIDERANÇA SITUACIONAL MACON MATURIDADE NA RELAÇÃO MATURIDADE NA TAREFA PARTICIPAR3ORIENTARPERSUADIR2 DELEGAR4DETERMINARORIENTAR1.
Capítulo 1 A administração hoje.
A liderança é passível de ser adquirida e ser desenvolvida
Delegação, Centralização e Descentralização
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
Liderança IFNMG.
Seminário Internacional : Boas Práticas em Gestão Escolar GESTÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS E GESTÃO DA APRENDIZAGEM David Albury Consultant, Global Education.
LIDERANÇA SANDRA PULINO 2012.
WORKSHOP Gestão de Pessoas.
CONCEITO DE LIDERANÇA BASE DE AUTORIDADE TIPO DE LIDERANÇA
Liderança Contingencial
Mod 5 – tópicos de Gestão de R.H
Planejamento de Recursos Humanos O planejamento estratégico dos recursos humanos pode ser definido como um processo para fornecer pessoas capazes e motivadas.
NEGOCIAÇÃO E GESTÃO DE CONFLITOS.
Como Administrar na Sociedade Moderna
Prof.João Galdino. . Liderança é a influencia interpessoal exercida numa situação e dirigida através do processo da comunicação humana à consecução de.
Gestão de Pessoas no Setor Público
Princípios de gestão da qualidade
Habilidades e características do líder
GESTÃO ORGANIZACIONAL
AS PESSOAS E AS ORGANIZAÇÕES
Gestão do Desempenho Organizacional Fundamentos Administrativos
LEARNING ORGANIZATION
Transcrição da apresentação:

Fundamentos do Comportamento I LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO

Proporcionar aos participantes a aquisição e/ou aprimoramento das habilidades comportamentais de liderança, buscando a eficácia como lideres de um time de trabalho comprometido com os objetivos da empresa OBJETIVO

Conteúdo Metodologia Contrato de Trabalho Introdução Horário Celulares e Recados Sigilo quanto ao trabalho

É o processo de exercer influência sobre um indivíduo ou um grupo, com esforços para a realização de um objetivo, em determinada situação. Definição Liderança

Habilidades Básicas Técnica Humana Conceitual

AA AI AS Habilidades Básicas Técnica Humana Conceitual

Poder de Posição Poder Pessoal Potencial de Influência

Processo da Liderança DiagnosticarAdaptarComunicar Influência do Comportamento

Aperfeiçoamento Satisfação Proteção Maslow

Processo da Motivação NecessidadeObjetivo Comportamento

V Fisiológica W Segurança Y A.E Z A.R X Associação

Motivação na Prática Ter oportunidades de desenvolvimento profissional Sistema de remuneração justo; Definição, enriquecimento e ampliação de cargos; Participação nas suas atividades diárias; Trabalho compartilhado; Sentir-se valorizado pelo líder imediato;

Os colaboradores possuem uma boa compreensão do que precisa ser feito no trabalho,... ao mesmo tempo que possuem um sentido de auto-importância e dedicação para realizá-lo Resultado

Ninguém Motiva Ninguém, Mas o desejo de reconhecimento é uma das mais profundas necessidades humanas

ET ER 100% NovaSituaçãoVelha 1234 BaixaMaturidadeAlta 1234 BaixoDesempenhoAlto AT BR AT AR BT AR BT BR

 Comportamento de Tarefa: é a medida com que o líder dirige as pessoas, dizendo-lhes o que fazer, quando, onde e como fazê-lo. Estabelece objetivos e define seus papéis.  Comportamento de Relação: é a medida com que um líder se empenha em comunicar-se bilateralmente com as pessoas, dando-lhes apoio, encorajamento e estímulos positivos. Significa ouvir ativamente as pessoas e apoiar-lhes os esforços. Fonte: Hersey & Blanchard (1986, pag.187) Liderança Situacional

Relações Alta e Tarefas Baixas Compartilhar (Troca idéias e facilita a tomada de decisão) Tarefa Alta e Relações Altas Persuadir (Explica as decisões e oferece oportunidades de esclarecimentos) Tarefa Alta e Relações Baixas Delegar (Transfere a responsabilidade das decisões e de sua execução) Tarefa Baixa e Relações Baixas Determinar (Fornece instruções específicas e supervisiona estritamente o seu cumprimento) Estilos Comportamentais

É a capacidade e a disposição das pessoas de assumir a responsabilidade de dirigir seu próprio comportamento. Essas variáveis de maturidade devem ser consideradas somente em relação a uma tarefa específica a ser realizada. Fonte: Hersey & Blanchard (1986, pag.187) Maturidade

É uma forma fundamentalmente diferente de trabalhar juntos; (colaboradores, equipes e empresa) Empowerment/Empoderamento

Dar ao pessoal a autoridade para fazer mudanças no trabalho em si, assim como na forma como ele é desempenhado. Características: Envolvimento de sugestão; Envolvimento do trabalho: Dar poder aos colaboradores de projetar seus trabalhos; Alto envolvimento: Cada indivíduo de uma operação contribui para a estratégia global, e assume responsabilidade por isso. Crédito: Slack, Chambers e Johnston, 2002Rogerio Simões Griffo13 Empowerment

Tem como objetivo conscientizar e instrumentalizar visando processo de autonomia e responsabilidade; Talento, auto-responsabilidade e capacidade de decisão É preciso papel de liderança !!! O líder tem que atuar como o principal agente de mudança !!! Empowerment significa que todos os níveis têm autonomia de decisão. Filosofia Empowerment = dar poder

“Hoje não se avalia mais um gerente pelo número de pessoas que se reportam a ele, mas sim pela sua capacidade em fazer essas pessoas decidirem por si mesmas e trabalharem a massa de informações disponíveis na empresa.” (desconheço o autor) Filosofia Empowerment = dar poder

AUTOCONHECIMENTOAUTOGESTÃO HABILIDADES SOCIAISCONHECIMENTO DO OUTRO COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS Inteligência Emocional

“Não são os mais fortes da espécie que sobrevivem, nem os mais inteligentes, mas sim os que respondem melhor às mudanças.” Charles Darwin Mensagem

Catalizador de mudanças Visão estratégica Visão sistêmica Compromisso com resultados Equilíbrio emocional Espírito de liderança Trabalho em equipe (com os seus liderados) Atuação em equipe (com os seus pares) Flexibilidade sócio-cultural As competências necessárias para um líder no início do século XXI

Predisposição para Ações de Gestão e Assertividade nas Decisões

Crédito:Arthur Diniz – economista, coacher DIFERENÇA ENTRE: Essenciais; Fazem certas coisas; Transformam pessoas; Vêem o todo. A liderança está dentro da pessoa; LÍDERES Sua prática é uma arte; GERENTES A Gerência está na cabeça da pessoa; Sua prática é uma ciência; Necessários; Fazem coisas certas; Coordenam pessoas; Cuidam dos detalhes.

Técnico em Inglês “É saber dar as ferramentas/instruções necessárias para que sua equipe chegue às próprias soluções” Dennis Matthies (professor da Univ. Stanford) ENSINAR OS SEUS COLABORADORES A RACIOCINAR, A ANALISAR AS SITUAÇÕES E A ACHAR A MELHOR SAÍDA PARA OS PROBLEMAS, BASEANDO-SE NOS PRINCÍPIOS DE CADA UM DELES COACHER

A DIFERENÇA ENTRE CHEFE E COACH Controla o Comportamento CHEFE Libera o POTENCIAL Dá Ordens Desperta a MOTIVAÇÃO Foca na execução da tarefa Foca no Processo Resolve problemas Ouve e ensina a resolver problemas Assume a responsabilidade Dirige as Pessoas Compartilha responsabilidade Serve as pessoas COACH

O verdadeiro líder anda na frente dos demais, abrindo caminhos para a evolução, criando a visão do futuro, agarrando oportunidades, enfrentando desafios, estimulando seguidores e não seguidores ao crescimento e a contribuir, positivamente, para a evolução das pessoas, empresas, comunidade, país e o planeta.. Obrigado! Equipe Propar Mensagem Final