Jesús Martín-Barbero 'Estudar apenas os meios de comunicação não é o mais importante, porque o ponto-chave do processo é desde onde se assiste'

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planificação e Desenvolvimento Curricular na Escola
Advertisements

Televisão: observador ou criador da realidade? João Brant.
Educação com e para as mídias: desafios e possibilidades
ESCOLA DE FORMAÇÃO POPULAR EM DIREITOS HUMANOS CURSO CONSTRUINDO DIREITOS HUMANOS COMUNICAÇÃO & CULTURA Gleber Pieniz Jornalista.
O que é a mídia? Definição de conceitos e gêneros
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Processo de Comunicação
Estudos da comunicação midiática
Teoria Crítica – Escola de Frankfurt - Contextualização -
RITUAIS, RITOS DE PASSAGEM E INICIAÇÃO
SOBRE OS AUTORES DAS OBRAS RESENHADAS
Semana Teológica Prof. Dr. Pe. Pedro Gilberto Gomes,sj
Teorias / Funcionalismo
Referenciais Teóricos
MODELOS TEÓRICOS PARA O ESTUDO DO Jornalismo e a Comunicação
Mídia-educação: conceitos, pressupostos e competências
“O homem como mídia primária”
INDÚSTRIA CULTURAL.
LIVRO – TRADICIONAL X ELETRÔNICO
ANTROPOLOGIA by d´Avila, Edson.
Cuidar e Educar: Papel de quem?
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Comunicação Empresarial
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
“Estamos passando por um processo de transformação social que não tem mais volta; hoje, temos uma nova forma de trocarmos saberes e de desenvolver conhecimento.
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
AS ATIVIDADES NA TERAPIA OCUPACIONAL: REFLEXÕES SOBRE A COMPREENSÃO DA AÇÃO COMO PRECEDENTE DO PENSAMENTO RAFAEL RISI RISI1; MARISA TAKATORI1; TATIANY.
Tecnologias e Educação Matemática
Bolsista Prodoc: Carlos R. S. Milani Grupo de pesquisa: Núcleo de Estudos sobre Poder e Organizações Locais (NEPOL), da EAUFBA Capital social, participação.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
O QUE É MÍDIA TRAINING?. É a técnica que orienta como agir diante dos jornalistas: Responder de forma clara, precisa, segura; Evitar enganos, distorções.
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
FORMAÇÃO DE PROFESSOR DE ANÍSIO TEIXEIRA À CIBERCULTURA: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES ONTEM, HOJE E AMANHÃ. MARCO SILVA.
em Educação em Direitos Humanos
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
Clareza do texto.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Eliane de Medeiros Ramalho O Audiovisual na Educação: Recepção e Produção Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ Coordenação.
EAD como prática educomunicativa: emoção e racionalidade operativa Ismar de Oliveira Soares Doutorado em Informática na Educação Arquiteturas Pedagógicas.
Plano Municipal do Livro e da Leitura.
TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
Tendências da Linguagem Publicitária
Ponto de partida Capítulo 3
NO ESFORÇO DE COMPREENDERMOS A REALIDADE
Teoria Crítica – Escola de Frankfurt - Contextualização -
CANAIS E FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO
Crítica da Comunicação de Massa Profa. Carol Casali
Especialização em Docência do Ensino Superior
PROFA. REANE FRANCO GOULART Letramento Digital - Publicação Video 1.
Lógica e Filosofia da Ciência Professor Ulisses Mauro Lima
 1- Real X Virtual (Não se opõem!!!) Experiência.
Características e Conceitos.  MASSIVA  INTIMISTA  DISPERSIVA  SELETIVA.
 Os dicionários costumam definir tradução como “ato ou efeito de traduzir”. Enquanto ato, leva o tempo que o tradutor emprega no seu trabalho; como efeito,
ANTROPOLOGIA.
Principais obras: Economia das Trocas Simbólicas (1977) Esboço sobre a Teoria da Prática (1977) A Distinção: crítica social do julgamento (1979) Homo Academicus.
A filosofia no Brasil do século XIX
Avanços da psicologia social na América Latina
Comunicação, desenvolvimento regional e local e ruralidades A juventude rural e as novas fronteiras culturais entre o campo e a cidade a partir do debate.
Classificação facetada: um exemplo na área de Comunicação 09 de maio de 2014.
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
José Cristian Góes 3 de julho/2009 SINTESE Oficina Pedagógica da Resistência Leitura crítica da mídia e o papel do(a) professor(a) na escola V parte.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
EDGAR MORIN Formadores: Janaina R. Pitas CEFAPRO – Primavera do Leste
BNCC: currículo, educação e língua portuguesa
Aprendizagem Organizacional Luciano Thomé e Castro.
 O que é um conceito?  O espaço na Física Clássica é o mesmo que na Relatividade?  Caso não, o que os diferencia?
Tefko Saracevic.  Professor Emérito da Escola de Comunicação e Ciência da Informação de Rutgers da Universidade Estadual de Nova Jersey (EUA). Saracevic.
Transcrição da apresentação:

Jesús Martín-Barbero 'Estudar apenas os meios de comunicação não é o mais importante, porque o ponto-chave do processo é desde onde se assiste'

Jesús Martín-Barbero, nascido em Ávila (Espanha), é semiólogo pela École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris (França) e doutor em Filosofia pela Université Catholique de Louvain (Bélgica) e em antropologia e semiótica. Professor conhecido por seus trabalhos na área da Comunicação. Vive na Colômbia desde 1963.

Ele fundou o Departamento de Ciências da Universidade Del Valle de Comunicação, foi presidente da Associação Latino- Americana de Pesquisadores em Comunicação e membro ativo da Federação Latino-Americana de habilidades de comunicação social. Além disso, trabalhou como pesquisador associado na Universidade Complutense de Madrid e professor da Cadeira de Barcelona Universidade Autônoma UNESCO na Universidade de Stanford e da Escola Nacional de Antropologia e História do México.

Ao lado de seu trabalho como professor, foi assessor de revistas internacionais, como a Sociedade (Buenos Aires), Analisi (Barcelona), Versão (México), Diálogos de comunicação (Lima) e A revisão comunicação (Califórnia), entre outros.

Eixo Epistemológico: é preciso se posicionar para produzir a crítica sobre a comunicação. O autor é contrário à corrente funcionalista. Utiliza-se dos pressupostos invocados pela Escola de Frankfurt e, em parte, pelos Estudos Culturais: "Não existe comunicação sem cultura, nem cultura sem comunicação" O estudo da comunicação não pode ser fragmentado, pois é um processo. Todos os elementos devem ser estudados juntos: emissor, mensagem, canal, receptor... Há uma interdependência entre as partes.

Eixo Metodológico: como se constitui o sistema televisivo na América Latina? Como se constituiu a mídia na América Latina? Qual a importância da telenovela na América Latina? A problemática da comunicação situada nesse lugar: reflexão.

Eixo Lógico: formulação de perguntas e questionamentos Eixo Lógico: formulação de perguntas e questionamentos. Martín não considera seu pensamento sobre a comunicação concluído. Quantas identidades latino americanas existem? A colonização é diferente, mas há características em comum, que ligam os povos latinos: melodrama > busca de uma identidade.

Dos Meios às Mediações: relações das tecnologias com os sujeitos (não só os receptores) Produção <-> Mensagem e Meio <-> Recepção Cultura vivida: cotidiano: pensar todo o processo junto: mediações Sua obra não tem conclusão. Talvez um dia, porém, nunca poderá ser generalizada. Nunca valerá para todas as situações. TELEVISÃO: linguagem única que troca experiência com os outros meios: mestiçagem de literatura, cinema, rádio, jornal impresso e hoje em dia, até mesmo, internet.

*Descrever a Trajetória do pensamento comunicacional de Martin-Barbero não é tarefa fácil, Pois trata-se de um encontro de um pensador de formação Européia e o pensamento latino-americano. *O que Barbero quer, é pensar o discurso como o lugar do acontecimento, atravessando pelas tensões que ocorrem entre o emissor e o mediador

Bruno Costa Caio Simonini Ednei Pacheco Igor Nascimento Rafaela Barboza Silvana Faustino Vagner Liberato RA – 913118607 RA –912200684 RA –912207230 RA – 912207260 RA – 912205025 RA – 912205509 RA – 912200204

Fim...