Docente: Prof. Dr. Nuno Corte - Real 2ºCiclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS NA ESCOLA
Advertisements

Auto-avaliação avaliação de desempenho docente (2009/2011)
Algoritmos e conceitos: O que fazer com a divisão?
AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Visão Global do Projecto
No primeiro período, o nosso principal objectivo, foi criar um website consistente, tarefa que foi bem sucedida. Neste segundo período era de esperar o.
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
Metodologia e Didáctica
Capítulo 9 – Progressão Aritmética (PA)
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA FACULDADE DE LETRAS DISCIPLINA: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E ENSINO DO PORTUGUÊS PROFESSORA: TABITA.
TANGRAM Mestrado Profissionalizante em
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 04
CONSIDERAÇÕES SOBRE APLICAÇÃO DO PROJETO “DESCOBRINDO PROFISSÕES”
INTRODUÇÃO À NATAÇÃO.
New Dimension New Dimension Cursos a Distância Cursos a Distância.
Rubrica para a Nota de Classe 2
EMPRESÁRIOS NA ESCOLA.
Jogos.
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
Média, moda e mediana.
MetodologiaTrabalhoeProjecto Projecto é um plano com um conjunto descritivo de acções, instrumentos e componentes necessários à concretização de um produto.
Mobilização da Comunidade Escolar
2º ORIENTAÇÃO TÉCNICA SAPEs PCNP DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
O Uso Pedagógico do Blog
ESTUDANDO AS LUTAS COM RECURSOS TECNOLÓGICOS
Relações Inter e Intra pessoais
8 de Novembro de 2010 Teoria Sócio-Construtivista de Vigotsky no Contexto de Ensino (questões) Trabalho Realizado por: Ricardo Baptista; Ricardo Alves;
OFICINA “ A importância das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, através do computador"
Apresentação oral.
PROJETO UNIDADE II DISCIPLINA: NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Vetores Imagine que você tem que receber o nome e a nota de 50 alunos de uma escola, e depois listar o nome de cada um e a média final de cada aluno e.
Seminário de Integração Profissional IV
LOGO Progresso do Projecto
CLUBE DE MATEMÁTICA Professora Responsável: Isabel Sá Pinho.
NOME: ANO: TURMA: PROFESSORA: DATA:
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
Psicologia da Educação
Projecto promovido pelo Serviço Educativo da Fundação de Serralves – Porto. 2º projecto de “Jardins portáteis”. Com o objectivo de favorecer uma aproximação.
ÁREA PROJECTO.
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
PUC/SP Juliana de Lima Gregorutti São Paulo – 2009
Agora que você já refletiu e percebeu a importância da aprendizagem por projetos, vamos colocar a “mão na massa”. Primeiramente vamos refletir sobre algumas.
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO COMPONENTE CURRICULAR EDC 287-EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS DOCENTE MENANDRO RAMOS DISCENTE.
Metodologia do Trabalho de Grupo
LITERATURA INFANTIL NA ESCOLA CANTINHO DA ALEGRIA-OSORIO-RS
DIVERTIDAS E ENVOLVENTES DINÂMICAS
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
RELATO: ATIVIDADES DO PIBID EM MATEMÁTICA NA ESCOLA LIONS PANAMIRIM
Docente: Prof Doutor Nuno Corte Real Discentes: João Guimarães Jorge Gomes Pedro Castro Tânia Teixeira.
Com o intuito de descobrir o que já sabíamos, nossas expectativas e o que queríamos saber sobre EaD, em uma das primeiras aulas de Introdução a EaD,
SITUAÇÃO 1 A professora do Infantil 4 apresentou às crianças vários materiais, jogos, numerais e letras. Sentada no chão, ela começou a questionar as.
A IMPORTÂNCIA DO 1ºMOMENTO Como organizar? Porquê? Quais as preocupações? Quem são os meus alunos? Psicologia da Educação Cora Vieira João Tavares João.
LEITURA EM CONTEXTO ESCOLAR
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
Turma A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO DEBATE ‘O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVO’
Como apresentar meu TCC ? Boa tarde a todos.
Germes Projeto de Trabalho Trabalho com a turma de 1° ano prof: Talita
HISTÓRIA DA AVIAÇÃO UM MENINO QUE SONHAVA VOAR...
A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA
 Tema: O som da ditadura  Prof as : Cristiane e Simone  Disciplinas: Língua Portuguesa e História.
D OCENTE : P ROF. D R. N UNO C ORTE – R EAL D ISCENTES : C ARLA C OSTA G USTAVO S ILVA H ELENA S ILVA J OÃO C OIMBRA R ITA M AUTEMPO 1º Momento Prós/Contras.
REGRAS E MODELO PARA REALIZAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES
CRIAÇÃO DE DISCIPLINAS Plataforma Moodle. Construção da Disciplina Depois de feita a inscrição, pedir aos administradores da Plataforma Moodle (professores:
CASE DE SUCESSO Escola de Ensino Fundamental São José.
É muito estressante e até emocionalmente doloroso lidar com a ansiedade de ter de enfrentar, todos os dias, uma turma que você não está certo de poder.
Transcrição da apresentação:

Docente: Prof. Dr. Nuno Corte - Real 2ºCiclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário

Atividade: A Casa dos Segredos Duração: - 10/15 minutos Objectivos: - Possibilitar canais de comunicação entre professor/alunos; alunos/alunos; e, alunos/professor; - Promover a imaginação, a desinibição e o raciocínio hipotético-dedutivo; - Maximizar o contacto visual (aumentando assim a intimidade e o processo de auto e hetero conhecimento). Metodologia: Cada elemento refere sobre si o nome e duas características, sendo que uma necessariamente será mentira. Após os alunos se terem apresentado, a turma é dividida em dois grupos (A e B) sendo que os elementos de cada grupo tentarão descobrir o “segredo” (mentira) de cada elemento do outro grupo. É necessário um porta-voz do grupo. Os grupos terão a palavra alternadamente e cada segredo descoberto valerá um ponto. Ganha o jogo a equipa que no final somar maior número de pontos.

Atividade: Trapezistas loucos Duração: - 10 minutos Objectivos: - Possibilitar canais de comunicação entre professor/alunos; alunos/alunos; e, alunos/professor; - Distância Interpessoal: contacto físico - forma mais intima de COMUNICAÇÃO; -Maximizar o contacto visual e corporal -Englobar todo o grupo na actividade Metodologia: Os alunos colocam-se sobre o banco sueco (cadeiras) e conforme instrução, trocam posições, sem descerem do banco, de forma a ficarem ordenados por: Idade; Altura; Tamanho mão; Naturalidade; Nome. Em caso de queda, a aluno subirá na extremidade mais afastada do banco quanto à posição que pretende atingir.

Atividade: Puzzle do Conhecimento Duração: - 10/15 minutos Objectivos: -Possibilitar canais de comunicação entre professor/alunos; alunos/alunos; e, alunos/professor; -Promover a interacção entre grupos mais pequenos de forma a ser mais fácil a desinibição; Metodologia: O jogo é constituído por imagens divididas em pedaços com o objectivo de as juntar formando essa mesma imagem. Consoante a junção da imagem, era pedida uma apresentação entre todos, onde obrigatoriamente tinham de constar três características: Nome; Região proveniente; Passatempo favorito. Posteriormente, elegido um porta-voz do grupo, este apresentava cada “pedaço da imagem”, no sentido de todo o grupo ser conhecido pela turma.

Atividade “Apresentar/ Representar” Duração: -10 minutos Objectivos: - Proporcionar um momento em que se conjuga a apresentação, a representação e a improvisação. Metodologia: O professor aleatoriamente selecciona: A.Uma letra e um número - representam consoante um contexto: o Entrevista de emprego; o Reunião de alcoólicos anónimos; o Conhecer um ídolo; o Vendedor/Comerciante; o Apresentar uma tese; B.Apenas uma letra ou número – mimam uma característica: o Uma qualidade; o Um defeito; o Uma modalidade que gostam.

Atividade: QUEM É QUEM? Duração: - 10 minutos Objectivos: -Comunicação alunos/alunos -Contacto visual -Participação colectiva Metodologia: Preenchemos um papel com as informações pedidas na imagem Essas mesmas informações foram redistribuidas pela turma Um elemento tinha de descobrir a quem pertenciam as informações que tinha na sua mão Como? Ia eliminando os restantes elementos da turma fazendo as perguntas de ordem decrescente, sendo proibido utilizar o item 1 e 2

Atividade: Jogo dos Crachás Duração: -10/15 minutos Objectivos: o Criar canais de comunicação; o Permitir que os alunos interagirem e se conhecerem melhor; o Promover uma interacção mais pessoal entre eles; Metodologia: o Escrever no crachá alguns aspectos tais como: o Naturalidade; o Uma característica física; o Algo que goste; o Algo que não goste; o Faculdade onde se licenciou. o Distribuir aleatoriamente os crachás pela turma; o Descobrir quem tinha o seu crachá e de quem era o crachá que tinham em mãos.

 Contacto pessoal e interacção  Actividade dinâmica  Tempo de actividade - Propensões  Prática inclusiva  Relação professor alunos e relação alunos-alunos  Fugir à rotina  “Improviso planeado”  Preparar a logística da atividade antes da aula  Número de alunos envolvidos  Dependente da dimensão da turma e material disponível  Inibição  Grupo, líder e os escondidos do costume …Balanço… O que dizer então do primeiro momento?