A SEGURANÇA E SAÚDE do PROCESSO DE PRODUÇÃO ESTATÍSTICA 26 de setembro de 2014 Inês Gonçalves Gabinete de Estratégia e Estudos (GEE) / Ministério da Economia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gestão do Capital Humano
Advertisements

Organização da Inspecção do Trabalho de Portugal
Seminário sobre Propriedade Intelectual para a Competitividade das Pequenas e Médias Empresas de Moçambique “O uso do sistema da Propriedade Intelectual.
MOBILIDADE URBANA E ESTACIONAMENTO Enquadramento Jurídico
OHSAS Antecedentes: Versão 1999
Avaliação do Plano Plurianual
AVALIAÇÃO DE RISCOS 29 de Setembro de 2009 José Carlos Sá, Eng.
FORMAÇÃO EM SHST Natália Carvalho.
1 As Tecnologias da Informação na Administração Pública Indicadores Estatísticos Instituto de Informática Rosa Maria Peças Conferência A acessibilidade.
22 de Outubro de Direito da Comunicação Orientações da Comissão Nacional de Protecção de Dados Parecer n.º 26/ 2001 Parecer n.º 2/03 Autorização.
Estadias de longa duração (Imigração)
Serviços Públicos Essenciais
« INFORMAÇÃO EMPRESARIAL SIMPLIFICADA INE
D e s t a q u e s A utilização do Sistema Integrado de Informação (SIIFSE) na gestão de Projetos cofinanciados pelo FSE Encontram-se abertas as inscrições.
Workshop “Transferências de bens intangíveis”
Intervenção Social nos
Procedimentos Gerais Necessários à Regulamentação da LAI no Município
ÍNDICE DOS SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES – IST
Semana epidemiológica 36 de 2013 Salvador, 26 de setembro de 2013.
Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação nos Municípios. Controladoria-Geral.
Alterações da norma OHSAS 18001:2007
O CONTRATO DE TRANSFERÊNCIA INTERNACIONAL
SEÇÃO DE GESTÃO DE DOCUMENTOS
3º Encontro da Rede SST SISTEMA INDÚSTRIA
ANÁLISE DOS RESULTADOS DA PROVA DE AFERIÇÃO DE MATEMÁTICA 2012
Março 2010 Serviço de Tradução Telefónica Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI) Serviço de Tradução Telefónica Alto Comissariado.
Assistência aos Antigos Combatentes e Desmobilizados Com Deficiência
      PRINCÍPIOS GERAIS DA GESTÃO DA PREVENÇÃO Módulo II 
PLANO DE ACTIVIDADES Linhas de Acção I.Apoiar os Doentes ELA e Familiares II.Divulgar a ELA e a APELA III.Acompanhar e Promover a Investigação e Evolução.
Direcção-Geral da Saúde
Enquadramento jurídico da SHST e conceitos fundamentais
EQUIPAMENTOS DE PROTECÇÃO COLECTIVA
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
Regulamentação da Política de Gestão de Tecnologia
Função Estrutura Elementos
Balanço Função Estrutura.
« O sistema de Gestão da Qualidade do INE « Maria João Zilhão
1ª Fase Todos os Registos, um único número 1. 1ª Fase Início das Operações Início das operações a 6 de Abril de 2009 Número único de contacto para todos.
Instituto Superior Técnico 1 INQUÉRITO AOS LICENCIADOS EM ENGENHARIA QUÍMICA Realizado por: Gabinete de Estudos e Planeamento com a colaboração da Secção.
2012 / Julho – Raul Costa Alves
Conselho Local de Acção Social de Bragança REDE SOCIAL DO CONCELHO DE BRAGANÇA 2ª Sessão Plenária do CLAS - Bragança 26 DE JANEIRO AUDITÓRIO PAULO QUINTELA.
I. CEBAS EDUCAÇÃO O CEBAS Educação, dentro do atual cenário das políticas públicas de educação existentes, é uma ação que contribui de maneira efetiva.
NOVO SISTEMA DE REGISTRO DE PONTO ELETRÔNICO
Seminário APCER “Gestão de Valor: Criação de Valor para as partes interessadas” Lisboa, 29 de Junho de 2004 Direcção Qualidade e Segurança José Araújo.
BIS - Banco de Inovação Social Inovação por Boas Causas
DECRETO Nº , DE 18 DE DEZEMBRO DE 2009.
Carlos Loureiro Provedor de Ética da EDP Ética e Segurança na Empresa Lisboa, 26 de Março de 2009.
ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO PARA A COMPETITIVIDADE GLOBAL O papel da assistência empresarial do IAPMEI SINERCLIMA, 25 de Fevereiro de 2010.
1 Workshop de introdução à responsabilidade País, Mês de 20XX A Viagem de Ahmed.
REAJUSTES SUL AMÉRICA SAÚDE. Tipos De Reajustes  Reajuste Retroativo A 2005/2006;  Reajuste Anual (Termo De Acordo);  Reajuste Por Mudança De Faixa.
O PAPEL ESPERADO DAS EMPRESAS DO SECTOR EMPRESARIAL PÚBLICO
- PPP - Perfil Profissiográfico Previdenciário
Centro de Conferência de Facturas Apresentação
Sistema de Gerenciamento do Programa Nacional de
1 20 de Maio de 2010 Contributos das Comissões de Acompanhamento para a Gestão de Fundos de Pensões Acção de Formação “A Actividade das Comissões de Acompanhamento.
Direcção de Gestão do Risco de Medicamentos (DGRM) Júlio Carvalhal, MD Director.
O Livro de Reclamações Electrónico INFARMED - Direcção de Inspecção e Licenciamento 15 de Abril de 2008.
O Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino Junho 2008 Ministério do Planejamento Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Especializada.
Escola EB 2,3/sec. João Garcia Bacelar - Tocha.  Define o que é retribuição?  Tipo de retribuição que podem existir.  Definição de falta e o seu respetivo.
Escola Básica 2,3 Ciclos/Secundária João Garcia Bacelar - Tocha.
Discussão em grupo: Angola, Guiné-Bissau e Moçambique.
Definição O Balanço Social é um documento publicado anualmente pelas empresas, que tem como principal função demonstrar a sua responsabilidade social;
Rafael Leandro A. Ribeiro Advogado do Conselho Federal de Medicina.
Requisitos Legais e Outros Requisitos
Seminário “Formação e Novas Tecnologias” Cabo Verde: Que Presente, Que Futuro Lisboa, 11 de Abril 2007 Augusto Manuel Correia A Cooperação Portuguesa na.
ACIDENTES DE TRABALHO Caracterização do Projeto e Algumas Estatísticas Gabinete de Estratégia e Estudos (GEE) / Ministério da Economia e do Emprego (MEE)18.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
GESTÃO DE DOCUMENTOS LEGISLAÇÃO SUELY FERREIRA DA SILVA.
Ana Paula Rosa Junho de 2016 Promoção da Segurança e Saúde no Trabalho na Administração Central.
Transcrição da apresentação:

A SEGURANÇA E SAÚDE do PROCESSO DE PRODUÇÃO ESTATÍSTICA 26 de setembro de 2014 Inês Gonçalves Gabinete de Estratégia e Estudos (GEE) / Ministério da Economia (ME) 1º Encontro de Prestadores e Profissionais de Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho

A Segurança e Saúde do Processo de Produção Estatística PROCESSO DE PRODUÇÃO ESTATÍSTICA 26 de setembro de 20141º Encontro de Prestadores e Profissionais de Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho RECOLHA DE DADOS TRATAMENTO E ANÁLISEDIVULGAÇÃO

PASSADO Quadro de Pessoal Comunicação de Celebração e Cessação de Contratos a Termo Trimestre 4 (ano n-1) Trimestre 1 Trimestre 2 Trimestre 3 Relação de Trabalho Suplementar Semestre 2 (ano n-1) Semestre 1 Relatório Anual de Formação Profissional Contínua Relatório de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho (Modelo 1714) Balanço Social Greves 11 Obrigações Relatório Único (Folha de Rosto) PRESENTE Anexo A Quadros de Pessoal Anexo B Fluxo de Entrada ou Saída de Trabalhadores Anexo C Relatório de Formação Contínua Anexo D Relatório de Segurança e Saúde no Trabalho Anexo E Greves Anexo F Informação sobre Prestadores de Serviços 1 Obrigação RECOLHATRATAMENTO E ANÁLISEDIVULGAÇÃO A Segurança e Saúde do Processo de Produção Estatística 26 de setembro de 20141º Encontro de Prestadores e Profissionais de Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho

Código do Trabalho - Lei n.º 105/2009, de 14 de setembro -Lei n.º 7/2009, de 12 de fevereiro Portaria nº. 55/2010, de 21 de janeiro Regulamenta e altera o Código do Trabalho (…) (Artigo 32.º ) Prestação anual de informação sobre a atividade social da empresa (Artigo 33.º) Informação sobre prestadores de serviço Objeto (Artigo 1.º) “A presente portaria regula o conteúdo e o prazo de apresentação da informação sobre a actividade social da empresa, por parte do empregador, ao serviço com competência inspectiva do ministério responsável pela área laboral.” Forma e prazo de entrega do Relatório Único (Artigo 4.º) Modelo (em anexo) A Segurança e Saúde do Processo de Produção Estatística 26 de setembro de 20141º Encontro de Prestadores e Profissionais de Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho RECOLHATRATAMENTO E ANÁLISEDIVULGAÇÃO

Inserir ou atualizar a informação da entidade e de todas as unidades locais que existiram em algum período do ano de referência do RU. Delegar noutra entidade (Prestador de serviço de SST, TOC, etc.), de acordo com o estipulado contratualmente entre ambas, o preenchimento de anexos. Sistema de Gestão de Unidades Locais (SUL) Entidades Inserir Dados de Acesso Validar Estrutura Empresarial Delegações Descarregar aplicação A Segurança e Saúde do Processo de Produção Estatística 26 de setembro de 20141º Encontro de Prestadores e Profissionais de Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho RECOLHATRATAMENTO E ANÁLISEDIVULGAÇÃO Cerca de pedidos de apoio, maioritariamente questões sobre o acesso ao sistema… Cerca de entidades em SUL mas apenas cerca de (74%) responderam ao RU…

Sistema de Gestão de Unidades Locais (SUL) Relatório Único (RU) Inquéritos Anexo 0 Anexo A Anexo B Anexo C Anexo D Anexo E Anexo F Balanço Social (BS) Entidades Consulta da informação rececionada (ACT, DGS, RAM) A Segurança e Saúde do Processo de Produção Estatística 26 de setembro de 20141º Encontro de Prestadores e Profissionais de Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho RECOLHATRATAMENTO E ANÁLISEDIVULGAÇÃO Tabelas de Receção

Regras e correções Semiautomáticas e automáticas EXEMPLOS: Repetição de todas as regras implementadas na entrada Acidentes de trabalho mortais Nº de cédula profissional dos médicos e nº de CAP dos técnicos de SHT Emprestas de prestação dos servições externos - Contacto com entidade - Análise de coerência - Análise temporal - Passagem a ignorado - (…) Análise, validação e Transferência (GEE) A Segurança e Saúde do Processo de Produção Estatística 26 de setembro de 20141º Encontro de Prestadores e Profissionais de Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho RECOLHATRATAMENTO E ANÁLISEDIVULGAÇÃO Tabelas de Trabalho

Quadros de Apuramentos Sínteses Publicações ( >> Área Estatísticas do Trabalho) Divulgação da informação (GEE) A Segurança e Saúde do Processo de Produção Estatística 26 de setembro de 20141º Encontro de Prestadores e Profissionais de Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho RECOLHATRATAMENTO E ANÁLISEDIVULGAÇÃO Armazém Histórico SISED Resposta a pedidos específicos de dados

A Segurança e Saúde do Processo de Produção Estatística 26 de setembro de 20141º Encontro de Prestadores e Profissionais de Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho RECOLHATRATAMENTO E ANÁLISEDIVULGAÇÃO A INFORMAÇÃO RECOLHIDA DESTINA-SE A… Apoio à ação inspetiva Apoio à investigação aplicada para a área do Emprego, sendo disponibilizada a universidades, centros de investigação, Banco de Portugal, etc. Fins estatísticos, tanto a nível nacional para o Instituto Nacional de Estatística, como em resposta aos compromissos assumidos por Portugal no âmbito do Eurostat Apoio à tutela na definição de políticas públicas na área do Emprego

A Segurança e Saúde do Processo de Produção Estatística 26 de setembro de 20141º Encontro de Prestadores e Profissionais de Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho RECOLHATRATAMENTO E ANÁLISEDIVULGAÇÃO ALGUNS RESULTADOS ESTATÍSTICOS 72,0% das UL’s têm pelo menos um dos serviços organizados

A Segurança e Saúde do Processo de Produção Estatística 26 de setembro de 20141º Encontro de Prestadores e Profissionais de Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho RECOLHATRATAMENTO E ANÁLISEDIVULGAÇÃO ALGUNS RESULTADOS ESTATÍSTICOS (94,9%) têm serviços externos (4,3%) têm serviços internos Das UL’s com os serviços de saúde organizados

A Segurança e Saúde do Processo de Produção Estatística 26 de setembro de 20141º Encontro de Prestadores e Profissionais de Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho RECOLHATRATAMENTO E ANÁLISEDIVULGAÇÃO ALGUNS RESULTADOS ESTATÍSTICOS (94,9%) têm serviços externos (4,3%) têm serviços internos não têm os serviços de segurança organizados Das UL’s com os serviços de saúde organizados

A Segurança e Saúde do Processo de Produção Estatística 26 de setembro de 20141º Encontro de Prestadores e Profissionais de Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho RECOLHATRATAMENTO E ANÁLISEDIVULGAÇÃO ALGUNS RESULTADOS ESTATÍSTICOS Das UL’s com os serviços de segurança organizados (92,2%) têm serviços externos (4,3%) têm serviços internos, empregador ou trabalhador designado

A Segurança e Saúde do Processo de Produção Estatística 26 de setembro de 20141º Encontro de Prestadores e Profissionais de Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho RECOLHATRATAMENTO E ANÁLISEDIVULGAÇÃO ALGUNS RESULTADOS ESTATÍSTICOS Das UL’s com os serviços de segurança organizados (92,2%) têm serviços externos (4,3%) têm serviços internos, empregador ou trabalhador designado não têm os serviços de saúde organizados

A Segurança e Saúde do Processo de Produção Estatística 26 de setembro de 20141º Encontro de Prestadores e Profissionais de Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho RECOLHATRATAMENTO E ANÁLISEDIVULGAÇÃO ALGUNS RESULTADOS ESTATÍSTICOS Das UL’s com ambos os serviços organizados (4%) não recorreram a serviços externos (5%) recorreram aos serviços externos apenas num caso (91%) recorreram aos serviços externos em ambos os casos

ALGUNS RESULTADOS ESTATÍSTICOS A Segurança e Saúde do Processo de Produção Estatística 26 de setembro de 20141º Encontro de Prestadores e Profissionais de Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho RECOLHATRATAMENTO E ANÁLISEDIVULGAÇÃO 28,0% das UL’s sem os serviços organizados 66,4% das UL’s com ambos os serviços organizados Com os serviços organizados Sem os serviços organizados Total de acidentes de trabalho Riscos físicos Riscos químicos Riscos biológicos Riscos relacionados com a ativ., capazes de originar alt. do sist. músculo-esquelético Riscos psicossociais e organizacionais Outros riscos

ALGUNS RESULTADOS ESTATÍSTICOS A Segurança e Saúde do Processo de Produção Estatística 26 de setembro de 20141º Encontro de Prestadores e Profissionais de Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho RECOLHATRATAMENTO E ANÁLISEDIVULGAÇÃO

OBRIGADA! A Segurança e Saúde do Processo de Produção Estatística 26 de setembro de 20141º Encontro de Prestadores e Profissionais de Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho