Gerência Financeira das Reservas Técnicas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Exercícios Resolvidos
Advertisements

AULA 01 PROGRAMAÇÃO DINÂMICA
AJUSTE DE CURVAS 6.1 Introdução 6.2 Método dos quadrados mínimos
Amintas engenharia.
INT = PV * i * n 1.CAPITALIZAÇÃO SIMPLES 1.1.Cálculo dos Juros
Objetivos de aprendizagem
O Planejamento Social de um Galinha
Risco e Retorno (Gitman cap. 5)
FINANÇAS EM PROJETOS DE TI
CONCEITOS ESTATÍSTICOS
Introdução à Programação Linear Parte IV
Prof. M.Sc. Fábio Francisco da Costa Fontes Outubro
Prof. M.Sc. Fábio Francisco da Costa Fontes Agosto
ENGENHARIA DE MÉTODOS Prof. Adolfo Sérgio Furtado da Silva
Custo de capital (Gitman cap. 11)
Uma aplicação de Programação Linear em uma empresa de serviços
Mário Biague V Oficina: "Como Considerar Variáveis Sociais, Ambientais e Políticas no Planejamento Energético" Análise de portfólio de recursos energéticos.
1 MergeSort Seja uma lista A de n elementos. O algoritmo consiste das seguintes fases Dividir A em 2 sub-listas de tamanho n/2 Conquistar: ordenar cada.
Polinômios Prof. Marlon.
FUNÇÃO MODULAR.
Problema de designação
Modelo Black&Scholes e Árvores Binomiais
Professor: Samir Silveira
Professor: Samir Silveira
Estatística Aplicada (Aula 2)
Estatística Aplicada (Aula 5)
Teoria da Demanda Tratamento Algébrico.
Teoria das carteiras Risco e Aversão ao Risco
Teoria da Produção e do Custo
Avaliação da Viabilidade Econômico-Financeira em Projetos
REGIMES DE CAPITALIZAÇÃO
MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS
Calculada a solução óptima
CAPÍTULO 5 Orçamento de Capital ou Análise de Investimentos
MECÂNICA - ESTÁTICA Cabos Cap. 7.
LES 470 – MERCADO DE CAPITAIS
MECÂNICA - ESTÁTICA Vetores Forças Cap. 2.
Avaliação da Viabilidade Econômico-Financeira em Projetos
ESTATÍSTICA.
Copyright © 2004 South-Western 27 As Ferramentas Básicas das Finanças.
Cálculo Numérico / Métodos Numéricos
Quais são, suas médias, medianas e modas?
Quais são, suas médias, medianas e modas?
PROBLEMAS DE TRANSPORTE
Mercado Financeiro Prof Samir Silveira.
Pesquisa Operacional: Método Simplex – Duas Fases
Desafios gerenciais Aula 4.
Matemática – Unidade 2.
GESTÃO DE RISCOS Prof Samir Silveira
Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp/UERJ)
Gerência Financeira das Reservas Técnicas
Campus de Caraguatatuba Aula 12: Sistemas de Equações Lineares (2)
Risco e Retorno Prof. Antonio Lopo Martinez.
Oportunidades e Carreiras em Finanças. Mercados monetários e de capital; Investimentos; Administração financeira. BRIGHAM, Eugene. e HOUSTON, Joel. Fundamentos.
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Engenharia Curso de Graduação em Engenharia de Produção ENG 1004 – Linguagem de Programação para.
Planilha Eletrônica - Excel
Fontes de Erros Aula 1 Introdução; Erros em processos numéricos;
GESTÃO DE RISCOS FINANCEIROS
Administração Financeira
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Introdução Prof. Antonio Carlos Coelho
Carlos ArriagaEconomia bancária e Financeira1 Unidade 3 Introdução à teoria do portefólio 1 Modelo de Markowitz Fronteira eficiente 2. Determinação da.
Programação não-linear (aula 2)
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS PROFESSOR: PIERRE LUCENA
Unid3 Carlos Arriaga Costa EconomiaFinanceira - Mestrado em Economia UM 2005/06 4º curso 1 Unidade teórica 3 1 Modelo de Markowitz e a Fronteira eficiente.
Pesquisa Operacional:
Professor: Cezar Augusto Pereira dos Santos
Professor: Cezar A. P. Santos Introdução à Análise do Risco
Método do Valor Atual Líquido (VAL) ou Valor Presente
Probabilidade – É a expressão na forma percentual de um determinado evento ocorrer  Em decisões de certeza, há 100% de probabilidade de que o resultado.
Transcrição da apresentação:

Gerência Financeira das Reservas Técnicas Fonteira Eficiente

Definição É o segmento, na linha de combinação, constituído por todas as carteiras de investimentos atraentes para um investidor racional, ou seja, aquele que avalia a relação risco/retorno em suas decisões. De outro modo, na fronteira eficiente, é possível selecionar uma carteira que apresenta, para um dado nível de risco, o maior retorno possível. As alternativas de investimento que atendem a essa orientação foram denominadas por Markowitz de eficientes. A escolha da melhor carteira é determinada pela postura do investidor em relação ao dilema risco/retorno presente na avaliação de investimentos.

Exemplo Considere uma carteira composta por duas ações A e B com os seguintes dados: Retorno esperado dos retornos da ação A: 20% Retorno esperado dos retornos da ação B: 12% Desvio-padrão dos retornos da ação A: 36% Desvio-padrão dos retornos da ação B: 22% Correlação entre os retornos das ações A e B: 0,20

Considerações para carteiras com mais de dois ativos Quando temos mais de dois ativos, podemos formar carteiras com combinações de apenas 1 ativo, de 2 ativos, ..., de (n-1) ativos e de n ativos. Para cada uma delas, pode-se ainda alocar diferentes proporções, de modo que teremos uma infinidade de carteiras possíveis. Neste caso, a fronteira eficiente será descrita pelo segmento MN a seguir:

Considerações para carteiras com mais de dois ativos * * M * N Desvio-padrão dos retornos Retorno esperado

Considerações para carteiras com mais de dois ativos As preferências de dois investidores A e B diante de carteiras dispostas na fronteira eficiente são dadas por suas respectivas curvas de indiferença. As curvas de indiferença refletem as diferentes posturas perante o risco.

Considerações para carteiras com mais de dois ativos * * M * N Desvio-padrão dos retornos Retorno esperado Investidor B Investidor A

Considerações para carteiras com mais de dois ativos Neste exemplo, diante do mesmo conjunto de oportunidades, o investidor A seleciona uma carteira de ativos de menor risco que B. Assim, como A tem maior aversão ao risco, o retorno prometido para A é menor que o esperado por B.

Considerações para carteiras com mais de dois ativos Na prática, o cálculo da fronteira eficiente neste caso é realizado por meio de softwares financeiros. Podemos obter uma carteira da fronteira eficiente para um dado retorno esperado por meio dos seguintes métodos: Multiplicadores de Lagrange Solver (excel)

Considerações para carteiras com mais de dois ativos Para o exemplo abaixo, calcule o risco da carteira da fronteira eficiente sabendo que a taxa de retorno esperada para esta carteira é de 6%: Estados da natureza Probabilidade Ação A Ação B Ação C Favorável 0,25 12,59% 17,23% 18,22% Estável 0,50 0,38% 1,04% 4,60% Desfavorável -8,66% -11,57% -13,18%

Considerações para carteiras com mais de dois ativos Multiplicadores de Lagrange Função objetivo (função a ser minimizada) Restrições Substituindo por , vem:

Considerações para carteiras com mais de dois ativos Multiplicadores de Lagrange Logo, temos: Devemos derivar as funções f e g em relação às variáveis X1 e X2:

Considerações para carteiras com mais de dois ativos Multiplicadores de Lagrange Assim, para minimizar f, devemos resolver o sistema abaixo:

Considerações para carteiras com mais de dois ativos Multiplicadores de Lagrange Achando os valores para o exemplo:

Considerações para carteiras com mais de dois ativos Multiplicadores de Lagrange Montando o sistema sujeito à restrição de uma taxa de retorno de 6% e resolvendo-o, temos: A variância da carteira é 0,0076 e o risco (desvio-padrão), 8,7%

Considerações para carteiras com mais de dois ativos Solver

Considerações para carteiras com mais de dois ativos Solver No campo “Definir célula de destino”, escolher a célula onde consta a fórmula a ser minimizada. No campo “Células variáveis”, escolher as células onde constam as posições investidas em cada ativo (W1 e W2). No campo de restriçoes, deve-se colocar a restrição inicial do problema que era de o retorno esperado ser 6%.

Considerações para carteiras com mais de dois ativos Solver Para estes valores, foi encontrado: W1 3,97   W2 -7,34 W3 4,37 retorno da carteira 0,059999984 0,06 variância da carteira 0,007625247

Considerações para carteiras com mais de dois ativos Podemos ainda resolver este problema utilizando a restrição sem venda a descoberto, o que implica que cada Wi deve ser maior ou igual a zero. Neste caso, uma solução analítica é mais complexa, pois precisaremos de programação matemática para resolução do problema. Para este mesmo problema, utilize a ferramenta solver do excel com estas restrições.