Olhando para fora Olhando para dentro Propostas e projetos da ABIPEM.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estratégia de Desenvolvimento Integrado
Advertisements

DESAFIOS DA PREVIDÊNCIA PRIVADA NO BRASIL
Raphael K. Cunha Silva Vice-Presidente do Grupo Referência – Aliança é graduado em Ciências Atuariais pela PUCMINAS, com mais de dez anos de experiência.
A ESCOLA DE CONTAS E GESTÃO
Programa de Qualificação
Previdência do Ente Previdência Básica (RPPS) Previdência Complementar
MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
PETRÓPOLIS Julio Machado
25 - Sistemas Financeiros
PLANO DE GESTÃO.
ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO CEARÁ
GESTÃO DOS RPPS – O PAPEL DOS CONSELHOS
Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social CONAPREVCONAPREV Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência.
Plano de negócios [empreendimento/projeto]
CONTROLE EXTERNO EM AÇÃO: REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL - RPPS
EQUACIONAMENTO DO DÉFICIT ATUARIAL
Richard Dutzmann MIBA 935 ETAA -Escritório Técnico de Assessoria Atuarial S/S Ltda. PRINCIPAIS ALTERAÇÕES TÉCNICA-ATUARIAIS, SOB A ÓTICA DA PORTARIA MPS.
IX Congresso Brasileiro e Panamericano de Atuária
Control Objectives for Information and related Technology
Demonstrativo de Informações Previdenciárias e Repasse - DIPR
(REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL)
Edevaldo Fernandes da Silva
Atendimento à Regulamentação do Programa de Educação Previdenciária Canal de Acesso – Fundo x Participante Informações atualizadas do Mercado Previdenciário.
Desafios dos Regimes Próprios de Previdência Social
GT PREVIDÊNCIA.
Contabilidade Aplicada aos RPPS
AÇÕES ESTRUTURANTES IMPLEMENTADAS NO RPPS DO ESTADO DA BAHIA
Projeto: Capacitação em GP
Sistema Integrado de Informações Previdenciárias
Planejamento Previdenciário, a bola da vez....
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
José Alberto Ribeiro Carvalho
FERNANDO MELQUÍADES ELIAS PREFEITO MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ/SC
o parcelamento terá debito em conta como também os repasses mensais; os conselheiros devem estar atentos aos repasses mensais; enquanto maior participação.
2º Congresso Brasileiro de Conselheiros de RPPS´s da ABIPEM
MPS - Ministério da Previdência Social SPPS - Secretaria de Políticas de Previdência Social 48º CONGRESSO NACIONAL DA ABIPEM DESAFIOS E PERSPECTIVAS DE.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO (BALANCED SCORECARD - BSC)
Governo do Estado do Rio Grande do Norte
CONTEXTO GERAL DAS MUDANÇAS ENVOLVENDO OS RPPS EM 2015
DESAFIOS E PERSPECTIVAS DE ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
GESTÃO DE EMPREENDIMENTOS – 7ADN1
PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR : NOVOS DESAFIOS. SUMÁRIO EVOLUÇÃO DO SISTEMA CONTEXTO ATUAL DIRETRIZES.
Planejamento Estratégico
COMPLIANCE 30/03/2010.
MATRIZ DE COMPLIANCE Dionísio Silva.
Gestão Orçamentária Maria Elizabete. Gestão Orçamentária 2 Reflexão sobre a forma do Orçamento Reflexão sobre a forma do Orçamento Aspectos legais Aspectos.
9º Congresso Estadual da AEPREMERJ “Efetividade na Governança e Controle Interno dos RPPS” Rio de Janeiro – Jul/2015 Gustavo Barbosa Rioprevidência.
MPS - Ministério da Previdência Social SPPS - Secretaria de Políticas de Previdência Social DRPSP - Departamento dos Regimes de Previdência no Serviço.
Previdência Social Câmara Municipal –
PREVIDÊNCIA SIMPLES ASSIM. ‣ Empresa com X anos de mercado ‣ Atuação: Marketing de relacionamento e incentivo Quem somos?
MPS - Ministério da Previdência Social
FUNDOS DE PREVIDÊNCIAS PRÓPRIOS: OS DESAFIOS DO EQUILÍBRIO FINANCEIRO E ATUARIAL Palestrante: Anna Paula Almeida.
Avaliação Atuarial FUNPREV - BAURU 31/12/2009
FISCALIZAÇÃO DOS RPPS: O PAPEL DO VEREADOR
Hélio Carneiro Fernandes
INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL
GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO ESTADO DE RONDÔNIA I P E R O N 1ª AUDIÊNCIA PÚBLICA “A Saúde Financeira.
3º Congresso Brasileiro de Conselheiros de RPPS’s EQUILÍBRIO FINANCEIRO E ATUARIAL - Controle na Concessão e Manutenção dos Benefícios - Cadastro - Censo.
UNIDADE GESTORA ÚNICA E A MODERNIZAÇÃO DO RPPS DE RONDÔNIA
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Pag e 1 FACISA BH 2/2012 FACISA BH 2/2012. Nocões Introdutórias As Lei (por exemplo, a Lei Complementar 109/01) e também a Constituição Federal (art.40.
SEMINÁRIO PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DOS SERVIDORES DA UNIÃO Superior Tribunal de Justiça Junho de 2007.
IAPSS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO IAPSS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO / 2015 O presente Planejamento Estratégico tem por objetivo o estabelecimento de.
O Reflexo da Reforma da Previdência no Equilíbrio Financeiro e Atuarial O Reflexo da Reforma da Previdência no Equilíbrio Financeiro e Atuarial.
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
1 CERTIFICAÇÃO INSTITUCIONAL: PRÓ-GESTÃO RPPS Por Otoni Gonçalves Guimarães Goiânia – GO, 29 de setembro de 2015.
11 Por Otoni Gonçalves Guimarães Porto de Galinhas-PE, 11 de setembro de 2013 Certificação da Unidade Gestora do RPPS ANEPREM 13º Congresso.
Estado de Santa Catarina Secretaria de Estado da Educação Diretoria de Políticas e Planejamento Educacional Gerência de Avaliação da Educação Básica e.
Prof. Ricardo Alonso Gonzalez
6º PRÊMIO BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO PREVIDENCIÁRIA.
Transcrição da apresentação:

Olhando para fora Olhando para dentro Propostas e projetos da ABIPEM

CANADÁ As prefeituras de Montréal e Cidade do Québec alteraram os planos de previdência dos funcionários públicos. Essas medidas foram tomadas para diminuir o déficit orçamentário. A população ficou revoltada e saiu as ruas promovendo uma série de grandes manifestações. des-milliers-de-dollars.php

Algumas placas dizem: "on n'a rien volé!", significa: "nós não roubamos nada". Eles colocaram isso como se estivessem dizendo que eles estão "pagando" por algo que eles não têm culpa, que seria o déficit atuarial.

ESTADOS UNIDOS actuarial-valuations-for-pension-plans

ESTADOS UNIDOS A Government Finance Association (GFOA) está apoiando a elaboração de melhores práticas para os estudos atuariais para avaliar o financiamento de planos de pensões públicos. Ela aconselha os planos de pensão do governo estadual e local busque obter informações adicionais para melhorar a confiabilidade de seus estudos atuariais e manter os níveis de planos de financiamento e sustentabilidade. GFOA recomenda que os gestores de planos de pensão tomem medidas para: Assegurar que todas as informações fornecidas para o atuário estejam atualizadas, incluindo dados censitários e quaisquer alterações para planejar provisões e planejar os procedimentos administrativos; e Envolver o atuário para executar serviços adicionais para validar os pressupostos atuariais utilizados na avaliação ou ajudar com estratégias de gestão de risco e previsão de tendências futuras.

JAPÃO Fundo de Pensão do Japão (o maior do mundo) disse que irá dobrar os seus investimentos em ações no intuito de obter maiores retornos nos investimentos para cumprir com as obrigações futuras majoradas pelo aumento da longevidade da população.

REINO UNIDO Alternativas para os Fundos de Pensão reduzir a volatilidade de suas carteiras de investimentos: Ampliar a alocação no mercado de ações, devido ao baixo retorno oferecido nos títulos públicos. pension-funds-risks-it-has-cost-eliminate

MUNDO Reguladores estão reescrevendo o livro de regras para os mercados financeiros. Pois o ambiente em que os regimes de pensões têm de operar e investir está mudando fundamentalmente as regras para os mercados financeiros. Compromisso do G20 para reformar e fortalecer os mercados financeiros dos EUA e europeus. Os regimes de pensões devem se adaptar às mudanças e se antecipar para consequências inesperadas. regulatory-landscape

BRASIL Uma abordagem sobre as gradações dos tipos de deficiência e sua avaliação pelo INSS para a nova aposentadoria do deficiente. Por Ivan Khairallah Gelly Para que se possa auferir a gradação da deficiência, é preciso medir a interação das limitações físicas com as barreiras existentes, que irão delimitar as dificuldades e impedimentos suportados. Regulado pela Lei Complementar 142 de 2013, vindo a seguir o Decreto nº 8.145/13 de-deficiencia-e-sua-avaliacao-pelo-inss-para-a-nova-aposentadoria-do-deficiente.html

BRASIL Alteração Portaria 403/MPS – Novo demonstrativo Atuarial. Novo Sistema CNIS/RPPS – Cadastro Nacional GT - MPS discute Certificação do RPPS – Controles Internos e Externos; – Governança; e – Educação Previdenciária

Proposições da ABIPEM Apoio e disseminação das informações Participação e integração CONAPREV; Convênios: – MPS para disseminação e fomento das melhores práticas; – Instituto Rio Branco para disseminar a cultura previdenciária e a qualificação dos gestores; Congresso Nacional de Pesquisa Previdenciária – CNPP; Programas de Educação Previdenciária.

Educação Previdenciária Cursos para Conselheiros e Gestores de RPPS – Curso Básico papel e atuação dos Conselhos Plano de trabalho para os conselhos; Documentos obrigatórios; Principais normativos aplicados; Calendário de obrigações anual; Atas e relatórios; Voto e posicionamento; e Kit básico de trabalho.

Educação Previdenciária Cursos para Conselheiros e Gestores de RPPS – Planejamento Estratégico Previdenciário Planejamento Previdenciário Identificação dos atores e usuários Processo de planejamento Análise do ambiente organizacional Visão institucional Dimensões do planejamento Integração da governança