Ou quem e o que o constitui

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A criança e a cultura lúdica
Advertisements

TRABALHO : SENTIDO ONTOLÓGICO
Dinâmica e Gênese dos Grupos
FILOSOFIA DE ENFERMAGEM
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA
PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE
24/05 - CULTURA ORGANIZACIONAL
CULTURA ORGANIZACIONAL
Filosofia e Ética Prof. Rafael Lima
Serão os valores morais universais?
NATUREZA, CULTURA E SOCIEDADE
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
Parte I – A evolução da ciência psicológica
Significações e Conceituações Sociológicas do Direito
Ciência Geográfica.
A Natureza do Caminho Interior
Educação Ambiental.
Ciência Política e Teoria do Estado Professor Dejalma Cremonese
Educação Ambiental.
A atitude e a experiência filosófica
O Poder da Ilusão Darryl Anka.
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
Sociologia das Organizações Prof. Robson Silva Macedo
JEAN JACQUES ROUSSEAU (1712 – 1778)
Funções Mentais Superiores
O PENSAMENTO SOCRÁTICO
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-músical
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
ANTROPOLOGIA E EDUCAÇÃO PROF. DANIEL DA SILVA MARTINS FACULDADE.
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
1ª aula Profª Karina Oliveira Bezerra
Antropologia Conceitos básicos
22/08/2031 Profª Karina Oliveira Bezerra
PENSAMENTO HUMANO ENQUANTO PENSAMENTO FILOSÓFICO.
A Sociedade humana: generalidades
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
ÉTICA E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E EMPRESARIAL
RELAÇÕES ENTRE AFETIVIDADE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52) CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia,
CIÊNCIA E CONHECIMENTO
INTERACIONISMO SIMBÓLICO
O aparecimento da consciência humana
Revisão de Filosofia.
Gestão Estratégica de Pessoas
FILOSOFIA O QUE É FILOSOFIA ?.
Especialização em Docência do Ensino Superior
Lógica e Filosofia da Ciência Professor Ulisses Mauro Lima
As bases da ciência moderna
Estética: Introdução Conceitual
Thomas Hobbes: o estado de natureza como guerra entre todos
Teoria do conhecimento: Aristóteles
PSICOMOTRICIDADE CONCEITO TEORIAS.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Livre e de bons costumes (Autor não Identificado )
ANTROPOLOGIA.
ANTROPOLOGIA TEOLÓGICA
“ 0 SER HUMANO E A SOCIEDADE ”  O SER HUMANO COMO SER CULTURAL Visão natural Visão natural  O homem se explica mediante sua essência  Defendida pela.
“0 SER HUMANO E A SOCIEDADE”
ARISTÓTELES * Aluno de Platão por 20 anos, interessou-se justamente pelas mudanças que hoje denominamos de processos naturais; * Enquanto Platão era poeta.
(...)os homens não nascem humanos, mas humanizam-se por apropriação da cultura (Leontiev, 1978).
Professor– Alison Pereira Batista “Conhecimento sobre o Corpo”
Estética SCHROEDER ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DO DESNVOLVIMENTO REGIONAL GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUPERVISORIA.
Somos todos seres sociais
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

Ou quem e o que o constitui O que é o homem? Ou quem e o que o constitui

Problemas encontrados na base cultural O que o homem conhece não é o reflexo exato da objetividade; Conhece por observação e interpreta de acordo o conhecimento que possui da realidade; Determinação da visão que o homem tem de si mesmo e da sua existência.

As respostas dependem do quê? Visão que cada cultura possui da existência; Fator determinante das raízes culturais.

Conceituando o homem

A sociologia não vê o homem sozinho como homem; A psicologia vê o homem como um ser autoconsciente; A filosofia o define como um ser moral e racional.

Modo de vida, valores, prioridades etc.; Não raramente surgiam indivíduos que, drástica e surpreendentemente, geravam mudanças profundas na base dos conceitos e vida; Se um indígena, um dia decidir não mais participar, sua história bem como de seu grupo poderá ser perpetuamente alterada desde então.

Homem, portanto, é agente transformador; Pode-se diferi-lo dos demais agentes da natureza, em termos culturais por suas capacidades, avaliações e recriações; A fonte da diversidade cultural passou a sê-lo e seu pensamento, não o ambiente e imposições geográficas.

O homem como ser biológico

Da pesquisa: detendo-se atentamente em seu aspecto biológico, teremos uma estrutura celular; Antropologia Cultural: diz que o homem é possuidor e criador da cultura; Antropologia Física: estuda o homem desde a sua origem, evolução e diferenças;

Antropologia Social: preocupa-se com as estruturas sociais, com a dos povos primitivos etc.; Antropologia Estrutural: é a expressão usada para designar seu modo de compreender as coisas a antropologia; Antropologia Filosófica: procura refletir sobre a concepção do homem dos diferentes períodos da história.

Fatos psíquicos Principais elementos que os fatos psíquicos se referem; Sensação; Percepção; A imagem: é a captação direta de um objeto pela vista, ou qualquer outro órgão sensitivo;

Propriedades da imagem: Intensidade: este depende do interesse de cada um; Duração: é o tempo em que mantemos a imagem em nosso subconsciente guardada; Afetividade: são as reações a que nos levam às imagens;

Dinamismo: é a capacidade que a imagem tem de quando invocada, apresentar-se acompanhada de atitude; Convencional: é a memorização da imagem no tempo e no espaço. Memória: é a faculdade que permite a representação das experiências vivenciadas pelo indivíduo.

Concepções de filósofos acerca do ‘’significado do homem’’

Sócrates: O homem, um ser racional; O homem tem posse e utiliza a razão para refletir, emitir juízos, dominar e modificar a natureza; Conhecer, refletir e de raciocinar sobre os demais seres vivos;

Platão: O homem, um ser material; O homem é antes de tudo um animal; Possui um corpo, ou uma ‘’matéria viva complexamente organizada”; Tido como um ser material e corpóreo por ocupar um local no meio físico e cultural em que vive;

Aristóteles: O homem, um ser social e político; Não vive sozinho e necessita de um meio social; Sociabilidade é inerente ao ser humano e garante a perpetuação de sua história; Estabelece normas e padrões de conduta, promulga leis que regulam a vida em sociedade; É um ser social e político.

Música: Admirável Chip Novo Composta por Pitty, representando a robotização e confusão do homem como manequim ‘’deles’’

PANE NO SISTEMA (confusão existencial) "Eu não sabia, eu não tinha percebido Eu sempre achei que era vivo Parafuso e fluído em lugar de articulação Até achava que aqui batia um coração Nada é orgânico, é tudo programado E eu achando que tinha me libertado" Clique para editar os estilos do texto mestre Segundo nível Terceiro nível Quarto nível Quinto nível

Bruno Henrique Débora de Souza Paulo Henrique Raphael Oliveira Alunos da EE Caran Apparecido Gonçalves Trabalho apresentado na aula de Filosofia Integrantes do grupo de pesquisa Bruno Henrique Débora de Souza Paulo Henrique Raphael Oliveira Thamires Moraes Vinícius Morais - 3ºRD