Processo de Renovação dos Membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco CBHSF Janeiro a Agosto de 2010.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conferência Enquanto Instrumento de Controle Social da Política de SAN
Advertisements

Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano A CRIAÇÃO DE COMITÊS DE.
Organização jurídica da subsede Ata de criação ( duas via digitalizada ,com livro próprio de presença) ( com a presença de um diretor da central)
REUNIÃO NACIONAL DE MULHERES DIRETORAS DA FORÇA SINCAL.
Foto: Plano Nacional de Recursos Hídricos
Política Estadual de Recursos Hídricos Aspectos Institucionais
3ª Reunião em 2009 do GTAI – CEIVAP
CAPA.
METODOLOGIA DA MOBILIZAÇÃO
Comitês de Bacias Hidrográficas e Comissões Gestoras dos açudes
Data 09/12/08 Integração de Estudos Macroeconômicos para Planejamento Fiscal I Seminário Nacional de Cooperação e Integração Fiscal.
GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
Política e Sistema Integrado de Gestão de Recursos Hídricos em Pernambuco 1997 Lei Estadual n° Dispõe sobre a Política Estadual de Recursos Hídricos.
Pauta da 1ª Reunião Preparatória
POLÍTICA E SISTEMA NACIONAL DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS LEI FEDERAL Nº 9.433, DE 8 DE JANEIRO DE 1997 "Institui a Política Nacional de Recursos.
PREENCHIMENTO DO ATO CONVOCATÓRIO
Política Nacional de Recursos Hídricos UFCG/CTRN/UAEC
Tribunal de Contas da União Seminário Controle da Gestão Ambiental: Desafios e Perspectivas DALVINO TROCCOLI FRANCA Belém, 4 a 6 de junho de 2007.
1ª Conferência Estadual de Saúde Ambiental (1ª CESA BAHIA) 175ª Reunião Ordinária da CIB 23 de Julho de 2009 Bahia.
S I S T E M A E S T A D U A L D E M E I O A M B I E N T E
PRÉ-CONFERÊNCIAS SETORIAIS. As Pré-Conferências Setoriais de Cultura têm caráter mobilizador, propositivo e eletivo e são instâncias regionais da II Conferência.
Minas Gerais.
BACIAS PCJ.
Reflexões sobre a Cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos no Brasil
Gestão de Recursos Hídricos no Estado do Rio de Janeiro
Sistema Estadual de Meio Ambiente

SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS
Brasília – 09 de novembro de 2011
Fórum de Secretários Executivos
Estágio atual da Cobrança – União Superintendência de Apoio à Gestão de Recursos Hídricos – SAG Gerência de Cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos - GECOB.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável CONDRAF I Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário 25 a 28 de junho.
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
1- O QUE É UM COMITÊ DE BACIA HIDROGRÁFICA? É um órgão colegiado, responsável pela gestão dos recursos hídricos, com atribuições normativas, consultivas.
DECRETO DOS CBHs Márcia Soares Caldas Geógrafa Analista em Gestão e Planejamento de Recursos Hídricos - COGERH.
Conselho Comunitário.
Lilian l. bonfim costa e tatiane b. da silva
CONVÊNIOS DE INTEGRAÇÃO CELEBRADOS PELA ANA COM ESTADOS E COMITÊS
Sistema Estadual de Meio Ambiente
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE SECRETARIA EXECUTIVA DEPARTAMENTO DE ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL – DAI ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENTIDADES ESTADUAIS DE MEIO AMBIENTE.
Sistema Estadual de Meio Ambiente SISEMA. Programa de Comunicação Social para a Implantação da Cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos na Bacia Hidrográfica.
PLANO DE RECURSOS HÍDRICOS
Sistema Estadual de Meio Ambiente SISEMA. Palestrante: Túlio Bahia Data: 27/ 02/ 2008 Oficinas para Implementação das Agências de Bacia Hidrográfica e.
Encontro Público Distrital do Plano Nacional de Recursos Hídricos
Definições e Conceitos sobre as Agências de Região Hidrográfica Preparado por Antonio Eduardo Lanna Apresentado por Luiz Fernando Cybis Oficina de Capacitação.
Sistema Estadual de Meio Ambiente SISEMA. Palestrante: Renata Maria de Araujo Data: 03/10/2008 SISTEMA ESTADUAL DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS.
SENAES Secretaria Nacional de Economia Solidária.
Sistema Estadual de Meio Ambiente SISEMA. Aspectos Gerais sobre Agências de Bacia em Minas Gerais Palestrante: Túlio Bahia Alves Data: 13/ 10/ 2008.
Superintendente de Apoio à Gestão
AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
Plano de Bacia do Rio Caí
Uberlândia - MG 24 de Outubro 2012 Deliberação nº 26/2011 Processo de eleição e indicação dos membros do CBH Paranaíba Gestão
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
USO DE ÁGUA.
Seminário Legislativo Águas de Minas III – Os Desafios da Crise Hídrica e a Construção da Sustentabilidade Belo Horizonte, Agosto de 2015.
Comitês de Bacias Hidrográficas
Reunião da CIEA Os Planos de Bacia no estado da Bahia 08 de julho de 2013.
V ISITA A GÊNCIA DO A LTO T IETÊ. Criada em 20 de junho de 2002 vem desempenhando funções definidas no Art. 44 da Lei n° 9.433/1997, que trata das competências.
NOVA SISTEMÁTICA DE OUTORGA DE USO DA ÁGUA EM GOIÁS
Cristalina - GO 30 de Abril 2013 Deliberação nº 26/2011 Processo de eleição dos membros do CBH Paranaíba Gestão
PLANO DE RECURSOS HÍDRICOS E DO ENQUADRAMENTO DOS CORPOS HÍDRICOS SUPERFICIAIS DA BACIA DO RIO PARANAÍBA Uberlândia, 23 de outubro de 2012 PROGRAMA DE.
Consolidação da Gestão de Recursos Hídricos em Bacias Hidrográficas Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Gerente: Cleide Pedrosa.
Audiência Pública Projeto de Lei nº 29/2011 Brasília, 13 de novembro de 2012 Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) Relator -
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE - MMA SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS E AMBIENTE URBANO – SRHU Plano Nacional de Recursos Hídricos Brasília, 10 de junho.
CONSULTOR: WINICIUS DE LIMA WAGNER COMITÊ DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CUBATÃO (SUL)
SENADO FEDERAL Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado Federal “Gestão de Recursos Hídricos em Minas Gerais.
Cristalina, 30 de abril de 2013 Nilo André Bernardi Filho Secretário do CBH-Paranaíba RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO CBH – PARANAÍBA EXERCÍCIO 2012.
7ª Reunião Extraordinária do CBH Paranaíba Cristalina - GO, 30 de abril de 2013.
CRIAÇÃO DE COMITÊS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS NA AMAZONIA A SOCIEDADE COMO AGENTE DA SUSTENTABILIDADE Câmara dos Deputados, Anexo II 15 de julho
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
Transcrição da apresentação:

Processo de Renovação dos Membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco CBHSF Janeiro a Agosto de 2010

O QUE É O COMITÊ DE BACIA É O FÓRUM ONDE USUÁRIOS DA ÁGUA, SOCIEDADE CIVIL E PODER PÚBLICO (MUNICIPAL, ESTADUAL E FEDERAL) SE REÚNEM PARA DISCUTIR SOBRE O USO DA ÁGUA QUE ESTÁ DISPOSNÍVEL NA BACIA PROCESSO ELEITORAL DOS MEMBROS DO CBHSF

Criado pelo Decreto Presidencial de 5 de junho de 2003 Principais Deliberações aprovadas sobre o uso das águas da bacia: o Plano Decenal de Recursos Hídricos, com vigência até 2014; a prioridade de outorga para os usos externos à bacia para abastecimento humano e dessedentação animal; a cobrança pelo uso da água de todos os usos internos e externos; o roteiro para escolha da entidade que exercerá a função de agência de água da bacia. Desafios: dar continuidade à implantação dos instrumentos de gestão das águas; iniciar o processo de utilização dos recursos da cobrança para a revitalização da bacia; estabelecer a alocação das águas da bacia entre os Estados e com os comitês instalados nas sub-bacias; aprovar o enquadramento das águas da bacia; definir formas de articulação com os CBHs das bacias afluentes. Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco

COMPOSIÇÃO DO CBH-SÃO FRANCISCO GESTÃO 2007/ Membros Titulares e 62 Membros Suplentes

Quem pode participar do Comitê do CBHSF? Usuários de água, sejam de irrigação ou de outros usos agropecuários; indústrias, mineração, aqüicultura e pesca, empresas de abastecimento humano, lazer e turismo. Sociedade Civil organizada, como ONGs que atuam na área de recursos hídricos e meio ambiente, associações regionais, entidades de classe, instituições de ensino superior e outros. Poder Público Representantes dos Municípios, Estados e Órgãos do Governo Federal com atuação na bacia. PROCESSO ELEITORAL DOS MEMBROS DO CBHSF

Vagas Disponíveis para a próxima Gestão Usuários – 24 MembrosMGBAPEALSE Abastecimento Urbano21111 Indústria e Mineração31100 Irrigação e uso agropecuário22101 Hidroviário01000 Pesca, turismo e lazer11110 Concessionárias de Energia Elétrica 2 para a bacia PROCESSO ELEITORAL DOS MEMBROS DO CBHSF Poder Público - 20 Membros MGBAPEALSEGODF Municipal Estadual Federal5

Vagas Disponíveis por Estado para a próxima Gestão PROCESSO ELEITORAL DOS MEMBROS DO CBHSF Sociedade Civil– 16 Membros MGBAPEALSE Consórcios e Associações Intermunicipais Organizações Técnicas de Ensino e Pesquisa ONG41111 Quilombolas 1 para a bacia Povos indígenas – 02 Membros para a bacia

Etapas do Processo Eleitoral do CBH-São Francisco Etapas - Ano 2010 Período Reuniões de Mobilização e Divulgação1º/01 a 15/04 Inscrições15/03 a 15/04 Divulgação da lista preliminar dos habilitados30/04 Recursos10 a 14/05 Publicação da lista final dos habilitados21/05 Plenárias do Poder Público Municipal24 a 28/05 Plenárias Setoriais (Usuários e Sociedade Civil)31/05 a 25/06 Plenárias dos Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais 1/04 a 18/04 Plenária de Posse e eleição da Diretoria9 e 10/08

Estratégia: Processo eleitoral do CBHSF 16 Comitês Afluentes Comissão Eleitoral 6 indicações dos órgãos gestores dos Estados e 1 do DF 1 representante da SRU/MMA 1 representante da ANA Grupos Executivos Estaduais 5 Coordenadores (representantes dos órgãos Gestores Estaduais de AL, BA, MG, SE e PE *apoio as CCR *apoio as CCR UAR-ANA-Maceió

Estratégia: Processo eleitoral articulado em conjunto com os Comitês de Bacias Afluentes da Bacia do São Francisco 16 Comitês de Bacias Afluentes Bacias Afluentes

Estratégia: Processo eleitoral articulado em conjunto com os Comitês de Bacias Afluentes da Bacia do São Francisco 16 Comitês de Bacias Afluentes Bacias Afluentes COMITÊS AFLUENTES: MG/BA 1 CBH do Rio Verde Grande Minais Gerais CBH do Rio das Velhas CBH do Rio Paraopeba CBH do Rio Pará CBH da Sub-bacia Mineira do Rio Paracatu CBH Afluentes do Alto São Francisco CBH dos Rios Jequitaí e Pacuí CBH do Entorno da Represa de Três Marias CBH da Sub-bacia Mineira do Rio Urucuia CBH Afluentes Mineiros do Médio São Francisco Bahia CBH dos Rios Verde Jacaré CBH do Rio Salitre CBH Lago do Sobradinho CBH do Rio Grande CBH do Rio Corrente Alagoas CBH do Rio Piauí

PE – SE – AL Pernambuco: Secretaria de Recursos Hídricos de Pernambuco – SRH Av. Cruz Cabugá nº 1.111, sala 28, Bairro Santo Amaro, Recife – PE - CEP tel.: (81) e Sergipe: Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos – SEMARH Aracaju – SE Alagoas: Secretaria-Executiva do CBH- São Francisco ANA/UAR–Maceió – Centro – Maceió Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas – SEMARH Gerência de Apoio aos Comitês de Bacias –Jacarecica – Maceió – AL CBH do Rio Piauí- Penedo – AL Estratégia: Processo eleitoral CBHSF LOCAIS PARA ENTREGA DE INSCRIÇÕES

BAHIA Instituto de Gestão das Águas e Clima– INGÁ Coordenação de Gestão Participativa – COGEP –Salvador – BA CBH do Rio Salitre e CBH do Entorno do Lago de Sobradinho Unidade Regional do INGÁ -Juazeiro CBH dos Rios Verde e Jacaré Unidade Regional do INGÁ– Irecê CBH do Rio Verde Grande (representação na Bahia) Unidade Regional do INGÁ -Guanambi CBH do Rio Corrente Unidade Regional do INGÁ– Santa Maria da Vitória CBH do Rio Grande Unidade Regional do INGÁ– Barreiras Estratégia: Processo eleitoral CBHSF LOCAIS PARA ENTREGA DE INSCRIÇÕES:

DF e MG DF e MG Brasília: Agência Nacional de Águas – ANA Superintendência de Apoio à Gestão de Recursos Hídricos– Brasília – DF Minas Gerais: Instituto Mineiro de Gestão das Águas – IGAM Vice-Diretoria do IGAM –– Belo Horizonte CBH dos Afluentes Mineiros do Alto São Francisco-Lagoa da Prata – MG CBH do Entorno da Represa de Três Marias – Três Marias CBH do Rio das Velhas – AGB Peixe Vivo– BH – MG CBH dos Rios Jequitaí e Pacuí- Bocaiúva CBH do Rio Paracatu - Paracatu CBH do Rio Urucuia– Unaí CBH do Rio Pará -Divinópolis CBH do Rio Paraopeba – CIBAPAR/Betim– Betim CBH do Rio Verde Grande (representação em Minas Gerais)- Montes Claros LOCAIS PARA ENTREGA DE INSCRIÇÕES Estratégia: Processo eleitoral CBHSF

Como preencher o formulário de inscrição ? Processo Eleitoral do CBH-São Francisco

Como preencher o formulário de inscrição ? Processo Eleitoral do CBH-São Francisco

Comprovante de inscrição Protocolo de Usuários Protocolo da Sociedade Civil Formulário de inscrição Processo Eleitoral do CBH-São Francisco

Comprovante de inscrição Protocolo de Usuários Processo Eleitoral do CBHSF

Comprovante de inscrição Protocolo da Sociedade Civil Processo Eleitoral do CBHSF

Processo Eleitoral do CBH-São Francisco Se você é membro titular ou suplente do CBH-SF saiba que: Se você é membro titular ou suplente do CBH-SF saiba que: Só precisa preencher o formulário de inscrição e encaminhar para a Secretaria Executiva do CBH- São Francisco. Só precisa preencher o formulário de inscrição e encaminhar para a Secretaria Executiva do CBH- São Francisco.  Não será preciso apresentar os documentos relacionados nos artigos 12 e 15 da Resolução nº 14/2009.

Processo Eleitoral do CBH-São Francisco Se você foi habilitado no processo eleitoral anterior do CBH-SF saiba que: Se você foi habilitado no processo eleitoral anterior do CBH-SF saiba que: Precisa preencher o formulário de inscrição e encaminhar a Secretaria Executiva do CBH-SF e anexar: Precisa preencher o formulário de inscrição e encaminhar a Secretaria Executiva do CBH-SF e anexar: Das entidades, a Ata de Posse da Diretoria atual, devidamente registrada em cartório e a apresentação de CNPJ com certidão ativa. Das entidades, a Ata de Posse da Diretoria atual, devidamente registrada em cartório e a apresentação de CNPJ com certidão ativa. Dos usuários, a apresentação de documento de outorga; ou o protocolo de cadastro de usuários de recursos hídricos da bacia; ou declaração de órgão gestor ou de extensão rural que comprove e especifique a sua condição de usuário. Dos usuários, a apresentação de documento de outorga; ou o protocolo de cadastro de usuários de recursos hídricos da bacia; ou declaração de órgão gestor ou de extensão rural que comprove e especifique a sua condição de usuário.

Processo Eleitoral do CBH-São Francisco Se você é membro titular ou suplente de um Comitê Afluente da Bacia do SF saiba que: Se você é membro titular ou suplente de um Comitê Afluente da Bacia do SF saiba que: Precisa preencher o formulário de inscrição e encaminhar para a Secretaria Executiva do CBH-São Francisco ou entregar na sede do seu Comitê, e Precisa preencher o formulário de inscrição e encaminhar para a Secretaria Executiva do CBH-São Francisco ou entregar na sede do seu Comitê, e Constar na relação atualizada da composição do Comitê Afluente como membro titular ou suplente. Constar na relação atualizada da composição do Comitê Afluente como membro titular ou suplente.  Não precisa apresentar os documentos relacionados nos artigos 12 e 15 da Resolução nº 14/2009.

Processo Eleitoral do CBH-São Francisco Informações Adicionais: Informações Adicionais: Secretaria Executiva do CBH-São Francisco Secretaria Executiva do CBH-São Francisco Rua Cincinato Pinto nº 226, 7º andar Ed. Rua Cincinato Pinto nº 226, 7º andar Ed. Ipaseal, Centro, Maceió Ipaseal, Centro, Maceió Tel.: (082) Tel.: (082)

Informações Adicionais: Encontram-se na Resolução da Diretoria nº 14/2009 e no Regimento Interno do CBHSF, à disposição dos interessados nos locais de inscrição e nas seguintes páginas eletrônicas: CBH São Francisco: Agência Nacional de Águas – ANA: CNRH: IGAM: INGÁ: SEMARH ALAGOAS: SEMARH SERGIPE: SRH PERNAMBUCO: SEMARH GOIÁS: IBRAM: Processo Eleitoral do CBH-São Francisco

Obrigada Tânia Regina Dias Superintendência de Apoio à Gestão de Recursos Hídricos Agência Nacional de Água - ANA