Conformidade no aprendizado ou no ensino? Aluno, instrutor, instituição ou curso? Sergio Figueiredo STI/MDIC.

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Transcrição da apresentação:

Conformidade no aprendizado ou no ensino? Aluno, instrutor, instituição ou curso? Sergio Figueiredo STI/MDIC

Conformidade do aprendizado Objeto –Individual => Aluno/trabalhador/ cidadão Avaliação individual das competências Código ASME, ASQ, IQA, TOFFEL, IELTS, OAB, etc. Resultado –Certificado reconhecido pelo mercado de trabalho, pela comunidade acadêmica ou pela sociedade Forçado – mercado e governo Espontâneo - mercado

Conformidade do aprendizado SIM –Escolha individual Custo individual Competências verificadas Diferenciação individual Competição entre entidades formais ou não pelo mercado Padrão comparável de desempenho PORÉM –Sem certificação da escola/método/ instrutores Sem garantia de sucesso no processo Sujeito a tendências de mercado Livre competição entre instituições

Conformidade do ensino Objeto –Processo => Método, instalações, professores Avaliação das competências institucionais Requisitos gerais Validade do diploma via certificação da instituição Resultado –Certificado reconhecido pelo mercado de trabalho, pela comunidade acadêmica ou pela sociedade Forçado – mercado e governo Espontâneo - mercado

Conformidade do ensino SIM –Escolha coletiva Garantia a priori da capacidade institucional Supervisão pelo governo ou sociedade Padronização institucional Competição apenas entre entidades formalizadas Padrão comparável de desempenho do processo PORÉM –Resultado permanece individual Não assegura desempenho individual adequado Restringe livre competição entre instituições

Elementos da certificação Inputs –Instalações –Ferramentas (informática, didática, bibliotecas, material bibliográfico, etc.) –Professores (certificados?) Output –PROFISSIONAL CAPACITADO

Interesses na certificação Individuais –Reconhecimento do esforço de capacitação em outras esferas (profissional, acadêmica, sociedade, etc.) –Baixas barreiras de acesso (custos, requisitos, horários, etc.) –Customizado/ regionalizado –Comunicabilidade com outras atividades de aprendizagem e exercício profissional –Competição institucional Coletivo –Segurança e confiança no uso da capacidade Manutenção da capacidade Restrição aos “não certificados”

Desafio Institucionalizar certificação de pessoal acessível, generalizada e adequada ao indivíduo, sociedade e setor produtivo.