Profª: Adriana Vettorazzo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Alberto Martins Júnior
Advertisements

‘ Por que estudar sistemas de informação?
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
Sistemas de Informações Gerenciais
Objetivos do Capítulo Explicar por que o conhecimento dos sistemas de informação é importante para os profissionais das empresas e identificar as cinco.
Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet
E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação.
SCM – SUPPLY CHAIN MANAGEMENT
SISTEMAS OPERACIONAIS ERP E SCM
ADMINISTRAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
LOGISTICA EMPRESARIAL
Sistemas Empresariais Básicos
3. Sistemas de Informação e a Produção
Sistemas de Informação
Sistemas ERP-Enterprise Resources Planning
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS E MATERIAIS
ENTERPRISE RESOURSE PLANNING
Sistemas ERP: Enterprise Resource Planning (Planejamento dos Recursos Empresariais) Prof. Claudio Benossi.
Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH
Profª: Adriana Vettorazzo
ERP - Enterprise Resource Planning
Sistema de Informação Gerencial (SIG)
SCOR MRP anos 70, MRP II anos 80 e ERP anos 90.
ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti
Prof. Sérgio Paulo Vianna Cintra
SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO EMPRESARIAL ERP
Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH
Objetivos da aula Dar exemplos de como a tecnologia de informação apóia os processos de negócios nas funções organizacionais de contabilidade, finanças.
Sistemas de Informação da Qualidade ERP Enterprise Resources Planning Uma abordagem objetiva.
Gildo de Almeida Leonel
Sistema de Informação Gerencial
Profª: Adriana Vettorazzo
Planejamento de recursos empresariais (ERP)
Profª. Selma Maria da Silva
FATORES DE COMPETITIVIDADE INTERNACIONAL
OBJETIVOS DE ESTUDO Demonstrar como os sistemas integrados ajudam a conquistar a excelência operacional ao integrar e coordenar diversas funções e processos.
Gestão da Tecnologia da Informação
Por que estudar sistemas de informação?
Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet
Efficient Consumer Response. Introdução Interacção da empresa como meio que a rodeia Criação de relações entre clientes, fornecedores, concorrentes, organismos.
Função da Administração:
CONCEITOS BÁSICOS - Administração:
Planejamento Estratégico
Profª: Adriana Vettorazzo
SEMINÁRIO SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO CORPORATIVA.
Sistemas de Informações Gerenciais
Sistemas de Informação
Planejamento da Tecnologia de Informação nas Empresas n Prof. Wladimir da Costa 5 a Fase - Planejamento Organizacional para a Área de Informática.
Objetivos do Capítulo Explicar a importância da implementação de processos e tecnologias de gerenciamento de dados numa organização. Explicar as vantagens.
ERP.
Iniciando na logística empresarial
Como elaborar seu currículo? 04/2006 Um currículo bem feito não garante sua contratação mas um currículo mal elaborado elimina-o do processo seletivo.
E-commerce e E-business
Por Márcia May Gomel ® março Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p Turban et al. Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p
Equipe Prof. Henrique Freitas
Sistemas de Informação para Operações
TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO BASEADOS NA WEB
Sistemas de Informações em Recursos Humanos
SISTEMAS de INFORMAÇÃO segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
A Tecnologia da Informação nas Empresas
O que é ERP? ERP é a sigla de Enterprise Resourse Planning (Planejamento dos Recursos Empresariais).  Trata-se de uma técnica moderna de gestão empresarial.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E MATERIAIS Unidade 1
Evolução da Tecnologia da Informação
Sistemas de Informação
Sistema de Informação aplicados a Finanças e Contabilidade
Princípios de Sistemas de Informação
8.1 © 2007 by Prentice Hall Conquistando Excelência Operacional e Intimidade com o Cliente: Aplicativos Integrados.
CONCEITO DE DADOS E INFORMAÇÕES DADOS – SÃO COMPOSTOS POR FATOS BÁSICOS. EX. NOME E QUANTIDADE DE HORAS TRABALHADAS, NÚMERO DE PEÇAS PRODUZIDAS OU EM ESTOQUE.
Sistemas de Apoio Gerenciais Colaboração nas Empresas SPT SIG
ERP Enterprise Resource Planning Fontes: Ed Summers (UT / Austin) Shankarnarayanan (Bann - India) Whatis.com SAP Prof. Fabio Gallo Garcia.
Transcrição da apresentação:

Profª: Adriana Vettorazzo Adriana.vettorazzo@hotmail.com E-BUSINESS Profª: Adriana Vettorazzo Adriana.vettorazzo@hotmail.com

Sistemas de E-business Interfuncionais E-business, além de abranger o e-commerce, compreende aplicativos de escritório, tanto os internos quanto os de relacionamento externo, que compõem o motor da empresa moderna. E-business é uma redefinição do velho modelo de empresa com a ajuda da tecnologia para maximizar o valor para o cliente. E-business é o uso da Internet e de outras redes e tecnologias de informação para dar suporte ao comércio eletrônico, às comunicações e à colaboração entre empresas e aos processos de negócios de atuação na Web, tanto nas conexões internas da empresa quanto naquelas com seus clientes e parceiros de negócios.

Sistemas de E-business Interfuncionais Sistemas Funcionais: Atendem as necessidades de informações de funções individuais ou departamentais. Ex: Sistemas de gestão de vendas, Sistemas de gestão de estoque, etc Sistemas Interfuncionais: Transpõem os limites tradicionais das funções organizacionais a fim de reestruturar e melhorar os processos de negócios vitais de toda a empresa.

Sistemas de E-business Interfuncionais e-commerce e-ERP e-chain supply e-CRM

Sistemas de E-business Interfuncionais Como as Tecnologias de Informação estão transformando e melhorando a administração dos processos industriais de empresas e-business? Modelo de Fabricar para o estoque Fabricação mediante encomenda Estoque just-in-time; Produtos produzidos de forma personalizada; Atende pedidos específicos de clientes; Possibilidade de alterar as especificações do cliente durante o processo de produção.

Sistemas de E-business Interfuncionais

Sistemas de E-business Interfuncionais Planejamento de Recursos Empresariais (ERP) O ERP é um sistema interfuncional que atua como uma estrutura para integrar e automatizar muitos dos processos de negócios que devem ser realizados pelas funções de produção, logística, distribuição, contabilidade, finanças e de recursos humanos de uma empresa. É uma família de módulos de software.

O que são sistemas integrados? Baseiam-se em módulos de software integrados e em um banco de dados centralizado; É uma categoria de SI que visa integrar e padronizar os processos internos às relações externas da organização envolvendo transações com fornecedores, parceiros e clientes.

Valor empresarial dos sistemas integrados Como os sistemas integrados funcionam? Melhores práticas Valor empresarial dos sistemas integrados Aumentam a eficiência operacional Dão suporte à tomada de decisão e respostas rápidas às demandas do consumidor Incluem ferramentas analíticas para avaliar o desempenho geral

Como Funcionam os Sistemas Integrados Os sistemas integrados apresentam um conjunto de módulos de software integrados e um banco de dados central; este permite que os dados sejam compartilhados pelos diferentes processos de negócios e áreas funcionais de toda a empresa.

ERP - Enterprise Resource Planning ERP é um modelo de gestão baseado em sistemas corporativos de informação que visam integrar os processos de negócio da empresa e apoiar decisões estratégicas; Faz a integração da cadeia de suprimentos, de fornecedores e clientes; Procura envolver praticamente todas as áreas funcionais da empresa (materiais, produção, financeiro, recursos humanos, marketing, entre outros); Atende organizações de diversas naturezas (indústria, empresas de varejo e governamentais)

ERP - Enterprise Resource Planning O conceito JIT pode ser amplamente empregado, reduzindo estoque, desperdícios e tornando mais eficiente a logística; ERP’s + Internet abre espaço para o e-business;

ERP – Esquemas Básicos de Processamento Módulos Específicos em Servidores Distribuídos por Unidades Geograficamente Distantes Operando com o mesmo Banco de Dados

Principais Vantagens do Uso de um ERP Especificação de Processos Adoção de Boas Práticas. Uso de Base de Dados Única.

A evolução dos sistemas ERP nas organizações pode ser compreendidas em cinco estágios: Sem ERP: Situação inicial. Não existe a concepção deste sistema na organização; Sistemas não integrados: A organização possui sistemas de informática com potencial de integração; ERP parcial ou não integrado: Já conta com ERP que possui alguns módulos integrados; Unidades de negócios usando ERP: a Matriz e as filiais utilizam o ERP, mas não há integração entre as unidades; Empresa totalmente integrada por ERP: as áreas funcionais e as unidades de negócio compartilham integralmente a base de dados.

Desenvolvimento Interno x Aquisição Pontos favoráveis ao desenvolvimento interno Customização total Domínio do código-fonte Facilidade em implantar modificações Não requer o pagamento de licenças de uso ou manutenção Pontos desfavoráveis ao desenvolvimento interno Atividade fora do core business da empresa Falta de documentação do projeto Maior suscetibilidade a fraudes e falhas Desatualização tecnológica Foco departamental e não em processos

Desenvolvimento Interno x Aquisição Pontos favoráveis a aquisição de um sistema Adoção de práticas consagradas Foco em processos Atualização do sistema Maior segurança Pontos desfavoráveis a aquisição de um sistema Requer o pagamento de licenças e atualizações Cria dependência em relação ao fornecedor

Modalidades para a implementação do ERP Implantação passo-a-passo: implementado gradativamente em cada área funcional; Vantagem: maior controle e acompanhamento do processo de implantação; Desvantagem: o novo sistema coexistirá durante um período com os sistemas legados;

Modalidades para a implementação do ERP Implantação Big Bang: o sistema é implantado de uma só vez em todas as áreas funcionais Vantagem: não há redundância e trabalho duplicado; Desvantagem: pode haver um choque cultural na implantação do sistema;

Modalidades para a implementação do ERP Implantação Small Bang: o sistema é implantado completamente em cada unidade de negócio progressivamente, mas não há integração entre elas.

Critérios para selecionar um ERP O sistema deve suportar todos os processos do negócio; O sistema deve ser altamente integrável entre seus componentes; O software deve ser ajustável as necessidades da empresa; Deve conter componentes que integre o sistema aos negócios on-line da empresa, tornando-o seguro e executável; A implementação e a implantação devem ser rápidas visando a redução da espera do retorno do investimento; Prover facilidade de uso, sendo o mesmo gerenciado e manuseado por pessoas não-técnicas.

Critérios para selecionar um ERP Verificar o perfil das empresas usuárias; Verificar a reputação do fornecedor agilidade do suporte técnico agilidade em promover alterações facilidade de utilização política de manutenção Histórico e perspectivas do fornecedor

Escolha de um ERP – Questões Técnicas Plataformas utilizadas Banco de dados Infraestrutura de comunicação Capacidade de processamento

Componentes do ERP A abordagem do ERP para o usuário final é integrada e orientada a processo, contudo as áreas de negócios que são abrangidas formam módulos de software especializados

Sistemas de Informação para Operações das Empresas Marketing Produção / Operações Administração de Recursos Humanos ERP Contabilidade Finanças

Sistemas Integrados (ERP) Finanças e contabilidade Banco de dados centralizado Marketing e Vendas Recursos Humanos Manufatura e produção

Sistemas Integrados (ERP) Sistemas integrados podem reunir todos os principais processos de negócios de uma empresa em um único software que permite que a informação flua sem descontinuidade através da organização. Esses sistemas focam principalmente os processos internos, mas podem incluir transações com clientes e fornecedores.

Sistemas de Informação de Marketing Interativo Automação da Força de Vendas Administração do relacionamento com o cliente Pesquisa e Previsão do Mercado Propaganda e Promoção de Produto Sistemas de Informação de Marketing

Sistema de Informação de Manufatura Sistemas de Engenharia CAD CAE Planejamento de Processos Assistido por Computador Sistemas de Execução Industrial Chão-de-fábrica Programação Controle: de Máquinas Robótico Manufatura Integrada por Computador de Recursos Industriais Previsão da Produção Controle de Qualidade Funcionário Distante Fornecedor Extranet Intranet

Administração de Recursos Humanos Contratação de Pessoal Treinamento e Desenvolvimento Administração Salarial Planejamento da força de trabalho Localização da Planejamento de sucessão de avaliação de desempenho Apropriação de custos de contratos Previsão salarial Sistemas Estratégicos Análise do custo da mão-de-obra Análise da rotatividade Eficácia do treinamento Compatibilização de carreiras Eqüidade de remuneração Análise de benefícios Sistemas Táticos Avaliação de qualificações Avaliações de desempenho Controle da folha de pagamentos Administração de benefícios Recrutamento Planejamento da força de trabalho Sistemas Operacionais

Sistemas de Informação Contábil

Sistemas de Informação Financeira Administração de Caixa Administração de Investimentos Planejamento Financeiro Orçamentos de Capital

Sistemas de E-business Interfuncionais Planejamento de Recursos Empresariais (ERP) Logística Integrada Planejamento da Produção Vendas Distribuição, Controle de Pedidos Cliente / Funcionário Contabilidade e Finanças Recursos Humanos

Sistemas de E-business Interfuncionais Planejamento de Recursos Empresariais (ERP) As empresas hoje atribuem grande valor à instalação do software ERP para os negócios por dois motivos: O ERP cria uma estrutura para integrar e aperfeiçoar seus sistemas internos de escritório, que é responsável por importantes melhorias no atendimento ao consumidor, na produção e na eficiência da distribuição; O ERP fornece rapidamente informação interfuncional vital sobre o desempenho da empresa para os gerentes melhorarem significativamente sua capacidade de tomar as melhores decisões pela empresa em todas as suas atividades.