Six Sigma Ovidio P. Godoy Jr. nov./04. Overview:  Definição Six Sigma.  Ferramentas estatísticas.  Componentes.  Corporações que praticam.  Conclusões.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Engenharia Simultânea
Advertisements

34ª Reunião da Qualidade Jorge Gerdau Johannpeter
Pensamento Estatístico e sua Aplicação
ANÁLISES DE PERIGOS E PONTOS CRÍTICOS DE CONTROLE
Tecnologia de Impressão Offset – Qualidade e Produtividade: GESTÃO DA QUALIDADE Notas de Aula 2o. Semestre 2011.
Tecnologia de Impressão Offset – Qualidade e Produtividade: GESTÃO DA QUALIDADE Notas de Aula 2o. Semestre 2011.
Gestão Integrada de Negócios
Introdução ao Processo 6 Sigma
Seis Sigmas é um Alvo de Performance
Faculdade de Ciências Sociais de Aplicadas de Petrolina – FACAPE
A Estratégia Six Sigma ( 6 ) e os profissionais Black Belts
Desenvolvendo a Cultura Seis Sigma
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Balanced Scorecard Integrantes do Grupo: Janice Zambon Juliana Fonseca
SEPG Conference ´97.
REFERENCIAIS COMPARATIVOS
Nelson Suga CI205 – ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO PARA INFORMÁTICA 2011
Engenharia de Software
AULA 02: MESTRES DA QUALIDADE Profª. Elizabete Nunes.
Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos
Teoria Matemática Administração
Dados empíricos mostram que os custos dos serviços estão inflacionados por desperdícios que chegam a incríveis 80%. Como as organizações voltadas a serviços.
para o desenvolvimento de consultores empresariais
O Seis Sigma Passo a Passo.
UNIFEI – Universidade Federal de Itajubá
Conceitos Introdutórios
Vanessa Farias Pereira
Prof.Alfredo Parteli Gomes
Capítulo 1 Introdução à administração e às organizações.
Lean Seis Sigma como Filosofia ou como Metodologia?
Introdução à Qualidade
Estratégia de operações
Implantação e Melhoria de Processos de SOFTWARE
História Conceito Total Profit Management
Capítulo 2 Estratégia de operações. É a maneira como as operações implementam a estratégia corporativa e ajudam a construir uma empresa orientada para.
MÉTODOS E FERRAMENTAS PARA AUMENTO DA CONFIABILIDADE
Fábio Chicout
Seis sIgma: Uma abordagem ao gerenciamento inovador © Copyright 2001 Business Systems Solutions, Inc. All rights reserved. Slide 1 Gregory H. Watson Managing.
Qualidade na Manutenção
Capítulo 5 Análise de processos 1.
O QUE É GESTÃO AMBIENTAL?
Resultados Através da Gestão da Qualidade A Experiência Norte-Americana Wendy Finnerty Diretora Nacional American Society for Quality Julho de 2005.
EPR16 – Planejamento e Gestão da Qualidade Professora Michelle Luz
Seis sigma Análise de falha.
Seis Sigma - Histórico.
A Gestão Estratégica pelo BSC, com enfoque em:
Processo Seis Sigma O que é Seis Sigma: é uma metodologia estruturada para fornecimento de produtos e serviços melhores, mais rápidos com custos mais baixos,
7 FERRAMENTAS BÁSICAS DA QUALIDADE
Computer Aided Manufacturing (CAM)
Workshop Seis Sigma José Goldfreind (SETEC)
Melhoria de Processos usando o Six Sigma
Planejamento Estratégico e Processos de Marketing
APRESENTAÇÃO DE ARTIGO
Planejamento Estratégico: uma abordagem prática
Ferramentas de Gestão Ciclo PDCA,BSC, Benchmark e SWOT
Seis Sigma Edwir Marcelo – Josué Nunes
DMAIC – Seis Sigmas (6σ) Prof. Fábio Benevenuto de Lima
Balanced Scorecard.
Gerencial e Contabilidade Prof. Cláudio Wanderley, PhD
Gestão de Riscos em Ambientes de Múltiplos Projetos Cristine Gusmão 29/03/2006 GP2 | Grupo de Pesquisa em Gestão de Projetos.
Renata Teles Moreira Orientador: Alexandre Vasconcelos
INDICADORES DE DESEMPENHO
O que é Six Sigma? Six Sigma é a maneira pela qual gerenciamos nosso negócio, melhorando a qualidade e eliminando defeitos. É um símbolo, uma meta, uma.
Princípios de gestão da qualidade
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
Empowerment Disciplina: Tecnologias de Gestão Prof. Eduardo M. Borba.
Six Sigma Amanda Rodrigues (arbg2) Camila Souto (cscbb) Maria Julia (mjgfl) Simone Cohen (scc) SEIS SIGMA 6.
Aula 5 – Solução de Problemas: parte 2
Transcrição da apresentação:

Six Sigma Ovidio P. Godoy Jr. nov./04

Overview:  Definição Six Sigma.  Ferramentas estatísticas.  Componentes.  Corporações que praticam.  Conclusões. nov./04

Six Sigma:  O programa da gestão da qualidade tornou-se realidade na Motorola em  A filosofia da gestão focalizou em melhorias de processo.  Eliminando os desperdícios e os erros.  Aumento da satisfação do cliente.  Aumento da competitividade.  Estatística forte para avaliar os processos. nov./04

Os Componentes do Six Sigma:  Pessoas.  Processos (Ferramentas). nov./04

Ferramentas Six Sigma: nov./04

Estatísticas do Six Sigma: 1. Define claramente as exigências explícitas do cliente na definição das falhas. 2. O número dos defeitos que ocorrem. 3. Determine o rendimento, porcentagem dos produtos sem defeitos. nov./04

Estatísticas do Six Sigma:

Tabela de Conversão Six Sigma: If your yield is: Your Sigma is: 30.9% % nov./04

Aplicação do Six Sigma no nível 3 e 4  Exemplo:  Em um processo operando em 3 Sigma (ou seja defeitos ppm) (ou seja defeitos ppm)  Melhorando para 4 Sigma (ou seja defeitos ppm) (ou seja defeitos ppm)  Considerando-se que o custo a cada retrabalho seja de R$10,00 a economia será cerca de R$ ,00.

Projetos de novos Processos ferramenta (DMAIC): nov./04  Esta ferramenta é definida para uma abordagem sistemática, caracterizada pela utilização de métodos estatísticos e de engenharia.

Processos (Ferramentas): Define Measure AnalyzeImprove Control nov./04

Definição:  Definir planos de ação.  Identifique claramente o problema.  Utilize a definição numérica.  Focalize no processo a origem de onde vem o problema não no resultado. nov./04

Medição:  Potencialidade de um processo dado.  Implementar maneiras de medir defeitos. nov./04

Análise:  Resultados processos atuais.  O que é possível ser comparado e o que a competição está fazendo. nov./04

Melhorias:  Execute mudanças.  Seja criativo, encontre maneiras novas para fazer as coisas melhores e mais baratas, ou até mesmo mais rapidamente. nov./04

Controle:  Controle dos processos.  Execute medidas para manter variáveis dentro dos limites novos. nov./04

Pessoas: Executive Leader Champion Master Black Belt Black Belt Green Belt nov./04

Executive Leader:  Executivo do nível elevado cometido ao sucesso do seis sigma.  Conhecimento total no processo do seis sigma.  Atribua as pessoas chaves à posição de Champion. nov./04

Champion: Champion:  Executivo de Nível Elevado.  Forneça recursos para terminar o trabalho do Executive Leader.  Ajude os Black Belt a selecionar projetos. nov./04

Master Black Belt :  Recurso para os Black Belt na teoria matemática de métodos estatísticos.  Perito no processo do six sigma.  Trabalhos com o Champion para selecionar projetos. nov./04

Black Belt Roles:  Líder do processo do six sigma.  Habilidades técnicas.  Traga a visão do projeto à realidade.  Dedicado unicamente ao programa do six sigma.  Ajuda Green Belt. nov./04

Green Belt:  Líderes De Projeto.  Suporte ao Black Belt para terminar o projeto. nov./04

Corporações que utilizam Six Sigma:  General Electric  Motorola  Sony nov./04

Exemplo de sucesso com a implantação do Six Sigma. nov./04

História de Sucesso GE  1998 Operação com margem defeito — 16.7%  Resultado: $600 milhões. “The most important initiative GE has ever undertaken” “A mais importante iniciativa que a GE já empreedeu” Jack Welch, CEO General Electric Jack Welch, CEO General Electric nov./04

História de Sucesso ABB  Em uma única planta em USA a economia da implantação gerou cerca de US$770 mil por ano com a aplicação do Six Sigma. nov./04

Conclusões:  Filosofia da qualidade com sucesso.  Alvo estatístico de seis sigma.  Os componentes do seis sigma são o poder das pessoas e processo.  Definição das pessoas para implantar o Six Sigma (Champion, Black Belt, etc...)  Defina, Meça, Analise, Melhore, Controle.  Todas corporações que implantaram o Six Sigma de forma estruturada obtiveram sucesso.  Foco de cliente. nov./04

FIM nov./04