Painel Transporte Metroferroviário nas Cidades

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Políticas públicas pela diversidade. fundamentos legais Constituição de 1988 emenda nº 48, de 2005: Plano Nacional de Cultura.
Advertisements

POLÍTICAS E PROGRAMAS PRIORITÁRIOS EM SAÚDE – 2008/2011 (PAC – SAÚDE)
O papel das entidades na valorização do profissional : Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia – SOBRAFO Mario Jorge Sobreira, MSc Diretor Técnico.
DESEMPENHO DO SEGMENTO FERROVIÁRIO DE CARGAS 2012 São Paulo, 4 de dezembro de 2012.
III CONGRESSO INTERESTADUAL DOS FERROVIÁRIOS E METROVIÁRIOS DOS ESTADOS DA BAHIA E SERGIPE Salvador – BA, 20 e 21 de dezembro de 2010 AS CONSEQÜÊNCIAS.
COMISSÃO DE VIAÇÃO E TRANSPORTES
Formosa: Exercício de entender suas relações.
SEMINÁRIO DO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE novembro/2010
Propostas para qualificar o Processo do Orçamento Participativo TRANSVERSALIDADE Promover capacitação permanente das redes de participação social a partir.
Conselho Federal de Enfermagem Il Encontro de Coordenadores de Fiscalização.
Programa Brasileiro de Acessibilidade Urbana
GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional Guilherme Henrique Pereira Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Ministério.
Programa STAQ (Sustainable Transport and Air Quality) Projeto Regional Brasil 12ago2010.
O papel político dos conselhos estaduais na 5ª Conferência Nacional das Cidades: atuação e passo a passo para mobilização O PAPEL POLÍTICO DOS CONSELHOS.
DESEMPENHO DO SEGMENTO FERROVIÁRIO DE CARGAS
Transporte e Desenvolvimento Urbano:
A CAMPANHA CONCEITO ALVO AÇÕES PRODUTOS RESULTADOS CAMPANHA.
Congresso Nacional Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara dos Deputados Consultoria de Orçamento, Fiscalização e Controle do Senado.
SERRA GAÚCHA NOS TRILHOS CAXIAS DO SUL – 25 E 26 DE AGOSTO DE 2008
“Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios” Instituto Ethos Apoio: Siemens Integrity Initiative Curitiba, maio de 2011 Oficina de.
Painel Desafios da Organização Metropolitana O Metrô de Belo Horizonte no Contexto da Nova Legislação João Luiz da Silva Dias Companhia Brasileira de Trens.
Boas vindas em nome do Ministério da Cidades e da UFMG PROGRAMA DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA – PROEXT MEC/CIDADES.
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
Política nacional de planejamento regional urbano
Ministério da Cultura.
SEMINÁRIO FORTALEZA NOS TRILHOS - O desafio da Integração Metropolitana Fortaleza, CE, 11 e 12 de setembro de 2007 O PAPEL DO SISTEMA METROFERROVIÁRIO.
PROJETOS EM DESENVOLVIMENTO E MOBILIDADE URBANA
Gestão Estratégica na Política Pública
DESEMPENHO DO SEGMENTO FERROVIÁRIO DE PASSAGEIROS 2013
OS TRILHOS NA REGIÃO METROPOLITANA DE NATAL TRENS URBANOS E ZONA NORTE
A VB facilita há 14 anos a rotina de trabalho das empresas no fornecimento obrigatório de Vales-Transporte aos seus funcionários.
SISTEMA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO: DESAFIOS
Debate Políticas Públicas Setoriais
As Perspectivas do Sistema de Trens Urbanos de Maceió
Urbanização Brasileira
Projeto – Novos Consórcios Públicos para a Governança Metropolitana Belo Horizonte – 31/08/2009 Experiências internacionais e nacionais sobre a governança.
Copa de 2014 Seminário Embarque no Turismo Brasília, 09 de junho de 2010.
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização | GesPública SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO SISTEMA COFEN/ Conselhos Regionais SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO.
1 Qua-07 de Maio de 2014 Uberlândia/MG Seminário 2: Consórcios Públicos de Saneamento Básico: Estruturação, Implantação e Sustentabilidade.
DESEMPENHO DO SEGMENTO FERROVIÁRIO DE CARGAS São Paulo, 3 de dezembro de 2009 SIMEFRE Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos.
CONAPREV Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social.
Plano Decenal de Segurança do Trânsito
IV Seminário Brasileiro do Transporte Rodoviário de Cargas O “Apagão” Logístico Impedirá a Retomada do Crescimento? José de Freitas Mascarenhas Presidente.
A QUESTÃO AMBIENTAL E AS GRANDES OBRAS Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis M M A.
Orientações para a Elaboração do Plano Plurianual
PAINEL 3: Interface entre Planejamento Urbano e Planejamento Regional Rosa Moura – SEDU/Paraná Brasília, setembro de 2009.
Belo Horizonte, 10 a 12 de abril de 2006
A Política de Mobilidade Urbana no desenvolvimento das cidades
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
URBANIZAÇÃO Estrutura, Hierarquia e Problemas Urbanos
Consultoria de Orçamento da Câmara dos Deputados Consultoria de Orçamento do Senado Federal Elaboração de Emendas ao Projeto de Lei Orçamentária Anual.
Escola: Coopen Aluno: Caio Série: 5°ano A
Coordenação executiva - Problemas de articulação versus
Mudança no Regime Fiscal: Proposta para discussão Bernard Appy dezembro de 2013.
Fórum da Região Sudeste Ciclo de Debates em VISA - Desafios e Tendências.
Urbanização Brasileira
Sou + De Bicicleta. Sou + De Bicicleta Plano de Governo de Fernando Haddad 13 Prefeito Propostas para a Bicicleta como fator de Mobilidade Urbana.
Município de Guarapuava Secretaria de Habitação e Urbanismo Planejamento Plano Diretor Plano de Ação e Investimentos Atualização
0 Comitê de Tecnologia Mar/2005 Gestão da Tecnologia na CVRD 3a Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Gestão da Tecnologia na CVRD 3 a.
Política de Turismo no Brasil: macroprogramas em andamento.
Acompanhamento pelo TCU dos processos de concessões de infraestrutura aeroportuária Audiência Pública da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos.
passado – presente - futuro
A FRENTE NACIONAL PELO SANEAMENTO AMBIENTAL FNSA.
Desafios da Mobilidade Urbana Dezembro 2013 Ministério das Cidades SEMOB – Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana.
Regiões Integradas de Desenvolvimento Audiência Pública Comissão de Desenvolvimento Urbano Brasília, outubro de 2015.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
MOBILIDADE NA ORDEM DO DIA
Transcrição da apresentação:

Painel Transporte Metroferroviário nas Cidades A CBTU no Desenvolvimento do Setor Metroferroviário Raul de Bonis Almeida Simões Companhia Brasileira de Trens Urbanos - CBTU

RECIFE NOS TRILHOS SEMINÁRIO TRANSPORTE E DESENVOLVIMENTO URBANO A CBTU NO DESENVOLVIMENTO DO SETOR METROFERROVIÁRIO Raul De Bonis Almeida Simões Diretor de Planejamento, Expansão e Marketing CBTU / Ministério das Cidades

RECIFE NOS TRILHOS SEMINÁRIO TRANSPORTE E DESENVOLVIMENTO URBANO A QUESTÃO URBANA NO BRASIL: um quadro de crise ampla e profunda

RECIFE NOS TRILHOS SEMINÁRIO TRANSPORTE E DESENVOLVIMENTO URBANO OS TRANSPORTES NO CONTEXTO DA CRISE URBANA mais do que um mero integrante, um fator fomentador da crise

RECIFE NOS TRILHOS SEMINÁRIO TRANSPORTE E DESENVOLVIMENTO URBANO OS TRANSPORTES NO CONTEXTO DA CRISE URBANA Uma crise dentro da crise urbana

RECIFE NOS TRILHOS SEMINÁRIO TRANSPORTE E DESENVOLVIMENTO URBANO Principais características de desempenho do setor de transporte urbano de passageiros no Brasil

RECIFE NOS TRILHOS SEMINÁRIO TRANSPORTE E DESENVOLVIMENTO URBANO Velocidades médias de percurso muito baixas; Tempos de percurso portanto muito elevados; Oferece baixo padrão de mobilidade; Baixos níveis de eficiência; Condições de integração insuficientes/inadequadas;

RECIFE NOS TRILHOS SEMINÁRIO TRANSPORTE E DESENVOLVIMENTO URBANO Forte agressão ao meio ambiente; Inexistência de políticas setoriais que tratem efetivamente do serviço público essencial que são os transportes; Quase inexistente relação com as demais políticas e práticas setoriais do domínio urbano; Setor muito pouco trabalhado na sua dimensão de fator indutor do desenvlvimento

RECIFE NOS TRILHOS SEMINÁRIO TRANSPORTE E DESENVOLVIMENTO URBANO O PAPEL DO SETOR METROFERROVIÁRIO

RECIFE NOS TRILHOS SEMINÁRIO TRANSPORTE E DESENVOLVIMENTO URBANO A CBTU NO DESENVOLVIMENTO DO SETOR METROFERROVIÁRIO

RECIFE NOS TRILHOS SEMINÁRIO TRANSPORTE E DESENVOLVIMENTO URBANO Entendendo o importante papel do setor metroferroviário para a superação dos problemas relacionados aos transportes e ao desenvolvimento urbano, a CBTU vem desenvolvendo uma ampla série de atividades

RECIFE NOS TRILHOS SEMINÁRIO TRANSPORTE E DESENVOLVIMENTO URBANO Desenvolvimento de estudos e iniciativas voltadas para o prosseguimento das obras em Recife, Belo Horizonte, Salvador e Fortaleza (orçamento anual; PPA, PPI) (cont.)

RECIFE NOS TRILHOS SEMINÁRIO TRANSPORTE E DESENVOLVIMENTO URBANO Desenvolvimento de obras e serviços voltados para ampliação e recuperação da frota de locomotivas e carros de passageiros em Natal, João Pessoa e Maceió; (cont.)

RECIFE NOS TRILHOS SEMINÁRIO TRANSPORTE E DESENVOLVIMENTO URBANO Realização de amplo debate acerca do papel do setor metroferroviário e sua possível contribuição para o desenvolvimento urbano no Brasil; Elaboração de Planos Diretores de transporte: Recife, Belo Horizonte, devendo ser iniciados muito em breve os planos diretores relativos às Regiões Metropolitanas de Natal e Maceió; (cont.)

RECIFE NOS TRILHOS SEMINÁRIO TRANSPORTE E DESENVOLVIMENTO URBANO Série A Cidade Nos Trilhos; Encontros Marcados; Concurso de Monografias (cont.)

RECIFE NOS TRILHOS SEMINÁRIO TRANSPORTE E DESENVOLVIMENTO URBANO Aperfeiçoamento da intranet e do site da CBTU; Lançamento de informativo em meio digital (news letter); Participação em diversas instituições com o objetivo de melhorar os níveis de conhecimento e articulação de profissionais da empresa (ALAF, ETHOS, ANTP, ALAMYS); (cont.)

RECIFE NOS TRILHOS SEMINÁRIO TRANSPORTE E DESENVOLVIMENTO URBANO Participação no Conselho Nacional das Cidades; Participação em diversos Grupos de trabalho e atividades junto ao Ministério das Cidades ( Programas de Áreas Centrais, de Acesibilidade,de Capacitação, dentre outros);

RECIFE NOS TRILHOS SEMINÁRIO TRANSPORTE E DESENVOLVIMENTO URBANO Lançamento do Programa de Desenvolvimento Institucional e de Capacitação Técnica de Profissionais, juntamente com o MCT, o SENAI e o SESEF; Para muito breve, assinatura de Convênio com o MT, o Mcidades, o BNDES e o SIMEFRE, objetivando o desenvolvimento de novos equipamentos (material rodante) e sistemas regionais de transporte ferrovi[ario de passageiros;

RECIFE NOS TRILHOS SEMINÁRIO TRANSPORTE E DESENVOLVIMENTO URBANO Considerações Finais