Stufflebeam Carmen Macedo Helda Monteiro Socorro Martins Shirley Dias

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMAS DE SUPORTE À DECISÃO
Advertisements

PROJETO DE PESQUISA (Caderno de Metodologia da Unisul)
Prof° Christian Valério
Introdução à Teoria Geral da Administração TGA
Sistema de Informação Gerencial
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
Pedagogia da pesquisa-ação
Avaliação no Ciclo da Gestão Pública
METODOLOGIA PARA PROJETOS TECNOLÓGICOS
Aula 5: Formulação de políticas, planos e programas de saúde
Pesquisa-ação: uma introdução metodológica
Sequência Didáctica.
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
O MÉTODO AVALIATIVO DE SCRIVEN – ORIENTADO PARA O CONSUMIDOR
Instrutor: Objetivos:.
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
Currículo por Competências e Habilidades.
Funções da Administração
RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DO PLANO Brasil, 2007 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UFBA Departamento Saúde Coletiva.
PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DE TREINAMENTO
Comunicação e Interação
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Bases técnicas que fundamentam a organização curricular a partir de projetos.
AVALIAÇÃO DE CURRÍCULOS E PROGRAMAS
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
Ciclo de Planejamento PPA.
Aula 02: Processo de elaboração de políticas públicas
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
O PDCA COMO MÉTODO DE MELHORIAS NO ÂMBITO EMPRESARIAL
O PROCESSO DE ADMINISTRAÇÃO FUNDAMENTOS DO PLANEJAMENTO
Avaliação como ferramenta de mudança na rede de atenção a saúde
PLANEJANDO AS AÇÕES EM SAÚDE
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Prof. jose PLANEJAMENTO.
1ª CONFERÊNCIA DO FORUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA Universidade de Lisboa e Universidade de Coimbra de.
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Esclarecimentos acerca do TOEFL (proficiência em língua inglesa)
Teoria Geral da Administração
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
Planejamento Estratégico
Processos do Design 27/09.
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
Planejamento e estratégia
ELEMENTOS COMUNS À DECISÃO
TEMA E PROBLEMA.
Estruturas Organizacionais
Teoria Geral da Administração
Avaliação de projectos sociais de intervenção
Para que planejar? A eficiência é a execução perfeita de uma tarefa que se realiza. O planejamento e um plano ajudam a alcançar a eficiência, isto é, elaboram-se.
Planejamento do Processo de enfermagem
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS
O que é Técnica e o que é Pesquisa?
Planificação e Execução de Projectos Módulo 7 Rua Professor Veiga Simão | Fajões | Telefone: | Fax: |
Luciana Tolstenko Nogueira
Sistema de Informações Gerenciais
Estudos Sobre Avaliação da Aprendizagem
O SENTIDO DO PLANEJAMENTO E CONTROLE
UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA - UNAMA Curso: SERVIÇO SOCIAL
PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Planejamento de Ensino
Profa. Dra. Marta Valentim UNESP
Fases Metodológicas do Planejamento Social
Fases Metodológicas do Planejamento Social
Revisita ao PPP.
Didáctica da Matemática 1º Ciclo – PONTE e SERRAZINA Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura.
20 de abril de 2016 CT de Gestão Pauta: Lançamento da discussão sobre indicadores de desempenho e de monitoramento das ações desenvolvidas na EPSJV.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
A Universidade Corporativa do Sistema Eletrobrás Programas Educacionais Orientações.
CMMI Capability Maturity Model Integration
Transcrição da apresentação:

Stufflebeam Carmen Macedo Helda Monteiro Socorro Martins Shirley Dias Whellington Teles

Autor Daniel L.Stufflebeam Professor ,foi designado para dirigir o centro de avaliação de Universidade de Ohio cujo objetivo era progredir a teoria e a prática da avaliação . Autor

Definição: “ A avaliação é um processo de identificação,recolha e apresentação de informação útil e descritiva acerca do valor e do mérito das metas, da planificação, da realização e do impacto de um determinado objeto, com o fim de servir de guia para a tomada de decisões, para a solução dos problemas de prestação de contas e para promover a compreensão dos fenômenos envolvidos” (Stufflebeam e Shinkfield, 1993: 183)

Função essencial da avaliação Possibilitar uma definição mais ampla de avaliação capaz de ajudar a administrar e a aperfeiçoar os programas. Proporcionar informações que permitam proceder os ajustamentos nos respectivos projetos. Proporcionar informação útil para tomada de decisão

Stufflebeam MODELO DE AVALIAÇÃO-CIPP C- Contexto I-Input P-Processo P-Produto

context input process product: A avaliação de contexto como ajuda para a designação das metas; A avaliação de entrada como ajuda para dar forma às propostas A avaliação do processo como guia da sua realização; A avaliação do produto ao serviço das decisões de reciclagem.

Assim, a avaliação corresponde a três propósitos: Servir de guia para a tomada de decisões; Proporcionar dados para a prestação de contas; Promover a compreensão dos fenômenos envolvidos.

ETAPAS Identificar Obter Proporcionar informação

Na avaliação, o critério fundamental a ser tido em conta deverá corresponder a uma conjugação do seu valor (a sua resposta às necessidades valorizadas) e o seu mérito (a sua qualidade)

EXEMPLOS Escola Superior de Educação de Viseu Curso de Especialização em Administração Escolar e Administração Educacional Avaliação de um Projeto Agnelo Figueiredo- Nov 2004

Comparação dos planos escolhidos Com outras alternativas disponíveis INPUT- formativa Fornece informações para ajudar a planejar ações, programas e outros serviços. Sumativa Comparação dos planos escolhidos Com outras alternativas disponíveis CONTEXT -formativa Fornece informações para ajudar a (re)definir objetivos e prioridades Sumativa Comparação dos objetivos definidos com as necessidades detectadas

PROCESS- Formativa Fornece informações para ajudar a executar (fornecer) as ações,programas e serviços planejados. Sumativa Registra a execução das medidas PRODUCT- Formativa Fornece informações para ajudar a tomar decisões quanto à prosseguimento ou alteração dos objetivos, programas e serviços. Sumativa Compara os resultados alcançados com as necessidades, os objetivos e prioridades enunciadas

Para STUFFLEBEAM (1997), O mais importante da avaliação não é demonstrar, mas aperfeiçoar. Não podemos garantir que as nossas metas e objetivos são válidos, se não os confrontarmos com as necessidades daqueles que pretendemos servir.