Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Publicado sob uma Licença Creative Commons
Advertisements

Ciência Política e Teoria do Estado
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE DANÇA PIBID/UFBA
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
ESPAÇOS CÊNICOS Teatro de Swan, Victoria & Albert Museum, Londres
Elementos do Teatro O que é Teatro?.
“ TODA A ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA”
CULTO DA FAMÍLIA VILA SOLANGE FAMÍLIA FORTE IGREJA FORTE.
Sustentabilidade na DOW
Exemplo de organização para o Plano de Trabalho Docente em Arte.
QUEM DETERMINA O QUE É ARTE?
Emef Santo andré Disciplina: Dança Professora: Carla Kreutz de Oliveira da Silva Público Alvo: Alunos do Ensino Fundamental – anos finais.
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
Currículo /Educação Física
Uma Aventura…Literária 2013
Currículo para Escola de Evangelização Espírita Infanto - Juvenil
PLANO DE AULA 7ª SÉRIE.
Engenho e Obra : Momentos de inovação e a engenharia em Portugal no séc. XX …um projecto de história contemporânea e de política tecnológica
Metodologia Científica
1 Contributos para uma Boa Apresentação Luis M. Correia Instituto Superior Técnico / INOV-INESC Universidade Técnica de Lisboa, Portugal (2001/06/22, revisto.
Ciências Humanas e suas Tecnologias - História
Ciências Humanas e suas Tecnologias - História
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Física
“A arte na Infância - Sentindo, vivendo e experimentando a música”
INVENTÁRIO CRIATIVO INTERDISCIPLINA: TEATRO E EDUCAÇÃO
1 Noções Básicas de Vídeo – Projeto Literacia (PMBCS) 2012.
Ciências Humanas e suas Tecnologias - História
Metodologia do Ensino de Arte
Tecnologias - Matemática
Ciências Humanas e suas Tecnologias - Geografia
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física
Tecnologias - Matemática Área da superfície total de cubo
Ciências Humanas e suas Tecnologias - História
Ciências Humanas e suas Tecnologias - História
Tecnologias - Matemática Proporcionalidade direta e aplicações
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física
Tecnologias - Matemática
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Biologia
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Ciências Humanas e suas Tecnologias - História
Tecnologias - Matemática Circunferências: arco; medida dos arcos
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Arte
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - FÍSICA
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Educação Física
Escola Secundária com 2/3 ciclos Prof. Reynaldo Dos Santos
TECNOLOGIAS - Matemática Razões trigonométricas no triângulo retângulo
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português
Ciências Humanas e suas Tecnologias - História
Tecnologias - Matemática Pontos no plano cartesiano/pares ordenados
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
Dançando na Escola:Relatos de Experiência
Linguagens Artísticas
O QUE É A ARTE? Criação humana com valores estéticos (beleza, Equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos.
Breve introdução ao estudo da Arte.
DE SENTIMENTOS HUMANOS.
The Great Gatsby By F. Scott Fitzgerald.
Base nacional comum curricular
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS - FILOSOFIA Ensino Médio, 1º ano O processo de produção de textos filosóficos.
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS - ARTE
Ensino Fundamental, 7º ano
Apresentação Objetivo Produzir o espetáculo infantil______________ do autor_______________. E promover oficinas de jogos teatrais, e breve historia da.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Hildegarton Nogueira.
A dança na educação infantil
Transcrição da apresentação:

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física Ensino Fundamental, 9° Ano Dança e Luta: Resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças teatrais e vivência das danças teatrais (como o Balé Moderno, Sapateado, Jazz, Balé entre outras) identificando motivações, origens das danças e passos característicos

EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: Resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças teatrais e vivência das danças teatrais (como o Balé Moderno, Sapateado, Jazz, Balé, entre outros) identificando motivações, origem das danças e passos característicos. Arte Cênica é uma forma de arte apresentada em um palco ou lugar destinado a espectadores. O palco é compreendido como qualquer local onde acontece uma representação, podendo acontecer tanto em praças como em ruas. (1) Imagem: jeff de Denver, EUA / grace and christian / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic Imagem: José Goncalves / Dançarinos tradicionais na rua em Saint John festa, Braga, Portugal. / GNU Free Documentation License

EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: Resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças teatrais e vivência das danças teatrais (como o Balé Moderno, Sapateado, Jazz, Balé, entre outros) identificando motivações, origem das danças e passos característicos. A Arte Cênica abrange o estudo e a prática de toda forma de expressão que necessita de uma representação, como o teatro, a música ou a dança. (2) Nesta aula, vamos conhecer um pouco mais sobre a dança, em particular a dança teatral! Imagem: Matthew Reinschmidt / Ilustrando o Chapeleiro Maluco, Lebre de Março e Mouse Porta no Tea Party durante a última apresentação de Ballet do Norte de Alice no País das Maravilhas 10 de junho de 2000 na Liberdade Performing Arts Theater. / GNU Free Documentation License Imagem: Stephen Moorer / O elenco de Buddy - O Buddy Holly Story, produzido pela Pacific Repertory Theatre no Post. St. Theatre, em San Francisco. CA. A produção ganhou inúmeros prêmios da Bay Area SF Critics Circle, incluindo Melhor Musical. / GNU Free Documentation License Imagem: Knight Foundation / Alvin Ailey American Dance Theatre realiza Revelations lendário Alvin Ailey em Miami Adrienne Arsht Center for the Performing Arts. / Creative Commons Atribuição-Partilha nos Termos da Mesma Licença 2.0 Genérica

EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: Resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças teatrais e vivência das danças teatrais (como o Balé Moderno, Sapateado, Jazz, Balé, entre outros) identificando motivações, origem das danças e passos característicos. A dança se caracteriza pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia) ou improvisados (dança livre). Na maior parte dos casos, a dança com passos cadenciados é acompanhada ao som e compasso de música e envolve a expressão de sentimentos. (3) Imagem: Knight Foundation / Clarita Filgueiras & Flamenco Dance Company Puro em 2009 - 2010 produção de Carmen de Georges Bizet (FGO Fotos / Gaston De Cardenas), parte do Opera FGO é grátis para todo o projeto. / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic

Danças Teatrais EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: Resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças teatrais e vivência das danças teatrais (como o Balé Moderno, Sapateado, Jazz, Balé, entre outros) identificando motivações, origem das danças e passos característicos. Danças Teatrais Imagem: Effie / A Dança dos Vampiros show "promocional em CH Reduta em Varsóvia - Finale. / GNU Free Documentation License

EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: Resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças teatrais e vivência das danças teatrais (como o Balé Moderno, Sapateado, Jazz, Balé, entre outros) identificando motivações, origem das danças e passos característicos. A história das danças teatrais (cênicas) representa uma mudança de significação dos propósitos artísticos através do tempo. (3) Vamos entender melhor! Imagem: Nazareth College de Rochester, NY, EUA / Dança contemporânea no seu melhor. / Creative Commons Atribuição 2.0 Genérica

EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: Resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças teatrais e vivência das danças teatrais (como o Balé Moderno, Sapateado, Jazz, Balé, entre outros) identificando motivações, origem das danças e passos característicos. Balé O Balé (do francês, Ballet) surgiu nas cortes da Itália, século XV; Foi nas cortes francesas, no século XVII, que teve seu maior desenvolvimento reflexo no vocabulário do balé; Declínio na França depois de 1830. Entretanto, continuou a ser aperfeiçoado na Dinamarca, Itália e Rússia; (4) Imagem: jeff medaugh de Denver, EUA / Três bailarinas executam uma jeté grande salto / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic

EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: Resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças teatrais e vivência das danças teatrais (como o Balé Moderno, Sapateado, Jazz, Balé, entre outros) identificando motivações, origem das danças e passos característicos. O Balé dança influente a nível mundial (técnica e vocabulário próprio); Balé romântico ou “Ballet Blanc” (forma mais conhecida) valoriza a bailarina, focando a fluidez e movimentos acrobáticos precisos; (4) Imagem: Frode Inge Helland / Foto da filha Silje autores / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: Resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças teatrais e vivência das danças teatrais (como o Balé Moderno, Sapateado, Jazz, Balé, entre outros) identificando motivações, origem das danças e passos característicos. Os princípios básicos do balé são: postura ereta; uso de dehors (rotação externa dos membros inferiores); movimentos circulares dos membros superiores; verticalidade corporal; disciplina; leveza; harmonia; simetria. (4) Imagem: Terry Robinson / Ballet no baile, St Annes-on-Sea ... Como fazê-lo! Estes três jovens foram realizar alguns movimentos de balé quando eu estava passeando ao longo do baile em St Annes ... e foram felizes para posar. / Creative Commons Atribuição-Partilha nos Termos da Mesma Licença 2.0 Genérica Imagem: Scillystuff / Alexandra Ansanelli como Aurora na produção Royal Ballet da Bela Adormecida, 29 de abril de 2008 / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

Alguns passos do balé EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: Resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças teatrais e vivência das danças teatrais (como o Balé Moderno, Sapateado, Jazz, Balé, entre outros) identificando motivações, origem das danças e passos característicos. Alguns passos do balé GLISSADE - to glide BATTEAU - Beat. BATTEMENT DEVELOPPE - developed FOUETTE - Whipped TOUR EN L'AIR – A turn in the air croise devant A la seconde Epaule Quatrieme devant Croise derriere Quatrieme derriere Efface (devant) Ecarte Efface derriere Imagem: SEE-PE

Balé Moderno Ênfase em movimentos corporais assimétricos; EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: Resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças teatrais e vivência das danças teatrais (como o Balé Moderno, Sapateado, Jazz, Balé, entre outros) identificando motivações, origem das danças e passos característicos. Balé Moderno Ênfase em movimentos corporais assimétricos; Surgiu no século XX e seus precursores procuravam maneiras mais modernas e pessoais de expressar ideias através da dança; (7) Entre os pioneiros estão Isadora Ducan, Émile Jacques–Dalcroze, Rudolf von Laban, François Delsarte, entre outros. Imagem: jeff de Denver, EUA / balé contemporâneo / Creative Commons Atribuição-Partilha nos Termos da Mesma Licença 2.0 Genérica

O Balé Moderno expressa os sentimentos de um modo mais atual. EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: Resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças teatrais e vivência das danças teatrais (como o Balé Moderno, Sapateado, Jazz, Balé, entre outros) identificando motivações, origem das danças e passos característicos. O Balé Moderno expressa os sentimentos de um modo mais atual. Explora as possibilidades motoras do corpo humano, como o dinamismo, o emprego do espaço e o ritmo corporal em movimento. (8) Imagem: Fanny Schertzer / janeiro de 2010(2010-01) / GNU Free Documentation License Imagem: Loadmaster (David R. Tribble) / Jovens mulheres modernas (contemporânea) dançarinos. / GNU Free Documentation License

EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: Resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças teatrais e vivência das danças teatrais (como o Balé Moderno, Sapateado, Jazz, Balé, entre outros) identificando motivações, origem das danças e passos característicos. Passos do Balé Moderno Combinam as técnicas do balé clássico aliadas à força, flexibilidade, resistência, equilíbrio, criatividade, e beleza de movimentos. (9) Imagem: Fanny Schertzer / janeiro de 2010(2010-01) / GNU Free Documentation License

Dança Contemporânea EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: Resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças teatrais e vivência das danças teatrais (como o Balé Moderno, Sapateado, Jazz, Balé, entre outros) identificando motivações, origem das danças e passos característicos. Dança Contemporânea No Brasil, a dança contemporânea vive seus prenúncios na década de 80 e vai se consolidando através de pesquisadores teóricos e práticos; Seus referenciais, anteriormente constituídos, sofrem um processo de desconstrução, anunciando o caos; O bailarino pode dividir a cena com câmeras (adaptadas ou não ao corpo); a iluminação pode ser natural ou artificial; o público pode ou não ser coparticipante da obra, que pode estar ou não acabada (work in progress); Surge a necessidade de pensar tanto no bailarino quanto no espectador. (7) Imagem: Barry Goyette de San Luis Obispo, EUA / Um homem e uma mulher executando uma dança moderna. / Creative Commons Attribution 2.0 Generic

Passos da Dança Contemporânea EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: Resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças teatrais e vivência das danças teatrais (como o Balé Moderno, Sapateado, Jazz, Balé, entre outros) identificando motivações, origem das danças e passos característicos. Passos da Dança Contemporânea Diferente dos estilos convencionais que têm passos definidos, a dança contemporânea é marcada pela inovação e criatividade. A modalidade busca explorar os movimentos com maior liberdade, englobando influências de outros tipos de dança e do teatro. (7) Imagem: Severuksen/ Apresentação da Companhia de Dança Contemporânea "Danzart“ / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: Resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças teatrais e vivência das danças teatrais (como o Balé Moderno, Sapateado, Jazz, Balé, entre outros) identificando motivações, origem das danças e passos característicos. Sapateado (Tap) Os primeiros passos do sapateado surgiram na Irlanda, no século V; Os camponeses usavam sapatos de madeira que ajudam a aquecer os pés do frio a distração deles era “brincar com os ritmos” que os solados faziam no chão; Com a Revolução Industrial, ganhou novo adeptos; Imagem: Joe Mabel/Century Ballroom / Dançarino Chazz jovem aparecendo no Masters de Lindy Hop e Tap, Century Ballroom, Templo Oddfellows, Pine Street, Capitol Hill, Seattle, Washington, EUA. Veja Chazz jovem no local do evento para que mais sobre Young. / GNU Free Documentation License

Foi na América que o sapateado ganhou novas dimensões; EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: Resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças teatrais e vivência das danças teatrais (como o Balé Moderno, Sapateado, Jazz, Balé, entre outros) identificando motivações, origem das danças e passos característicos. Foi na América que o sapateado ganhou novas dimensões; Foram colocadas chapinhas nas solas dos sapatos e, por volta de 1920, surgiu o Sapateado Americano; Nos EUA, o sapateado começou com os negros, mas o auge veio com o cinema entre 1930 e 1950. (5) Imagem: Joe Mabel/Century Ballroom / Dançarino Chazz jovem aparecendo no Masters de Lindy Hop e Tap, Century Ballroom, Templo Oddfellows, Pine Street, Capitol Hill, Seattle, Washington, EUA. Veja Chazz jovem no local do evento para que mais sobre Young. / GNU Free Documentation License Imagem: Uploader original era Calliopejen1 em en.wikipedia / Toque sapatos de dança do Flickr por Maria. / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic

Alguns passos do Sapateado EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: Resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças teatrais e vivência das danças teatrais (como o Balé Moderno, Sapateado, Jazz, Balé, entre outros) identificando motivações, origem das danças e passos característicos. Alguns passos do Sapateado STEP – bater a chapinha da frente com peso; STAMP – bater o pé inteiro no chão com peso; TAP – bater a chapinha da frente sem peso; DIG – bater o calcanhar na frente; STOMP – bater o pé inteiro no chão sem peso; HEEL BEAT – bater o calcanhar com o pé que está com o peso; HEEL STEP – bater o calcanhar com transferência de peso; TOE – bater a ponta do sapato; BRUSH BACK – arrastar a chapinha da frente para trás, como uma escovada; SCUFF – arrastar o calcanhar no chão para frente. (6) Imagem: Oxborrow at Flickr / Toque dançarino no Tokyo Disney Sea / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic

Jazz Surgiu nos EUA, no fim do século XX; EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: Resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças teatrais e vivência das danças teatrais (como o Balé Moderno, Sapateado, Jazz, Balé, entre outros) identificando motivações, origem das danças e passos característicos. Jazz Imagem: Dpickard / Benjamin FeliksPublic domaindal - tap / jazz dançarino da Holanda / Surgiu nos EUA, no fim do século XX; Forma de expressão artística que recebeu influência do balé e da dança contemporânea; O Jazz é uma forma de expressão pessoal criada e sustentada pelo improviso; Possui diversas variações como: Modem Jazz Dance, Soul Jazz, Rock Jazz, Jazz de Rua, Free Style, entre outros;

EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: Resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças teatrais e vivência das danças teatrais (como o Balé Moderno, Sapateado, Jazz, Balé, entre outros) identificando motivações, origem das danças e passos característicos. Jack Cole (pai da dança Jazz) foi um dos primeiros a utilizar fundamentos da dança moderna e sua técnica de isolamento das partes do corpo; O jazz tem características marcantes, incluindo: explosão de energia que se irradia dos quadris, isolação, ritmo pulsante e a qualidade do movimento. (10) Imagem: Inaside09 / Inaside Chicago Dança é uma companhia de jazz contemporâneo localizado em Chicago, Illionis. Inaside representa a integridade, orgulho, paixão e. Inaside Chicago Dança está sob a direção artística de Richard A. Smith. / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: Resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças teatrais e vivência das danças teatrais (como o Balé Moderno, Sapateado, Jazz, Balé, entre outros) identificando motivações, origem das danças e passos característicos. Alguns passos do Jazz Imagem: Bem / Dançando para uma banda de jazz nas ruas do bairro francês, Nova Orleans / Creative Commons Attribution 2.0 Generic Mesmo tendo influência do Balé, o Jazz é uma dança livre (criativa), não existindo passos definidos como no Balé; O Jazz constitui uma mistura de vários estilos pessoais derivados de um processo de improvisação, que, organizados, formam uma coreografia. (10)

EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: Resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças teatrais e vivência das danças teatrais (como o Balé Moderno, Sapateado, Jazz, Balé, entre outros) identificando motivações, origem das danças e passos característicos. Do Balé à Dança Contemporânea, passando pelo Sapateado, Dança Moderna e pelo Jazz, foi possível conhecer as diferentes maneiras de pensar e fazer dança, construindo um rico cenário em que a diversidade é uma das principais características, sem estabelecer hierarquias de valor. (11) Imagem: Stano Novak / Clássico ballet-dancer / Creative Commons Attribution 2.5 Generic

EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: Resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças teatrais e vivência das danças teatrais (como o Balé Moderno, Sapateado, Jazz, Balé, entre outros) identificando motivações, origem das danças e passos característicos. Extra Aí vai um convite para você: vamos organizar uma Mostra de Dança Teatral? Mas para que essa proposta seja efetivada, é importante que os grupos discutam e elaborem coletivamente os critérios que serão seguidos. Os grupos deverão considerar os seguintes objetivos: Imagem: nattu / Silhueta e por do sol em Fuvahmulah, Maldivas. / Creative Commons Attribution 2.0 Generic

eleger um tema que possibilite nortear as apresentações; EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: Resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças teatrais e vivência das danças teatrais (como o Balé Moderno, Sapateado, Jazz, Balé, entre outros) identificando motivações, origem das danças e passos característicos. eleger um tema que possibilite nortear as apresentações; discutir e apresentar aspectos como: características mais marcantes, situar as danças escolhidas no contexto cultural, explicar as indumentárias, entre outras questões necessárias; assegurar a participação de todos os envolvidos; discutir e organizar a formação coreográfica, direcionando também a aprendizagem dos colegas que sentirem mais dificuldades; dar significado às coreografias criadas, ousando, experimentando e sugerindo movimentos, tentando se reconhecer nos movimentos elaborados. (Adaptado de SEED-PR, 2007)

Referência Bibliográfica EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental Dança e Luta: Resgate das origens, dos saberes e práticas sobre danças teatrais e vivência das danças teatrais (como o Balé Moderno, Sapateado, Jazz, Balé, entre outros) identificando motivações, origem das danças e passos característicos. Referência Bibliográfica PARANÁ, SEED. Educação Física. Curitiba: Livro Didático Público, 2007. Sites consultados disponíveis nos hiperlinks.

Tabela de Imagens n° do slide direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso   2a jeff de Denver, EUA / grace and christian / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Dq1.jpg 12/09/2012 2b José Goncalves / Dançarinos tradicionais na rua em Saint John festa, Braga, Portugal. / GNU Free Documentation License https://commons.wikimedia.org/wiki/File:St_John_Feast_Dancing_(2).JPG 3a Matthew Reinschmidt / Ilustrando o Chapeleiro Maluco, Lebre de Março e Mouse Porta no Tea Party durante a última apresentação de Ballet do Norte de Alice no País das Maravilhas 10 de junho de 2000 na Liberdade Performing Arts Theater. / GNU Free Documentation License https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ballet_North_Alice_in_Wonderland.JPG 3b Stephen Moorer / O elenco de Buddy - O Buddy Holly Story, produzido pela Pacific Repertory Theatre no Post. St. Theatre, em San Francisco. CA. A produção ganhou inúmeros prêmios da Bay Area SF Critics Circle, incluindo Melhor Musical. / GNU Free Documentation License https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Buddy-cast-3_000.gif

Tabela de Imagens n° do slide direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso   3c Knight Foundation / Alvin Ailey American Dance Theatre realiza Revelations lendário Alvin Ailey em Miami Adrienne Arsht Center for the Performing Arts. / Creative Commons Atribuição-Partilha nos Termos da Mesma Licença 2.0 Genérica https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Alvin_Ailey_-_Revelations.jpg?uselang=pt-br 12/09/2012 4 Imagem: Knight Foundation / Clarita Filgueiras & Flamenco Dance Company Puro em 2009 - 2010 produção de Carmen de Georges Bizet (FGO Fotos / Gaston De Cardenas), parte do Opera FGO é grátis para todo o projeto. / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Florida_Grand_Opera_-_Flickr_-_Knight_Foundation_(49).jpg 5 Effie / A Dança dos Vampiros show "promocional em CH Reduta em Varsóvia - Finale. / GNU Free Documentation License http://commons.wikimedia.org/wiki/File:TaniecWampirow_CHReduta1.jpg 11/09/2012 6 Nazareth College de Rochester, NY, EUA / Dança contemporânea no seu melhor. / Creative Commons Atribuição 2.0 Genérica http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Bend_and_Snap,_contemporary_dance_performance_at_Nazareth_College_Arts_Center,_Rochester,_New_York_-_20090925.jpg?uselang=pt-br

Tabela de Imagens n° do slide direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso   7 jeff medaugh de Denver, EUA / Três bailarinas executam uma jeté grande salto / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Grandjete.jpg 11/09/2012 8 Frode Inge Helland / Foto da filha Silje autores / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported http://commons.wikimedia.org/wiki/File:1991-Silje_Studio_11%C3%A5r.jpg 9a Terry Robinson / Ballet no baile, St Annes-on-Sea ... Como fazê-lo! Estes três jovens foram realizar alguns movimentos de balé quando eu estava passeando ao longo do baile em St Annes ... e foram felizes para posar. / Creative Commons Atribuição-Partilha nos Termos da Mesma Licença 2.0 Genérica http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ballet_on_the_Prom,_St_Annes-on-Sea_..._How_to_do_it%5E_-_geograph.org.uk_-_1414919.jpg?uselang=pt-br 9b Scillystuff / Alexandra Ansanelli como Aurora na produção Royal Ballet da Bela Adormecida, 29 de abril de 2008 / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Alexandra_Ansanelli_Aurora_Sleeping_Beauty_Royal_Ballet.jpg

Tabela de Imagens n° do slide direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso   10 SEE-PE Acervo SEE-PE 23/10/2012 11 jeff de Denver, EUA / balé contemporâneo / Creative Commons Atribuição-Partilha nos Termos da Mesma Licença 2.0 Genérica http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Grace_in_winter,_contemporary_ballet.jpg?uselang=pt-br 11/09/2012 12a Fanny Schertzer / janeiro de 2010(2010-01) / GNU Free Documentation License http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Hinano_Eto,_There_Where_she_Loved_-_Prix_de_Lausanne_2010-4.jpg?uselang=pt-br 12b Loadmaster (David R. Tribble) / Jovens mulheres modernas (contemporânea) dançarinos. / GNU Free Documentation License http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Modern_Dancers_1.jpg 13 http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Sijie_Dai,_Captain_Alving_-_Prix_de_Lausanne_2010-3.jpg?uselang=pt-br 14 Barry Goyette de San Luis Obispo, EUA / Um homem e uma mulher executando uma dança moderna. / Creative Commons Attribution 2.0 Generic http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Two_dancers.jpg 15 Severuksen/ Apresentação da Companhia de Dança Contemporânea "Danzart“ / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Compa%C3%B1%C3%ADa_de_Danza_Contempor%C3%A1nea_Danzart.jpg

Tabela de Imagens n° do slide direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso   16 Joe Mabel/Century Ballroom / Dançarino Chazz jovem aparecendo no Masters de Lindy Hop e Tap, Century Ballroom, Templo Oddfellows, Pine Street, Capitol Hill, Seattle, Washington, EUA. Veja Chazz jovem no local do evento para que mais sobre Young. / GNU Free Documentation License http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Chazz_Young_04.jpg 11/09/2012 17a http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Chazz_Young_06.jpg 17b Uploader original era Calliopejen1 em en.wikipedia / Toque sapatos de dança do Flickr por Maria. / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Tapshoes.jpg 18 Oxborrow at Flickr / Toque dançarino no Tokyo Disney Sea / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Disneytapper.jpg

Tabela de Imagens n° do slide direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso   19 Dpickard / Benjamin FeliksPublic domaindal - tap / jazz danarino da Holanda / http://commons.wikimedia.org/wiki/File:BenjaminFeliksdal.jpg 11/09/2012 20 Inaside09 / Inaside Chicago Dança é uma companhia de jazz contemporâneo localizado em Chicago, Illionis. Inaside representa a integridade, orgulho, paixão e. Inaside Chicago Dança está sob a direção artística de Richard A. Smith. / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Inaside_Chicago_Dance.jpg 21 Bem / Dançando para uma banda de jazz nas ruas do bairro francês, Nova Orleans / Creative Commons Attribution 2.0 Generic http://commons.wikimedia.org/wiki/File:New_Orleans_Dancing_in_the_Sky.jpg 22 Stano Novak / Clássico ballet-dancer / Creative Commons Attribution 2.5 Generic http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ballet-dancer_01.jpg 23 nattu / Silhueta e por do sol em Fuvahmulah, Maldivas. / Creative Commons Attribution 2.0 Generic http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Creative_independence.jpg