Uma iniciativa pela globalização dos direitos. O QUE É O OBSERVATÓRIO SOCIAL É uma iniciativa da CUT BRASIL em parceria com: DIEESE, CEDEC e UNITRABALHO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Normas de responsabilidade social corporativa
Advertisements

Acadêmicos: Manolo Baroncello Rogerio Hamel
CAMPANHA “Igualdade de Oportunidades na Vida, no Trabalho e no Movimento Sindical” REALIZAÇÃO Central Única dos Trabalhadores Secretaria Nacional Sobre.
Campanha Serviço Público de Qualidade
Diálogo Social na Indústria Química
O Compromisso das Empresas com a Valorização da Mulher
REQUISITOS NORMATIVOS PARA POLÍTICA DO SISTEMAS DE GESTÃO:
O IMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO E OS SINDICATOS
O IMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO E OS SINDICATOS
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
A intersetorialidade no contexto do SUAS e do Brasil sem Miséria
GESTÃO DE RISCOS Trata-se de limitar os danos à marca e da linha de fundo que podem ser causados por uma má imprensa e boicotes dos consumidores, bem.
Governança Corporativa e Responsabilidade Social
A Mulher e a Legislação Brasileira
PROGRAMA DE APOIO AO SEGMENTO DE MICROCRÉDITO
RESPONSABILIDADE SOCIAL.
Programa Internacional para Eliminação do Trabalho Infantil
Introdução A norma de Responsabilidade Social está baseada em convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e em outras convenções das Nações.
QUALIDADE COMPROMETIMENTO.
Declaração da OIT sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho
As organizações do trabalho
Título? Indicadores de sustentabilidade para APLs de base mineral
ISO A NORMA INTERNACIONAL DE RESPONSABILIDADE E O MOVIMENTO SINDICAL
Geografia Humana e econômica Novembro Trabalho decente Organização Internacional do Trabalho - ONU TRABALHO DECENTE Trabalho Decente é um trabalho.
CRITÉRIOS DE COMPROMETIMENTO SÓCIO-AMBIENTAL
I CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
Informações e dicas importantes para implantação do SGA – Sistema de Gestão Ambiental em uma empresa Prof. Ronaldo.
Secretaria de Inovação Orientações Para Diagnóstico do Mercado de Nanotecnologias no Brasil: (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças)
Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT.
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Seminário Nacional D efesa da Ação Sindical, a Negociação Coletiva e o Diálogo Social São Paulo, Brasil, 18, 19 e 20 Agosto de 2005 Alcances e limitações.
Rio Mulher.
Uma iniciativa pela globalização dos direitos
Uma iniciativa pela globalização dos direitos. O QUE É O OBSERVATÓRIO SOCIAL É uma iniciativa da CUT BRASIL em parceria com: DIEESE, CEDEC e UNITRABALHO.
Abordagem das Questões Anticorrupção na Perspectiva do PNUD.
Universidade Federal do Paraná Curso de Administração de Empresas Disciplina Administração de Terceiro Setor Normas de responsabilidade social corporativa.
Uma iniciativa pela globalização dos direitos. O QUE É O OBSERVATÓRIO SOCIAL É uma iniciativa da CUT BRASIL em parceria com: DIEESE, CEDEC e UNITRABALHO.
Responsabilidade Social
SA8000 SA8000 – Responsabilidade Social
Uma iniciativa pela globalização dos direitos. O QUE É O OBSERVATÓRIO SOCIAL É uma iniciativa da CUT BRASIL em parceria com: DIEESE, CEDEC e UNITRABALHO.
* TRABALHO DECENTE * ARAXA – 04/10/ O compromisso do governo brasileiro com a promoção do trabalho decente inicia-se formalmente com a assinatura.
A IMPORTÂNCIA DO 5S O 5S é uma ferramenta simples,baixo custo e apresenta resultados a curto prazo, sendo aplicável em qualquer setor industrial e até.
CENÁRIOS DA NEGOCIAÇÃO COLETIVA DE TRABALHO NO BRASIL 18º Congresso Mineiro de Recursos Humanos 8 de maio de 2014 – Belo Horizonte/MG.
Uma iniciativa pela globalização dos direitos. O QUE É O OBSERVATÓRIO SOCIAL É uma iniciativa da CUT BRASIL em parceria com: DIEESE, CEDEC e UNITRABALHO.
Uma iniciativa pela globalização dos direitos. O QUE É O OBSERVATÓRIO SOCIAL É uma iniciativa da CUT BRASIL em parceria com: DIEESE, CEDEC e UNITRABALHO.
É uma iniciativa da CUT BRASIL em parceria com: DIEESE, CEDEC e UNITRABALHO. O objetivo é OBSERVAR o comportamento de empresas NACIONAIS, MULTINACIONAIS.
Prevenção à Corrupção no Setor da Saúde Parceria PNUD e CGA-SP
Plano Nacional de Trabalho Decente - PNTD
1 w w w. c a p l a b. o r g. p e Rio de Janeiro, 20 e 21 de maio de 2008 Painel 3: Desenvolvimento e promoção de políticas, estratégias e serviços integrados.
Escritório Internacional do Trabalho Departamento de Empresas Multinacionais DECLARAÇÃO TRIPARTITE DE PRINCÍPIOS RELATIVOS ÀS EMPRESAS MULTINACIONAIS E.
1 IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO QUALIDADE COMPROMETIMENTO.
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
Apresentação da Rede Nacional Primeira Infância Forquilhinha, 24 de Abril de 2015.
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS E RELAÇÕES TRABALHISTAS
Ana Lucia Monteiro IV encontro da Rede Nacional de Pessoas vivendo com HIV/Aids Atibaia, 06 de agosto de 2011.
Trabalho decente: um conceito dinâmico com dimensões sociais
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
1 AULA : Unidade I Direito Coletivo do trabalho Introdução Definição Aspectos Gerais Conflitos Coletivos de trabalho e sua resolução.
O Movimento Sindical no Brasil A Atual Organização da Estrutura Sindical no Brasil KLF – Korea Labor Foundation O Movimento Sindical no Brasil A Atual.
OFICINA SOBRE A ISO – DIRETRIZES PARA RESPONSABILIDADE SOCIAL 17 e 18 de maio – 2012 Brasília.
Apresentação Outubro/2010. Do nascimento A rede de Mulheres da Uni no Brasil foi criada em 2005, após várias tentativas anteriores. Em 2004, durante a.
CONTEXTO PROBLEMAS Necessidade de uma urgente e profunda reestruturação sindical frente aos novos objetivos do Mov. Sindical da A.L. 1. Ampliar a representatividade.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
Consultoria, Auditoria & Treinamento. A Evolution Quality foi fundada em 2009, focando a prestação de serviços de consultoria e treinamento nas áreas.
AGENDA CURITIBA DE TRABALHO DECENTE - ACTD. Agenda Curitiba de Trabalho Decente.
Pesquisa – Formação e Ação Sindical No Fomento da Agenda de Trabalho Decente no Brasil.
OIT o que é e o que faz Programa de Formação Sindical (ACTRAV)
OIT – 90 ANOS A visão da indústria brasileira Câmara dos Deputados Comissão 28 - abril
Trabalho Decente na América Latina. A REDE A Rede Latino-Americana de Pesquisa sobre Empresas Multinacionais (RedLat) é uma iniciativa criada em outubro.
Transcrição da apresentação:

Uma iniciativa pela globalização dos direitos

O QUE É O OBSERVATÓRIO SOCIAL É uma iniciativa da CUT BRASIL em parceria com: DIEESE, CEDEC e UNITRABALHO. O objetivo é OBSERVAR o comportamento de empresas NACIONAIS, MULTINACIONAIS e GOVERNOS em relação aos DIREITOS fundamentais dos trabalhadores.

SINDICATOS PARA NEGOCIAR É PRECISO INFORMAÇÃO O ACESSO à INFORMAÇÃO Sobre as empresas é uma das principais armas do sindicato na luta por direitos. O Observatório Social busca ser um grande parceiro do movimento sindical nessa luta.

Os direitos que o Observatório Social pesquisa estão assegurados em normas, códigos de conduta e principalmente, nas CONVENÇÕES DA OIT – organização Internacional tripartite formada por trabalhadores, empresários e governos, que tratam da:  Liberdade Sindical - 87 e 151  Direito de Organização e Negociação Coletiva - 98 e 135  Proibição de Toda Discriminação e 111  Proibição do Trabalho Infantil e 182  Proibição do Trabalho Forçado - 29 e 105  Saúde e Segurança Ocupacional - 148, 155, 170 e 174 OS DIREITOS PREVISTOS PELA OIT ORGANIZAÇÃOINTERNACIONAL DO TRABALHO

A pesquisa WAL-MART, maior varejista do planeta, foi a primeira divulgada publicamente. Devem ser concluídas em 2001 pesquisas na: PARMALAT LIGHT (EDF) EMBRATEL (MCI) BANCO SANTANDER ARISCO/UNILEVER HONDA VICUNHA ODEBRECHT EMPRESAS PESQUISADAS

SETORES Os PRINCIPAIS setores pesquisados até 2003 TÊXTIL COMÉRCIO AGROINDÚSTRIA PETROQUÍMICA/QUÍMICA ENERGIA ELÉTRICA SISTEMA FINANCEIRO TELECOMUNICAÇÕES ALIMENTOS METALÚRGICO/AUTOMOTIVO ELETROELETRÔNICO

ATUAÇÃO NO MUNDO

REGIÕES DE ATUAÇÃO NO BRASIL NO BRASIL

PARMALATResultados LIBERDADE SINDICAL - A prática de recursos humanos é desigual nas unidades da empresa. - É dificultado o acesso de dirigentes aos locais de trabalho em algumas unidades. - Há casos de ameaças aos trabalhadores que se sindicalizarem. - Em outras unidades há pressão para os trabalhadores assinarem o Banco de Horas.

PARMALATResultados NEGOCIAÇÃO COLETIVA - Ausência de uma política nacional da empresa em termos de negociação coletiva. - Somente dois itens na agenda nacional: PPLR (suspenso em 2000) e Banco de Horas - Disparidade na representação dos trabalhadores na negociação coletiva

PARMALATResultados DISCRIMINAÇÃO DE GÊNERO - Há diferentes formas de discriminação às mulheres praticadas pela empresa - As mulheres têm ocupação restrita a um pequeno número de funções - Os homens permanecem menos tempo na mesma função - Praticamente não há mulheres na função “líder” e “supervisor” - Os cargos onde há mais mulheres são os de salário mais baixo

PARMALATResultados MEIO AMBIENTE - A empresa comprou outras empresas que estavam fora dos padrões ambientais exigidos, assim, possui um passivo ambiental - Não possui estudo abrangente de impacto ambiental próprio ou contratado de terceiros - Não possui certificado ISSO porque ele obriga o monitoramento dos fornecedores

SAÚDE E SEGURANÇA - Demora para providenciar EPIs, expondo os trabalhadores - Ocorrência de ruídos, temperaturas muito altas ou muito baixas sem comprovação da medição periódica - Ausência do envolvimento dos trabalhadores e divulgação do mapa de risco - Resistência em reconhecer acidente de trabalho e emitir CAT`s - Dificuldades para estabelecer parceria empresa/sindicatos para prevenção de acidentes - Falhas no atendimento de emergênciasPARMALATResultados

PARMALATResultados TRABALHO INFANTIL - Não emprega menores de 16 anos no país - Não há programas junto aos fornecedores para que se comprometam com a proibição ao trabalho infantil - Há descompasso entre o conceito que a empresa tem de seus produtos e sua capacidade de garantir a segurança de que, na cadeia produtiva, não há trabalho infantil - Desenvolve trabalho de responsabilidade social com 96 crianças na “Aldeia Tanzi”

PARMALATResultados RECOMENDAÇÕES - Estabelecer uma agenda nacional de negociação, a exemplo do que acontece na Itália - Implantar o PCS, evitando deslocamento de funções - Debater, nesta agenda nacional de negociação, PPR e Banco de Horas

PARMALATResultados RECOMENDAÇÕES - Realizar medições de ruído e temperatura, divulgar e aferir o mapa de risco e conscientizar sobre a necessidade do uso de EPIs - Monitorar e/ou elevar as exigências ambientais dos fornecedores e, ao mesmo tempo, produzir balanço do impacto ambiental de suas unidades

PARMALATResultados RECOMENDAÇÕES - Estabelecer um plano de ação junto aos fornecedores para incluir cláusulas de proibição do uso de mão-de-obra infantil - Acompanhar aqueles fornecedores de maior risco, - Buscar parcerias com a comunidade, estabelecer política de defesa da criança e divulgação do compromisso da empresa com a responsabilidade social

PARMALATResultados RECOMENDAÇÕES - Promover a igualdade de oportunidades para homens e mulheres - Estimular a participação feminina em funções que hoje são basicamente masculinas - Incluir na negociação coletiva cláusulas que protejam a mulher em relação à qualquer discriminação sexual - Corrigir a distorção salarial, pois as mulheres ocupam majoritariamente as funções de menores salários

A criação do OBSERVATÓRIO SOCIAL é uma iniciativa da CUT Brasil e Escola Sul, em cooperação com o Centro de Estudos de Cultura Contemporânea - CEDEC Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos DIEESE e Rede Inter-Universitária de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho - UNITRABALHO O PROJETO CONTA COM O APOIO DE: