Movimento dos MOOCs no Brasil Profa. Dra. Jucimara Roesler

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SITE ANALISADO.
Advertisements

TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Material de Divulgação Online: Pólos do Campus Virtual
A Educação do Nosso Tempo
Portal do Professor SEED/MEC
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA: TECNOLOGIA E SABER NA CONSTRUÇÃO DAS REDES DE CONHECIMENTO Célia Regina de Souza e Silva.
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Rede SENAI 52,6 milhões de matrículas desde 1942
Nome do Município data. Nome do Município data.
Universidade de Aveiro
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
Multimídia no Ensino Fóruns Permanentes Ciência e Tecnologia Junho de 2011 Vera Cabral.
Desafios e oportunidades do EAD
Contexto de Educação a Distância
Télé-université Eduardo Davel A Universidade Os programas Formação de gestores sociais Disciplina a distância Aprendizagem pela prática Parceria institucional.
Arnaldo Niskier da Academia Brasileira de Letras e presidente do CIEE/Rio UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ Rio de Janeiro, 7 de agosto de 2009.
IV Seminário de Pesquisa em EaD
Universidade Agostinho Neto
Educação Corporativa Segmento – Material de Construção
MOOC – Massive Open Online Course
Andréa Valéria Steil Gerente de Processos
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
III Encontro Nacional de EAD para a Rede de Escolas de Governo
A EDUCAÇÃO SEM DISTÂNCIA Apresentação: Profas. Selma Dias Leite e
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Para onde caminhamos na Educação a Distância
Docência Universitária e Programas de Aprendizagem on line
Escolhendo o nosso Futuro
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
I Encontro CIEE - ABED Profa. Martha Carrer Cruz Gabriel Nov/2006.
Alunos: Dési Pereira Fabio Almeida Luiza Cover Renato Lucena
Educação a Distância e a Extensão Universitária
Administração & Negócios - A Mágica de Pensar Grande Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas Conquistando os 7 Hábitos Pense e Enriqueça Amor.
Experiência de transformação do sistema de ensino através de Programa Ensino Integral e os resultados na qualidade da Educação no Estado Herman Jacobus.
DESENVOLVIMENTO DE SUPORTE DIGITAL PARA GERENCIAMENTO DE CURSOS A DISTÂNCIA Pesquisadora: Kellen Stephany Batista Marques Orientador: Prof. Dr. Vicente.
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
OBJETIVOS Objetivo Geral
Os novos ambientes de aprendizagem a distância Ana Augusta Silva Dias Universidade do Minho > Exército Português, 4/5/2011 Comando de Instrução.
A Matemática na Educação Básica As Ciências (relações) Novas Tecnologias e a Informática Profissionais (Formação) Profissionais (Formação) Ambientes.
UNIMINAS PEDAGOGIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Arlindo Oliveira (IST), Hélder Coelho (FCUL). Popularidade dos MOOCs.
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
As relações entre tecnologias e educação ALGUNS COMPONENTES PARA MIRAR.
União Educacional de Minas Gerais Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Juliene Vasconcelos Zeila Miranda Ferreira Curso Online A Importância da Pesquisa.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Gerais Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso On line Vantagens do Lazer Desenvolvedoras: Ana Paula.
Existe aprendizagem que não seja colaborativa? Wilson Azevêdo.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Política Educacional Brasileira
Prof. Carlos Longo, PhD Universidade Positivo Diretor da ABED
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta à Terceira Idade Curso.
EaD Alunas: Carla Martins Prof: Zeila Miranda Juliana Carneiro
" Resultados do uso de e-learning em Instituições de Educação Superior" Elisa Wolynec
As tecnologias da informação e comunicação, as diferentes linguagens e a formação do professor.
Tecnologias Emergentes & Ensino Superior (NMC Horizon Report 2014) Ana Isabel Lopes Maria Rosália Guerreiro.
Diretoria de Ensino da Região de Jacareí
Universidade Corporativa Procenge
1° Encontro.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
vídeo
Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância.
Senado Federal Comissão de Educação, Cultura e Esporte 5ª Audiência Pública – Plano Nacional de Educação (Projeto de Lei do Senado nº 103 de 2012 A Educação.
MOOC O MOOC é uma REVOLUÇÃO no Ensino dentro da Revolução da Informática. MOOC - Massive Online Open Course. Democrático - Ferramenta de formação que atinge.
Disciplinas a Distância em Cursos Presenciais: Case UNIT Profa. Dra. Jucimara Roesler.
Transcrição da apresentação:

Movimento dos MOOCs no Brasil Profa. Dra. Jucimara Roesler Diretora de Educação a Distância Grupo Tiradentes

Tendências da Educação Superior Brasileira NMC Report, 2014.

AS TEORIAS DE APRENDIZAGEM TRADICIONAIS SUPORTAM OS MOOCS? Gestão do conhecimento; estratégias de aprendizagem do individual para o coletivo; cidadania digital.

Mais de 45 cursos na área de gestão e negócios.

Seria a desterritorializaçao da aprendizagem?

Fonte: FGV, 2012.

USP e UNICAMP parceria em 2014 com o COURSERA.

PUCRS, Anhembi Morumbi e Unisinos passarão a disponibilizar seus cursos em 2015.

Desenvolver um programa de nivelamento para Língua Portuguesa no Ensino Superior, utilizando conteúdos e ambientes digitais, para atender defasagens de aprendizagens em alunos calouros das competências e habilidades, previstas nos parâmetros curriculares do Ensino Médio.

ARQUITETURA HIPERTEXTUAL CONTEÚDOS ARQUITETURA HIPERTEXTUAL You Tube VÍDEOS COM ESPECIALISTAS FB GRUPOS FACEBOOK T NOTIFICAÇÕES VIA TWITTER B BLOGS TXT CONTEÚDOS DE REFERÊNCIA AVA AMBIENTE DIGITAL APRENDIZAGEM RSS REALLY SIMPLE SYNDICATION g+ Google +

BLOG LÍNGUA PORTUGUESA CONSTRUÇÃO COLABORATIVA – APRENDIZAGEM ENTRE PARES REDES SOCIAIS RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ATIVIDADES OBJETIVAS/assimiliação e desempenho MOOCs ENCONTROS SINCRONOS CONSTRUÇÃO DE PROJETOS FÓRUM GERAL

2015 - MOOC: Matemática elementar

PROPÓSITO Democratizar o acesso à educação de alta qualidade no mundo VISÃO Oferecer a melhor experiência de aprendizado on-line do mundo, por meio da melhor plataforma de ensino personalizado on-line

INSTITUIÇÕES RENOMADAS: 23 instituições provedoras de conteúdo

ACERVO COMPLETO: 21 diferentes assuntos Administração e Negócios Comunicação & Jornalismo Artes & Arquitetura Astronomia Biologia Ciência da Computação Economia Geografia & Estudos Culturais Educação Engenharia Filosofia & Religião Física História Literatura, Línguas e Linguística Psicologia Matemática & Estatística Medicina & Ciências da Saúde Meio Ambiente & Ciências da Terra Política Química Direito

OCW MOOC MBA Cursos abertos Disponíveis pela internet Reunidos pela curadoria do Veduca Conteúdo de renomadas instituições de ensino Sem certificação Cursos abertos massivos on-line Produzidos ou adaptados pelo Veduca Conteúdo de renomadas instituições de ensino Com certificação Cursos de pós-graduação Produzidos pelo Veduca e parceiro Conteúdo de parceiros educacionais renomados Programa de certificação pago (tutoria, avaliações, conteúdo extra)

ZERO publicidade 30 meses 6,000+ vídeo-aulas 23 instituições 21 assuntos +500k estudantes 41M visualizações 7.2M visitas 3.8M únicas ZERO publicidade

PRIMEIROS MOOCS DA AMÉRICA LATINA LANÇADOS PELO VEDUCA JUNHO 2013 Curso: PROBABILIDADE & ESTATÍSTICA Instituição: USP Professores: Melvin Cymbalista e André Fleury Curso: FÍSICA MECÂNICA BÁSICA Instituição: USP Professores: Vanderlei Salvador Bagnato

+25 mil estudantes em 60 dias (hoje 180mil) MILHARES DE USUÁRIOS ENGAJADOS NOS MOOCS DESDE O LANÇAMENTO +25 mil estudantes em 60 dias (hoje 180mil) Base cadastrada: de 42 mil para 150 mil (hoje +500 mil) June 12th Social media reach

MOOCS COM CERTIFICAÇÃO LANÇADOS PELO VEDUCA

RESULTADOS DOS MOOCS Devido à qualidade do conteúdo, os MOOCs atraem novos estudantes continuamente Esses estudantes possuem entre 25 e 44 anos, já são empregados e procuram mudar de carreira

180.000 alunos registrados em MOOCs do Veduca

53% 26% 52% 21% 14% 71% 42% 84% 50% RESULTADOS DOS MOOCS PESQUISA COM ESTUDANTES Esses estudantes possuem entre 25 e 44 anos, já estão empregados e procuram mudar de carreira Esses estudantes possuem entre 25 e 44 anos, já são empregados e procuram mudar de carreira 52% Usuários empregados 21% Estudantes universitários 14% Estudantes de pós graduação 71% já fizeram ou estão interessado em fazer um curso online pago 53% entre 25 e 44 anos 42% grande valor em MBAs/pós 26% procuram mudar de carreira 84% Motivados pagar pela certificação 50% Estão motivados pela pela tutoria

PESQUISA COM ESTUDANTES RESULTADOS DOS MOOCS PESQUISA COM ESTUDANTES Esses estudantes possuem entre 25 e 44 anos, já estão empregados e procuram mudar de carreira Esses estudantes possuem entre 25 e 44 anos, já são empregados e procuram mudar de carreira É um homem de 35 anos de idade Pertence à Classe AB (71%) Está cursando ou já é formado no ensino superior Sua formação é na área de Humanas (50%) Afirma estudar on-line, em média, uma vez por semana Ouviu falar do Veduca pela primeira vez predominantemente via internet (sites de notícias on-line) ou por mecanismos de busca Principais áreas de atuação profissionais: Educação (professor ou pesquisador), Tecnologias da Informação e Administração

Desafios e Movimentos dos MOOCs... Aceitar um grande número de alunos (em Outubro o Coursera tinha mais de 5 milhões de inscrições feitas globalmente em seus quase 500 cursos) e acompanhar a trajetória dos mesmos. Seria por meio de LMS com agentes inteligentes, com learning analitycs? Cursos que não sejam centrados no professor, com data para inscrição, começo e fim, datas para avaliações, fóruns,etc. Mesmo com taxas de evasão de 10% a 20%, num universo de 35.000 alunos, representam mais de 7.000 concluintes. Podemos dizer que é um sucesso; No Brasil a certificação é a discussão do momento. Pelas leis ministeriais um MOOC não tem equivalência com um curso superior; A inovação pedagógica para as universidades. Poderia ser a união do flipped classromm + MOOCs = o ensino flexível? Seria então a possibilidade dos sistemas universitários se tornarem mais relevantes no contexto da cibercultura;

Desafios e Movimentos dos MOOCs... O desafio é entender se as pessoas querem certificação? Ou conhecimento de outro professor, outra universidade, outro contexto sociocultural; Se grandes investidores estão investindo mais de milhões de dólares porquê estão dispostos a apostar em longo prazo? Por uma forma inovadora de se constituir o conhecimento das universidades que têm práticas milenares? Um MOOC pode significar o acesso a outro curso da Universidade. Pode ser uma porta de entrada? Gerar leads, fazer a marca conhecida? É a abertura da educação e a abertura de partes do processo de ensino e aprendizagem. Isto é uma disruptura ao conceito de sala de aula convencional! Ainda há em algumas regiões do Brasil, a disseminação da internet é um desafio a ser superado. Os cursos baseados em vídeo podem impedir o acesso dada as conexões de baixa velocidade.

Obrigada! Jucimara_roesler@grupotiradentes.com