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Transcrição da apresentação:

CSM TAP

CSM/MMoto Mecânica

CONCEITO DE MANUTENÇÃO

MANUTENÇÃO Conceito - A manutenção, em um sentido mais amplo, deve envolver a modificação das condições originais dos equipamentos, através da introdução de melhorias para evitar a ocorrência ou reincidência das falhas, reduzir os custos e aumentar a operacionalidade. Objetivo –Gerar condições operacionais para que equipamentos, instalações e serviços funcionem adequadamente.

MANUTENÇÃO PREVENTIVA É o tipo de manutenção executada periodicamente, envolvendo algumas ações sistemáticas, tais como: inspeções, lubrificações, reparações, trocas de peças etc. Sob o ponto de vista econômico, inicialmente torna-se mais onerosa que a manutenção corretiva, devido à substituição de peças e conjuntos antes de atingirem seu limite. Troca Programada: Km, Horas, dias, meses e Anos.

MANUTENÇÃO CORRETIVA É o tipo de manutenção que é realizada após a ocorrência das falhas. Torna-se uma opção de custo mais reduzido inicialmente, mas com o passar do tempo, esse custo tende a aumentar muito, seja pela parada operacional do equipamento, seja pela falta de previsão de um estoque eficiente, aumentando as horas de espera por suprimento. Corretiva emergencial: pastilha de freio. Corretiva programada: Vazamento de óleo.

MANUTENÇÃO PREDITIVA É o tipo de manutenção preventiva onde é possível prever o momento mais apropriado para a execução das atividades de manutenção e, dessa forma, chegar o mais próximo possível do limite de vida útil de peças e componentes, otimizando o trinômio custos-operacionalidade-manutenção. Monitora para consertar antes da quebra, tem que haver um conhecimento prévio o equipamento. Temperatura, vibração e etc. Inspeções. Ex.: Análise de gazes, temperatura e etc.

Metodo de investigação MANUTENÇÃO PREDITIVA Metodo de investigação -ESTUDO DAS VIBRAÇÕES: Analisar as vibrações existente para que possa corrigir rolamento deteriorado, engrenagens defeituosa, Eixo deformado, lubrificação deficiente, entre outros. ANÁLISE DOS ÓLEOS LUBRIFICANTES: Analisar a temperatura, residos existentes. ANÁLISE DE SUPERFÍCIE: Verificar se há algum tipo de anomalia. ANALISE ESTRUTURAL: Verificar se há algum tipo de rachadura ou fissura. 8

MANUTENÇÃO PREDITIVA 9

MANUTENÇÃO PRODUTIVA É o tipo de manutenção que se utiliza da melhor aplicação dos diversos métodos de manutenção existentes, visando a redução de custos, garantindo melhor utilização e maior operacionalidade dos equipamentos e máquinas. A manutenção produtiva só será bem aplicada se todos os componentes envolvidos, operação e manutenção, tenham um verdadeiro comprometimento com o processo.   10

QUAL O MELHOR MÉTODO DE MANUTENÇÃO? Todos os métodos apresentados possuem aspectos positivos e negativos. Um mesmo equipamento pode ser submetido aos diferentes métodos simultaneamente, devendo ser observada a natureza, criticidade do equipamento em questão, setor de atuação e equipe atual. A melhor manutenção é a combinação mais adequada dos métodos existentes, buscando àqueles que tragam maiores índices de disponibilidade a menores custos. Em suma: a aplicação da manutenção produtiva. 11

OS ESCALÕES DA MANUTENÇÃO NO CBMERJ   Manutenção de 1º Escalão: é aquela executada pelo motorista auxiliado pela guarnição, de forma preventiva em viaturas e equipamentos, no próprio posto de Bombeiro. Manutenção de 2º Escalão: é aquela executada pelo mecânico e demais profissional de forma preventiva e corretiva em viaturas e equipamentos em oficina própria ou de terceiros. Manutenção de 3º Escalão: é aquela executada pelo mecânico na parte de montagem e desmontagem de motores.