GRITO ECOLÓGICO Intervenções inteligentes num mundo quase caótico.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Visão Global do Projecto
Advertisements

O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Eveline de Oliveira Medeiros 4° Período
Portal do Professor SEED/MEC
WEBQUESTS O que é uma Webquest? Uma Webquest é uma “aventura na net”
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Roteiro de Elaboração WEBQUEST.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
PESQUISANDO SOBRE O TRABALHO POR PROJETO
Sérgio Elias Vieira Cury
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
OBRA DE ARTE TAMBÉM SE LÊ Mariana Domingues de Macedo Professora -EJA
Escola Municipal Vicente Alves Trindade
Como transformar informações em conhecimento
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aulas 07 e 08
Projeto aquecimento Global
Aulas Práticas no ensino de Ciências
Educação Ambiental - GPEEA
Permissão Uso de Sistemas – Tela Inicial
PARÂMETROS DE MATEMÁTICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO
OS TRÊS PORQUINHOS.
Urbano Cavalcante Filho (UESC, UFBA, IFBA)
APRESENTAÇÃO APRESENTAÇÃO TAREFA PROCESSOS RECURSOS AVALIAÇÃO
CRÔNICAS.
Formadora: Simone Rodrigues Alunas: Ana Maria Midevone
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
Ângela Maria de Oliveira Barbosa Nunes
Planejamento PNAIC 2014.
PTD PLANO DE TRABALHO DOCENTE (SUGESTÃO)
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
WEBQUEST.
WEBEQUEST ÁGUA:USAR BEM PARA TER SEMPRE PÚBLICO – ALVO: 6º ANO B DISCIPLINA: GEOGRAFIA PRODUZIDO POR RAQUEL ZAGONEL 2012.
Web Quest Web quest Renascimento Público alvo 7º ano.
ARTE E GEOMETRIA NUM CONTEXTO INTERDISCIPLINAR
Inserir Produção – Tela Inicial
Projeto E.E. E.F.M. OLÍVIA SARAIVA MAIA
Sugestão de Atividade:
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Anna Christina Said – EMEF JKO - Vitória - ES
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
TÉCNICA DO SEMINÁRIO.
MÓDULO 7 Jogo do NIM.
Macabíadas - o esporte unindo e aproximando
Como elaborar um trabalho de pesquisa
PROPOSTA DE AULA sustentabilidade
Quando pensamos em tecnologia, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é o computador. Mas, muitas outras coisas são tecnologias. Como exemplo: a televisão,
Alimentação Saudável Corpo São
ECOSSISTEMA MANGUEZAL E MATA ATLÂNTICA
Perguntas de Modelação
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Planejamento da Rotina Semanal
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
Como elaborar um plano de aula
Projeto Meio Ambiente Colégio Sorocaba.
QUADRO EXPLICATIVO DO PROJETO. OBJETIVO DO PROJETO Proporcionar mediações conducentes a uma tomada de posição sobre o sentido da existência, contribuindo.
Boas Vindas! Profª: Quelen 2015.
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Equipe responsável pela produção
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
A produção de textos João Wanderley Geraldi Por: Caren Cristina Brichi
UM JEITO DIFERENTE DE PRODUZIR COM MATÉRIA PRIMA RECICLÁVEL
QUE NÃO EXIGEM PROCESSO FORMAL DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
Transcrição da apresentação:

GRITO ECOLÓGICO Intervenções inteligentes num mundo quase caótico

TEMÁTICA Esta proposta de trabalho tematiza a relação entre o homem e a natureza, buscando polemizar a questão do “ecologicamente correto”.

DURAÇÃO O trabalho poderá estender-se por um período aproximado de dois meses. Como seu rumo será, porém, determinado pela prática, poderá abreviar-se, caso a motivação se esgote antes do tempo idealizado, ou estender-se e desdobrar-se em novos trabalhos, caso o interesse prossiga.

OBJETIVOS Busca-se problematizar o conceito, tão em voga, do “ecologicamente correto”, para, a partir daí, explorar vários aspectos desse tema, publicizá-los de alguma forma e, assim, converter o trabalho numa intervenção social autêntica, evitando que caia na condição de mero ensaio escolar.

ALVO Esta proposta foi concebida tendo-se em mente alunos dos anos finais do EF, mas, observadas as devidas adequações, poderá ser destinada a qualquer público.

AQUECENDO... 1º – No grande grupo: Atividade de livre exploração da palavra "ecologia" - método de brainstorm: a) Professor diz a palavra e os alunos deverão, numa verdadeira tempestade cerebral, falar ou escrever toda a “enxurrada” de imagens mentais decorrentes da audição dessa palavra. b) Os alunos relatam aos colegas suas associações, e o professor as sistematiza no quadro e provoca uma reflexão/debate sobre essas associações. c) Elaboram, conjuntamente e a partir desse exercício, uma ou mais definições para ecologia.

EXPLORANDO SENTIDOS. 2º – Visita aos sites http://www. cambito. com EXPLORANDO SENTIDOS... 2º – Visita aos sites http://www.cambito.com.br/ecologia.htm http://pt.wikipedia.org/wik/Ecologia , comparando as definições apresentadas no com as sugeridas no ícone ecologia. (propor algum tipo de registro de traços dessa(s) definição(ões) que não tenham sido contemplados naquelas elaboradas pelos alunos.

CONTEXTUALIZANDO 3º – Em pequenos grupos: Pesquisa para recuperação do contexto sócio-histórico em que viveu o idealizador do termo “ecologia” e exploração dos sentidos atribuídos ao termo em contextos históricos e sociais diversos. Valem todos os recursos, como conversas (registradas com o auxílio de gravador ou bloco de notas) com professor(es) de história e/ou pessoas da comunidade conhecedoras do assunto; consultas (também registradas) em materiais impressos ou internet.

UMA QUESTÃO DE PONTO DE VISTA 4º – No grande grupo: Discussão sobre as visões de mundo de cada contexto histórico e social, a partir da apreciação do documentário “Uma Verdade Inconveniente”, idealizado por Al Gore e “A marcha dos pingüins”, e sua relação com as posições ecológicas - Compreensão contextualizada do assunto ou “o sentido é relativo”.

(conforme passos da 1ª atividade) UM NOVO CONCEITO 5º – Exploração do termo “ecossistema” no grande grupo através dos recursos de brainstorm + uso de enciclopédia/dicionário. (conforme passos da 1ª atividade)

Localização geográfica do ecossistema – SITUANDO O CONCEITO 6º – Em pequenos grupos: Exploração do conteúdo apresentado no ícone ecossistema (site já sugerido), buscando as seguintes informações a serem apresentadas (oral e por escrito, com direito a todos os testemunhos pesquisados junto aos conhecedores do assunto) ao grande grupo: Localização geográfica do ecossistema – com indicação no mapa Recuperação dos diversos momentos históricos desses ambientes ontem x hoje Caracterização do ecossistema (relacionando-a a sua história): fauna & flora (http://www.floraefauna.com/) , fenômenos climáticos, solo, intervenção humana & turismo, etc (e outros de interesse dos alunos).

9º - Jogo ecológico: http://www.honoloko.org/Honoloko.html APROFUNDANDO 7º – Em pequenos grupos: Visita aos endereços sugeridos no ícone links: para ampliação de pontos de vista a respeito do assunto. (Relato pelo aluno) b) Identificação da situação em que se encontram os ecossistemas trabalhados em relação aos problemas sugeridos no ícone Principais problemas 8º – Nota ecológica de 0 a 10: Testagem de conhecimentos sobre reciclagem através do ícone jogo do lixo. 9º - Jogo ecológico: http://www.honoloko.org/Honoloko.html

nas aulas; (b) em entrevistas com pais, INTERVINDO 10º – Em pequenos grupos: Organização de um evento onde serão expostas as informações obtidas nas aulas; (b) em entrevistas com pais, professores e pessoas da comunidade/cidade; e (c) em imagens/situações encontradas em obras variadas (incluindo rádio, TV, cinema, propaganda e artes plásticas), ilustradas, fotografadas, gravadas em áudio e/ou vídeo, etc, nesses e noutros contextos. O evento deverá reunir as mais diversas expressões possíveis, de modo a explorar a criatividade e criticidade dos alunos e, ao mesmo tempo, chamar a atenção da comunidade em relação ao tema, convertendo-se num verdadeiro grito ecológico.

AVALIANDO A avaliação é parte constitutiva de todo o processo criativo; porém, é tarefa do professor estimular a explicitação e o compartilhamento das impressões e opiniões que brotam no trabalho. Assim, além de provocar o aluno para opinar sobre cada questão, cabe ao professor usar algum recurso para registro desses momentos genuína e espontaneamente avaliativos, que vão dando o rumo do projeto. Após o momento de culminância, representado, aqui, pela realização de um evento ecológico, o processo deverá ser avaliado (individual e no grande grupo) em relação ao máximo de aspectos possíveis, como: participação individual no pequeno e grande grupo; produção do pequeno grupo, produção final do grande grupo.

PROSSEGUINDO Deverá ser utilizado, ainda, algum instrumento que possibilite que o público-alvo da intervenção seja integrado ao processo, emitindo (e tendo acolhida) sua opinião sobre o tema proposto e a proposta desenvolvida. Seria interessante o uso de gravador ou filmadora, de modo que o que seria a conclusão converta-se no início de uma nova etapa do projeto.