TECNOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES NA AGRICULTURA FAMILIAR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Orientações  para o desenvolvimento dos trabalhos de Iniciação Científica! Autora: professora Ana Fuchs (teatro)
Advertisements

DIFERENTES PAISAGENS E INTERESSES NA ORGANIZAÇÃO DO CAMPO
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
MAX WEBER E O DESENVOLVIMENTO RURAL
A ORGANIZAÇÃO DA VIDA DE ESTUDOS NA UNIVERSIDADE
GEOGRAFIA.
ESTATUTO DA TERRA Quando os dirigentes do regime militar interromperam o movimento das ligas camponesas, em 1964, resolveram criar uma lei para acalmar.
Trabalhar e viver no campo 3º bimestre – 7º ano
América Latina: países de industrialização tardia
DE SUBSISTÊNCIA, COMERCIAL E DE EXPORTAÇÃO
O nosso projeto para uma vida sustentável
“O novo espaço da produção globalizada”*
O novo rural e a regionalização do espaço brasileiro
Paulo Rogério Soares de Oliveira
CÂMARA TÉCNICA DE GRÃOS
TECNOLOGIA AUTORA: VALDEANE CASSIA E. BEZERRA PROFESSORA DE PORTUGUÊS.
Correção da Prova 4° Bimestre.
Atividades do campo.
Geografia As principais formas de regionalizar o Brasil
Capítulo6 A expansão do agronegócio no Brasil
Categoria Ensino Médio O Prêmio O Considerado um dos mais importantes reconhecimentos aos cientistas brasileiros, o PJC tem história. Foi instituído.
Otávio Cavalett Enrique Ortega Rodríguez
AGROPECUÁRIA BRASILEIRA
Projeto de Intervenção Pedagógica na Escola
SISTEMAS AGRÍCOLAS 30/04/2013.
A atividade agrícola e o espaço agrário
Colégio Militar de Brasília 3º ano PREVEST Geografia
AVALIAÇÃO DA PRÉ-HIDRÓLISE QUÍMICA E ENZIMÁTICA NO TRATAMENTO DA BIOMASSA RESIDUAL DA SUINOCULTURA VISANDO A OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE GERAÇÃO DE ENERGIA.
OBJETIVO: Desenvolver um sistema próprio de ensino bilíngue posicionando o Colégio AZ entre as melhores instituições da região. Na sequência, difundir.
FATEC SHUNJI NISHIMURA Disciplina: Tópicos em Agricultura de Precisão
Metodologia para coleta e análise de dados econômicos e financeiros de sistema iLPF Marcelo Carauta e Rafael Chen.
Professora Carol - Geografia
DESCRITOR Analisar o espaço industrial brasileiro identificando seus desdobramentos atuais no processo de desenvolvimento socioeconômico do país.
INCLUSÃO DIGITAL: IMPLEMENTANDO UMA REDE DE BAIXO CUSTO COM LTSP Autores: Erick Gonçalves Cavalcante; Ismael Rodrigues de Souza; Silvana Madeira Alves.
Relação Cidade Campo A indústria modificando o campo
Irrigação Prof. Luciane Costa de Oliveira
Competência de área 4: Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e.
Universidade Federal de Minas Gerais Estudo de Usuários 2ª Parte
Diagnóstico do nível de modernidade das indústrias de móveis da cidade de Tubarão. Economia (Economia Industrial: Mudança Tecnológica). Projeto PUIC Individual.
AGROPECUÁRIA BRASILEIRA CAPÍTULO 16
Prof.ª Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho
9 – Os complexos agroindustriais
Capítulo 26 – Atividades econômicas no espaço rural
A questão agrária A questão agrária no Brasil é fruto de um processo histórico ligado ao período colonial, que veio com o passar dos anos mudando de “lado”
A Importância das tecnologias no mundo
AGRICULTURA E PECUÁRIA
Agroecologia.
Economia na Primeira República
H17 - Analisar fatores que explicam o impacto das novas tecnologias no processo de territorialização da produção. C 4 - Entender as transformações técnicas.
By Búzios Slides ISRAEL...FOTOS POUCO CONHECIDAS Automático.
Sistemas Agrícolas INTENSIVO
Há dez mil anos atrás a sobrevivência do homem era garantida pela caça e pesca. As mulheres coletavam frutos e deram início à agricultura ao perceberem.
Transgênicos Os transgênicos, ou organismos geneticamente modificados, são produtos de cruzamentos que jamais aconteceriam na natureza.
PALESTRA VIDA URBANA E VIDA RURAL
INTRODUÇÃO Na introdução devem constar: problema, delimitação do assunto, justificativa, hipóteses, além de outros elementos necessários para situar o.
GEOECONÔMIA – A QUESTÃO AGRÁRIA BRASILEIRA
AGRICULTURA ORGANO BIOLÓGICA
Imigração no Brasil Final do Séc. XIX e Séc. XX.
O Espaço Rural UT 5 – 6ª Série Prof.º Renan.
O Campo e a Cidade.
ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS
XX Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica - 14 a 16 de Outubro de 2015 – Câmpus Campo Mourão Acadêmico(a): Nome do acadêmico(a) Orientador(a):
ENTENDENDO O PROJETO DE PESQUISA
Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono
Universidade Federal de Alagoas
Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil Mercado de Sementes no Brasil Reginaldo Minaré Brasília, 08 de agosto de 2013.
Agricultura no Mundo. Agricultura é o conjunto de técnicas utilizadas para cultivar plantas com o objectivo de obter alimentos, fibras, energia, matéria-prima.
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO ENSINO AGRÍCOLA Sistemas de Produção e Processos de Trabalho.
Espaço Agrário 2º EM – 2016 Jeferson. ESPAÇO RURAL AGRICULTURA – Origem aproximada na Pré- História, Neolítico ( a a.C.); Primeiras comunidades.
Título do Trabalho: A prendizagem de números complexos como entes geométricos. (PUIC). Área: Ciências Matemáticas e Naturais. Professor Orientador: Msc.
Transcrição da apresentação:

TECNOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES NA AGRICULTURA FAMILIAR Ana Julia Schmidt e Isabelli Lopes Guimarães ana-julia.s@hotmail.com e belliguima98@hotmail.com Tecnologia e suas Aplicações na Agricultura Familiar Orientadora: Prof.ª Esp. Bruna Damiani

Introdução As ferramentas e instrumentos utilizados atualmente no campo agrícola familiar já não são mais rudes como antigamente, e sim, tecnológicos. Muitos produtores estão utilizando produtos cada vez mais avançados que vêm melhorando gradativamente o trabalho na agricultura familiar de pequeno porte, porém os produtores familiares não conseguem competir com os produtores de grande porte, e acabam tendo seus produtos desvalorizados, pois não têm acesso às tecnologias.

Ferramentas com tecnologia utilizadas pelos produtores agrícolas Ferramentas sem tecnologia utilizadas pelos produtores agrícolas

Principais diferenças entre a Agricultura Camponesa e Agronegócio

Mostrar para as pessoas e produtores rurais que seu trabalho na lavoura pode ser facilitado com o uso das diversas tecnologias disponíveis, como por exemplo, a biotecnologia e a hidroponia . Objetivo Horta hidropônica.

Tecnologia Tecnologia é um produto da ciência e da engenharia que envolve um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas que visam resolver problemas para facilitar a vida das pessoas. É uma aplicação prática do conhecimento científico em diversas áreas da pesquisa.

Agricultura familiar Entende-se por agricultura familiar o cultivo da terra realizado por pequenos proprietários rurais, tendo como mão de obra essencialmente o núcleo familiar, portanto não apresenta funcionários assalariados e serve como fonte se subsistência para o agricultor.

Uso da tecnologia na agricultura familiar A “revolução” da agricultura familiar começou com a introdução de maquinários e tecnologias diversificadas na lavoura. Embora, em muitos lugares a tecnologia não tenha chegado em grande quantidade, nos lugares onde ela se encontram em maior escala já faz grande diferença na vida dos agricultores.

O programa mais alimentos é uma iniciativa do governo brasileiro, que empresta dinheiro para produtores de pequeno e médio que pretendem melhorar a sua infraestrutura Este programa ajuda esses produtores pois disponibiliza um valor alto, até dez anos para quitas as dividas e juros muito baixos.

Uso da assistência técnica Uso da energia elétrica Uso de adubo Faz Agricultores familiares: acesso à tecnologia e assistência técnica por região. Dados do ano de 2010 Região do Brasil Uso da assistência técnica Uso da energia elétrica Uso de adubo Faz conservação do solo Nordeste 2,7 18,7 16,8 6,3 Centro-Oeste 24,9 45,3 34,2 13,1 Norte 5,7 9,3 9,0 0,7 Sudeste 22,7 56,2 60,6 24,3 Sul 47,2 73,5 77,1 44,9

Pesquisa no Laboratório de Informática Pesquisa com Agricultor Metodologia Saída de Campo Pesquisa no Laboratório de Informática Pesquisa com Agricultor

Foto do sistema de abastecimento de água e nutrientes semi-hidropônico de um sítio no Rio Grande do Sul, Brasil. Na semi-hidroponia as plantas são colocadas em plásticos onde ficam interligadas por canos que levam água e nutrientes as mudas.

Visita técnica no sítio de um agricultor que utiliza incentivos do Mais Alimento e tecnologia Durante a visita técnica o agricultor nos disponibilizou algum morangos semi-hidropônicos para degustação

Resultados e Analises de Dados Os resultados da pesquisa foram baseados na resposta de um agricultor familiar, que usa os incentivos do governo e as tecnologias presentes na região onde o seu sítio está localizado.

Conclusão Ao término da investigação, constatou-se que existem vários tipos de tecnologias que podem ser usadas para ajudar na processo da agricultura familiar. Mesmo com tantos agricultores já aproveitando os benefícios da tecnologia e da infraestrutura que o governo oferece a essas pessoas, algumas ainda não têm acesso como, por exemplo, agricultores da Região Nordeste do país, pois falta capital para organizar a infraestrutura.

Referências Bibliográficas Revista Vestibular Agricultura GOV. Disponível <www.agricultura.gov.br/vegetal/exportacao> Acessado em 05 de agosto de 2014. Gustavo Goustler. Depoimento (agosto 2014). Entrevistador: Ana Julia Schmidt. Estância Velha – RS. Entrevista concedida para o Projeto: MOSTRACLAK.