ELABORAÇÃO DE ORÇAMENTO

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Transcrição da apresentação:

ELABORAÇÃO DE ORÇAMENTO PARA OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA PLANILHA ORÇAMENTÁRIA OBRA : NONONONO LOCAL : NONONONO PREÇO (R$) CÓDIGO DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS UNID QUANT (A) UNITÁRIO (B) PARCIAL (A) x (B) SUBTOTAL SERVIÇOS PRELIMINARES 2.400,00 01.01 Limpeza do terreno m 2 200,00 1,50 300,00 01.02 Barracão ud 2.100,00 MOVIMENTO DE TERRA 1.600,00 02.01 Regularização mecânica 3 500,00 2,20 1.100,00 02.02 Aterro compactado mecanicamente 100,00 5,00 PREÇO GLOBAL (R$) 4.000,00

I - ORÇAMENTO - PONDERAÇÕES TEMA I - ORÇAMENTO - PONDERAÇÕES

ORÇAMENTO - PONDERAÇÕES CONCEITO ENTENDE-SE POR ORÇAMENTO A DETERMINAÇÃO, COM MARGEM DE ACERTO TÃO ELEVADA QUANTO POSSÍVEL, O PREÇO DE UMA OBRA OU DE UM SERVIÇO DE ENGENHARIA, ANTES DE SUA EXECUÇÃO, ELABORADO COM BASE EM DOCUMENTOS ESPECÍFICOS, TAIS COMO, PROJETOS, ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS, MEMO-RIAIS, CADERNO DE ENCARGOS, CONDIÇÕES CONTRATUAIS E DEMAIS FATORES QUE POSSAM INFLUENCIAR O PREÇO FINAL.

ORÇAMENTO - PONDERAÇÕES IMPORTÂNCIA COM BASE NO ORÇAMENTO A ADMINISTRAÇÃO: I) AVALIARÁ SE OS RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS DISPONÍVEIS PODEM ATENDER AS RESPECTIVAS DESPESAS; II) QUAL A MODALIDADE DE LICITAÇÃO QUE DEVERÁ SER ADOTADA; III) SERVIRÁ COMO REFERENCIAL AOS INTERESSADOS QUE PRETENDAM APRESEN-TAR PROPOSTA.

ORÇAMENTO - PONDERAÇÕES CAUTELAS O ORÇAMENTO A SER ELABORADO DEVERÁ CONTER CLARAMENTE TODOS OS SERVIÇOS, MATERIAIS, EQUIPAMENTOS E DEMAIS ELEMENTOS A SEREM APLICADOS NA OBRA EM CONSONÂNCIA COM O PROJETO BÁSICO E/OU EXECUTIVO REFERENTE AO OBJETO A SER LICITADO.

ORÇAMENTO - PONDERAÇÕES CAUTELAS 2. O ORÇAMENTO DEVERÁ SER ELABORADO A PARTIR DO LEVANTAMENTO DOS QUANTI-TATIVOS FÍSICOS DOS PROJETOS, DAS ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS, DOS MEMORIAIS DESCRITIVOS, OBEDECIDAS RIGOROSAMENTE AS LEIS SOCIAIS E ENCARGOS TRABALHISTAS E DEMAIS CUSTOS.

ORÇAMENTO - PONDERAÇÕES CAUTELAS 3. OS ENCARGOS COMO REFEIÇÕES, TRANSPORTE, EPI, UNIFORMES, FERRAMENTAS MANUAIS, SEGURO DE VIDA EM GRUPO, DIRETAMENTE RELACIONADAS COM A MÃO-DE-OBRA, DEVEM SER ACRESCIDOS ÀS LEIS SOCIAIS COMO ENCARGOS COMPLEMENTARES DE MÃO-DE-OBRA, CONFORME DETERMINA A ATUAL LEGISLAÇÃO CONTÁBIL E TRABALHISTA.

ORÇAMENTO - PONDERAÇÕES CAUTELAS 4. TODOS OS CUSTOS INDIRETOS COMO A INSTALAÇÃO DO CANTEIRO DE OBRA, ADMINISTRAÇÃO LOCAL (CANTEIRO DE OBRAS), MOBILIZAÇÃO E DESMOBILIZAÇÃO E CORRELATOS, DEVEM SER APOSTOS NA PLANILHA ORÇAMENTÁRIA, E NÃO NO BDI OU LDI.

ORÇAMENTO - PONDERAÇÕES CAUTELAS 5. A COMPOSIÇÃO DO BDI OU LDI DEVERÁ CONTER TODOS OS ITENS RELATIVOS AO CUSTO INDIRETO DA ADMINISTRAÇÃO CENTRAL, EVENTUAIS TAXAS DE RISCO, CUSTOS FINANCEIROS, TRIBUTOS, LUCRO OPERACI-ONAL. OS TRIBUTOS IRPJ E CSLL QUE SÃO PERSONALÍSTICOS NÃO DEVEM SER INCLUÍDOS NA COMPOSIÇÃO DO BDI, FOSSE COMO ITEM ESPECÍFICO DA PLANILHA OU ORÇAMENTO, INCLUSIVE PARA OS CASOS DE DISPENSA E DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO

ORÇAMENTO - PONDERAÇÕES PECULARIEDADES O ORÇAMENTO ALÉM DE SER PAUTADO POR PRINCÍPIOS, NORMAS, CRITÉRIOS E EXPERIÊNCIA, DEVE SER CAPAZ DE RETRATAR A REALIDADE DO PROJETO E DEMAIS PECULARIEDADES,COMO:

ORÇAMENTO - PONDERAÇÕES PECULARIEDADES I - O ORÇAMENTO É APROXIMADO TODO ORÇAMENTO NÃO É EXATO, PORÉM DEVE SER O MAIS PERFEITO POSSÍVEL. DEPENDE DE VARIÁVEIS INTRÍNSECAS, A SABER:

ORÇAMENTO - PONDERAÇÕES PECULARIEDADES - PROCESSOS PRODUTIVOS DIFERENTES - DEPENDE DA PRODUTIVIDADE DAS EQUIPES - ENCARGOS SOCIAIS E TRABALHISTAS - CONDIÇÕES MÉDIAS DE CONSUMO - PREÇOS DOS INSUMOS E IMPOSTOS (ISS) - PERDA - REAPROVEITAMENTO DE INSUMOS - EQUIPAMENTO - SALÁRIO E BONIFICAÇÕES DE PESSOAL - DESPESAS GERAIS - IMPREVISTOS E OUTROS O ORÇAMENTO NÃO É MATEMATICAMENTE EXATO

ORÇAMENTO - PONDERAÇÕES PECULARIEDADES II - O ORÇAMENTO É ESPECÍFICO O ORÇAMENTO DE UM MESMO OBJETO VARIA EM FUNÇÃO DE NOVAS CONDIÇÕES DE EXECUÇÃO, COMO: - PARA CADA EMPRESA - A UM DETERMINADO CONTRATANTE - AO LOCAL DE EXECUÇÃO DO OBJETO O ORÇAMENTO NÃO PODE SER GENÉRICO

ORÇAMENTO - PONDERAÇÕES PECULARIEDADES III - O ORÇAMENTO É DINÂMICO O ORÇAMENTO DE UM MESMO OBJETO VARIA EM FUNÇÃO DE CONDIÇÕES TEMPORAIS, COMO: - AS CONDIÇÕES LEGAIS - POLÍTICAS - METODOLOGIAS TÉCNICAS INOVADORAS - ALTERAÇÃO DE CUSTOS E PREÇOS - INSUMOS, MATERIAIS E EQUIPAMENTOS - TRIBUTOS - CENÁRIOS FINANCEIROS - SISTEMAS GERENCIAIS O ORÇAMENTO TORNA-SE INEXPRESSIVO/SUPERADO

ORÇAMENTO - PONDERAÇÕES PECULARIEDADES PRIORIDADE DE EXECUÇÃO O ORÇAMENTISTA DEVERÁ OBSERVAR QUAL A PRIORIDADE A SER ADOTADA PARA A EXECUÇÃO DO OBJETO, VISTO QUE, CADA UMA DELAS GERARÁ UM ORÇAMENTO DIFERENTE. SÃO ELAS: - QUALIDADE - CUSTO - PRAZO

PRIORIDADE DE EXECUÇÃO É QUALIDADE ORÇAMENTO - PONDERAÇÕES PECULARIEDADES PRIORIDADE DE EXECUÇÃO É QUALIDADE - PROJETOS EXECUTIVOS BEM DETALHADOS - TODOS OS PROJETOS COMPLEMENTARES ESTÃO DISPONÍVEIS - MEMORIAL DESCRITIVO BEM DETALHADO - EXISTÊNCIA DE NORMAS ESPECIFICAS DO CLIENTE - EXISTÊNCIA DE UM “PROGRAMA DE CONTROLE DE QUALIDADE” - FISCALIZAÇÃO RÍGIDA

ORÇAMENTO - PONDERAÇÕES PECULARIEDADES PRIORIDADE DE EXECUÇÃO É CUSTO - PROJETOS BÁSICOS E/OU EXECUTIVOS BEM DETALHADOS E DISPONÍVEIS - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS BEM DETALHADAS - MEMORIAIS DESCRITIVOS BEM DETALHADOS - POUCA EXIGÊNCIA DO CLIENTE - FISCALIZAÇÃO NORMAL

ORÇAMENTO - PONDERAÇÕES PECULARIEDADES PRIORIDADE DE EXECUÇÃO É PRAZO - PROJETOS BÁSICOS E/OU EXECUTIVOS BEM DETALHADOS E DISPONÍVEIS - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS BEM DETALHADAS - MEMORIAIS DESCRITIVOS BEM DETALHADOS - EXIGÊNCIA DE REDE PERT/COM - CRONOGRAMA FÍSICO DETALHADO - FISCALIZAÇÃO RÍGIDA SOBRE O ANDAMENTO - MULTAS PESADAS POR DIA DE ATRAZO - ALTA EXIGÊNCIA DO CLIENTE

II - ORÇAMENTO - CONCEITOS TEMA II - ORÇAMENTO - CONCEITOS

ORÇAMENTO - CONCEITOS INSUMOS SÃO OS MATERIAIS, OS EQUIPAMENTOS A MÃO-DE-OBRA, SUB-EMPREITEIROS E OUTROS QUE FAZEM PARTE DA COMPOSIÇÃO DE UM SERVIÇO DEFINIDO SEMPRE EM FUNÇÃO DE UMA UNIDADE BETONEIRA 320 L VIBRADOR DE IMERSÃO TORRE COM GUINCHO FERRAMENTAS MANUAIS ENCARREGADO DE CONCRETO SERVENTE CIMENTO AREIA BRITA

ORÇAMENTO - CONCEITOS SERVIÇO É A COMPOSIÇÃO DE DIVERSOS INSUMOS FUNDAMENTADA NOS PROJETOS, NO MÉTODO CONSTRUTIVO, NAS ESPECIFICAÇÕES DE MATERIAIS E NAS NORMAS DE EXECUÇÃO, QUE COMPÕEM AS DIVERSAS ATIVIDADES DAS ETAPAS DE UMA OBRA OU DE UM SERVIÇO DE ENGENHARIA BETONEIRA 320 L VIBRADOR DE IMERSÃO TORRE COM GUINCHO FERRAMENTAS MANUAIS ∑ INSUMOS ENCARREGADO DE CONCRETO SERVENTE CIMENTO SERVIÇO CONCRETO – M3 AREIA BRITA

ORÇAMENTO - CONCEITOS LEIS SOCIAIS - LS

ORÇAMENTO - CONCEITOS LEIS SOCIAIS - LS Os itens do Grupo E - Outros, devem ser calculados segundo o critério do proponente/administração Encargos intersindicais – são provenientes de acordos coletivos: Vale transporte, Café da manhã, Vale compras, Seguros, etc. Equipamentos de Proteção Individual – são de uso pessoal para prevenir acidentes. Ferramentas Seguro em grupo Outros

ORÇAMENTO - CONCEITOS LEIS SOCIAIS - LS I.- EPI – EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL EPI = ∑ 1 n P1F1 + P2F2 + P3F3 + ......+ PnFn N S x 100 N = Número de trabalhadores na obra S = Salário médio mensal P1, P2, P3,....Pn = Custo de cada um dos EPI t 12 x VU F = F1, F2, F3,.....Fn = Fator de utilização do EPI dado por: Sendo: t = tempo de permanência do EPI à disposição da obra VU = vida útil do EPI em meses

ORÇAMENTO - CONCEITOS LEIS SOCIAIS - LS II.- VALE-TRANSPORTE 2 x C1 x N – (S x 0,06) S x 100 VT = C1 = Tarifa de transporte urbano N = Número de dias trabalhado no mês S = Salário médio mensal dos trabalhadores 0,06 = Redução de 6% sobre o salário/mês, pois os empregadores obrigam-se a custear apenas o seu excedente Dias = Foram considerados 22 dias úteis por mês

ORÇAMENTO - CONCEITOS LEIS SOCIAIS - LS III.- VALE-COMPRAS C2 x N x 0,95 S x 100 VC = C2 = Vale-Refeição – definido em Acordo Sindical N = Número de dias trabalhado no mês S = Salário médio mensal dos trabalhadores 0,95 = Considerado um limite mínimo de 95% para os custos subsiados pelos empregadores Dias = Foram considerados 22 dias úteis por mês

ORÇAMENTO - CONCEITOS LEIS SOCIAIS - LS IV.- CAFÉ DA MANHÃ C3 x N – (0,033 x S x 22) x 0,01 S x 100 VC = C3 = Custo do café da manhã N = Número de dias trabalhado no mês S = Salário médio mensal dos trabalhadores 0,01 = Considerada dedução de 1% sobre o salário/hora por dia útil trabalhado, relativo ao custeio da refeição mínima pelo trabalhador Dias = Foram considerados 22 dias úteis por mês

ORÇAMENTO - CONCEITOS CUSTO DIRETO É O CUSTO DE EXECUÇÃO DOS SERVIÇO, QUE COMPÕEM UMA OBRA OU UM SERVIÇO DE ENGENHARIA, ACRESCIDO DAS LEIS SOCIAIS QUE INCIDEM SOBRE A MÃO-DE-OBRA. EXEMPLO: CUSTO DIRETO DO SERVIÇO: CONCRETO BETONEIRA 320 L VIBRADOR DE IMERSÃO TORRE COM GUINCHO FERRAMENTAS MANUAIS CUSTO DOS INSUMOS ENCARREGADO DE CONCRETO + L.S. SERVENTE + L.S. CIMENTO AREIA BRITA OBS.: “ L.S. = LEIS SOCIAIS”

ORÇAMENTO - CONCEITOS CUSTO INDIRETO SÃO OS CUSTOS DOS SERVIÇOS NECESSÁRIOS, NO CANTEIRO DE OBRAS, PARA A EXECUÇÃO DA OBRA, MAS QUE NÃO INTEGRAM A MESMA. SÃO NECESSÁRIOS SOMENTE DURANTE A SUA EXECUÇÃO. QUANDO DA CONCLUSÃO DO OBJETO ELES SERÃO RETIRADOS. EXEMPLO: ESCRITÓRIO, DEPÓSITOS, ALOJA-MENTOS, TAPUMES, ETC.

ORÇAMENTO - CONCEITOS CUSTOS INDIRETOS - CANTEIRO DE OBRAS - CI DEVEM SER INSERIDOS NA PLANILHA ORÇAMENTÁRIA ESCRITÓRIO, DEPÓSITOS, DORMITÓRIOS, OFICINAS, RESTAURANTES; INSTALAÇÕES PROVISÓRIAS DE ÁGUA E LUZ; MOBILIZAÇÃO E DESMOBILIZAÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS. É A QUANTIDADE DE EQUIPAMENTOS x CUSTO DO RESPECTIVO TRANSPORTE; MOBILIZAÇÃO E DESMOBILIZAÇÃO DE PESSOAL. É A QUANTIDADE DE PESSOAS x CUSTO DO DESLOCAMENTO; TAPUMES E CERCAS; PLACAS; E OUTROS.

ORÇAMENTO - CONCEITOS CUSTO É O VALOR GASTO COM TODOS OS INSUMOS E SERVIÇOS CONSUMIDOS PELA EMPRESA PARA A EXECUÇÃO DE UMA OBRA. EXEMPLOS: MATERIAIS, EQUIPAMENTOS, SALÁRIOS DOS OPERÁRIOS E RESPECTIVOS ENCARGOS, ETC. CUSTO = CUSTO DIRETO + CUSTO INDIRETO

ORÇAMENTO - CONCEITOS DESPESA É A AVALIAÇÃO EM ESPÉCIE DE TODOS OS GASTOS COM BENS E SERVIÇOS RELATIVOS À MANUTENÇÃO DA ATIVIDADE EMPRESARIAL. EXEMPLO: DESPESAS ADMINISTRATIVAS, DESPESAS CORRENTES, SERVIÇOS DE CONSULTORIAS, ETC. CUSTOS GASTOS DE PRODUÇÃO VINCULADOS DIRETAMENTE AOS SERVIÇOS ATIVIDADE-FIM DESPESAS GASTOS ADMINISTRATIVOS NÃO SE IDENTIFICAM DIRETAMENTE AOS SERVIÇOS ATIVIDADE MEIO

ORÇAMENTO - CONCEITOS CUSTO X DESPESA COMO DIFERENCIAR? SE HIPOTETICAMENTE EU ELIMINAR ESTE GASTO A EXECUÇÃO DO SERVIÇO SERIA DIRETAMENTE AFETADA? SE A RESPOSTA FOR AFIRMATIVA TRATA-SE DE CUSTO, POIS ESTÁ VINCULADA A EXECUÇÃO DO SERVIÇO, CASO CONTRÁRIO TEMOS UMA DESPESA.

ORÇAMENTO - CONCEITOS CUSTO X DESPESA COMO DIFERENCIAR? EXEMPLO: GASTO COM SALÁRIO DE DIRETOR, COM TELEFONE, COM ALMOXARIFE, COM AUTOMÓVEL, COM SEGURO, COM ALIMENTAÇÃO É CUSTO OU DESPESA? ANALISANDO COM CUIDADO VEREMOS QUE AO CORTAR OS GASTOS ACIMA, NÃO TERÍAMOS ALTERAÇÃO NA EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS. PORTANTO TRATAM-SE DE DESPESAS.

ORÇAMENTO - CONCEITOS DESPESAS INDIRETAS É O GASTO OPERACIONAL DE UMA EMPRESA, DECORRENTE DE SUA ESTRUTURA E DAS OBRAS E/OU DOS SERVIÇOS DE ENGENHARIA EM EXECUÇÃO. AS DESPESAS INDIRETAS SÃO DIVIDIDAS EM DOIS TIPOS: DA SEDE E FILIAIS (SEDE) DO CANTEIRO DE OBRA (LOCAL)

ORÇAMENTO - CONCEITOS DESPESAS INDIRETAS – DA SEDE - DIS DEVEM SER INCLUÍDAS NO BDI SÃO OS DISPENDIOS NECESSÁRIOS E INDISPENSÁVEIS PARA ADMINISTRAR A EXECUÇÃO DE CADA OBRA PELA SEDE, OS GASTOS PROVENIENTES DAS DESPESAS COM A MANUTENÇÃO DA SEDE, AS DESPESAS FINANCEIRAS E OS RISCOS E EVENTUAIS.

ORÇAMENTO - CONCEITOS DESPESAS INDIRETAS – DA SEDE - DIS DEVEM SER INCLUÍDAS NO BDI PESSOAL CUSTO DAS EQUIPES DO ESCRITÓRIO SEDE E FILIAIS (SÓCIOS, DIRETORES, GERENTES, TÉCNICOS, SECRETÁRIAS, SERVENTES, VIGILANTES, ETC). INSTALAÇÕES FÍSICAS MANUTENÇÃO DOS IMÓVEIS (ESCRITÓRIOS, TERRENOS, DEPÓSITOS DE MATERIAIS, PÁTIO DE EQUIPAMENTOS E OFICINAS), IMPOSTOS (IPTU), CUSTO DE LOCAÇÕES, ETC. VEÍCULOS E EQUIPAMENTOS VEÍCULOS, EQUIPAMENTOS DE ESCRITÓRIO (FOTOCOPIADORAS, COMPUTADORES, FAX, ETC).

ORÇAMENTO - CONCEITOS DESPESAS INDIRETAS – DA SEDE - DIS DEVEM SER INCLUÍDAS NO BDI DESPESAS CORRENTES ÁGUA, LUZ, TELEFONE, INTERNET, CELULARES, JORNAIS, ASSINATURAS DE REVISTAS, MATERIAL DE ESCRITÓRIO E DE LIMPEZA, ETC. SERVIÇOS E CONSULTORIAS CONSULTORIAS TÉCNICAS E JURÍDICAS, ASSESSORIAS CONTÁBEIS, PUBLICIDADE, TREINAMENTO, ETC. OUTRAS DESPESAS AQUISIÇÃO DE EDITAIS, DESPESAS COM LICITAÇÕES, SEGUROS, VIAGENS, ANUIDADES, ALUGUEL DE AUTOMÓVEIS, ETC.

ORÇAMENTO - CONCEITOS DESPESAS INDIRETAS – DA SEDE - DIS DEVEM SER INCLUÍDAS NO BDI DESPESAS FINANCEIRAS DEVE SER CONSIDERADO O VOLUME DE RECURSOS QUE A EMPRESA DISPÕE RISCO OU EVENTUAIS DE FORÇA MAIOR DE PREVISIBILIDADE RELATIVA COMO: - NATURAIS (CHEIAS, ETC.), - ECONÔMICOS (ATRASO NO PAGAMENTO, ATRASOS DE TERCEIROS, ETC.) - HUMANOS (GREVES, ACORDOS JUDICIAIS, ETC.)

III – ORÇAMENTO – DETERMINAÇÃO DAS DESPESAS INDIRETAS TEMA III – ORÇAMENTO – DETERMINAÇÃO DAS DESPESAS INDIRETAS

ORÇAMENTO – CÁLCULO DAS DI DESPESAS INDIRETAS – DA SEDE - DIS DEVEM SER INCLUÍDAS NO BDI DETERMINAÇÃO DAS DESPESAS INDIRETAS DA SEDE DIS = DIS1 + DIS2 DIS1 = DESPESAS INDIRETAS DA OBRA ASSUMIDAS PELA SEDE - GERENTE DO CONTRATO E AUXILIARES QUE ATUAM NA SEDE - CONSULTORES ESPECIALIZADOS, CONTADOR, ADVOGADO - VIAGENS, ESTADIAS DE PROFISSIONAIS DA SEDE, ETC. DIS2 = MANUTENÇÃO DA SEDE RATEADA ENTRE CADA OBRA - DESPESAS INDIRETAS DIVERSAS NA SEDE

ORÇAMENTO – CÁLCULO DAS DI DESPESAS INDIRETAS – DA SEDE - DIS DEVEM SER INCLUÍDAS NO BDI ONDE: DIS1 = DE DE = DESPESA ESPECÍFICA DA OBRA NA SEDE DIS2 = DMAC x FMO x N FMAC DMAC = DESPESA MENSAL DA SEDE FMO = FATURAMENTO MENSAL DA OBRA N = PRAZO DE EXECUÇÃO DA OBRA EM MESES FMAC = FATURAMENTO MENSAL DA SEDE

ORÇAMENTO – CÁLCULO DAS DI DESPESAS INDIRETAS – DA SEDE - DIS DEVEM SER INCLUÍDAS NO BDI SOB FORMA DE TAXAS (%) dis = dis1 + dis2 SENDO: dis1 = DIS1 CDG x 100 dis2 = DIS2 E CDG = CUSTO DIRETO GLOBAL DA OBRA (R$) DIS1 = DESPESAS INDIRETAS DA OBRA ASSUMIDAS PELA SEDE (R$) DIS2 = MANUTENÇÃO DA SEDE RATEADA ENTRE CADA OBRA (R$) dis = TAXA DE DESPESAS INDIRETAS DA SEDE dis1 = TAXA DE DESPESAS INDIRETAS DA OBRA ASSUMIDA PELA SEDE dis2 = TAXA DE MANUTENÇÃO DA SEDE RATEADA ENTRE CADA OBRA

ORÇAMENTO – CÁLCULO DAS DI DESPESAS FINANCEIRAS (SEDE) - DF DEVEM SER INCLUÍDAS NO BDI SÃO OS PAGAMENTOS À PRAZO E COMPREENDE, UMA PARTE A PERDA MONETÁRIA DECORRENTE DA DEFASAGEM ENTRE A DATA DO EFETIVO DESENBOLSO E ADATA DA RECEITA CORRESPONDENTE E A OUTRA PARTE, DE JUROS CORRESPONDENTES AO FINANCIAMENTO DA OBRA.

ORÇAMENTO – CÁLCULO DAS DI DESPESAS FINANCEIRAS (SEDE) - DF DEVEM SER INCLUÍDAS NO BDI df = TAXA DE DESPESAS FINANCEIRAS DETERMINAÇÃO DAS DESPESAS FINANCEIRAS (SEDE) df = (1+ i) n 30 x (1+ j) - 1 i = TAXA DE INFLAÇÃO MÉDIA DO MÊS OU A MÉDIA DA INFLAÇÃO MENSAL DOS ÚLTIMOS MESES. NÃO É A INFLAÇÃO FUTURA. j = JURO MENSAL DE FINANCIAMENTO DO CAPITAL DE GIRO COBRADO PELAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS n = NÚMERO DE DIAS DECORRIDOS

ORÇAMENTO – CÁLCULO DAS DI DESPESAS INDIRETAS – CANTEIRO DE OBRAS - DIC DEVEM SER INSERIDAS NA PLANILHA ORÇAMENTÁRIA SÃO OS DISPÊNDIOS NECESSÁRIOS PARA GERENCIAR A ESTRUTURA ADMINISTRATIVA E DE APOIO, DO CANTEIRO DE OBRA , QUER DO PONTO DE VISTA SALARIAL, TÉCNICO-OPERACIONAL, ALIMENTAR, DE SAÚDE E OUTROS, CONSIDERANDO-SE O VULTO DA OBRA, A FIM DE DIMENSIONAR CORRETAMENTE A ESTRUTURA NECESSÁRIA.

ORÇAMENTO – CÁLCULO DAS DI DESPESAS INDIRETAS – CANTEIRO DE OBRAS - DIC DEVEM SER INSERIDAS NA PLANILHA ORÇAMENTÁRIA PESSOAL CUSTO DA EQUIPE TÉCNICA (ARQUITETO, ENGENHEIRO, MESTRE, TÉCNICO EM NEDIFICAÇÕES), APONTADOR, ALMOXARIFE, LABORATORISTA, VIGIA, MECÂNICO, TOPÓGRAFO, ENFERMEIRO, COZINHEIRO, SECRETÁRIA, SERVENTE, TELEFONISTA, CONTÍNUO, ETC. VEÍCULOS E EQUIPAMENTOS PICAPE, AUTOMÓVEL, BOMBAS DE RECALQUE, MOTOR, SERRAS CIRCULARES, FAX, TELEFONE, CELULAR, REFRIGERADOR, RELÓGIO PONTO, TELEVISÃO, CALCU-LADORA, VENTILADOR, COMPUTADOR, IMPRESSORA, ETC.

ORÇAMENTO – CÁLCULO DAS DI DESPESAS INDIRETAS – CANTEIRO DE OBRAS - DIC DEVEM SER INSERIDAS NA PLANILHA ORÇAMENTÁRIA DESPESAS CORRENTES ÁGUA, LUZ, TELEFONE, INTERNET, CELULARES, MATERIAL DE ESCRITÓRIO, MATERIAL DE ESCRITÓRIO, DE COPA E DE LIMPEZA, OUTROS. OUTRAS DESPESAS COM PESSOAL ALUGUEL DE CASA, APARTAMENTO PARA ALOJAMENTO, TRANSPORTE (ALUGUEL DE VEÍCULOS, VALE-TRANSPORTE, ETC.), ALIMENTAÇÃO, MUDANÇA DE PESSOAL, CURSOS E TREINAMENTO, VIAGENS, LAZER (CHURASCO, CINEMA, ETC.), OUTROS.

ORÇAMENTO – CÁLCULO DAS DI DESPESAS INDIRETAS – CANTEIRO DE OBRAS - DIC DEVEM SER INSERIDAS NA PLANILHA ORÇAMENTÁRIA SERVIÇOS E CONSULTORIAS CONTROLE TECNOLÓGICO, CONSULTORIA TÉCNICA, LAUDOS, PERÍCIAS, ETC. OUTRAS DESPESAS SEGUROS EM GERAL (ACIDENTE COLETIVO, INCÊNDIO, RESPONSABILIDADE CIVIL, RISCOS DE ENGENHARIA, DE VIDA, ROUBO, ETC), OUTROS.

ORÇAMENTO – CÁLCULO DAS DI DESPESAS INDIRETAS – CANTEIRO DE OBRAS - DIC DEVEM SER INSERIDAS NA PLANILHA ORÇAMENTÁRIA MOBILIZAÇÃO E DESMOBILIZAÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS E DE PESSOAL SEMPRE DEVERÁ ESTAR INCLUÍDO NA PLANILHA DE PREÇOS (Art. 40, XIII, Lei 8.666/93) MOBILIZAÇÃO E DESMOBILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS QUE É A QUANTIDADE DE EQUIPAMENTOS X CUSTO DO RESPECTIVO TRANSPORTE; MOBILIZAÇÃO E DESMOBILIZAÇÃO DE PESSOAL QUE É A QUANTIDADE DE FUNCIONÁRIOS X CUSTO DO DESLOCAMENTO;

IV – ORÇAMENTO – LUCRO E TRIBUTOS TEMA IV – ORÇAMENTO – LUCRO E TRIBUTOS

ORÇAMENTO – LUCRO E TRIBUTOS É O RETORNO POSITIVO DE TODA ATIVIDADE COMERCIAL OU INDUSTRIAL DEPOIS DE DESCONTADAS AS DESPESAS. I. LUCRO OPERACIONAL, TEÓRICO OU PROJETADO É O RESULTADO FINANCEIRO POSITIVO RESUL-TANTE DA DIFERENÇA ENTRE O TOTAL DE RECEITAS E DESPESAS DE UMA OBRA, APÓS SUA CONCLUSÃO E ANTES DO RECOLHIMENTO DO IRPJ E O CSLL.

ORÇAMENTO – LUCRO E TRIBUTOS II. LUCRO LÍQUIDO É O RESULTADO FINANCEIRO POSITIVO RESULTANTE DA DIFERENÇA ENTRE O TOTAL DE RECEITAS E DESPESAS DE UMA OBRA OU SERVIÇO DE ENGENHARIA OU DE UM BEM, APÓS SUA CONCLUSÃO OU FORNECIMENTO E APÓS O RECOLHIMENTO DO IRPJ E O CSLL.

ORÇAMENTO – LUCRO E TRIBUTOS LUCRO LÍQUIDO 1- (IRPJ + CSLL)/100 LUCRO OPERACIONAL = IRPJ (%) – ALÍQUOTA DO IMPOSTO DE RENDA DA PESSOA JURÍDICA CSLL (%) – ALÍQUOTA DA CONTRIBUIÇÃO SOCIAL SOBRE O LUCRO LÍQUIDO

1- (25 + 9)/100 0,66 ORÇAMENTO – LUCRO E TRIBUTOS LUCRO EXEMPLO IRPJ = 25 % (15% até R$ 20.000 mensal ou R$ 240.000 anual + 10% sobre o que exceder) CSLL = 9 % LUCRO LÍQUIDO 1- (25 + 9)/100 LUCRO OPER. = 0,66 = LUCRO OPERACIONAL = 7,00% LUCRO LÍQUIDO = 4,62% LUCRO LÍQUIDO = 7,00% LUCRO OPERACIONAL = 9,09%

ORÇAMENTO – LUCRO E TRIBUTOS É UM DIREITO FISCAL, SOBRE UM ATO OU ATIVIDADE, PAGO EM DINHEIRO, DE CARÁTER GERAL E OBRIGATÓRIO, QUE O PODER PÚBLICO, DIRETA OU INDIRETAMENTE, EXIGE DE CADA PARTICULAR, EM BENEFÍCIO COLETIVO, PARA ATENDER ÀS DESPESAS DA ADMINISTRAÇÃO.

ORÇAMENTO – LUCRO E TRIBUTOS TRIBUTOS - INCIDÊNCIA

TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO - TCU OS TRIBUTOS IRPJ E CSLL NÃO DEVEM INTEGRAR O CÁLCULO DO LDI, NEM TAMPOUCO A PLANILHA DE CUSTO DIRETO, POR SE CONSTITUÍREM EM TRIBUTOS DE NATUREZA DIRETA E PERSONALÍSTICA, QUE ONERAM PESSOALMENTE O CONTRATADO, NÃO DEVENDO SER REPASSADO À CONTRATANTE; OS ITENS ADMINISTRAÇÃO LOCAL, INSTALAÇÃO DE CANTEIRO E ACAMPAMENTO E MOBILIZAÇÃO E DESMOBILIZAÇÃO, VISANDO MAIOR TRANSPARÊNCIA, DEVEM CONSTAR NA PLANILHA ORÇAMENTÁRIA E NÃO NO LDI; O GESTOR PÚBLICO DEVE EXIGIR DOS LICITANTES O DETALHAMENTO DA COMPOSIÇÃO DO LDI E DOS RESPECTIVOS PERCENTUAIS PRATICADOS (ITENS 9.1.1, 9.1.2 E 9.1.3, TC-003.478/2006-8). DOU DE 16.03.2007, S. 1, P. 122. ACÓRDÃO Nº 325/2007-TCU- PLENÁRIO O TCU PASSARÁ A UTILIZAR COMO REFERENCIAIS, QUANDO DA FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS, AS SEGUINTES PREMISSAS ACERCA DOS COMPONENTES DE LUCROS E DESPESAS INDIRETAS (LDI):

V – ORÇAMENTO – BDI E PREÇOS TEMA V – ORÇAMENTO – BDI E PREÇOS

ORÇAMENTO – BDI E PREÇOS BDI OU “BENEFÍCIO E DESPESAS INDIRETAS” É O PERCENTUAL RELATIVO À SOMA DAS DESPESAS INDIRETAS (SEDE E FILIAIS), DO LUCRO OPERACIONAL E DOS TRIBUTOS PERMITIDOS, QUE INCIDIRÁ SOBRE OS CUSTOS DIRETOS, INDIRETOS E DESPESAS INDIRETAS DO CANTEIRO DE OBRAS UMA VEZ QUE, É EXIGIDO QUE ESTES INCORPOREM TODOS OS ENCARGOS QUE ONERAM OS MESMOS. BDI = DESPESAS INDIRETAS + LUCRO OPERACIONAL TRIBUTOS NÃO É UM VALOR FIXO

ORÇAMENTO – BDI E PREÇOS CÁLCULO POR FORA À RECEBER R$ 100.000,00 IMPOSTO: 10% R$ 100.000,00 + 10% = R$ 110.000,00 VALOR DA NOTA : R$ 110.000,00 IMPOSTO SOBRE A NOTA (10%) : R$ 110.000,00 x 0,10 = R$ 11.000,00 VALOR LÍQUIDO À RECEBER: R$ 110.000,00 - R$11.000,00 = R$ 99.000,00 TERÁ QUE DESEMBOLSAR MAIS R$1.000,00

ORÇAMENTO – BDI E PREÇOS CÁLCULO POR DENTRO À RECEBER R$ 100.000,00 IMPOSTO: 10% R$ 100.000,00/(1 – 0,10) = R$ 111.111,11 VALOR DA NOTA : R$ 111.111,11 IMPOSTO SOBRE A NOTA (10%) : R$ 111.111,11 x 0,10 = R$ 11.111,11 VALOR LÍQUIDO À RECEBER: R$ 111.111,11 - R$11.111,11 = R$ 100.000,00

1 – T / 100 ORÇAMENTO – BDI E PREÇOS BDI I. CÁLCULO DO BDI A PARTIR DE VALORES EM REAIS CALCULA-SE PRIMEIRO O VALOR GLOBAL OU VALOR TOTAL: CDG + DIS + DF + R + L 1 – T / 100 VG = CDG – CUSTO DIRETO GLOBAL,EM REAIS DIS – DESPESAS INDIRETAS DA SEDE, EM REAIS DF – DESPESAS FINANCEIRAS, EM REAIS R – RISCO OU EVENTUAIS, EM REAIS L – LUCRO OPERACIONAL, EM REAIS T – SOMA DE TODOS OS TRIBUTOS, EM % VG – VALOR GLOBAL OU FINAL DA OBRA, EM REAIS

ORÇAMENTO – BDI E PREÇOS I. CÁLCULO DO BDI A PARTIR DE VALORES EM REAIS A SEGUIR CALCULA-SE O BDI OU LDI: VG CDG BDI = - 1 X 100 CDG – CUSTO DIRETO GLOBAL,EM REAIS VG – VALOR GLOBAL OU FINAL DA OBRA, EM REAIS BDI – BENEFÍCIO E DESPESAS INDIRETAS

ORÇAMENTO – BDI E PREÇOS A) CÁLCULO DO BDI PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (VALORES EM REAIS) 1° - CUSTO DIRETO GLOBAL (CDG) - R$ 2.621.800,00 custo direto da obra - R$ 2.500.000,00 administração local (canteiro) - R$ 121.800,00 2° - DESPESAS INDIRETAS DA SEDE (DIS) - R$ 104.872,00 DIS1 - despesas indiretas da obra - R$ 89.172,00 DIS2 - manutenção da sede rateado - R$ 15.700,00 3º - DESPESAS FINANCEIRAS (DF) - R$ ------------- 4º - RISCOS E EVENTUAIS (R) - R$ ------------ 5º - LUCRO OPERACIONA (L) - R$ 190.867,04 6º - TRIBUTOS (T) - % 6,65 COFINS..... 3,00 '% PIS ............ 0,65 '% ISS ............

ORÇAMENTO – BDI E PREÇOS 7° - CÁLCULO DO VALOR GLOBAL (R$) – VG 8° - CÁLCULO DO BDI (%) – BDI 9° - APLICAR O BDI SOBRE CADA CUSTO DIRETO UNITÁRIO 2.621.800,00 + 104.872,00 + 190.867,04 1 - 6,65/100 VALOR GLOBAL = = 3.125.376,58 3.125.376,58 2.621.800,00 BDI = - 1 = 19,20 % X 100

1 - t ORÇAMENTO – BDI E PREÇOS BDI BDI = II. CÁLCULO DO BDI A PARTIR DE ÍNDICES PERCENTUAIS BDI = (1 + dis) x (1 + df ) x (1 + r ) x (1 + l) 1 - t - 1 X 100 dis – TAXA DE DESPESAS INDIRETAS DA SEDE E FILIAIS, EM NUMERAL df – TAXA DE DESPESAS FINANCEIRAS, EM NUMERAL r – TAXA DE RISCO DO EMPREENDIMENTO, EM NUMERAL l – TAXA DE LUCRO OPERACIONAL, EM NUMERAL t – TAXA CORRESPONDENTE A SOMA DOS TRIBUTOS, EM NUMERAL

ORÇAMENTO – BDI E PREÇOS FAIXA REFERENCIAL DE VALORES PARA A COMPOSIÇÃO DO BDI COM BASE NO ACÓRDÃO Nº 325/07 DO TCU

ORÇAMENTO – BDI E PREÇOS B) CÁLCULO DO BDI PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (VALORES EM %) 1° - CUSTO DIRETO GLOBAL (CDG) - R$ 2.621.800,00 custo direto da obra - R$ 2.500.000,00 administração local (canteiro) - R$ 121.800,00 2° - DESPESAS INDIRETAS DA SEDE (DIS) - % 4,00 DIS1 - despesas indiretas da obra - % 3,40 DIS2 - manutenção da sede rateado - % 0,60 3º - DESPESAS FINANCEIRAS (DF) - % ------ 4º - RISCOS E EVENTUAIS (R) - % ------ 5º - LUCRO OPERACIONA (L) - % 7,00 6º - TRIBUTOS (T) - % 6,65 COFINS..... 3,00 '% PIS ............ 0,65 '% ISS ............

ORÇAMENTO – BDI E PREÇOS B) CÁLCULO DO BDI PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (VALORES EM %) BDI = (1 + 0,04) x (1 + 0 ) x (1 + 0 ) x (1 + 0,07) 1 – 0,0665 - 1 X 100 (1,04) x (1,07) 0,9335 BDI = - 1 X 100 BDI = 19,20 %

ORÇAMENTO – BDI E PREÇOS C) CÁLCULO DO BDI PELO PROPONENTE (VALORES EM REAIS) 1° - CUSTO DIRETO GLOBAL (CDG) - R$ 2.621.800,00 custo direto da obra - R$ 2.500.000,00 administração local (canteiro) - R$ 121.800,00 2° - DESPESAS INDIRETAS DA SEDE (DIS) - R$ 104.872,00 DIS1 - despesas indiretas da obra - R$ 89.172,00 DIS2 - manutenção da sede rateado - R$ 15.700,00 3º - DESPESAS FINANCEIRAS (DF) - R$ 15.468,62 4º - RISCOS E EVENTUAIS (R) - R$ 25.431,46 5º - LUCRO OPERACIONA (L) - R$ 193.730,04 6º - TRIBUTOS (T) - % 6,65 COFINS..... 3,00 '% PIS ............ 0,65 '% ISS ............

ORÇAMENTO – BDI E PREÇOS 7° - CÁLCULO DO VALOR GLOBAL (R$) – VG 8° - CÁLCULO DO BDI (%) – BDI 9° - APLICAR O BDI SOBRE CADA CUSTO DIRETO UNITÁRIO 2.621.800,00 + 104.872,00 + 15.468,62 + 25.431,46 + 193.730,04 1 - 6,65/100 VG = VG = VALOR GLOBAL = R$ 3.172.257,22 3.172.257,22 2.621.800,00 BDI = - 1 = 21,00 % X 100

ORÇAMENTO – BDI E PREÇOS D) CÁLCULO DO BDI PELO PROPONENTE (VALORES EM %) 1° - CUSTO DIRETO GLOBAL (CDG) - R$ 2.621.800,00 custo direto da obra - R$ 2.500.000,00 administração local (canteiro) - R$ 121.800,00 2° - DESPESAS INDIRETAS DA SEDE (DIS) - % 4,00 DIS1 - despesas indiretas da obra - % 3,40 DIS2 - manutenção da sede rateado - % 0,60 3º - DESPESAS FINANCEIRAS (DF) - % 0,59 4º - RISCOS E EVENTUAIS (R) - % 0,97 5º - LUCRO OPERACIONA (L) - % 7,00 6º - TRIBUTOS (T) - % 6,65 COFINS..... 3,00 '% PIS ............ 0,65 '% ISS ............

ORÇAMENTO – BDI E PREÇOS D) CÁLCULO DO BDI PELO PROPONENTE (VALORES EM %) BDI = (1 + 0,04) x (1 + 0,0059 ) x (1 + 0,0097 ) x (1 + 0,07) 1 – 0,0665 - 1 X 100 (1,04) x (1,0059 x (1,0097) x (1,07) 0,9335 BDI = - 1 X 100 BDI = 21,00 %

ORÇAMENTO – BDI E PREÇOS (1 + dis) x (1 + df ) x (1 + r ) x (1 + l) 1 - t - 1 x 100 BDI = _________ %

ORÇAMENTO – BDI E PREÇOS É A PRESTAÇÃO PECUNIÁRIA DETERMINADA PELO CONTRATADO, EXPRESSA EM MOEDA OU VALOR FIDUCIÁRIO, A SER PAGA PELO CONTRATANTE, COMPOSTO PELO CUSTO ACRESCIDO DOS TRIBUTOS E DE JUSTA MARGEM DE LUCRO. PREÇO(SERVIÇO) = CUSTO(SERVIÇO) + LUCRO + IMPOSTOS

ORÇAMENTO – BDI E PREÇOS PREÇO GLOBAL OU FINAL É A PRESTAÇÃO PECUNIÁRIA DETERMINADA PELO CONTRATADO, EXPRESSA EM MOEDA OU VALOR FIDUCIÁRIO, A SER PAGA PELO CONTRATANTE, COMPOSTO PELOS CUSTOS E DESPESAS ACRESCIDO DOS TRIBUTOS E DE JUSTA MARGEM DE LUCRO. CUSTO DIRETO DA OBRA CUSTO INDIRETO DO CANTEIRO DESPESAS INDIRETA DO CANTEIRO DESPESAS INDIRETA DA SEDE LUCRO OPERACIONAL TRIBUTOS PREÇO GLOBAL PLANILHA BDI CUSTO

TEMA VI – ORÇAMENTO – GRAU DE DETALHAMENTO

ORÇAMENTO - GRAU GRAU DE DETALHAMENTO DO ORÇAMENTO É O NÍVEL DE PRECISÃO QUE SE FAZ NECESSÁRIO EM FUNÇÃO DE SEU OBJETIVO.

ORÇAMENTO - GRAU ORÇAMENTO ESTIMATIVO É O LEVANTAMENTO DE CUSTO, CONFORME O CASO, SEM GRANDE PRECISÃO VISANDO UMA IDÉIA APROXIMADA DA ORDEM DE GRANDEZA DO CUSTO DA OBRA OU SERVIÇO DE ENGENHARIA. 1.- ORÇAMENTO ESTIMATIVO POR INDICADORES INDICADORES POR METRO DE REDE DE ÁGUA OU DE ESGOTO POR HECTARE DE PLANTIO DE GRAMA POR MEGAWATT DE ENERGIA INSTALADA POR QUILÔMETRO DE ESTRADA POR METRO QUADRADO DE CALÇADA POR METRO QUADRADO DE CONSTRUÇÃO

ORÇAMENTO - GRAU ORÇAMENTO ESTIMATIVO 2.- ORÇAMENTO ESTIMATIVO PELO "CUB" CUB – CUSTO UNITÁRIO BÁSICO, É AMPLAMENTE UTILIZADO PARA SE OBTER UMA "NOÇÃO DE CUSTO" DA OBRA DE ENGENHARIA, EM FASE DE ANTEPROJETO OU NÃO, QUE SE PRETENDE EXECUTAR. O CUB REPRESENTA O CUSTO DO METRO QUADRADO CONSTRUÍDO, DE CADA PROJETO-PADRÃO, CALCULADO EM CONFORMIDADE COM OS COEFICIENTES FIXADOS PELA NBR 12.721/2006.

ORÇAMENTO - GRAU ORÇAMENTO ESTIMATIVO NÃO ESTÃO INCLUÍDOS NO CUB: - PROJETOS BÁSICOS E/OU EXECUTIVOS: ARQUITETÔNICO, ESTRUTURAL, DE INSTALAÇÕES, ESPECIAIS, FUNDAÇÕES, OUTROS; - SUBMURAMENTOS, PAREDES-DIAFRAGMA, TIRANTES, REBAIXAMENTO DE LENÇOL FREÁTICO; - ELEVADORES; - EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES: FOGÕES, AQUECEDORES, BOMBAS DE RECALQUE, INCINERAÇÃO, AR-CONDICIONADO, CALEFAÇÃO, VENTILAÇÃO E EXAUSTÃO, OUTROS; - PLAYGROUND (QUANDO NÃO CLASSIFICADO COMO ÁREA CONSTRUÍDA); - OBRAS E SERVIÇOS COMPLEMENTARES; - URBANIZAÇÃO, RECREAÇÃO (PISCINAS, CAMPOS DE ESPORTE), AJARDINAMENTO.

ORÇAMENTO - GRAU ORÇAMENTO SINTÉTICO OU PRELIMINAR É ELABORADO A PARTIR DE LEVANTAMENTOS E ESTIMATIVAS DE QUANTIDADES DE MATERIAIS, EQUIPAMENTOS, SERVIÇOS E DE CUSTOS MÉDIOS. UNITÁRIO PARCIAL SUBTOTAL (...) 401.03 3.498,09 401.03.000 401.03.004 Escavação mecânica de valas até 4,00m profund. m 3 142,80 7,62 1.088,14 401.03.005 Reaterro de valas até 4,00m profund. 9,16 1.308,05 401.03.100 401.03.002 Assentamento tubo conc. Furado p/dreno Ø 0,20m 30,00 36,73 1.101,90 MOVIMENTO DE TERRA DRENAGEM DO TERRENO CUSTOS (R$) MOVIMENTO DE TERRA E DRENAGEM TERRENO CÓDIGO DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS UD QUANT QUANTIDADES: LEVANTAMENTOS APROXIMADOS, EXPEDITOS E PARÂMETROS COMPARATIVOS EX.: TAXA DE FÔRMA ENTRE 12 E 14 M² POR M³ DE CONCRETO CUSTOS UNITÁRIO: PREÇOS PRÁTICADOS: AQUELES DISPONÍVEIS POR CONSULTA: REVISTAS, ETC.

ORÇAMENTO - GRAU ORÇAMENTO ANALÍTICO OU DETALHADO É ELABORADO A PARTIR DE LEVANTAMENTOS, CONSIDERANDO-SE TODOS OS DOCUMENTOS TÉCNICOS: PROJETOS, MEMORIAIS, ESPECIFICAÇÕES, CUSTOS DIRETOS E INDIRETOS, O LOCAL, A MINUTA DE CONTRATO E TODOS OS FATORES QUE POSSAM INTERFERIR NO CUSTO TOTAL. QUANTIDADES: DETERMINADAS A PARTIR DA MAIS ELEVADA MARGEM DE ACERTO POSSÍVEL. PREÇO UNITÁRIO: COMPOSIÇÃO DOS PREÇOS DE CADA SERVIÇO A PARTIR DOS CUSTOS DOS INSUMOS PESQUISADOS ACRESCIDOS DAS LS E DO BDI VIGENTE NO LOCAL.

VII – LEVANTAMENTO DAS QUANTIDADES E CUSTOS TEMA VII – LEVANTAMENTO DAS QUANTIDADES E CUSTOS

IDENTIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS ORÇAMENTO VII. LEVANTAMENTO - QUANTIDADES E CUSTOS IDENTIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS É O RECONHECIMENTO DOS SERVIÇOS A SEREM REALIZADOS QUE COMPORÃO A PLANILHA ORÇAMENTÁRIA, OBTIDOS A PARTIR DOS PROJETOS BÁSICOS E/OU EXECUTIVOS, ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS, MEMORIAIS DESCRITIVOS, ETC. - É INDISPENSÁVEL PARA QUE SE TENHA UM BOM PLANEJAMENTO E CONTROLE DA OBRA

IDENTIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS (continuação) ORÇAMENTO IDENTIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS (continuação) - UMA OBRA É UM COMPLEXO QUE DEVE SER BEM CARACTERIZADO QUANTO AOS SEUS INSUMOS E SEUS SERVIÇOS - A ORGANIZAÇÃO GERALMENTE É ESTRUTU-RADA COMO UM PLANO DE CONTAS QUE NO CASO CHAMAREMOS DE "PLANO DE CONTAS DE SERVIÇOS"

IDENTIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS (continuação) ORÇAMENTO IDENTIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS (continuação) PLANILHA ORÇAMENTÁRIA

IDENTIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS (continuação) ORÇAMENTO IDENTIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS (continuação) NO CASO DE OBRAS O PLANO DE CONTAS SE DIVIDE EM TRÊS GRANDES GRUPOS: 401 A OBRA 401.01 ETAPAS SUBDIVISÃO 401.01.000 ATIVIDADES 401.01.001 SERVIÇOS

IDENTIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS (continuação) ORÇAMENTO IDENTIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS (continuação) CAUTELAS A SEREM CONSIDERADAS: - SISTEMATIZAÇÃO DO ORÇAMENTO (ETAPAS E ATIVIDADES); - CLASSIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS (RELACIO-NAR OS SERVIÇOS POR ATIVIDADE); - ORDEM DE LEITURA DAS PLANTAS (PADRONIZAR A FORMA DE LEITURA FACILITANDO A REVISÃO DE CIMA PARA BAIXO, DA ESQUERDA PARA A DIREITA, ETC.)

ORÇAMENTO VII. LEVANTAMENTO - QUANTIDADES E CUSTOS 2. QUANTIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS QUANTIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS É O LEVAN-TAMENTO DAS QUANTIDADES DOS SERVIÇOS A SEREM REALIZADOS QUE INTEGRARÃO O ORÇAMENTO, FUNDAMENTADA A PARTIR: DO MÉTODO CONSTRUTIVO; DOS PROJETOS BÁSICOS E/OU EXECUTIVOS; DAS ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS; DOS MEMORIAIS DESCRITIVOS; DO CADERNO DE ENCARGOS, ETC.

ORÇAMENTO 2. QUANTIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS (continuação) AS QUANTIDADES DOS SERVIÇOS E FORNE-CIMENTOS DEVERÃO SER DETERMINADOS COM PRECISÃO COMPATÍVEL COM O TIPO E PORTE DA OBRA, DE TAL FORMA A ENSEJAR A DETERMINAÇÃO DO CUSTO GLOBAL DA OBRA COM PRECISÃO DE MAIS OU MENOS 15% (QUINZE POR CENTO); Art. 3º, f, Res. 361 – CONFEA

ORÇAMENTO 2. QUANTIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS (continuação) CAUTELAS A SEREM CONSIDERADAS - ELABORAR UMA MEMÓRIA DE CÁLCULO (CRITÉRIOS DE QUANTIFICAÇÃO E A ORIGEM DE TODOS OS NÚMEROS) - EFETUAR UMA REVISÃO PARAMÉTRICA (EVITAR ERROS GROSSEIROS DE QUANTI-FICAÇÃO) MEDIANTE O USO DE PARÂMETROS LÓGICOS: • QUANTIDADE DE AÇO POR M3 DE CONCRETO • M2 DE FORMA POR M3 DE CONCRETO

ORÇAMENTO 2. QUANTIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS (continuação) PARA MINIMIZAR OS ERROS NO LEVAN-TAMENTO DAS QUANTIDADES DEVEM SER CONSIDERADOS TRÊS ITENS DE DESTAQUE NESTA FASE :

ORÇAMENTO 2. QUANTIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS (continuação) 1º - QUE TODOS OS COMPARTIMENTOS DO PROJETO TENHAM SUAS ESPECIFICAÇÕES DE ACABAMENTO TOTALMENTE DEFINI-DOS, A FIM DE QUE NÃO SE POSSA TER DÚVIDAS QUANTO AOS ACABAMENTOS A SEREM EMPREGADOS OU POSSIBILITAR ESQUECIMENTO NOS LEVANTAMENTOS DAS QUANTIDADES.

ORÇAMENTO 2. QUANTIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS (continuação) 2º - PARA CADA SERVIÇO A SER EXECUTADO, ESTAREM PLENAMENTE DEFINIDOS OS MÉTODOS OU CRITÉRIOS ADOTADOS PARA O LEVANTAMENTO DAS QUANTIDADES. NÃO SE DEVE ESQUECER DE QUE OS QUANTITATIVOS QUE CONSTARÃO DO ORÇAMENTO DEVERÃO CORRESPONDER À REALIDADE CONSTRUTIVA E QUE ESTES DEVERÃO SER COMPARADOS AOS QUANTITATIVOS EXECUTADOS.

ORÇAMENTO 2. QUANTIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS (continuação) 3º - QUE OS CRITÉRIOS DE MEDIÇÃO SEJAM EQUIVALENTES AOS CRITÉRIOS DE QUANTIFICAÇÃO. DEVEM ESTAR ESPECI-FICADOS NO CADERNO DE ENCARGOS OU OUTRO DOCUMENTO PERTINENTE. O ORÇAMENTISTA DO CONTRATANTE, DO CONTRATADO E O FISCAL SEMPRE DEVEM ADOTAR OS MESMOS CRITÉRIOS, QUER SEJA PARA A ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO QUER PARA A MEDIÇÃO.

ORÇAMENTO EXEMPLO DE CRITÉRIOS DIFERENTES DE QUANTIFICAÇÃO 1. CÁLCULO DA ÁREA REAL 15,00m 20,00m 10,00m (2 x 15,00) x 10,00 = 300,00 M² PREÇO UNITÁRIO: R$ 100,00/M² PREÇO: 300,00 x R$ 100,00 PREÇO: R$ 30.000,00 2. CÁLCULO DA ÁREA PROJETADA 20,00 x 10,00 = 200,00 M² PREÇO UNITÁRIO: R$ 150,00/M² PREÇO: 200,00 x R$ 150,00 PREÇO: R$ 30.000,00

. ORÇAMENTO EXEMPLO DE CRITÉRIOS DIFERENTES DE QUANTIFICAÇÃO HIPÓTESE: REGIME POR PREÇO UNITÁRIO ORÇAMENTO DA ADMINISTRAÇÃO ÁREA : 1,68 x 2,5 = 4,20 M² PREÇO : 4,20 M² x R$ 4,40/M² = R$ 18,48 ~ . 0,80x2,10=1,68 M² b) PROPOSTA DO PROPONENTE ÁREA : 1,68 x 2,5 = 4,20M² PREÇO : 4,20M² x R$ 4,00/M² = R$ 16,80 c) MEDIÇÃO DO FISCAL ÁREA : 4,38 M² (2x1,68+3,00x0,34) PREÇO : 4,38 M² x 4,00 = R$ 17,52 DIFERENÇA PAGA A MAIS : R$ 0,72

ORÇAMENTO 2. QUANTIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS (continuação) TIPOS DE INSUMOS QUE INCORPORAM OS SERVIÇOS: PERMANENTES PROVISÓRIOS - PERMANENTES OS QUE INCORPORAM OS DIVERSOS SERVIÇOS, COMO: TIJOLO, AREIA, CIMENTO, TORNEIRAS, CERÂMICA, ETC.

ORÇAMENTO 2. QUANTIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS (continuação) - PROVISÓRIOS AQUELES QUE SÃO UTILIZADOS DURANTE A EXECUÇÃO DA OBRA E REMOVIDOS POSTERIORMENTE, COMO: ESCORAMENTO, MADEIRA PARA ANDAIMES E FORMAS, TUBULAÇÕES PROVISÓRIAS, ENTRADAS PROVISÓRIAS DE LUZ E DE ÁGUA ETC. ESTÃO SUJEITOS A REAPROVEITAMENTO

ORÇAMENTO 2. QUANTIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS (continuação) PRECISÃO DA QUANTIFICAÇÃO: GRANDEZAS EXATAS GRANDEZAS PARAMÉTRICAS - GRANDEZAS EXATAS LEVANTAMENTO QUANTITATIVO MEDIANTE UMA ANÁLISE PRECISA DE TODOS OS DOCUMENTOS LICITATÓRIOS E DA DISPONIBILIZAÇÃO DE UM ORÇAMENTISTA COM BOM CONHECIMENTO E BOA EXPERIÊNCIA

ORÇAMENTO 2. QUANTIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS (continuação) - GRANDEZAS PARAMÉTRICAS E/OU ESTIMATIVAS QUANTIFICAÇÃO MEDIANTE ESTIMATIVAS OU PARÂMETROS OBSERVADOS EM ORÇAMENTOS JÁ REALIZADOS, CUJOS OBJETOS SEJAM BASTANTE SIMILARES CONSTRUTIVAMENTE.

ORÇAMENTO 2. QUANTIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS (continuação) INSERÇÃO DE VÁRIOS SERVIÇOS EM UM ÚNICO. HAVERÁ ERRO GRAVE NA CONSISTÊNCIA DO ORÇAMENTO, SE O ORÇAMENTISTA CONSIDERAR UM CONJUNTO DE SERVIÇOS COMO UM SERVIÇO ÚNICO, E NÃO OS CONSIDERAR NA REFERIDA COMPOSIÇÃO.

ORÇAMENTO

ORÇAMENTO VII. LEVANTAMENTO - QUANTIDADES E CUSTOS 3. COMPOSIÇÃO DE SERVIÇOS A "COMPOSIÇÃO DE SERVIÇOS" É UMA ATIVIDADE DO ORÇAMENTISTA VISANDO A QUANTIFICAÇÃO DO CONSUMO DOS INSUMOS QUE COMPÕE UM SERVIÇO.

ORÇAMENTO 3. COMPOSIÇÃO DE SERVIÇOS (continuação) A COMPOSIÇÃO DE UM SERVIÇO, ABARCA: MATERIAIS, MÃO-DE-OBRA, EQUIPAMENTOS, SUBEMPREITEIROS, E OUTROS. NA COMPOSIÇÃO DE UM SERVIÇO DEVERÁ SER CONSIDERADO TAMBÉM, QUANDO FOR O CASO: PERDAS OU DESPERDÍCIOS, E REAPROVEITAMENTOS.

ORÇAMENTO 3. COMPOSIÇÃO DE SERVIÇOS (continuação) A QUANTIDADE DE CADA TIPO DE INSUMO QUE COMPÕE UMA UNIDADE DE SERVIÇO É NORMALMENTE DENOMINADA DE: COEFICIENTE DE CONSUMO (MATERIAIS) COEFICIENTE DE PRODUTIVIDADE (MÃO-DE-OBRA) PRODUÇÃO DA EQUIPE MECÂNICA (EQUIPAMENTOS E VEÍCULOS)

VIII - DETEMINAÇÃO DO COEFICIENTE DE CONSUMO DE MATERIAIS ORÇAMENTO VIII - DETEMINAÇÃO DO COEFICIENTE DE CONSUMO DE MATERIAIS

ORÇAMENTO VIII - DETEMINAÇÃO DO COEFICIENTE DE CONSUMO DE MATERIAIS (INSUMOS) CONCEITOS BÁSICOS MATERIAL OU INSUMO É TODA SUBSTÂNCIA FÍSICA EXTRAÍDA E/OU INDUSTRIALIZADA QUE ISOLADAMENTE OU AGREGADA É UTILIZADA NA EXECUÇÃO DE UM SERVIÇO. COEFICIENTE DE CONSUMO É O ÍNDICE, OBTIDO DE ACORDO COM O CONSUMO DOS INSUMOS, QUE COMPÕE, POR UNIDADE DE MEDIDA, UM DETERMINADO SERVIÇO. EXEMPLO: Nº DE TIJOLOS/m², Nº DE TELHAS/m²...

ORÇAMENTO PERDAS OU DESPERDÍCIOS SÃO AS PERDAS DE INSUMOS, PRINCIPALMENTE DE MATERIAL, QUE OCORREM NA EXECUÇÃO DE UMA OBRA ACARRETANDO COMO CONSEQÜÊNCIA PREJUÍZOS AO EXECUTOR. DESPERDÍCIO DE MATERIAL MÃO-DE-OBRA DESQUALIFICADA CARGA E DESCARGA INCORRETA ARMAZENAMENTO IMPRÓPRIO MANUSEIO E TRANSPORTE INCORRETO UTILIZAÇÃO INADEQUADA E ROUBO FALHAS DIMENSIONAIS CAUSAS

ORÇAMENTO VIII - DETEMINAÇÃO DO COEFICIENTE DE CONSUMO DE MATERIAIS (INSUMOS) 1) PUBLICADOS EM LIVROS E/OU REVISTAS TÉCNICAS EXEMPLO - A: ALVENARIA EM TIJOLOS DE BARRO COM 6 FUROS E 14 CM DE ESPESSURA, ASSENTADOS COM ARGAMASSA MISTA DE CIMENTO, CAL E AREIA TRAÇO 1:2:9, COM JUNTAS HORIZONTAIS E VERTICAIS DE 15 MM ALVENARIA DE TIJOLOS - (M2) UNIDADE COEFICIENTE TIJOLOS DE 6 FUROS UD 50,6210 CIMENTO KG 3,4234 CAL KG 6,2235 AREIA M3 0,0435

ORÇAMENTO VIII - DETEMINAÇÃO DO COEFICIENTE DE CONSUMO DE MATERIAIS (INSUMOS) 2) OBTIDOS POR LEVANTAMENTOS TÉORICOS OU MEDIÇÕES EM OBRAS. EXEMPLO: ALVENARIA EM TIJOLOS DE BARRO COM 6 FUROS E 14 CM DE ESPESSURA, ASSENTADOS COM ARGAMASSA MISTA DE CIMENTO, CAL E AREIA TRAÇO 1:2:9, COM JUNTAS HORIZONTAIS E VERTICAIS DE 15 MM (FICTO)

ORÇAMENTO MONTAGEM DE COMPOSIÇÃO DE SERVIÇO MATERIAIS EMPREGADOS TIJOLOS COM DIMENSÕES MÉDIAS REAIS DE 9x14x19 CM COM 3MM TOLERÂNCIA CIMENTO, CAL E AREIA DISPONÍVEIS NA REGIÃO E TRAÇO 1:2:9 EM VOLUME, COM CONSUMO DE 100 KG DE CIMENTO, 200 KG DE CAL E 0,95 M3 DE AREIA

ORÇAMENTO 2. PERDAS NO PROCESSO CONSTRUTIVO POR MEDIÇÃO SEGUNDO DADOS INTERNOS DA CONSTRUTORA FORAM CONTABILIZADAS AS SEGUINTES PERDAS: TIJOLO ............... 8,83 % CIMENTO............. 11,69 % CAL...................... 11,99 % AREIA.................. 18,03 %

ORÇAMENTO N = 46,46 pçs. 3. MEMÓRIA DE CÁLCULO - CÁLCULO DO CONSUMO DE TIJOLOS (19 x 14 x 9 cm e juntas de 1,5 cm) N = 1 (a + eV) x (c + eH) N = 1 (0,19 + 0,015) x (0,09 + 0,015) a b c eH eV N = 46,46 pçs.

ORÇAMENTO 3. MEMÓRIA DE CÁLCULO - CÁLCULO DO VOLUME DE MASSA V = [ 1 – N x (a x c)] x b V = [ 1 – 46,46 x (0,19 x 0,09)] x 0,14 a b c eH eV V = 0,02878 M³

ORÇAMENTO 3. MEMÓRIA DE CÁLCULO - DETERMINAÇÃO DO CONSUMO TEÓRICO TIJOLOS : = 46,46 pçs CIMENTO : 0,02878 m³ x 100 kg/m³ = 2,8782 kg CAL : 0,02878 m³ x 200 kg/m³ = 5,7564 kg AREIA : 0,02878 m³ x 0,95 m³/m³ = 0,0273 m³ VOLUME DE MASSA TRAÇO 1:2:9 EM VOLUME

ORÇAMENTO 3. MEMÓRIA DE CÁLCULO - DETERMINAÇÃO DO CONSUMO REAL DE MATERIAL TIJOLOS : 46,4600 pçs x 1,0883 = 50, 5624 pçs CIMENTO : 2,8782 kg x 1,1169 = 3, 2147 kg CAL : 5,7564 kg x 1,1199 = 6,4466 kg AREIA : 0,0273 m³ x 1,1803 = 0,0322 m3 CONSUMO TEÓRICO PERDAS EM DECIMAL (1,0883 = 1 + 8,83/100)

ORÇAMENTO REAPROVEITAMENTO É A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS NÃO PERMANENTES QUE PODEM E DEVEM SER EMPREGADOS TANTAS QUANTAS VEZES O MATERIAL PERMITIR, ECONOMIZANDO INSUMOS E DIMINUINDO O CUSTO DA OBRA. DEPENDE DE DIVERSOS FATORES: DA QUALIDADE DOS INSUMOS; DA QUALIDADE DA MÃO-DE-OBRA; DO CUIDADO NO MANUSEIO COM OS INSUMOS A SEREM REAPROVEITADOS; UM BOM PLANEJAMENTO DE REAPROVEITAMENTO; OUTROS.

ORÇAMENTO CCT CCR = N CCT CCR N O COEFICIENTE DE CONSUMO DO MATERIAL QUE APRESENTA CONDIÇÕES DE REAPROVEITAMENTO DEVE SER DIVIDIDO POR “N”, ONDE “N” REPRESENTA O NÚMERO DE VEZES QUE O MESMO PODERÁ SER REUTILIZADO. N CCT CCR = CCT COEFICIENTE DE CONSUMO TEÓRICO AO QUAL PODE SER APLICADO O REAPROVEITAMENTO = CCR COEFICIENTE DE CONSUMO REAL AO QUAL JÁ FOI APLICADO O REAPROVEITAMENTO = N = NÚMERO DE VEZES QUE O INSUMO PODE SER REAPROVEITADO

ORÇAMENTO VIII - DETEMINAÇÃO DO COEFICIENTE DE CONSUMO DE MATERIAIS (INSUMOS) 2) OBTIDOS POR LEVANTAMENTOS TÉORICOS OU MEDIÇÕES EM OBRAS. EXEMPLO - B: EM UMA OBRA SÃO NECESSÁRIOS A EXECUÇÃO DE 800 M² DE FORMA PARA BLOCOS, CINTAS E SAPATAS. DETEMINAR OS ÍNDICES DE CONSUMO E A QUANTIDADE DE MATERIAIS NECESSÁRIOS. (FICTO)

ORÇAMENTO SABE-SE QUE: A UNIDADE É O METRO QUADRADO, CONSIDERAR O REAPROVEITAMENTO DAS TÁBUAS, E SARRAFOS EM TRÊS VEZES, AS PERDAS PREVISTAS SÃO: 5% PARA OS PREGOS, 15% PARA AS TÁBUAS, E 25% PARA OS SARRAFOS, PARA CADA METRO QUADRADO DE FÔRMA SÃO CONSUMIDOS: PREGOS MISTOS.............................................. 0,24 KG TÁBUA DE PINHO DE 3ª, 1 x 12"...................... 2,50 M SARRAFO DE PINHO DE 2ª, 1 x 4" ................... 3,00 M

ORÇAMENTO MONTAGEM DE COMPOSIÇÃO DE SERVIÇO COEFICIENTES DE CONSUMO COM PERDA E REAPRO-VEITAMENTO 2. QUANTIDADE DE MATERIAIS PREGOS MISTOS TÁBUA DE PINHO DE 3ª, 1x12" SARRAFO DE PINHO DE 2ª,1x4" DESCRIÇÃO COEF.FINAL 0,25 KG/M² 0,96 M/M² 1,25 M/M² FORMA 800,00 M² QUANTIDADE 200,00 KG 768,00 M 1.000,00 M

IX - DETEMINAÇÃO DO COEFICIENTE DE PRODUTIVIDADE DA MÃO-DE-OBRA ORÇAMENTO IX - DETEMINAÇÃO DO COEFICIENTE DE PRODUTIVIDADE DA MÃO-DE-OBRA

ORÇAMENTO IX - DETEMINAÇÃO DO COEFICIENTE DE PRODUTI-VIDADE DA MÃO-DE-OBRA (INSUMO) MÃO-DE-OBRA É O TRABALHO EMPREGADO, POR UMA PESSOA OU UMA EQUIPE, NA PRODUÇÃO DE UM DETERMINADO SERVIÇO OU ATIVIDADE, DESCONSIDERANDO O MATERIAL QUE NELE SE UTILIZE.

ORÇAMENTO CONCEITOS BÁSICOS PRODUTIVIDADE É A QUANTIDADE DE UNIDADES DE TRABALHO PRODUZIDA, POR UMA PESSOA OU EQUIPE, EM UM DETERMINADO INTERVALO DE TEMPO, GERALMENTE A HORA. EXEMPLO: QUANTOS m² UM PINTOR PINTA EM UMA HORA – m²/h. COEFICIENTE DE PRODUTIVIDADE É UM ÍNDICE E É ACEITO COMO O INVERSO DA PRODUTIVIDADE, OU SEJA, QUAL O TEMPO NECESSÁRIO PARA QUE UMA PESSOA OU EQUIPE REALIZE UMA DETERMINADA UNIDADE DE TRABALHO. EXEMPLO: QUANTAS HORAS UM PINTOR LEVA PARA PINTAR UM METRO QUADRADO – h/m².

ORÇAMENTO CONCEITOS BÁSICOS PRODUÇÃO REPRESENTA QUANTAS UNIDADES FORAM PRODUZIDAS NUM DETERMINADO INTERVALO DE TEMPO. PRODUTIVIDADE É A RAPIDEZ COM QUE ESSA PRODUÇÃO FOI ALCANÇADA. EXEMPLO: ALVENARIA DE TIJOLOS COM 6 FUROS: SE O COEFICIENTE DE PRODUTIVIDADE É 0,7220 h/m² PROD. = 1 COEF. PROD. PROD. = 1 0,7220 h/h² = 1,385 m²/h A PRODUTIVIDADE É IGUAL A 1,385 m²/h

ORÇAMENTO CONCEITOS BÁSICOS O COEFICIENTE DE PRODUTIVIDADE É UM ÍNDICE, TAMBÉM, DENOMINADO DE: "RAZÃO UNITÁRIA DE PRODUÇÃO – RUP". QUANTO MENOR FOR A RUP, MAIOR É A PRODUTIVIDADE MAIOR FOR A RUP, MENOR É A PRODUTIVIDADE

ORÇAMENTO IX - DETEMINAÇÃO DO COEFICIENTE DE PRODUTI-VIDADE DA MÃO-DE-OBRA (INSUMO) 1) PUBLICADOS EM LIVROS E/OU REVISTAS TÉCNICAS ALVENARIA DE TIJOLO - 6 FUROS COM e = 14 CM - PRODUÇÃO - M2 H UNIDADE COEFICIENTE 0,7220 0,9965 PEDREIRO SERVENTE

ORÇAMENTO IX - DETEMINAÇÃO DO COEFICIENTE DE PRODUTI-VIDADE DA MÃO-DE-OBRA (INSUMO) IMPORTÂNCIA DO COEFICIENTE DE PRODUTIVIDADE DESCRIÇÃO UD COEFICIENTE R$/h R$ R$ (7 m²) R$ (8 M²) PEDREIRO A h 0,7220 3,50 2,53 17,71 20,24 PEDREIRO B H 0,9965 2,90 2,89 20,24 23,12 (FICTO)

ORÇAMENTO IX - DETEMINAÇÃO DO COEFICIENTE DE PRODUTI-VIDADE DA MÃO-DE-OBRA (INSUMO) 2) OBTIDOS POR LEVANTAMENTOS TÉORICOS OU MEDIÇÕES EM OBRAS. OS COEFICIENTES SÃO OBTIDOS ATRAVÉS DE MEDIÇÕES EFETUADAS NO CANTEIRO DE OBRAS E DEVIDAMENTE CADASTRADOS

CPRODUTIVIDADE – COEFICIENTE DE PRODUTIVIDADE ORÇAMENTO 2) OBTIDOS POR LEVANTAMENTOS TÉORICOS OU MEDIÇÕES EM OBRAS. CPRODUTIVIDADE = QOPERÁRIOS X TEXECUÇÃO QSERVIÇO CPRODUTIVIDADE – COEFICIENTE DE PRODUTIVIDADE QOPERÁRIOS – QUANTIDADE DE OPERÁRIOS, POR QUALIFICAÇÃO TEXECUÇÃO – TEMPO DE EXECUÇÃO DO SERVIÇO, EM HORAS QSERVIÇO – QUANTIDADE DE SERVIÇO EXECUTADO

QOPERÁRIOS X TEXECUÇÃO QSERVIÇO CPRODUTIVIDADE = ORÇAMENTO VARIANTES DA EQUAÇÃO MATEMÁTICA QOPERÁRIOS X TEXECUÇÃO QSERVIÇO CPRODUTIVIDADE = QOPERÁRIOS X TEXECUÇÃO QSERVIÇO = CPRODUTIVIDADE QSERVIÇO X QOPERÁRIOS TEXECUÇÃO = TEXECUÇÃO QOPERÁRIOS =

ORÇAMENTO 2) OBTIDOS POR LEVANTAMENTOS TÉORICOS OU MEDIÇÕES EM OBRAS. EXEMPLO: DETERMINAÇÃO DO COEFICIENTE MÉDIO DE PRODUTIVIDADE DE PROFISSI-ONAIS (PEDREIROS E SERVENTES) RESPONSÁVEIS PELA EXECUÇÃO DE PAREDES EM ALVENARIA DE TIJOLOS COM 6 FUROS E ESPESSURA IGUAL A 14 CM. (FICTO)

ORÇAMENTO EXEMPLO SERVIÇO: EXECUÇÃO ALVENARIA DE TIJOLOS COM 6 FUROS E = 14 CM. UNIDADE : M² SETOR – 1  2 PEDREIROS E 3 SERVENTES EXECUTAM 22 M2 EM 8 HORAS SETOR – 2  EXECUTAM 22 M2 EM 7 HORAS SETOR – 3  3 PEDREIROS E 5 SERVENTES EXECUTAM 35 M2 EM 8 HORAS (FICTO)

ORÇAMENTO EXEMPLO PEDREIRO 01 SERVENTE 02 03 SERVIÇO: EXECUÇÃO ALVENARIA DE TIJOLOS COM 6 FUROS E = 14 CM. UNIDADE : M² SETOR QUALIFICAÇÃO PEDREIRO SERVENTE 01 COEFICIENTE DE PRODUTIVIDADE (2x 8)/22 = 0,7273 h/m2 (3x 8)/22 = 1,0909 h/m2 (3x 7)/22 = 0,9545 h/m2 02 (2x 7)/22 = 0,6364 h/m2 (5x 8)/35 = 1,1429 h/m2 03 (3x 8)/35 = 0,6857 h/m2

ORÇAMENTO EXEMPLO SERVIÇO: EXECUÇÃO ALVENARIA DE TIJOLOS COM 6 FUROS E = 14 CM. UNIDADE : M² QUALIFICAÇÃO COEFICIENTES MÉDIO PEDREIRO SERVENTE COEFICIENTE DE PRODUTIVIDADE 0,6831 H/M2 1,0628 H/M2 (0,7273 + 0,6364 + 0,6857)/3 (1,0909 + 0,9545 + 1,1429)/3 (FICTO)

X - PRODUÇÃO DA EQUIPE MECÂNICA (VEÍCULOS E EQUIPAMENTOS) ORÇAMENTO X - PRODUÇÃO DA EQUIPE MECÂNICA (VEÍCULOS E EQUIPAMENTOS)

ORÇAMENTO X - PRODUÇÃO DA EQUIPE MECÂNICA CONCEITOS BÁSICOS EQUIPE MECÂNICA É O GRUPO DE EQUIPAMENTOS E/OU VEÍCULOS REUNIDOS PARA A EXECUÇÃO DE UM DETERMINADO SERVIÇO PRODUÇÃO É A QUANTIDADE MÉDIA DE MATERIAL MOVIDA NA UNIDADE DE TEMPO, COMUMENTE UMA HORA

ORÇAMENTO X - PRODUÇÃO DA EQUIPE MECÂNICA (continuação) ELEMENTOS DE TERRAPLANAGEM VOLUME DE CORTE É O VOLUME DO MATERIAL NO ESTADO NORMAL, NA NATUREZA VOLUME SOLTO É O VOLUME DO MATERIAL ESCAVADO E QUE SOFREU EMPOLAMENTO DEVIDO AO PROCESSO DE REMOÇÃO DA SUA POSIÇÃO ORIGINAL, OU SEJA, SOFREU UMA EXPANSÃO VOLUMÉTRICA VOLUME COMPACTADO É O VOLUME NO ATERRO E CONSEQÜENTEMENTE CONTRAÍDO

ORÇAMENTO ELEMENTOS DE TERRAPLANAGEM Vs Vc Va Vc - VOLUME MÉDIO DE CORTE Vc = Va / C Vs - VOLUME SOLTO Vs = Vc (1 + E) Va - VOLUME COMPACTADO (ATERRO) Va = Vc x C E - EMPOLAMENTO (%) E = (γc/γs) -1 ou E = (Vs / Vc) -1 φ - FATOR DE CONVERSÃO φ = Vc / Vs ou φ = 1 / (1 + E) C - CONTRAÇÃO (%) C = γc / γa ou C = Va / Vc γc - MASSA ESPECÍFICA NO CORTE (IN SITU) γs - MASSA ESPECÍFICA MATERIAL SOLTO γa - MASSA ESPECÍFICA DO MATERIAL COMPACTADO

ORÇAMENTO ELEMENTOS DE TERRAPLANAGEM CÁLCULO DE VOLUMES Vs Vc Va Va = Vc x C Vs = Vc (1 + E) Va = (Vs x C) / (1 + E) Vc Va Vs Vc = Vs / (1 + E) Vs = Va x (1 + E) / C Vc = Va / C

ORÇAMENTO ELEMENTOS DE TERRAPLANAGEM DISPONIBILIDADE MECÂNICA – DM É UM ÍNDICE QUE TRADUZ A QUANTIDADE DE HORAS EM QUE O EQUIPAMENTO ESTÁ EM PERFEITAS CONDIÇÕES DE USO, EM RELAÇÃO AO TEMPO TOTAL UTILIZÁVEL. DM = HORAS MECANICAMENTE DISPONÍVEIS HORAS POTENCIALMENTE UTILIZÁVEIS H x D - P H x D = H = HORAS DE TRABALHO PLANEJADAS D = DIAS DE TRABALHO PLANEJADOS P = HORAS PARADAS

ORÇAMENTO ELEMENTOS DE TERRAPLANAGEM EFICIÊNCIA OPERACIONAL - EO É UM ÍNDICE QUE TRADUZ O RENDIMENTO EFETIVO DO EQUIPAMENTO. QUANTO MAIOR A "EO" MAIOR É A PRODUTIVIDADE DO EQUIPAMENTO. EO = HORAS MECANICAMENTE DISPONÍVEIS E H x D - P = HORAS EFETIVAMENTE TRABALHADAS E = HORAS EFETIVAMENTE TRABALHADAS H = HORAS DE TRABALHO PLANEJADAS D = DIAS DE TRABALHO PLANEJADOS P = HORAS PARADAS

ORÇAMENTO ELEMENTOS DE TERRAPLANAGEM FATOR DE EFICIÊNCIA - FE É UM ÍNDICE QUE TRADUZ QUAL O PERCENTUAL DAS HORAS EFETIVAMENTE TRABALHADAS, EM RELAÇÃO AO TOTAL DE HORAS POTENCIALMENTE TRABALHÁVEIS. FE = HORAS EFETIVAMENTE TRABALHADAS HORAS POTENCIALMENTE UTILIZÁVEIS E H x D = FE = DM x EO OU H = HORAS DE TRABALHO PLANEJADAS D = DIAS DE TRABALHO PLANEJADOS E = HORAS EFETIVAMENTE TRABALHADAS

ORÇAMENTO ELEMENTOS DE TERRAPLANAGEM FATOR DE CARGA -FC É UM ÍNDICE QUE TRADUZ A RELAÇÃO ENTRE O VOLUME REAL E O VOLUME DA CONCHA OU CAÇAMBA. Vr = FC x Vco Vr = CAPACIDADE EFETIVA OU VOLUME REAL ESCAVADO FC = FATOR DE CARGA Vco = CAPACIDADE NOMINAL OU VOLUME DA CONCHA / CAÇAMBA FATOR DE CARGA – Normalmente Utilizado MATERIAL DE 1ª CATEGORIA – 0,95; MATERIAL DE 2ª CATEGORIA – 0,85; MATERIAL DE 3ª CATEGORIA – 0,75;

ORÇAMENTO ELEMENTOS DE TERRAPLANAGEM MOMENTO DE TRANSPORTE É O PRODUTO DO PESO OU DO VOLUME PELA DISTÂNCIA DE TRANSPORTE (m³ x km , t x km). DMT CG DMT DISTANCIA MÉDIA DE TRANSPORTE

ORÇAMENTO ELEMENTOS DE TERRAPLANAGEM MOMENTO DE TRANSPORTE É O PRODUTO DO PESO OU DO VOLUME PELA DISTÂNCIA DE TRANSPORTE (m³ x km , t x km). MT = V x DMT MT = MOMENTO DE TRANSPORTE (m³ x km) ou ( t x km ) V = VOLUME OU PESO TRANSPORTADO ( m³ ou t ) DMT = DISTÂNCIA MÉDIA DE TRANSPORTE ( km )

ORÇAMENTO X - PRODUÇÃO DA EQUIPE MECÂNICA (continuação) CÁLCULO DA PRODUÇÃO DA EQUIPE MECÂNICA COMO PROCEDER: UTILIZAÇÃO DE PLANILHA DE CÁLCULO; CONSIDERAR AS ESPECIFICAÇÕES; CONSIDERAR OS MANUAIS DOS FABRICANTES; EXPERIÊNCIA DO PROFISSIONAL.

ORÇAMENTO CÁLCULO DA PRODUÇÃO DA EQUIPE MECÂNICA VARIÁVEIS CUJOS VALORES DEVERÃO SER FORNECIDOS PARA CADA EQUIPAMENTO QUE COMPÕE A EQUIPE MECÂNICA. a. Afastamento – distância entre furos no sentido transversal à face da bancada (em desmonte de rocha); b. Capacidade – volume nominal da concha ou caçamba; c. Consumo – quantidade por unidade de serviço ( l/m³, m³/min, etc.); d. Distância – espaço médio percorrido pelo equipamento; e. Espaçamento – distância entre furos no sentido paralelo à face da bancada (em desmonte de rocha); f. Espessura – espessura da camada compactada; g. Fator de Carga – relação entre a capacidade efetiva (real) e a capacidade nominal da concha ou caçamba; Fator de Conversão – relação entre o volume do material no corte e o volume solto; Fator de Eficiência – relação entre a produção efetiva (real) e a produção nominal;

ORÇAMENTO CÁLCULO DA PRODUÇÃO DA EQUIPE MECÂNICA VARIÁVEIS CUJOS VALORES DEVERÃO SER FORNECIDOS PARA CADA EQUIPAMENTO QUE COMPÕE A EQUIPE MECÂNICA. j. Largura de Operação – largura da lâmina do equipamento; l. Largura de superposição – dimensão da superposição entre passadas adjacentes; m. Largura Útil – subtração das duas larguras acima; n. Número de Passadas – número de vezes que o equipamento passa no mesmo lugar (compactação, espalhamento, etc.); o. Profundidade – penetração atingida por equipamento de perfuração; p. Tempo Fixo (carga, descarga e manobra) – intervalo de tempo de carga, descarga e manobra); q. Tempo de Percurso (ida) – intervalo de tempo que o equipamento carregado leva do local de carga até o local de descarga – é a razão entre a distância e a velocidade de ida;

ORÇAMENTO CÁLCULO DA PRODUÇÃO DA EQUIPE MECÂNICA VARIÁVEIS CUJOS VALORES DEVERÃO SER FORNECIDOS PARA CADA EQUIPAMENTO QUE COMPÕE A EQUIPE MECÂNICA. r. Tempo de Retorno – intervalo de tempo que o equipamento vazio leva do local de descarga até o local de carga - é a razão entre a distância e a velocidade de retorno; s. Tempo Total de Ciclo – soma dos três tempos acima; t. Velocidade (ida) Média – velocidade que o equipamento carregado vai desde o local de carga até o local de descarga; u. Velocidade de Retorno – velocidade com que o equipamento vazio volta do local de descarga para o local de carga.

PEM: TABELA DE PRODUÇÃO DAS EQUIPES MECÂNICAS - PEM Unidade : a Afastamento m b Capacidade c Consumo l/m 3 g Fator de carga h Fator de conversão i Fator de eficiência j Largura de Operação l Largura de superposição n Profundidade p Tempo fixo (carg,desc,man) min q Tempo de percurso (ida) r Tempo de retorno s Tempo total de ciclo t Velocidade (ida) média m/h u Velocidade de retorno ud UTILIZAÇÃO IMPRODUTIVA PRODUÇÃO DA EQUIPE PRODUTIVA PRODUÇÃO HORÁRIA NÚMERO DE UNIDADES Serviço : Variáveis intervenientes FÓRMULAS OBSERVAÇÕES Equipamentos Unid. TABELA DE PRODUÇÃO DAS EQUIPES MECÂNICAS - PEM d e f Distância Espaçamento Espessura Largura útil o Número de passadas un

ORÇAMENTO EXEMPLO: DETERMINAR QUAL A PRODUÇÃO DAS EQUIPES MECÂNICAS PARA A ESCAVAÇÃO DE VALA SOB AS SEGUINTES CONDIÇÕES E NECESSIDADES: 1. DISTÂNCIA MÉDIA DE TRANSPORTE – DMT : 800 m 2. ESCAVADEIRA : CONCHA CAPACIDADE – 0,5 m³ FATOR DE CARGA – 0,90 FATOR DE CONVERSÃO – 1,00 FATOR DE EFICIÊNCIA – 0,83 TEMPO TOTAL DE CICLO – 0,42 min FÓRMULA PARA A PRODUÇÃO HORÁRIA: P = 60.b.g.h.i/s

ORÇAMENTO EXEMPLO: 3. CAMINHÃO BASCULANTE : CAPACIDADE – 6 m³ FATOR DE CARGA – 1,00 FATOR DE CONVERSÃO – 0,83 FATOR DE EFICIÊNCIA – 0,75 TEMPO FIXO (CARG. DESCARG. MAN. – 7,04 min TEMPO DE PERCURSO (IDA) – 1,92 min TEMPO DE RETORNO – 1,20 min TEMPO TOTAL DE CICLO – 10,16 min VELOCIDADE DE IDA – 25 km/h VELOCIDADE DE RETORNO – 40 km/h FÓRMULA PARA A PRODUÇÃO HORÁRIA: P = 60.b.g.h.i/s

EXEMPLO: TABELA DE PRODUÇÃO DAS EQUIPES MECÂNICAS - PEM Unidade : a Afastamento m b Capacidade c Consumo l/m 3 g Fator de carga h Fator de conversão i Fator de eficiência j Largura de Operação l Largura de superposição n Profundidade p Tempo fixo (carg,desc,man) min q Tempo de percurso (ida) r Tempo de retorno s Tempo total de ciclo t Velocidade (ida) média km/h u Velocidade de retorno ud UTILIZAÇÃO IMPRODUTIVA PRODUÇÃO DA EQUIPE PRODUTIVA PRODUÇÃO HORÁRIA NÚMERO DE UNIDADES Serviço : Variáveis intervenientes FÓRMULAS OBSERVAÇÕES Equipamentos Unid. TABELA DE PRODUÇÃO DAS EQUIPES MECÂNICAS - PEM d e f Distância Espaçamento Espessura Largura útil o Número de passadas un Escavação em vala, carga e transporte – DMT = 800m Escava-deira Caminhão 0,5 6,0 0,83 0,75 7,04 A) P = 60.b.g.h.i/s 53,80 1,00 0,00 1 22,10 0,81 0,19 800 0,90 1,92 1,20 0,42 10,16 25 40 B) P = 60.b.g.h.i/s A) B)

ORÇAMENTO VII. LEVANTAMENTO DE QUANTIDADES E CUSTOS 4. LEVANTAMENTO DE CUSTOS LEVANTAMENTO DE CUSTOS CONSISTE NA PESQUISA DE PREÇOS DE MERCADO, ENCARGOS, ADICIONAIS, DADOS CONCERNENTES À AQUISIÇÃO E ENTREGA DOS DIVERSOS INSUMOS, TANTO OS QUE COMPÕEM O CUSTO DIRETO, QUANTO O CUSTO INDIRETO. PREÇOS PESQUIZADOS CUSTOS PARA FINS DE ORÇAMENTO SÃO CONSIDERADOS COMO

ORÇAMENTO 4. LEVANTAMENTO DE CUSTOS O LEVANTAMENTO DE CUSTOS ABRANGE: MATERIAIS MÃO-DE-OBRA EQUIPAMENTOS SUBEMPREITEIROS E OUTROS

XI - LEVANTAMENTO DE CUSTOS DE MATERIAIS ORÇAMENTO XI - LEVANTAMENTO DE CUSTOS DE MATERIAIS

ORÇAMENTO XI - LEVANTAMENTO DE CUSTOS DE MATERIAIS ASPECTOS QUE DEVEM SER CONSIDERADOS NO LEVANTAMENTO DE CUSTOS: ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS; UNIDADE E EMBALAGEM; QUANTIDADE; PRAZO DE ENTREGA; CONDIÇÕES DE PAGAMENTO; VALIDADE DA PROPOSTA; LOCAL E CONDIÇÕES DE ENTREGA; DESPESA COMPLEMENTARES

ORÇAMENTO ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS UNIDADE E EMBALAGEM QUANTIDADE DESCRIÇÃO QUALITATIVA DO MATERIAL COM INFORMA-ÇÕES DE DIMENSÕES, PESO, COR, RESISTÊNCIA, COMPOSIÇÃO, E OUTROS PARÂMETROS. UNIDADE E EMBALAGEM DEFINIÇÃO DO TIPO DE EMBALAGEM. SOLTO NO SEMOVENTE OU PALETIZADO. QUANTIDADE OBSERVAR QUE O CUSTO UNITÁRIO DE UM PRODUTO É INVERSAMENTE PROPORCIONAL À QUANTIDADE A SER ADQUIRIDA.

ORÇAMENTO PRAZO DE ENTREGA CONDIÇÕES DE PAGAMENTO VALIDADE DA PROPOSTA VERIFICAR COM O FORNECEDOR QUAL O PRAZO MÍNIMO ENTRE O PEDIDO E A ENTREGA DO MATERIAL. CONDIÇÕES DE PAGAMENTO NEGOCIAR COM O FORNECEDOR O PRAZO E A FORMA DE PAGAMENTO. SE É À VISTA OU A PRAZO. COM OU SEM ENTRADA. COM OU SEM DESCONTO. VALIDADE DA PROPOSTA OS FORNECEDORES SEMPRE FIXAM O PRAZO DE VALIDADE DA PROPOSTA. É IMPORTANTE VERIFICAR SE O INÍCIO DA OBRA OU A ÉPOCA PROVÁVEL DA COMPRA CONDIZ COM O PRAZO DA PROPOSTA.

ORÇAMENTO LOCAL E CONDIÇÕES DE ENTREGA DESPESA COMPLEMENTARES NEGOCIAR COM O FORNECEDOR O LOCAL DA ENTREGA DO PRODUTO, SE NA OBRA OU NO DEPÓSITO DO FORNECEDOR, NO PORTO, NO AEROPORTO, NA FRONTEIRA ETC. VERIFICAR O QUE ESTÁ IMBUTIDO NO CUSTO (SEGURO, FRETE, EMBALAGENS, DESEMBARAÇO ADUANEIRO ETC.). NESTES CASOS USA-SE AS MODALIDADES DA INCOTERMS (EX WORK, FOB, CIF, ETC.). DESPESA COMPLEMENTARES VERIFICAR O FORNECEDOR ENTREGA O PRODUTO NO CANTEIRO DE OBRAS, ETC. SE FOR O CASO INCLUIR: FRETE, SEGURO, IMPOSTOS, DESPESAS ADUANEIRAS E OUTROS.

ORÇAMENTO XI - LEVANTAMENTO DE CUSTOS DE MATERIAIS FORMAS DE PROCEDER O LEVANTAMENTO DE CUSTOS: A) PRATICADOS B) DE MERCADO PREÇOS PESQUIZADOS CUSTOS PARA FINS DE ORÇAMENTO SÃO CONSIDERADOS COMO

ORÇAMENTO A) PRATICADOS (CUSTOS) REVISTAS ESPECIALIZADAS (PINI); SÃO OS DISPONÍVEIS, MEDIANTE, CONSULTA JUNTO A: REVISTAS ESPECIALIZADAS (PINI); EDITORIAIS ESPECIALIZADOS (PINI); PUBLICAÇÕES GOVERNAMENTAIS; SOFTWARES COM PROGRAMAS DE ORÇAMENTO; BANCO DE DADOS; TABELAS REFERENCIAIS DE ÓRGÃOS PÚBLICOS; SISTEMA SINAPI/CEF; SISTEMA SICRO/DNIT; OUTROS.

LEVANTAMENTO DE MERCADO ORÇAMENTO B) DE MERCADO (CUSTOS) SÃO OS COLETADOS JUNTO AOS FORNECEDORES LEVANTAMENTO DE MERCADO LOCAIS REGIONAIS FORNECEDORES INTERNA- CIONAIS NACIONAIS

ORÇAMENTO B) DE MERCADO (CUSTOS) COMPARAÇÃO DOS CUSTOS COLETADOS A COMPARAÇÃO DOS CUSTOS COLETADOS SE DEVE DAR SEMPRE NUMA MESMA BASE. O DETALHAMENTO DO CUSTO COLETADO DEVE SER O MAIS COMPLETO POSSÍVEL. NA FALTA DE UM ITEM NO DETALHAMENTO DE UM CUSTO COLETADO O ORÇAMENTISTA BUSCA O ITEM FALTANTE NO DETALHAMENTO DE OUTRA COTAÇÃO E PREENCHE A LACUNA. QUANDO OS VALORES COLETADOS NÃO ESTÃO INDIVIDUALIZADOS, O ORÇAMENTISTA DEVE ORÇAR O ITEM FALTANTE NA COLETA INCOMPLETA.

XII - LEVANTAMENTO DE CUSTO DE MÃO-DE-OBRA ORÇAMENTO XII - LEVANTAMENTO DE CUSTO DE MÃO-DE-OBRA

ORÇAMENTO XII - LEVANTAMENTO DE CUSTOS DE MÃO-DE-OBRA O CUSTO DA MÃO-DE-OBRA DEVE, NO MÍNIMO, SER IGUAL AO VALOR DO PISO SALARIAL QUE VIGORA NA REGIÃO ONDE SE EXECUTARÁ A OBRA, ACRESCIDO DOS OUTROS ADICIONAIS, QUANDO FOR O CASO, SEM AS LS. PREÇOS PESQUIZADOS CUSTOS PARA FINS DE ORÇAMENTO SÃO CONSIDERADOS COMO

Cd (Vh Vp Vi ) ORÇAMENTO = + XII - LEVANTAMENTO DE CUSTOS DE MÃO-DE-OBRA CUSTO HOMEM-HORA DIURNO Cd = (Vh Vp + Vi ) O Vp E Vi NÃO SE ACUMULAM - ESCOLHER O MAIOR Cd = CUSTO HOMEM-HORA DIURNO (R$) Vh = VALOR HORA-BASE (R$) ≥ Vmínimo sindical Vp = PERICULOSIDADE = Vh x 1,30 CLT, art. 193 GRAU MÍNIMO MÉDIO MÁXIMO ÍNDICE (Ai) 10% 20% 40% - NR 15 - Ai + 1 100 ) ( Vi = INSALUBRIDADE = Vsm x CLT, art. 198 Vsm = VALOR DO SALÁRIO MÍNIMO (R$) Ai = ÍNDICE DE INSALUBRIDADE (%)

Cn (Vh Vp Vi ) An ORÇAMENTO = + x XII - LEVANTAMENTO DE CUSTOS DE MÃO-DE-OBRA CUSTO HOMEM-HORA NOTURNO Cn = (Vh Vp + Vi ) x An O Vp E Vi NÃO SE ACUMULAM - ESCOLHER O MAIOR Cn = CUSTO HOMEM-HORA NOTURNO (R$) Vh = VALOR HORA-BASE (R$) ≥ Vmínimo sindical An = ÍNDICE ADICIONAL NOTURNO = 1,3714 HORÁRIO NOTURNO É DEFINIDO PELA LEI COMO O PERÍODO ENTRE AS 22 h E 5,0 horas. CORRESPONDE A UMA JORNADA DE TRABALHO DE 7 HORAS. A RAZÃO ENTRE A JORNADA DE TRABALHO DIURNA 8h E NOTURNA 7h É IGUAL A 1,1428. A MAJORAÇÃO É DE 20% (POR LEI) SOBRE 1,1428 QUE RESULTA EM 1,3714 OU 37,14%.

XIII - LEVANTAMENTO DE CUSTOS DE EQUIPAMENTOS ORÇAMENTO XIII - LEVANTAMENTO DE CUSTOS DE EQUIPAMENTOS

ORÇAMENTO XIII - LEVANTAMENTO DE CUSTOS DE EQUIPAMENTOS FORMA DE PROCEDER O LEVANTAMENTO DE CUSTOS DOS EQUIPAMENTOS: A) PRATICADOS B) DE MERCADO PREÇOS PESQUIZADOS CUSTOS PARA FINS DE ORÇAMENTO SÃO CONSIDERADOS COMO

ORÇAMENTO A) PRATICADOS (CUSTOS) REVISTAS ESPECIALIZADAS (PINI); SÃO OS DISPONÍVEIS MEDIANTE CONSULTA JUNTO A: REVISTAS ESPECIALIZADAS (PINI); EDITORIAIS ESPECIALIZADOS (PINI); PUBLICAÇÕES GOVERNAMENTAIS; SOFTWARES COM PROGRAMAS DE ORÇAMENTO; BANCO DE DADOS; TABELAS REFERENCIAIS DE ÓRGÃOS PÚBLICOS; SISTEMA SINAPI/CEF; SISTEMA SICRO/DNIT; OUTROS.

LEVANTAMENTO DE MERCADO ORÇAMENTO B) DE MERCADO (CUSTOS) SÃO OS EFETUADOS JUNTO AOS FORNECEDORES LEVANTAMENTO DE MERCADO LOCAIS REGIONAIS FORNECEDORES INTERNA- CIONAIS NACIONAIS

ORÇAMENTO B) DE MERCADO (CUSTOS) O LEVANTAMENTO DEVERÁ SER REALIZADO DE FORMA A SE OBTER: ESPECIFICAÇÕES DO EQUIPAMENTO DADOS DO FORNECEDOR CONSULTADO VALOR DO EQUIPAMENTO SEM PEÇAS TRABALHANTES VALOR DAS PEÇAS TRABALHANTES VALOR DA DESCRIÇÃO DOS IMPOSTOS. VERIFICAR SE OS MESMOS ESTÃO OU NÃO INCLUÍDOS NO VALOR DO EQUIPAMENTO CONDIÇÕES DE PAGAMENTO CUSTOS DE EMBALAGEM E TRANSPORTE

Ch = Cd + Cj + Co + Cm Co = Cp + Cc + Cl + Cop ORÇAMENTO COMPOSIÇÃO DO CUSTO HORÁRIO (R$/h) DE EQUIPAMENTOS I - EQUIPAMENTOS EM GERAL - CUSTO HORÁRIO - Ch Ch = Cd + Cj + Co + Cm SENDO Co = Cp + Cc + Cl + Cop

ORÇAMENTO I - EQUIPAMENTOS EM GERAL - CUSTO HORÁRIO - Ch O CUSTO HORÁRIO DE DEPRECIAÇÃO - Cd : REFERE-SE À PERDA DE VALOR DO EQUIPAMENTO EM VIRTUDE DE USO OU OBSOLESCÊNCIA. O CUSTO HORÁRIO DE JUROS - Cj : REFERE-SE À REMUNERAÇÃO DO CAPITAL INVESTIDO. O CUSTO HORÁRIO DE MANUTENÇÃO - Cm : REFERE-SE À PARCELA POR MEIO DA QUAL SE MANTÉM O EQUIPAMENTO EM PERFEITAS CONDIÇÕES DE USO.

ORÇAMENTO O CUSTO HORÁRIO DE OPERAÇÃO - Co : REFERE-SE À UTILIZAÇÃO DO EQUIPAMENTO, COMPREENDE: OS MATERIAIS E A MÃO-DE-OBRA. MATERIAIS: CUSTO DE PNEUS – Cp CUSTO DE COMBUSTÍVEL - Cc CUSTO DE LUBIFICAÇÃO - Cl MÃO-DE-OBRA : CUSTO DE MÃO-DE-OBRA DE OPERADOR - Cop

MAIS UTILIZADO NOS ORÇAMENTOS DE CONSTRUÇÃO CUSTO HORÁRIO DE DEPRECIAÇÃO – Cd (R$/h) (MÉTODO LINEAR) MAIS UTILIZADO NOS ORÇAMENTOS DE CONSTRUÇÃO Cd = Vo Vr - Vu Vo - VALOR DE AQUISIÇÃO (R$) É VALOR PELO QUAL O EQUIPAMENTO FOI ADQUIRIDO (NOTA FISCAL OU RECIBO) Vu - DA VIDA ÚTIL (h) PERÍODO EM QUE O EQUIPAMENTO TRABALHA DE FORMA EFICIENTE E PRODUTIVA. Vu = a x n (EM TERMOS DE HORAS) a = ANOS DE VIDA ÚTIL (ano) n = Nº DE HORAS DE UTILIZAÇÃO POR ANO (h/ano)

ORÇAMENTO TABELA DE VIDA ÚTIL DE ALGUNS EQUIPAMENTOS

ORÇAMENTO Vr - DO VALOR RESIDUAL (R$) - VALOR QUE O EQUIPAMENTO AINDA POSSUI APÓS UTILIZADAS AS HORAS ESTABELECIDAS COMO SUA VIDA ÚTIL. É O VALOR ESTIMADO DE REVENDA AO FINAL DA VIDA ÚTIL. k = 20% 10% a k x Vo 100 Vr =

ORÇAMENTO CUSTO HORA PRODUTIVA HORA PRODUTIVA – É A HORA DE TRABALHO EFETIVO Ch prod = Cd + Cj + Cp + Cc + Cl + Cop + Cm Cd - CUSTO HORÁRIO DE DEPRECIAÇÃO Cj - CUSTO HORÁRIO DE JUROS Cc - CUSTO HORÁRIO DE COMBUSTÍVEL Cl - CUSTO HORÁRIO DE LUBRIFICAÇÃO Cp - CUSTO HORÁRIO DE PNEUS Cop - CUSTO HORÁRIO DE OPERAÇÃO Cm - CUSTO HORÁRIO DE MANUTENÇÃO

ORÇAMENTO CUSTO HORA IMPRODUTIVA HORA IMPRODUTIVA – É A HORA DE TRABALHO EM QUE O EQUIPAMENTO FICA À DISPOSIÇÃO, PORÉM SEM SEU EMPREGO EFETIVO Ch improd = Cd + Cj + Cop Cd - CUSTO HORÁRIO DE DEPRECIAÇÃO Cj - CUSTO HORÁRIO DE JUROS Cop - CUSTO HORÁRIO DE OPERAÇÃO

ORÇAMENTO 5. COMPOSIÇÃO CUSTOS UNITÁRIOS CUSTO UNITÁRIO DIRETO É A SOMA DOS CUSTOS UNITÁRIOS DIRETOS DE TODOS OS INSUMOS (MATERIAIS, MÃO-DE-OBRA E EQUIPAMENTOS) QUE COMPÕEM UM DETERMINADO SERVIÇO, DESCONSIDERANDO-SE O BDI. PREÇO UNITÁRIO É O CUSTO UNITÁRIO DIRETO DE UM SERVIÇO ACRESCIDO DO BDI.

TABELA DE COMPOSIÇÃO DE CUSTOS UNITÁRIOS Serviço: Unidade : Data : Produt Qtde (A) TOTAL Código Custo + LS Custo horário Mão-de-Obra Coeficiente Custo horário Equipamento (B) TOTAL (C) PRODUÇÃO DA EQUIPE unitário CUSTO HORÁRIO TOTAL (A+B) Material Unid (H) B D I (%) (E) TOTAL Transporte DTM (km) (G) CUSTO UNITÁRIO DIRETO DO SERVIÇO (D + E + F) PREÇO UNITÁRIO DO SERVIÇO (G x (1 + H/100)) (F) TOTAL Improdut LS:171,53% Produção : (D) CUSTO UNITÁRIO (A+B)/C Concreto m³/h / / 2010 10001 Betoneira 320 L 4 1,0 3,92 2,73 15,68 10004 Vibrador de imersão 1 0,3 0,7 4,04 1,55 2,30 17,98 20001 Encarregado do concreto Servente 1,000 12,000 5,40 2,25 14,66 6,11 73,32 87,98 161,30 1,152 140,02 30002 Cimento kg 280,000 0,37 103,60 30003 Brita m³ 0,836 28,50 23,83 30004 Areia 0,898 28,70 25,77 153,20 15004 Transporte de cimento (fábrica-canteiro) 28,00 2,90 0,280 296,12 19,20 352,97 TABELA DE COMPOSIÇÃO DE CUSTOS UNITÁRIOS

ORÇAMENTO PLANILHA ORÇAMENTÁRIA

ORÇAMENTO PLANILHA ORÇAMENTÁRIA

TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO - TCU ACÓRDÃO Nº 2.606/2007-TCU-2ª CÂMARA O TCU DETERMINOU AO BANCO DO BRASIL S/A QUE OBSERVASSE, NAS LICITAÇÕES QUE ENVOLVESSEM A CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA, AS DETERMINAÇÕES DOS ARTS. 13 E 14 DA LEI Nº 5.194/1966, BEM COMO DO ART. 1º, INC. IV, DA RESOLUÇÃO/CONFEA N° 282, DE 24.08.1983, EXPLICITANDO-AS NO CORPO DO INSTRUMENTO CONVOCATÓRIO (ITEM 6.1.2,TC-009.893/2007-1). DOU DE 27.09.2007, S. 1, P. 94.

ORÇAMENTO CURVA ABC

ORÇAMENTO CURVA ABC CORRESPONDE À TABELA OU GRÁFICO QUE DEMONSTRA A PARTICIPAÇÃO PERCENTUAL DE CUSTO DE CADA INSUMO E/OU SERVIÇO QUE INTEGRA O VALOR TOTAL DA OBRA

ORÇAMENTO CURVA ABC TIPOS DE CURVAS CURVA ABC DE MATERIAS DE MATERIAIS CURVA ABC DE INSUMOS (GERAL) –TODOS OS INSUMOS CURVA ABC DE MATERIAS DE MATERIAIS CURVA ABC DE MÃO-DE-OBRA DE MÃO-DE-OBRA CURVA ABC DE EMPREITADAS DE EMPREITADAS CURVA ABC DE EQUIPAMENTOS DE EQUIPAMENTOS

ORÇAMENTO EXEMPLO 200M² DE PAREDE EM ALVENARIA FAIXA A – ENGLOBA OS INSUMOS QUE ESTÃO ACIMA DOS 50% ACUMULADO FAIXA B – ENGLOBA OS INSUMOS QUE ESTÃO ENTRE OS 50% E 80% FAIXA C – OS INSUMOS RESTANTES. REPRESENTAM 20% DO CUSTO TOTAL

ORÇAMENTO CURVA ABC ANÁLISE E OBSERVAÇÕES 1– OBSERVAR QUE MUITOS INSUMOS APARECEM EM MAIS DE UMA COMPOSIÇÃO 2– AUXILIA NA IDENTIFICAÇÃO DOS PRINCIPAIS INSUMOS NECESSÁRIOS NA OBRA 3– DIVIDE A(S) CURVA(S) EM FAIXAS, OU SEJA: - FAIXA A – QUE PERFAZEM 50% DO CUSTO TOTAL - FAIXA B – QUE ESTÃO ENTRE OS PERCENTUAIS ACUMULADOS DE 50% E 80% - FAIXA C – QUE ESTÃO ACIMA DO PERCENTUAL ACUMULADO DE 80 %

ORÇAMENTO CURVA ABC ANÁLISE E OBSERVAÇÕES 4– DEVE-SE CONCENTRAR NA AQUISIÇÃO DE INSUMOS SITUADOS NO TOPO DA CURVA 5– PODE AVALIAR O IMPACTO QUE O AUMENTO OU DIMINUIÇÃO DO PREÇO DO INSUMO TERÁ NO CUSTO DA OBRA EXEMPLO: É MAIS VANTAJOSO UM GANHO DE 10% NO TIJOLO DE 6 FUROS – 10% x R$ 2.528,12 = R$ 252,81 DO QUE UM GANHO DE 25% NO CAL – 25% x R$ 244,97 = R$ 61,24

ORÇAMENTO CURVA ABC UTILIDADE DACURVA ABC HIERARQUIA DOS INSUMOS PRIORIZAÇÃO PARA NEGOCIAÇÃO ATRIBUIÇÃO DE RESPONSABILIDADES AVALIAÇÃO DE CUSTOS REEQUILÍBRIO ECONÔMICO-FINANCEIRO

LEVANTAMENTO DE CUSTOS DE PROJETOS ORÇAMENTO LEVANTAMENTO DE CUSTOS DE PROJETOS A - ARQUITETURA EM GERAL DEFINIÇÕES: a) ARQUITETO: TÉCNICO CONTRATADO, RESPON-SÁVEL PELO PROJETO E/OU EXECUÇÃO DA OBRA. b) CLIENTE: PESSOA FÍSICA OU JURÍDICA CONTRATANTE DOS SERVIÇOS DO ARQUITETO. c) HONORÁRIOS: REMUNERAÇÃO DEVIDA PELO CLIENTE AO ARQUITETO, EM CONTRAPARTIDA POR SERVIÇOS PRESTADOS NO CASO DE PROJETOS. FONTE: IAB e OUTROS

ORÇAMENTO A - ARQUITETURA EM GERAL DEFINIÇÕES d) CUSTO DE PROJETO: DESPESAS DE PROJETO ACRESCIDAS DO LUCRO E DOS DIREITOS AUTORAIS (DE PROJETO). e) DESPESAS DE PROJETO: DESPESAS, DIRETAS E INDIRETAS, DE MATERIAL, MÃO DE OBRA E OUTRAS, NECESSÁRIAS À PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS DO PROJETO. f) DESPESAS DE EXECUÇÃO DA OBRA: DESPESAS, DIRETAS E INDIRETAS DE MATERIAL, MÃO-DE-OBRA E OUTRAS, NECESSÁRIAS À EXECUÇÃO DA OBRA.

ORÇAMENTO A - ARQUITETURA EM GERAL DEFINIÇÕES g) DIREITOS AUTORAIS: REMUNERAÇÃO PELO TALENTO, CRIATIVIDADE E COMPETÊNCIA TÉCNICA, INVESTIDA PELO ARQUITETO NA CRIAÇÃO E/OU EXECUÇÃO DA OBRA DE ARQUITETURA, ASSIM COMO PELA EXCLUSIVIDADE DE UTILIZAÇÃO DE SERVIÇOS CONTRATADOS.

ORÇAMENTO A - ARQUITETURA EM GERAL MODALIDADES DE LEVANTAMENTO DE CUSTOS a) PERCENTUAL SOBRE O CUSTO ESTIMADO DE EXECUÇÃO DA OBRA, CALCULADO NA CONTRATAÇÃO DO PROJETO b) PERCENTUAL SOBRE O CUSTO ORÇADO DE EXECUÇÃO DA OBRA, ESTIMADO NA CONTRATAÇÃO DO PROJETO E CALCULADO AO SEU TÉRMINO c) PERCENTUAL SOBRE O CUSTO CONTABILIZADO DE EXECUÇÃO DA OBRA, ESTIMADO NA CONTRATAÇÃO DO PROJETO E CALCULADO AO FINAL DA EXECUÇÃO

ORÇAMENTO A - ARQUITETURA EM GERAL MODALIDADES DE LEVANTAMENTO DE CUSTOS a) PERCENTUAL SOBRE O CUSTO ESTIMADO DE EXECUÇÃO DA OBRA, CALCULADO NA CONTRATAÇÃO DO PROJETO. AS EDIFICAÇÕES SÃO CLASSIFICADAS EM QUATRO CATEGORIAS (I, II, III, IV), SEGUNDO OS SEGUINTES CRITÉRIOS: 1) COMPLEXIDADE DAS PESQUISAS PRÉVIAS NECESSÁRIAS À SUA PROJETAÇÃO; 2) DIFERENCIAÇÃO FUNCIONAL, TÉCNICA E ESTÉTICA DOS ESPAÇOS E AMBIENTES PROJETADOS.

ORÇAMENTO A - ARQUITETURA EM GERAL MODALIDADES DE LEVANTAMENTO DE CUSTOS 3) SOFISTICAÇÃO COMPOSITIVA DA OBRA; 4) COMPLEXIDADE TECNOLÓGICA, EM ESPECIAL DOS PROJETOS COMPLEMENTARES; 5) COMPLEXIDADE DO DESENVOLVIMENTO E DETALHAMENTO DO PROJETO; 6) INTENSIDADE DE PARTICIPAÇÃO DO CLIENTE PROJETO.

ORÇAMENTO CLASSIFICAÇÃO DAS EDIFICAÇÕES POR CATEGORIA (I, II, III, IV) HABITAÇÃO EDIFÍCIOS DE APARTAMENTOS, CONJUNTOS HABITACIONAIS DE CASAS E/OU EDIFÍCIOS, CONDOMÍNIOS E VILAS: CATEGORIA II. RESIDÊNCIA SIMPLES: CATEGORIA III. RESIDÊNCIAS DE PADRÃO MÉDIO OU ELEVADO: CATEGORIA IV. ALBERGUES, POUSADAS, HOTÉIS SIMPLES E MOTÉIS: CATEGORIA II: HOTÉIS DE LUXO: CATEGORIA III.

ORÇAMENTO ALOJAMENTOS, ASILOS, ORFANATOS, INTERNATOS, CONVENTOS E MOSTEIROS: CATEGORIA II. QUARTÉIS: CATEGORIA III. PRESÍDIOS E PENITENCIÁRIAS: CATEGORIA IV. AGROPECUÁRIA GALPÕES PARA MÁQUINAS, ARMAZÉNS, ESTÁBULOS, COCHEIRAS, CEGAS, AVIÁRIOS E INSTALAÇÕES RURAIS SIMPLES: CATEGORIA I. MATADOUROS E INSTALAÇÕES RURAIS ESPECIALIZADAS: CATEGORIA II.

ORÇAMENTO INDÚSTRIA GALPÕES, OFICINAS E DEPÓSITOS: CATEGORIA I. FABRICAS E LABORATÓRIOS SIMPLES: CATEGORIA II. USINAS, FABRICAS E LABORATÓRIOS ESPECIALIZADOS: CATEGORIA IV

ORÇAMENTO COMÉRCIO ARMAZÉNS E DEPÓSITOS: CATEGORIA I SUPERMERCADOS, HORTOMERCADOS E PAVILHÕES PARA REALIZAÇÃO DE FEIRAS E EXPOSIÇÕES: CATEGORIA II. LOJAS DE DEPARTAMENTOS, MAGAZINES, CENTROS COMERCIAIS E “SHOPPING CENTERS” CATEGORIA III. LOJAS, BOUTIQUES, STANDS E SHOW-ROOMS: CATEGORIA IV.

ORÇAMENTO ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS EDIFÍCIOS DE ESCRITÓRIOS ADMINISTRATIVOS DE ANDAR CORRIDO: CATEGORIA II. BANCOS SEDES DE EMPRESA, INSTITUIÇÕES E ÓRGÃOS PÚBLICOS: CATEGORIA III. CENTROS DE PROCESSAMENTO DE DADOS: CATEGORIA IV. EDUCAÇÃO CRECHES, ESCOLAS PRIMÁRIAS E SECUNDÁRIAS: CATEGORIA II. ESCOLAS TÉCNICAS, ESPECIALIZADAS, SUPERIORES E UNIVERSIDADE: CATEGORIA III.

ORÇAMENTO SAÚDE AMBULATÓRIOS E POSTOS DE SAÚDE: CATEGORIA II. CLÍNICAS E CONSULTÓRIOS: CATEGORIA III. HOSPITAIS: CATEGORIA IV. TRANSPORTES GARAGENS SIMPLES: CATEGORIA I. EDIFÍCIOS -GARAGEM, PEDÁGIOS E POSTOS DE SERVIÇO: CATEGORIA II. TERMINAIS E ESTAÇÕES RODOVIÁRIAS, HIDROVIÁRIAS E FERROVIAS: CATEGORIA III . AEROPORTOS: CATEGORIA : IV.

ORÇAMENTO COMUNICAÇÕES AGÊNCIAS E CENTRAIS POSTAIS, TELEGRÁFICAS E TELEFÔNICAS: CATEGORIA III. ESTÚDIOS E ESTAÇÕES DE GRAVAÇÃO, CINEMA, RÁDIO E TELEVISÃO: CATEGORIA IV. ESPORTE QUADRAS COBERTAS E GALPÕES PARA BARCOS: CATEGORIA I. CLUBES, GINÁSIOS E INSTALAÇÕES ESPORTIVAS SIMPLES: CATEGORIA III. ESTÁGIOS E INSTALAÇÕES ESPORTIVAS ESPECIALIZADAS: CATEGORIA IV.

ORÇAMENTO ENTRETENIMENTO RESTAURANTES, BOATES, CASAS DE ESPETÁCULO, CINEMAS E TEATROS SIMPLES: CATEGORIA IV. PLANETÁRIOS E TEATROS ESPECIALIZADOS: CATEGORIA IV. ACERVOS ARTÍSTICOS CULTURAIS GALERIAS DE ARTE, SALAS DE EXPOSIÇÃO, ARQUIVOS, BIBLIOTECAS E MUSEUS SIMPLES: CATEGORIA III. ARQUIVOS, BIBLIOTECAS E MUSEUS ESPECIALIZADOS: CATEGORIA IV.

ORÇAMENTO DIVERSOS TEMPLOS RELIGIOSOS, CAPELAS MORTUÁRIAS E CEMITÉRIOS: CATEGORIA III. MONUMENTOS E PAVILHÕES DE EXPOSIÇÃO: CATEGORIA III. AUDITÓRIOS, SALAS DE CONFERÊNCIA E PAVILHÕES PARA REALIZAÇÃO DE CONGRESSOS: CATEGORIA III.

ORÇAMENTO A - ARQUITETURA EM GERAL TABELA DE PERCENTUAIS BÁSICA PERCENTUAL A SER APLICADO SOBRE O CUSTO DA CONSTRUÇÃO

ORÇAMENTO I = (I1 - I2) x (A - A1) A2 – A1 I1 - A - ARQUITETURA EM GERAL ÁREA DE CONSTRUÇÃO COMPREENDIDA ENTRE VALORES CONSTANTES NA TABELA I = (I1 - I2) x (A - A1) A2 – A1 I1 - SENDO I - PERCENTUAL PROCURADO (%) I1 - PERCENTUAL CORRESPONDENTE A ÁREA ANTERIOR (%) A - ÁREA CORRESPONDENTE AO PERCENTUAL PROCURADO A1 - ÁREA CORRESPONDENTE À ÁREA ANTERIOR I2 - PERCENTUAL CORRESPONDENTE A ÁREA POSTERIOR (%) A2 - ÁREA CORRESPONDENTE À ÁREA POSTERIOR

ORÇAMENTO A - ARQUITETURA EM GERAL TABELA DE REDUTOR (r)

ORÇAMENTO Re = Sp Sc Re = Snr + Sr Sc A - ARQUITETURA EM GERAL REDUTOR PARA PROJETOS COM REPETIÇÃO ENTENDE-SE POR PROJETOS COM REPETIÇÃO OS QUE CONTÉM INSTALAÇÕES-TIPO REPETIDAS E/OU ANDARES-TIPO REPETIDOS. APLICA-SE UM REDUTOR "Re" AOS PERCENTUAIS FIXADOS NA "TABELA DE PERCENTUAIS BÁSICOS“(PERCENTUAL A SER APLICADO SOBRE O CUSTO DA CONSTRUÇÃO). Re = Sp Sc Re = Snr + Sr Sc OU SENDO Sp – ÁREA DE PROJETO Snr – ÁREA DE PROJETO NÃO REPETIDAS Sr – ÁREA DE PROJETO REPETIDAS Sc – ÁREA DE CONSTRUÇÃO

EXERCÍCIO Nº 09 QUAL O PERCENTUAL DE CUSTO (Pc) A SER APLICADO SOBRE O CUSTO DE UM CONJUNTO HABITACIONAL PARA ESTABELECER A REMUNERAÇÃO DO PROFISSIONAL QUE ELABORARÁ O PROJETO ARQUITETÔNICO. O CONJUNTO É COMPOSTO POR 4 BLOCOS DE APARTAMENTOS, CONTENDO CADA UM: 1 PAVIMENTO DE ACESSO COM 400 m²; 1 PAVIMENTO DE GARAGEM COM 400 m²; 1 PAVIMENTO DE USO COMUM COM 300 m²; 12 PAVIMENTOS-TIPOS COM 300 m² CADA; 1 PAVIMENTO DE COBERTURA COM 100 m². A) CÁLCULO DA ÁREA DE CONSTRUÇÃO - Sc Sc = 4 x (400 + 400 + 300 + 12 x 300 + 100) = 19.200 m²

EXERCÍCIO Nº 09 B) CÁLCULO DO ÍNDICE DA TABELA BÁSICA – I (NÃO EXISTE NA TABELA) DE ACORDO COM O TIPO DE CONSTRUÇÃO A MESMA SE ENQUADRA NA CATEGORIA II: 16.000 m² - 3,6% 32.000 m² - 3,0% 19.200 m² - I % I = (I1 - I2) x (A - A1) A2 – A1 I1 - I = (3,6 – 3,0) x (19.200 – 16.000) 32.000 – 16.000 3,6 - I = 3,48

EXERCÍCIO Nº 09 C) CÁLCULO DA ÁREA DO PROJETO POR BLOCOS BLOCO 1: ÁREAS NÃO REPETIDAS – Snr Snr = 400 + 400 + 300 + 300 + 100 = 1.500 m² ÁREA REPETIDA - Sr Sr = 11 x 300 = 3.300 m² ( 11 repetições ) r = 70% (tabela de redutor) ÁREA DE PROJETO (BLOCO 1) - Sp1 Sp1 = Snr + Sr Sp1 = 1.500 + 0,70 x 3.300 = 4.950 m²

EXERCÍCIO Nº 09 BLOCOS 2, 3 E 4: ÁREA DE PROJETO (BLOCO 1) - Sp1 Sp1 = Snr + Sr Sp1 = 1.500 + 0,70 x 3.300 = 4.950 m² 3 REPETIÇÕES: r = 88% Sp2 = 0,88 x 3 x 4.950 = 13.068 m² C) CÁLCULO DA ÁREA TOTAL DO PROJETO Sp = Sp1 + Sp2 Sp = 4.950 + 13.068 = 18.018 m²

EXERCÍCIO Nº 09 D) CÁLCULO DO REDUTOR A SER APLICADO NO ÍNDICE DA TABELA BÁSICA Re = Sp Sc Re = 18.080 19.200 Re = 0,94 E) CÁLCULO DO PERCENTUAL SOBRE O CUSTO (Pc) A SER APLICADO PARA EFEITO DE REMUNERAÇÃO Pc = I x Re Pc = 3,48 x 0,94 Pc = 3,27%

ORÇAMENTO IV - LEVANTAMENTO DE CUSTOS DE PROJETOS B – DEMAIS PROJETOS ATÉ QUE SE ELABORE ROTEIROS E TABELAS ESPECÍFICAS RECOMENDA-SE QUE OS SERVIÇOS DISCRIMINADOS ABAIXO SEJAM COBRADOS COMO SE SEGUE: MULTIPLICADORES SOBRE O VALOR DO PROJETO DE ARQUITETURA: LEVANTAMENTOS ARQUITETÔNICOS: 0,05 A 0,15 ESTUDOS DE VIABILIDADE (TÉCNICA E LEGAL) ARQUITETÔNICA: 0,025 A 0,075 PROJETOS DE ACRÉSCIMO À EDIFICAÇÃO EXISTENTES: 1,05 A 1,25.

ORÇAMENTO B – DEMAIS PROJETOS PROJETOS DE REFORMA E/OU REVITALIZAÇÃO DE EDIFICAÇÕES EXISTENTES: 1,20 A 1,40. PROJETOS DE RESTAURO DE EDIFICAÇÕES EXISTENTES: 1,50 A 2,00. PROJETOS DE LEGALIZAÇÃO DE OBRAS EXECUTADAS (INCLUÍDO O LEVANTAMENTO ARQUITETÔNICO): 0,05 A 0,15. PROJETOS COMPLEMENTARES DE ESTRUTURA: 0,20 A 0,60. PROJETOS COMPLEMENTARES DE INSTALAÇÕES HIDRO-SANITÁRIAS (ÁGUA QUENTE E FRIA, ESGOTO E ÁGUAS PLUVIAIS) E DE GÁS: 0,10A 0,30. PROJETOS COMPLEMENTARES DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS E TELEFÔNICAS: 0,10 A 0,35.

ORÇAMENTO B – DEMAIS PROJETOS PROJETOS COMPLEMENTARES DE AR CONDICIONADO, VENTILAÇÃO E EXECUÇÃO MECÂNICA: 0,05 A 0,35. PROJETOS COMPLEMENTARES DE PAISAGISMO: 5,05 A 0,15. PROJETOS COMPLEMENTARES DE TERRAPLENAGEM: 0,01 A 0,10 PROJETOS COMPLEMENTARES DE ARQUITETURA DE INTERIORES, DECORAÇÃO E MOBILIÁRIO: 0,50 A 1,50. PROJETOS COMPLEMENTARES DE COMUNICAÇÃO VISUAL: 0,05 A 0,10.

ELABORAÇÃO DE ORÇAMENTO PARA OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA PLANILHA ORÇAMENTÁRIA OBRA : NONONONO LOCAL : NONONONO PREÇO (R$) CÓDIGO DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS UNID QUANT (A) UNITÁRIO (B) PARCIAL (A) x (B) SUBTOTAL SERVIÇOS PRELIMINARES 2.400,00 01.01 Limpeza do terreno m 2 200,00 1,50 300,00 01.02 Barracão ud 2.100,00 MOVIMENTO DE TERRA 1.600,00 02.01 Regularização mecânica 3 500,00 2,20 1.100,00 02.02 Aterro compactado mecanicamente 100,00 5,00 PREÇO GLOBAL (R$) 4.000,00