Procedimentos sobre o Meio Ambiente da USAID [DATE][SPEAKERS NAMES]

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pratica com a Categorização & iniciando o Manual de Treino em Procedimentos Ambientais (EPTM) [K. VAZ] 3ça Feira ENCAP EA-ESD Training Course: USAID sub-project.
Advertisements

Instrumentos Económicos e Financeiros
Uso de indicadores para medir o progresso e o desempenho
Planificação da bacia hidrográfica para recursos hídricos
Controlo da poluição de água
Gerenciamento de Projetos
José Augusto A. K. Pinto de Abreu Guia de Boas Práticas da Regulamentação proposta de temas e processo de desenvolvimento.
CRITÉRIOS DE QUALIFICAÇÃO PARA AUDITORES AMBIENTAIS
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
Flávia Tavares Silva Elias
Como ir Além da Avaliação Preliminar
Elaboração de uma Avaliação Preliminar (O exemplo de Revisão do Relatório do Ambiente) NOMES DOS ORADORES] [DATA]
O que é o SIMPLEX? Grande objectivo: tornar a Administração mais transparente e facilitar o acesso dos cidadãos e empresas aos serviços públicos 4 vertentes:
Gerência de Projetos Wesley Peron Seno Introdução
GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO
Aula 10 –Avaliação de Impactos Ambientais (AIA)
Gerenciamento de Riscos
VERIFICAÇÃO Estabelecer procedimentos de comprovação para confirmar que um sistema ou programa funciona eficazmente.
Aspectos Avançados em Engenharia de Software Aula 3 Fernanda Campos
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social
Boas Práticas Clínicas: Protocolo Clínico
Boas Práticas Clínicas Monitoramento do Estudo
GESTÃO DE PROJETOS Aula 7 1.
Objectivos Definir o perfil ideal do Chefe de Equipa
GERENCIAMENTO DE AQUISIÇÕES PMBOK
Termo de abertura Termo de abertura – Project charter
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
AUDITORIA AMBIENTAL Prof. IDALVO ALEXANDRE.
A REALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Departamento do Ensino Secundário
Projeto: Capacitação em GP
Informações e dicas importantes para implantação do SGA – Sistema de Gestão Ambiental em uma empresa Prof. Ronaldo.
Painel 2: Sistema de Coleta de Dados Criminais em tráfico de pessoas Iniciativas implementadas pelo ICMPD sobre coleta de dados Enrico Ragaglia, Project.
Metolodogia de Desenvolvimento de Data Warehouse
Ana Benavente © - Maputo 2006 Mudanças, visão i diálogo político.
A DIA e o RECAPE Júlio de Jesus, engº amb.
MÓDULO 10 Planeamento Anual e Estratégico
Câmara Setorial de Medicamentos 24/05/2007 Contribuições da Abrasco, Fiocruz, Fenafar, Sobravime.
Painel III Planos de Gestão do Risco Perspectivas e Expectativas
Gerenciamento de Integração.
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Ciclo da perícia.
Monitorando os Controles Internos Johann Rieser Auditor Sênior, Ministério das Finanças, Viena.
Introdução a Avaliação de Risco de Comunidade (CRA)
A planificação e actividade planificadora
Agenda GERÊNCIA DE PROJETOS PMI – Project Management Institute
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Vulnerabilidade na Saúde Pública
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Organização de parcerias Uma política de coesão mais descentralizada No interior dos Estados-Membros:
Livro 4 Avaliação de Desenvolvimento Sustentável: Princípios na Prática.
Problema 1 / Grupo 01 Espécies Ameaçadas. Que problema ambiental é foco deste trabalho? Qual foi a estratégia do trabalho para contribuir com sua solução?
Matemática Aplicada às Ciências Sociais
Metodologia Unidade 1 : Ética nos negócios Unidade 2: Fontes de Informação Unidade 3: Da questão ao questionário Unidade 4: O tratamento da informação.
1de12 Inserção do Laboratório no(s) Sistema(s) de Qualidade da Empresa 4 de Dezembro de 2006.
(Notas João Filipe Matos, 2004)
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
Estrutura de Gerenciamento de projetos
Aula 02 de Eng. de Requisitos
DIRETRIZES PARA O DESENVOLVIMENTO DE MANUAIS DA QUALIDADE
PROJETO SPICE ISO Integrantes: Erickson Balzaneli
4 de Julho 2006 Características Comuns a todas as Auditorias Independentemente do tipo de auditoria e da entidade que as promove estas são actividades.
4.4 Implementação e Operação
Engenharia de Produtos
Proposta Técnica Elaboração de Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Plano Diretor de Drenagem Urbana Brasília – DF Maio de 2016.
1 Formação Pedagógica Inicial de Formadores/as Módulo Acompanhamento e Avaliação da Formação Módulo Julho 2011.
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL MÓDULO 4 Norma EN ISO 14001:2004 Maria Gabriela Almeida Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa.
ProSAVANA estágio actual e perspectivas
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 2 Critérios da Auditoria Tema 4 – Requisito 4.4 Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa.
Transcrição da apresentação:

Procedimentos sobre o Meio Ambiente da USAID [DATE][SPEAKERS NAMES]

Básico & Aplicacação  Revisão dos procedimentos da USAID:  Implementar o processo geral da EIA em termos específicos  Estão definidos pelo “Regulamento 216” (22 CFR 216)  Lei da ajuda externa & outros regulamentos & leis também contribuem para os requisitos  Os procedimentos (Reg. 216) aplicam-se para:  Todos os programas e actividades da USAID, (incluíndo assistência para não projectos.)  Emendas a substantivos ou para as actividades em curso Os procedimentos ambientais da USAID são um REGULAMENTO FEDERALN, não apenas política da agência. O cumprimento é obrigatório. ! O Requesitos de implementação estão estabelecidos na ADS da USAID

Origens de Procedimentos e Calendário Projecto Lei da Política Nacional do Meio Ambiente dos EUA (NEPA) torna-se lei em 1 Jan. (Primeiro requesito nacional da EIA em qualquer país.) Exec. Order demanda todas as agências dos EUA para considerar impactos ambientais das acções no exterior CFR 216 revisto e finalizado Uma geração de implementação. Actuais desafios: Satisfazer o país hospedeiro nos procedimentos ambientais sem esforço de duplicação. Implementar efcetivamente os procedimentos ao nível da SO Integraar na contração, a gestão de projectot ONG dos EUA processam a USAID em relação ao uso negligente de pesticida USAID desenvolve procedimentos para a revisão ambiental para todas as actividades Post-1980

Propósito dos Procedimentos Os procedimentos possuem 2 principais objectivos:  Usar a EIA para alcançar desenho ambientalmente saudável  Cumprir com a obrigação legal da USAID para implementar a NEPA Os procedimentos também apoiam a transparência e responsabilização, para a USAID e seus parceiros.

Revisão: O Processo EIA Compreender as actividades propostas Avaliar Conduzir avaliação das necessidades preliminares (caso seja necessário) âmbito Avaliar a situação da linha de base Identifar & escolher alternativas Identificar e caracteerizar potenciais impactos da actividades proposta e cada alternativa Fazer mitigação e monitoria Comunicação documentação Fase I: Exigências iniciais Fase II: Pelo EIA (Se for necessário)

Revisão da Fase 1: Exigências Iniciais Avaliar a actividade Baseando-se na natureza da actividade que nível de revisão ambiental é indicado? Fazer levantament o preliminar das necessidade s Um estudo rápido simplifiicado EIA usando instrumentos simples (e.g. a USAID IEE) ACTIVIDADE É DE RISCO MODERADA OU DESCONHECID O POSSÍVEL IMPACTOS SIGNIFICATIVOS ADVERSOS MUITO PROVÁVEL IMPACTOS ADVERSOS SIGNIFICATIVOS ACTIVIDADE DE BAIXO RISCO (Baseado na sua sua natureza,improvável de ter impactos significnivos t adversoss) ACTIVIDADE ALTO RISCO (Baseaando se na sua naturezare,provável ter impactos adversos significativos) Fase II Fase I Compreender as actividades propostas Porque é a actividade está a ser proposta? O que está a ser proposto? Comec e um estudo complet o EIA Para o process o EIA

Onde o processo Reg. 216 inicia?  O processo de observância de acordo com Reg. 216 inicia-se da mesma maneira como QUALQUER EIA processo Compreender a actividade proposta Porque a actividade está a ser proposta? Porque está a ser proposta? Avalia actividade Baseando-se na natureza da actividade que nível de revisão ambiental é indicado? 1 2

Avaliação de acordo com Reg A actividade é uma EMERGÊNCIA? NÃO 2. A actividade é de muito baixo risco? 3. A actividades é de ALTO RISCO? Prepara Exame Ambiental Inicial (IEE) NÃO SIM YES iniciar Resultados da avaliação& seu significado “ISENÇÃO” Nenhuma revisão ambiental requerida, mas antecipa-se actos de impactos “CATEGORIA DE EXCLUSÃO” Na maioria dos casos, não é necesssário fazer mais revisão ambiental. ATENÇÃO: Provavelmente deves fazer um levantamento das necessidades completo (EA) ou rever a actividade (ou ainda está claro) Prepara Levantamento das necessidades ambientais( estudo completo da EIA) Permitido eplo Reg. 216 Mas não recomendeado recomendado

Categorias de Avaliação: Isenções 1. A actividade é de uma EMERGÊNCIA? SIM Iniciar PARA RESPONDER “SIM” A ESTA QUESTÃO, A ACTIVIDADE DEVE ESTAR DE ACORDO COM A DEFINIÇÃO DE “ISENÇÃO” NO REG 216 !

Categorias de Avaliação da USAID: Isenções “Isento” muita das vezes actividades têm impactos adversos significativos. Nas prácticas exigem mitigação desses impactos, onde for possível. ! 1.Ajuda a desastre internacional 2.Outras situações de emergência exige Administrador (A/AID) ou Assistente do Administrador (AA/AID) aprovação formal 3.Circunstâncias com “sensibilidades de política externa sensíveis” Exige A/AID ou aprovação formal AA/AID De acordo com o Reg 216, ISENÇÕES são APENAS...

Cetegorias de Levantamento da USAID: Categorias de Exclusão 1. A actividade é uma EMERGÊNCIA? NÃO 2. A actividade é de RISCO MUITO BAIXO? SIM começar PARA RESPONDER “SIM” A ESTA QUESTÃO, A ACTIVIDADE DEVE ESTAR DE ACORDO COM A DEFINIÇÃO DA “CATEGORIA DE EXCLUSIÃO” EM REG. 216 !

Categorias de Avaliação da USAID: Categorias de Exclusão 1.Educação, assistência técnica, formação 2.Documentos ou transferência de informação 3.Análises, estudos academicos ou pesquisa, workshops e encontros 4.Apoio às instituições intermediárias de crédito onde a USAID não faz revisão de empréstimos 5.Nutritição, saúde, actividades de planificação flamiliar excepto onde é gerado desperdício infecioso hospital De acordo com Reg. 216, APENAS um conjunto espeífico de actividades podem receber categorias de exclusão... Não são possíveis categorias de exclusão quando uma actividade envolve pesticidas ! E certas outras situações onde a USAID não tem o conhecimento directo ou controlo Nota: veja 22 CFR 216.2(c)(2) para uma lista completa

Categorias de Avaliação da USAID: É Tipicamente exigida 1. A actividade é uma EMERGÊNCIA? NÃO 2. A actividade é de MUITO GRANDE RISCO? 3. A actividades é de GRANDE RISCO? NÃO SIM começar PARA RESPONDER “SIM” A ESTA QUESTÃO, A ACTIVIDADE NORMALMENTE SERÁ “ACTIVIDADE ONDE EA É NORMALMENTE EXIGIDO” NO REG. 216 !

USAID Screening Categories: EA Typically Required Construção das estradas de acesso ou melhoria Irrigação, gestão de água, ou projectos de drenagem Nivelamento da terra para agricultura Desenvolvimento de novas terras; Programas do desenvolvimento de bacias do rio Mecanização agrícola de grande escala Reassentamento Planos de poder (Powerplants) & planos Industriais Água de esgotos & drenagem, “com excepção de pequena escala” De acordo com o Reg. 216, as seguintes actividades GERALMENTE exigem um levantamento completo das necessidades ambientais E... Reg. 216 não especifíca escalas para estas actividades. !

Categorias de Avaliação da USAID: EA Tipicamente exigida 1.Actividades envolvendo procuremento ou uso de equipamento de madereiro. 2.Actividades com o potencial de degradar significativamente parques nacionais ou áreas similares protegidas ou introduzir plantas exôticas ou animais em tais áreas. Secções 118 & 119 da Lei de Ajuda Externa exige um EA para... Reg. 216 permite para você proceder directamente um Levantamento das Necessidades Ambientais para essas actividades. Contudo, recomendamos primeiro fazer um levantamento preliminar (IEE). ! E..

Revisão: Avaliação de acordo com Reg A actividade é uma EMERGÊNCIA? NÃO 2. A actividade é de MUITO BAIXO RISCO? 3. A actividades é de ALTO RISCO? Prepara Exame Inicial Ambiental (IEE) NÃO SIM YES começar Resultados de avaliação & seus significados “ISENÇÂO” Não é exigida nenhuma revisão ambiental, mas impactos adversos antecipados devem ser mitigados “CATEGORIA DE EXCLUSÃO” Na maioria dos casos, não é necessário mais revisão ambiental. ATENÇÂO: Provavelmente deve fazer um Levantamento das necessidades ambientais completo (EA) ou rever actividade (ou não está ainda claro) Prepara Levantamento das Necessidades Ambiental (estudo completo EIA) Permitido eplo Reg. 216 Mas não recomendado recomendado

Que documentação é exigida?  O resultado do seu processo de avaliação determina a documentação que deve submeter: Resultados globais de avaliação Exigida documentação ambiental Todas as ctividades são isentas Nenhuma* Todas as actividades são categoricamente excluídas Exige-se exclusão de categoria* Todas as actividades exigem um IEE IEE cobre todas as actividades* Algumas actividades estão categoricamente excluídas, algumas exigem um IEE Um IEE que*:  Cobre actividades para as quais é necessário um IEE E AND  Justifica a categorias de exclusão *mais uma Facesheet (declaração) de cumprimento

Documentos de Reg. 216 básicos de comprimento Exame Inicial Ambiental 1. Objectivos e propósito do projecto, lista de actividades 2. Informação de linha de base 3. Avaliação dos impactos ambientais potenciais 4. Resultados recomendados, mitigação & monitoria Pedido de Categoria de Exclusão 1.Obejctivos e propósito do projecto: lista de actividades 2.Justificação para a Categoria de Exclusão (deve citar uma secção apropriada de Reg. 216.) A IEE é um levantamento das necessidades preliminar da USAID A exigência de Categoria de Exclusão é um documento simples usado quando TODAS as actividades são de “baixo risco” Um impresso “declaração” “facesheet” acompanha por IEE & o Pedido CatEx 1 2 3

Um IEE provavelmente o resultado do processo de avaliação...  Para um programa de actividades de pequena escala, o resultado mais provável do processo de avaliação é de que você necessita preparar um IEE. O que é o levantamento preliminar das necessidades da USAID Qual é o proósito do levantamento preliminar das necessidades? ?

Revisão: Propósito do Levantamento Preliminar das Necessidades Avaliar a actividade Baseando-se na natureza da actividade que nível de revisão ambiental está indicado? Conduzir um Levantamento das necessidades Preliminares O estudo rápido simplificado do EIA usando instrumentos simples (e.g. IEE da USAID) A ACTIVDADE É DE RISCO MODERADO OU DESCONHECID O POSSÍVEL IMPACTOS SIGNIFICATIVOS ADVERSOS MUITO PROVÁVELMENTE IMPACTOS SIGNIFICATIVOS ADVERSOS Actividade É DE BAIXO RISCO (Baseando-se sua natureza, muito improvável ter impactos significativos adversos) A ACTIVIDADEE É DE ALTO RISCO (Baseando- se na sua natureza, provável de ter impactos significativos adversos Fase II Fase I Compreender a actividade proposta Porque é que a actividades está a ser proposta? Porque está a ser proposta? COMEÇA ESTUDO EIA COMPLET O PÁRA o processo EIA

Propósito da IEE Providenciar documentação e análise que: Permite a preparação para determinar se há ou não prováveis impactos adversos significativos Permitir ao revisor para acordar ou descordar com as determinações de quêm preparou Estabelecer impactos adversos de monitoria ou mitigaçaõ À semelhança de qualquer levantamento preliminar das necessidades o propósito de IEE é para... Que determinações resultam de um IEE?

RecomendaçõesTerminologia Reg. 216 Implicações (Se a IEE é aprovado) Não hão há impactos adversos ambientais significativos DETERMINAÇÃO NEGATIVA Actividade passa a revisão ambiental Com mitigação e monitoria especificado, nenhuns impactos ambientais significativos DETERMINAÇÃO NEGATIVA SEM CONDIÇÕES A actividade passa a revisão ambiental na condição de que seja implementado uma mitigação e monitoria especificada São possível impactos ambientais adversos significativos DETERMINAÇÃO POSITIVA Faça um desenho de novo completo do EA Não há informação suficiente para avaliar impactos ADIÁVEL Não pode implementar a actividade até que seja finalizada  Para cada actividade respondida, o IEE faz uma das 4 recomendações referente a seus possíveis impactos: Determinações recomendadas na IEE

Nota: Se a “determinação negativa com condições” é aprovada, estas condições tornarm-se partes EXIGIDAS da monitoria & implementação do projecto !

Submissão & Exigências de Aprovação Faça consulta com MEO/BEO/ REO sobre as questões difíceis ANTES da submissão. Providencie informação adequada para cada actividade para o revisor a fim de avaliar a sua conclusão. Recomenda determinações apropriadas. SEJA PROACTIVE—Inclua planos de monitoria e mitigação. Como evitar rejecção ou atraso das actividades com bases ambientais...  Tanto as IEE e as Exclusões categóricas devem ser aprovadas ao nível da Missão & pelo Oficial do Bureau do Meio Ambiente (BEO; USAID/Washington)  Aprovação é automática  Muita das vezes é necessário o diálogo para trás –e—para-frente Existe exclusões catéoricas À DISCRIÇÃO DO BEO Nota: !

Aplicando Reg. 216 ao nível da SO  Reg. 216 foi escrito com a ideia de que poderia ser aplicado no projecto ou ao nível da actividade de uma forma crescente, os IEE são escritos ao nível do SO  Para criar um volume de trabalho mais maljável dos MEO, BEO  Para tentar garantir que questões ambientais são consideradas no início do programa de desenho  O successo dos níveis de SO-level IEE depende da:  Mitigação e monitoria bem sucedida transferidos para os projectos (e.g., escrito em SOW do parceiro)  Implementação efectiva da revisão do sub-projecto onde for necessário

A mensagem final Os procedimentos ambientais da USAID não são exercícios em trabalhao burrocrático. Eles devem resultar num desenho ambiental saudável. No mínimo, isto exige cumprimento. (Especialmente implementação de todas as condições.) ! usa o processo Reg 216 para proactivamente resolevr questões ambientais & construir capacidade para desenho ambientalmente saudável. PARA ALÊM DO MÌNIMO!