ENGENHARIA ECONÔMICA E FINANÇAS Metodologia do Selo UNICEF

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MÓDULO 5 - A ADMINISTRAÇÃO DE CAIXA
Advertisements

Administração Financeira – I
O que é gestão financeira
Administração Financeira. INTRODUÇÃOINTRODUÇÃO Finanças aplicação de princípios econômicos e financeiros objetivando a maximização da riqueza da empresa.
25 - Sistemas Financeiros
MÓDULO 1 A FUNÇÃO FINANCEIRA NA EMPRESA
Contabilidade, Estratégia Financeira e de Capital de Giro
Fundamentos de Economia
Administração Financeira ANÁLISE FUNDAMENTALISTA Aula 10 Prof. Reinaldo Coelho.
INDICADORES ECONÔMICOS - FINANCEIROS
INDICADORES ECONÔMICOS - FINANCEIROS
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E ORGANIZACIONAIS
CUSTO DE CAPITAL E DECISÕES DE INVESTIMENTO DE LONGO PRAZO
CUSTO DO CAPITAL PRÓPRIO
Universidade Federal Fluminense
Contabilidade A profissão contábil vem se transformando ao longo do tempo e estas transformações têm acompanhado basicamente as mudanças da economia global,
OBJETIVOS E CRITÉRIOS DA ANÁLISE DE BALANÇOS
Copyright © 2004 South-Western 27 As Ferramentas Básicas das Finanças.
Departamento Jurídico-Financeiro
FTAD - Formação técnica em Administração de Empresas Módulo de Contabilidade e Finanças Prof. Moab Aurélio.
ANÁLISE DE BALANÇOS ANÁLISE
Analise da empresa com índices financeiros e econômicos
FUNÇÃO FINANCEIRA.
Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Bacharelado em Administração
Macroeconomia do Desenvolvimento
Fontes de Financiamento
ADMINISTRÇÃO FINANCEIRA
LABORATÓRIO DE SIMULADORES DE ADMINISTRAÇÃO E GERÊNCIA Apresentação SIMDEF Simulação de Gerência De Finanças Marketing B2B Mkt & Logística.
Alavancagem Financeira Retorno sobre Investimento
Distribuição aos Acionistas. Os lucros gerados podem ser reinvestidos em ativos operacionais, utilizados para aquisição de valores mobiliários ou cancelamento.
PRINCÍPIOS DE INVESTIMENTOS
Princípios Básicos de Finanças
Introdução à Macroeconomia
Poupança, Investimento e Sistema Financeiro
Unidade I – Introdução e conceitos básicos para análise financeira
AVALIAÇÃO DAS AÇÕES De acordo com os conceitos vistos anteriormente (Assaf Neto, Mercado Financeiro), podem ser definidos os seguintes valores para as.
Análise do fluxo de caixa da empresa
OBJETIVO DA ANÁLISE A análise econômico-financeira tem por objetivo extrair informações das demonstrações financeiras e dos demais relatórios dos últimos.
Administração financeira
ENGENHARIA ECONÔMICA E SISTEMA DE CUSTOS
Profa. Nilcéia Cristina dos Santos
Procedimentos de Análise Financeira, Econômica e Patrimonial.
Capítulo 5Slide 1 Introdução Fazer escolhas na ausência de incerteza não envolve grandes dificuldades. Como devemos escolher quando certas variáveis, como.
Mercado do Títulos Público
ANÁLISE CONTÁBIL-FINANCEIRA
FORMAS DE INVESTIMENTO
TÓPICOS ESPECIAIS DE FINANÇAS
Mercado de Capitais.
RESUMO: PRINCIPIOS DE INVESTIMENTOS
Administração Financeira Prof. Ms. Nilo Valter Karnopp
 Ching sintetiza o interessa de cada um dos usuários das demonstrações financeiras na seguinte tabela: UsuárioQuestões ProprietáriosRentabilidade,
Análise das Demonstrações Contábeis
Risco / Incerteza Liquidez / Solvência Alavancagem
Administração Financeira
Política Financeira da Organização.
Ariela Diniz.  A relação entre as taxas de juros sobre títulos de dívida com o mesmo vencimento pode ser explicada por 3 fatores: ◦ O risco de default;
Quais são as Origens (Fontes) dos Financiamentos (Recursos) ?
CUSTO DE CAPITAL Conceito: é o retorno mínimo exigido de um novo investimento; é a taxa de retorno que uma empresa deve pagar aos investidores a fim de.
Revisão presencial administração financeira de curto prazo.
Análise dos índices As demonstrações financeiras disponibilizadas por uma sociedade anônima informam tanto a posição da sociedade em determinado momento.
Acadêmicos: Beatriz Pereira dos Santos Juliana Martins Clóvis
Risco do negócio O risco do negócio é um risco no sentido de que consiste numa função da incerteza inerente às projeções de retorno sobre o patrimônio.
Administração Financeira e Orçamentária I
Decisão de Investimento
COMO ABRIR SEU PRÓPRIO NEGÓCIO Vontade e uma boa ideia não bastam, é preciso planejamento adequado.
Bancos Comerciais ► Têm como principal característica a criação de moeda, através da captação de recursos em depósitos à vista que são repassados na forma.
Índices de liquidez Liquidez imediata (LI)= Disponível
Estrutura de Capital.
Transcrição da apresentação:

ENGENHARIA ECONÔMICA E FINANÇAS Metodologia do Selo UNICEF Município Aprovado 2009-2012 O que São Finanças Objetivo da Empresa Profº Jacques Douglas Aranha

Engenharia Econômica e Finanças Conceito O termo finança provém do francês finance e refere-se ao compromisso que assume um sujeito para responder à sua obrigação para com outra pessoa. O conceito também se refere às posses, aos bens e aos cofres do Estado (tesouro nacional).

Engenharia Econômica e Finanças Na linguagem do dia-a-dia, conhece-se: Finanças o estudo da circulação do dinheiro entre os particulares, as empresas ou os vários Estados. As finanças surgem com um ramo da economia que se dedica a avaliar como são obtidos e geridos os fundos. Noutros termos, as finanças tratam da gestão do dinheiro.

Engenharia Econômica e Finanças Tipos de Finanças: Finanças Pessoais Finanças Corporativas Finanças Publicas Finanças Comportamentais Finanças Estruturadas

Engenharia Econômica e Finanças Finanças Pessoais Refere-se, em linhas gerais, ao Dinheiro. De que precisa uma família ou um lar para a sua subsistência. As pessoas devem analisar como obter esse dinheiro e como salvaguardá-lo em situações imprevistas (como, por exemplo, em caso de despedimento laboral e de desemprego). Outras aplicações das finanças pessoais são possíveis em termos de capacidade de poupança, despesas e investimentos.

Engenharia Econômica e Finanças Investimento Pessoal Um bom investimento é aquele que protege o capital investido e entrega um retorno adequado, (Benjamin Graham) evita que se faça bobagens como pagar caro demais por um investimento cujo retorno será mínimo.

Engenharia Econômica e Finanças Finanças Corporativas Dizem respeito às formas que têm as empresas para criar valor através do uso de recursos financeiros. Investimento, financiamento, benefícios e dividendos são alguns dos conceitos vinculados a esta área.

Engenharia Econômica e Finanças Finanças Publicas Estão relacionadas com a política fiscal de um Estado. O governo obtém fundos através da cobrança de impostos, sendo esse dinheiro reinvestido na sociedade através das despesas públicas (com a construção de hospitais e escolas, cuidados de higiene, saúde, etc.).

Engenharia Econômica e Finanças Finanças Comportamentais (Behavioral finance) È um campo relativamente novo, que procura combinar análise do comportamento humano e teorias psicológicas com teorias econômicas convencionais para explicar melhor por que as pessoas muitas vezes tomam decisões financeiras de forma irracional.

Engenharia Econômica e Finanças Exemplo como explicar que o Índice Bovespa possa cair mais de 5% em um dia para recuperar tudo no dia seguinte?

Engenharia Econômica e Finanças Finanças Comportamentais (Behavioral finance) Podem ser resumidas na Hipótese dos Mercados Eficientes (HME). A HME fundamenta-se em duas construções: a teoria da utilidade esperada e as expectativas racionais.

Engenharia Econômica e Finanças Teoria da utilidade esperada Expectativa racionais Afirmam que os indivíduos são perfeitamente racionais, conhecem e ordenam de forma lógica suas preferências, buscam maximizar a “utilidade” (ou seja, o benefício próprio) de suas escolhas e conseguem atribuir com precisão probabilidades aos eventos futuros quando submetidos a escolhas que envolvam incertezas.

Engenharia Econômica e Finanças Como você pode ver, o ser humano é muito menos racional do que nos fazem crer as teorias tradicionais de finanças. E isso traz algumas implicações para o mundo dos investimentos que iremos abordar a seguir.

Engenharia Econômica e Finanças Finanças Estruturadas São aquelas que buscam financiamento ou mitigação de risco para uma determinada atividade econômica de forma diferente das convencionais, tais como empréstimos, swap ou a emissão ações ou debêntures. Debêntures: Representam dividas de uma empresa Um título de divida, de médio e longo prazo Significa dever ou aquilo que deve ser pago.

Engenharia Econômica e Finanças Exemplo O modelo de Securitização

Engenharia Econômica e Finanças O que é Securitização? A securitização é o processo realizado por Companhias Securitizadoras que adquirem recebíveis com garantia imobiliária e os utilizam para lastrear a emissão de títulos imobiliários (Certificados de Recebíveis Imobiliários - CRI) que podem ser negociados nos mercados financeiros e de capitais. O processo permite aos detentores dos Recebíveis Imobiliários o acesso a recursos para recompor seu capital de giro e desenvolver novos empreendimentos sem a necessidade de aumentar seus endividamento junto ao mercado.

Engenharia Econômica e Finanças Securitização? Certificados de Recebíveis Imobiliários - CRI São títulos de renda fixa de longo prazo emitidos exclusivamente por companhia Securitizadoras, com lastro em recebíveis imobiliários que pagam juros ao investidor. Introduzidos no Brasil por meio da Lei 9.514/97 e considerados valores mobiliários pela Resolução CMN N° 2.517, de 29/06/1998,

Engenharia Econômica e Finanças A importância das finanças nas empresas Sem controle eficiente; Sem tomadas de decisões; Sem Projeção financeira.

Engenharia Econômica e Finanças Produto de Qualidade Bom preço e prazo de entrega

Engenharia Econômica e Finanças PERDE COMPETITIVIDADE !!!

Engenharia Econômica e Finanças Abertura de espaço para a Concorrência

Engenharia Econômica e Finanças O estudo de Finanças? compreende o registro e análise da vida econômica das organizações, metas a serem atingidas em determinado prazo, gerência das fontes de renda e dos investimentos destinados a gerar recursos que a sustentem. Prática? Gestor poderá avaliar a situação da empresa, não só econômica, mas também se a empresa está vendendo bem, como anda o grau de inadimplência, poderá economizar em seus processos e atividades.

Engenharia Econômica e Finanças Observação Importante aplicar finanças nas empresas, de modo que elas realmente interfiram na composição de lucros, analisando suas obrigações a curto e longo prazo, seus investimentos, seus custos e despesas, transformando isso em uma rotina diária, observando através de suas demonstrações como e quando investir, bem como, analisar o que a economia fala, mostrando o mercado, suas variações e o que ela demanda para futuros investimentos.

Engenharia Econômica e Finanças Objetivos da Empresa São atingir e manter altos níveis de qualidade dos serviços prestados e exceder as expectativas dos clientes.

Engenharia Econômica e Finanças Atingir os objetivos da Empresa? Empresa dar atenção imediata aos clientes, compreender suas necessidades, buscar soluções, e promover a melhora contínua dos processos e sistemas que garantam a identificação de problemas e ofereçam soluções antes que problemas ocorram.

Engenharia Econômica e Finanças Objetivos da Empresa de Finanças? É melhorar os resultados apresentados pela empresa e aumentar o valor do patrimônio por meio da geração do lucro líquido proveniente das atividades operacionais.  

Engenharia Econômica e Finanças Gestão de Finanças? É um conjunto de atividades administrativas que envolvem as bases da administração, planejamento, análise e controle, com o objetivo de maximizar os resultados econômicos e/ou financeiros gerados pelas operações empresariais.

Engenharia Econômica e Finanças Funções da atividades Gestão de Finanças? Operação e controle dos recursos financeiros; Determinação das necessidades dos recursos financeiros; Planejamento e inventário dos recursos disponíveis; Captação de recursos externos de forma eficiente (em relação aos custos, prazos, condições fiscais e demais condições); aplicação e equilíbrio adequados na perspectiva da eficiência e rentabilidade.

Engenharia Econômica e Finanças A gestão Financeira e seus aspectos!! Finanças Papel do gestor financeiro na organização Ferramentas utilizadas pelo gestor na tomada de decisões Análises da situação financeira da empresa Avaliação da situação financeira futura da empresa  Falhas mais comuns na gestão financeira

Engenharia Econômica e Finanças