Computação Eletrônica

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Computação Eletrônica Variáveis Inteiras

A memória A memória pode ser vista como um imenso gaveteiro Em cada gaveta, guardamos uma informação. Por exemplo, um pedaço de papel contendo um número. Ou um pedaço de papel contendo um nome.

Variáveis As gavetas em programação são chamadas de variáveis Antes de utilizarmos uma variável, devemos nomeá-la utilizando um identificador

Identificadores Sequência formada por uma única letra ou por letra seguida de letras ou dígitos Em Pascal, a formação de identificadores segue algumas restrições: Não é permitido espaço em branco ou outros caracteres como @, *, ;, /, etc. Exemplos permitidos: A, Nota, Matricula, LucroTotal Exemplos errados: 5B, X-Y, A:B, Terca-Feira, km/h

Identificadores Alguns identificadores possuem sentido prefixado. São as palavras reservadas ou palavras-chaves, ou seja, não podemos usar como identificadores

Variáveis Em Pascal, devemos nomear a gaveta através da declaração de uma variável Program Variavel; var x; begin write('Hello World'); end. Porém, este programa não compila! “Fatal: Syntax error, : expected but ; found”

Variáveis Em Pascal, devemos nomear a gaveta através da declaração de uma variável Program Variavel; var x; begin write('Hello World'); end. Porém, este programa não compila! “Fatal: Syntax error, : expected but ; found” x

Variáveis Computadores trabalham com variáveis de diferentes tipos: Em Pascal: integer, real, boolean, char e String. Vamos trabalhar apenas com inteiros (integer) por enquanto (tipicamente, entre -32769 a +32767) O programa anterior deve ser corrigido para: Program Variavel; var x: integer; begin write('Hello World'); end. x

Variáveis Monitor / Teclado Memória x program Variaveis; var x: integer; begin end.

Variáveis O programa anterior reserva uma área de memória chamada x, mas não a utiliza. Nenhum número inteiro foi gravado em x. Existem 2 modos para gravar um número em uma área de memória Atribuição Função readln

Atribuição program Variaveis; var x: Integer; begin x := 5; end. Memória Monitor / Teclado x 5 program Variaveis; var x: Integer; begin x := 5; end.

Atribuição Memória Monitor / Teclado 10 8 5 x program Variaveis; var x: Integer; begin x := 5; x := 8; x := 10; end.

Variáveis Memória Monitor / Teclado program Variaveis; var x: integer; y z w program Variaveis; var x: integer; y: integer; z, w: integer; begin end.

Atribuição Memória Monitor / Teclado 5 8 x y program Variaveis; var x: Integer; var y: Integer; begin x := 5; y := 8; end.

Atribuição Memória Monitor / Teclado 3 2 5 x y program Variaveis; var x: Integer; var y: Integer; begin x := 2; y := x+3; x := y-x; end.

Atribuição Memória Monitor / Teclado 6 2 2 6 2 x y temp program Variaveis; var x: Integer; y: Integer; temp: Integer; begin x := 2; y := 6; temp := x; x := y; y := temp; end.

readln program Variaveis; var x: Integer; begin readln(x); write(x); Monitor / Teclado Memória <enter> x 5 5 5 program Variaveis; var x: Integer; begin readln(x); write(x); end.

readln program variaveis; var x: integer; begin readln(x); x := x+x; Memória Monitor / Teclado x 7 <enter> 14 7 14  program variaveis; var x: integer; begin readln(x); x := x+x; write(x); end.

Operadores matemáticos para inteiros Além de adição (+), subtração (-) e multiplicação (*), Pascal também oferece Divisão: div 15 div 3 = 5 5 div 2 = 2 /* Lembre-se: divisão entre inteiros! */ Resto ou módulo da divisão: mod 15 mod 3 = 0 5 div 2 = 1

Um programa maior Memória program divisao; var x,y,divisao,resto: integer; begin write('Entre o numerador: '); readln(x); write('Entre o denominador: '); readln(y); divisao := x div y; resto := x mod y; write('Divisao: '); write(divisao); write('Resto: '); write(resto); end. x y divisao 13 3 4 resto 1 Monitor / Teclado Entre o numerador: 13 <ENTER> Entre o denominador: 3 <ENTER> Divisao: 4 Resto: 1

Mais sobre write e writeln program divisao2; var x,y,divisao: integer; begin write('Entre o numerador: '); readln(x); write('Entre o denominador: '); readln(y); divisao := x div y; writeln('Divisao: ',divisao); write('Resto: ',x mod y); readln; end. Programa que faz a mesma coisa que o anterior. Mas não usa tantas variáveis. writeln adiciona uma quebra de linha no final. write e writeln aceitam tanto texto entre aspas, como 'Divisao: ' quanto variáveis como divisao ou expressões matemáticas como x mod y. Eles tem que vir separados por vírgulas.

Constantes Posição de memória com valor fixado pelo programa Valor não pode ser alterado durante a execução de um programa Declaração const identificador = valor; Exemplo const quinze = 15;

Exercício Fazer um programa para: Ler, via teclado, um número inteiro. Assuma que o usuário vai digitar um número entre 100 e 999. Imprimir no monitor os dígitos deste número (1 dígito em cada linha). Exemplo. Se o usuário digitar 358, imprimir: 3 5 8

Exercício Fazer um programa para: Ler, via teclado, 3 números inteiros x, y e z. Assuma que o usuário vai digitar números entre 100 e 999. Imprimir no monitor a soma dos dígitos destes números. Exemplo. Se o usuário digitar 353, 612 e 999 para x, y e z respectivamente, o programa deve imprimir 11, 9 e 27.