Hábitos Alimentares dos estudantes do curso de Nutrição da Universidade do Sul de Santa Catarina na região da Grande Florianópolis (PUIC), Ciências da.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A PIRÂMIDE ALIMENTAR Desenvolvida pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, 1992): Trata-se de um guia para uma dieta equilibrada e alimentação.
Advertisements

Dieta Mediterrânica.
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
Hábitos de Vida e Riscos para Doenças Não Infecciosas do Curso de Ciências Biológicas da Fundação Santo André Centro Universitário Fundação Santo André.
Hábitos de Vida e Riscos para Doenças Não Infecciosas do Curso de Ciências Biológicas da Fundação Santo André Aluno:Thiago Borba de Oliveira Orientadoras:
3ª POLICLÍNICA DE NITERÓI
COMBATE A FOME 6°B.
Alimentação Alimentação saudável.
Avaliação do consumo alimentar
Alimentação e atividade física
Suplementação e Saúde Boa noite a todos!! O objetivo dessa apresentação é falar não de um produto ou de uma indicação específica de suplementação, mas.
Introdução Os hábitos alimentares, o exercício físico e o ambiente que nos rodeia são decisivos para a nossa saúde. Escolher os melhores alimentos para.
CORRELAÇÃO ENTRE O ESTADO NUTRICIONAL E OS HÁBITOS ALIMENTARES DE CRIANÇAS MATRICULADAS NO ENSINO FUNDAMENTAL DO SISTEMA DE ENSINO PÚBLICO E PRIVADO.
CURSO ALIMENTAÇÃO ADEQUADA PARA CRIANÇAS
Alimentação Saudável.
Alimentação Saudável ALIMENTAÇÃO SAÚDAVEL Programação 1. ALIMENTAÇÃO E ESTILO DE VIDA 1.1. Atividade Física: Sedentarismo X Obesidade 1.2. Risco a Saúde:
Professora Mestre Elis Fatel Material elaborado por Natália Brandão
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Formandos: Diogo Silva e Silvana Pereira
Ciência da Nutrição É o estudo do processo da nutrição, incluindo o conhecimento dos nutrientes, as quantidades necessárias ao organismo sadio e doente.
Comer bem, para viver melhor!
Unidade 3 – Planeamento Estatístico
NUTRIÇÃO NO DIABETES MELLITUS Ana Cristina Dias de Vasconcelos
Qualidade de vida X Alimentação Carolina Cazelli Alencar Nutricionista
Papel dos Guias Alimentares
Introdução Este estudo irá caracterizar a situação do esporte nas universidades brasileiras assim como a situação do esporte nas universidades norte-americanas.
Programa Gestante A gestação compreende um período especial na vida da mulher, uma vez que seu organismo passa por várias modificações a fim de permitir.
Morgana PRÁ1; Lalucha MASSUCHETI 2.
Efeitos do treinamento aeróbio nos participantes do projeto de reabilitação cardíaca e metabólica da Una da Saúde – Unisul. Luana Martins Rosa – Bolsista.
Avaliação da grade curricular das escolas de medicina do estado de Santa Catarina e a contribuição da disciplina de “Toxicologia”. PUIC Individual. Saúde.
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE MORADORES DE REGIÕES LITORÂNEAS SUL- CATARINENSES SOBRE MEIO AMBIENTE - Ciências Humanas / Psicologia Social REIS, Diego Machado.
ETAPAS DE INVESTIGAÇÃO EM SOCIOLOGIA
CARACTERIZAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE MANEJO DE SITUAÇÕES ESTRESSORAS UTILIZADAS POR JOVENS QUE SE DISTANCIAM FISICAMENTE DE SUAS FAMÍLIAS NUCLEARES PARA CURSAR.
A natureza da relação que os alunos estabelecem com os conhecimentos matemáticos escolares: Um estudo com os alunos da rede estadual de ensino. Ciências.
ESTUDO DA PREVALÊNCIA DE QUADRO ÁLGICO OSTEOMUSCULAR EM PROFESSORES DE UMA ESCOLA DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS/SC - LEVANTAMENTO.
Avaliação do uso de medicamentos psicoativos em usuários do Sistema Único de Saúde de Tubarão, PUIC, Grande área: Ciências Saúde Área de conhecimento:
Ciências Médicas e da Saúde.
Prof. Ricardo Villarroel Dávalos –
Caso clínico Acadêmicas: Bruna Severo –
Ementa da cantina do IVS
DIAGNÓSTICO DESENVOLVIDO POR ESTUDANTES DO CURSO DE NUTRIÇÃO DO TERRITÓRIO LAGOA DA CONCEIÇÃO Ana Paula Gonçalves1, Elisa Kappel1, Mariana Girardi1, Mariana.
Lídia Andrade Lourinho
Princípios da nutrição aplicados à saúde GUIAS ALIMENTARES
ESTUDO COMPARATIVO DA AUTO-PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DOS ALUNOS DA UNIEXPERIÊNCIA, Ciências Médicas e da Saúde. GOMES, Regina Tavares MEDEIROS, Fabiana.
Princípios da nutrição aplicados à saúde
Profª Nutti MSc Maria de Lourdes Marques Camargo
Alimentação Saudável Projeto Saúde 2009.
MAGAGNIN, Ana Paula Pedroso; RIBEIRO, Vanusa Orientadora: ANDRIOLA, Verginia Instituto Federal do Paraná – Câmpus Palmas
ABORDAGEM NUTRICIONAL NA LITÍASE RENAL
NUTRIÇÃO E DIETOTERAPIA
Alimentação Alimentação saudável.
I SEMINÁRIO ESTADUAL DE PROMOÇÃO DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO SUS PROJETO ALONGUE SUA VIDA SECRETARIA DE SAÚDE DE ROCHEDO –MS COORDENADOR : ROBERTO RANGEL.
Perfil alimentar de pacientes com doenças bucais: enfoque em lesões cancerizáveis e câncer de boca Ciências Médicas e da Saúde Prockmann, Stephanie*; Piñera,
Vulnerabilidade às doenças sexualmente transmissíveis (DST/HIV) em casais com relacionamentos estáveis de uma cidade do sul de Santa Catarina, Ciências.
O QUE USAR NA MERENDA ESCOLAR Nutricionista e Mestranda: Luana Dalbem UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E.
Avaliar o estado nutricional das crianças que estudam na Escola de Educação Básica Professora Angélica Cabral no município de Tubarão – SC.(PUIC), Ciências.
INCIDÊNCIA DE COMPRA DE HORTIFRUTIGRANJEIROS ANTES E APÓS DIVULGAÇÃO DA COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL E TÉCNICAS DE PREPARO COMO ESTRATÉGIAS DE MARKETING EM SUPERMERCADO.
Gustavo Comeli, Giullyan Kuntze, Maria Inés Castiñeira Ciência da Computação, Pedra Branca (PMUC) Introdução Um dos indicadores de Qualidade de software.
ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO E AS IMPLICAÇÕES NA DINÂMICA FAMILIAR EM MORADORES DO MUNICÍPIO DE TUBARÃO – SC. Área de conhecimento: Ciências da saúde.
Estudo do conhecimento dos alunos da área de saúde da UNISUL sobre o risco de exposição à substâncias tóxicas no ambiente domiciliar. Ciências da saúde.
PRÁTICAS DO AMBULATÓRIO DE ONCOLOGIA DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ-SC NA DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA: Ciências Biológicas / Ciências Médicas e da Saúde.
O impacto do atendimento odontológico domiciliar em idosos. Ciências Biológicas/ Ciências médicas e da Saúde Ciências Biológicas/ Ciências médicas e da.
A ASSOCIAÇÃO ENTRE DEPRESSÃO E A UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS, Ciências Médicas e da Saúde. GOMES, Nathalia Tavares GOMES, Regina Maria Tavares
INTRODUÇÃO O presente trabalho tem por objetivo um novo olhar sobre a questão indígena regional, com destaque principal para o grupo Xokleng. Neste sentido.
Análise do temperamento predominante dos Cursos de Educação Física e Esportes e Educação Física – Licenciatura – da Universidade do Sul de Santa Catarina.
Fundamentos da Materialidade dos Delitos, Ciências Sociais Aplicadas Cristine Ferreira Balsini - PUIC Acadêmica do Curso de Direito Universidade do Sul.
Resultados O principais resultados encontrados foram: 16 propriedades que trabalhavam com a produção de plantas medicinais. Área total de cultivo de, aproximadamente,
O tipo de jogo elaborado foi de tabuleiro. Observou-se uma boa aceitabilidade do jogo tanto na análise dos dados dos questionários como pela observação.
Título do Trabalho: A prendizagem de números complexos como entes geométricos. (PUIC). Área: Ciências Matemáticas e Naturais. Professor Orientador: Msc.
Compreensão da prescrição no Sistema Único de Saúde de um município do sul de Santa Catarina: a identificação dos fatores relacionados à prescrição e ao.
Transcrição da apresentação:

Hábitos Alimentares dos estudantes do curso de Nutrição da Universidade do Sul de Santa Catarina na região da Grande Florianópolis (PUIC), Ciências da Saúde, Nutrição Bruna Leffa Allebrand, Erika Gimenes Minorello (PUIC) Curso de Nutrição, Campus Pedra Branca. Resultados Conclusões O consumo de frutas, verduras e laticínios não foi satisfatório no item diariamente. Falta os estudantes incluírem mais fontes de fibras e cálcio em sua alimentação diária, bem como, vitaminas e minerais que se encontram principalmente nos vegetais. Poderiam também, incluir mais vezes o consumo de peixes, aproveitando a localização geográfica em que se encontram para usufruir desse alimento saudável. Nota-se que os alunos do curso de Nutrição deveriam ter mais qualidade na alimentação, procurando aumentar as ingestões de frutas e verduras, diminuir o consumo de alimentos industrializados, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e sempre optar por sucos (ou água) ao invés do refrigerante. Bibliografia BONTEMPO, Márcio. Alimentação para um novo mundo: a consciência ao se alimentar como garantia para a saúde e o futuro da vida na terra. Rio de Janeiro: Record, 2003. 318 p. CUPPARI, Lilian (Coord.) Guia de nutrição: nutrição clínica no adulto. 2. ed. rev. e ampl. Barueri: Manole, 2005. 474 p. (Guias de medicina ambulatorial e hospitalar) WEBB, Frances Sizer; WHITNEY, Eleanor Noss. Nutrição: conceitos e controvérsias. Barueri: Manole, 2003. 576 p. Apoio Financeiro: Unisul Introdução Ao estudar a Ciência da Nutrição, observou-se que os hábitos alimentares têm a necessidade de serem modificados para beneficiar a saúde. Segundo Webb e Whitney, 2003, questões físicas, psicológicas, culturais, sociais e filosóficas armam a estrutura dentro da qual as pessoas escolhem os alimentos que geralmente comem. Infelizmente, poucas escolhas dão prioridade à saúde nutricional. Cabe aos profissionais nutricionistas, a veiculação de orientações que permitam à população a seleção adequada de alimentos. Para avaliar a ingestão de nutrientes, é necessário inicialmente conhecer a ingestão habitual do indivíduo. Assim, o trabalho investigou se novos conceitos alimentares saudáveis são praticados na vida dos estudantes do curso de Nutrição da UNISUL, campus Pedra Branca (CUPPARI, 2005). Visto que, segundo Bontempo, 2003, nutricionistas estão particularmente envolvidos na tarefa de informar à população sobre os riscos que alguns alimentos oferecem à saúde. Isso começa com o seu próprio exemplo; caso contrário, qualquer orientação sua no sentido de evitar o consumo desses produtos perderá legitimidade. Objetivos Geral: Verificar os hábitos alimentares dos estudantes do curso de Nutrição da UNISUL, campus Pedra Branca. Específicos: - Avaliar o consumo alimentar dos estudantes; e Detectar quais os grupos de alimentos são os mais consumidos entre os estudantes. Metodologia Do ponto de vista de seus objetivos, o estudo foi desenvolvido através de pesquisa do tipo exploratória. Aplicou-se um Formulário de Freqüência Alimentar para a análise dos hábitos alimentares dos estudantes do curso de Nutrição, A pesquisa foi realizada com os alunos do Curso de Nutrição da UNISUL, campus Pedra Branca. Aplicou-se um Formulário de Freqüência Alimentar para a análise dos hábitos alimentares dos estudantes. Distribuiu-se os questionários para todas as turmas, de 1ª (primeira) a 9ª (nona) fases, obtendo-se uma amostra total de 98 questionários respondidos. Para a análise dos dados, inicialmente foram separados os materiais recolhidos de acordo com os critérios da pesquisa e posterior elaboração de gráficos, utilizando o programa Microsoft Office Excel 2007.