Caminhos e possibilidades Planos Municipais de Cultura

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Políticas públicas pela diversidade. fundamentos legais Constituição de 1988 emenda nº 48, de 2005: Plano Nacional de Cultura.
Advertisements

O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração. Temário CONAE 2014.
SISTEMA NACIONAL DE INFORMAÇÕES E INDICADORES CULTURAIS SNIIC
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
PLANO DE GESTÃO.
Educação Escolar Indígena
PMAE – Linha de apoio à Modernização da Administração das Receitas e da Gestão Fiscal, Financeira e Patrimonial das Administrações Estaduais Outubro de.
Ministério da Cultura.
Ministério da Cultura.
A participação da FECAM e da EGEM na elaboração dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social - PLHIS: FECAM Assessoria e consultoria aos Municípios.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
Plano Nacional de Cultura
Plano Plurianual Participativo 2008 – 2011
REGIMENTO INTERNO DA 3ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA
Gestão da Cultura em Navegantes
Ministério da Cultura.
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
PRÉ-CONFERÊNCIAS SETORIAIS. As Pré-Conferências Setoriais de Cultura têm caráter mobilizador, propositivo e eletivo e são instâncias regionais da II Conferência.
gefin GT 06 – Contabilidade Coordenação: Adriano de Souza Pereira (SC)

RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DO PLANO Brasil, 2007 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UFBA Departamento Saúde Coletiva.
Ministério da Cultura.
Brasília, 29 de janeiro de 2013 Cooperação entre Governo e Setor Privado para conformação de ambiente favorável às Micro e Pequenas Empresas brasileiras.
II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA DE NITERÓI REALIZAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE NITERÓI CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA.
Estratégia de fortalecimento dos Pequenos Negócios
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Implementação do Sistema Municipal de Cultura de Joinville
Do Diagnóstico para o Prognóstico Hans Michael van Bellen 27/07/2012
Ministério da Cultura. II CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA 2010.
PLANO NACIONAL DA CULTURA EXPORTADORA (PNCE) E
II SEMINARIO DE PLANOS ESTADUAIS DE CULTURA
III CONFERÊNCIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
II SEMINARIO DE PLANOS ESTADUAIS DE CULTURA
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
I OFICINA DE CAPACITAÇÃO DOS CONSELHEIROS DAS CIDADES DO MARANHÃO
PAINEL ASSECOR PPA : ORIENTAÇÕES ESTRATÉGICAS E DESAFIOS METODOLÓGICOS Brasília, 03 de março de 2015.
PROGNÓSTICO.
PROPOSTA DE PLANEJAMENTO 2009 Região Nordeste – parte 2 Grupo COARN AL – BA – PE – SE – e contribuições da CGDNCT Coordenadora: Teresa de Fátima (PE) Relatora:
Analise Situacional da Cultura
COEGEMAS/SC: Colegiado Estadual de Gestores
Plano Nacional de Trabalho Decente - PNTD
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Projeto de Apoio à Elaboração de Planos Estaduais de Cultura
Fórum Nacional de Educação
Fórum Brasileiro de Economia Solidária- FBES. O que fundamenta A Constituição Brasileira : “Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República.
Psicologia e Segurança Pública
II SEMINARIO DE PLANOS ESTADUAIS DE CULTURA
MANUAL ORIENTADOR DA VIII CONFERÊNCIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Consolidar o SUAS e Valorizar seus Trabalhadores Valdete de Barros Martins Coordenadora.
REGIMENTO DA 15ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE
Formas de controle Publico Tribunal de contas Ministerio Publico CONFERENCIA Audiência Publica Ação Popular.
Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
Comissão de EJA de Alagoas
SENAES Secretaria Nacional de Economia Solidária.
PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE ÁREAS PROTEGIDAS - PNAP
 .
Edital de Apoio Institucional às Seccionais Undime 2015.
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
Plano Municipal de Cultura de Belo Horizonte
Plano Nacional de Cultura
Ministério da Cultura.
MUNICÍPIO DE CACHOEIRA DO SUL NÚCLEO MUNICIPAL DA CULTURA 2016 a 2025.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
1 Cooperação técnica SEDEC e PNUD: Fortalecimento da Cultura de Gestão de Riscos de Desastres no Brasil (BRA/12/017) Setembro 2013.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
Desenvolvimento Regional e Governança. Diretrizes Estratégicas Redução das desigualdades regionais GOVERNANÇA REGIONAL - Realização de Seminário.
Transcrição da apresentação:

Caminhos e possibilidades Planos Municipais de Cultura para a elaboração dos Planos Municipais de Cultura Crédito ilustrações: Joana Lira

Plano Nacional de Cultura 1 Aspectos gerais 2 Como elaborar um plano de cultura 3 Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais

Aspectos gerais 1 O PNC é um direito constitucional O PNC é uma lei § 3º, art. 215 da CF/88: A lei estabelecerá o Plano Nacional de Cultura, de duração plurianual, visando ao desenvolvimento cultural do País e à integração das ações do poder público que conduzem à: I - defesa e valorização do patrimônio cultural brasileiro; II - produção, promoção e difusão de bens culturais; III - formação de pessoal qualificado para a gestão da cultura em suas múltiplas dimensões; IV - democratização do acesso aos bens de cultura; V - valorização da diversidade étnica e regional. O PNC é um direito constitucional O PNC é uma lei Lei n° 12.343 de 02 de dezembro de 2010 O PNC é um instrumento de planejamento 10 anos Poderá ser revisado após 4 anos

Aspectos gerais 1 setorialidade Inter territorialidade Governo Federal Cultura afro Audiovisual Artes visuais Teatro indígenas Povos Dança (...) Estados Municípios Organizações privadas Inter setorialidade territorialidade

SISTEMA NACIONAL DE CULTURA 1 Aspectos gerais SISTEMA NACIONAL DE CULTURA Governo federal Sociedade Estados Municípios Componentes: Órgão gestor Conselho de Cultura Conferência Plano de Cultura Fundo financiador Sistema de informações Programa de formação Sistemas setoriais

1 Aspectos gerais Meta: Sistema Nacional de Cultura institucionalizado e implementado, com 100% das Unidades da Federação (UF) e 60% dos municípios com sistemas de cultura institucionalizados e implementados 1 Ter sistemas de cultura em todos os estados e em 3.339 cidades do Brasil (60%), para tornar efetivo o Sistema Nacional de Cultura

1 Aspectos gerais Meta: 100% das Unidades da Federação (UFs) e 60% dos municípios com dados atualizados no Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC) 2 Obter e divulgar informações atualizadas sobre a área cultural de todos os estados e de 3.339 cidades do Brasil (60%)

(distrital, estadual ou municipal) 1 Aspectos gerais Planos territoriais (distrital, estadual ou municipal) Componente obrigatório do SNC Deve buscar alinhamento com o PNC e o respectivo Plano Estadual (no caso dos municípios) Ao aderir ao SNC os Estados, DF e Municípios elaboram seus Planos e vinculam-se às diretrizes e metas do PNC

1 Aspectos gerais http://pnc.culturadigital.br

O que é um plano de cultura? Como elaborar um plano de cultura 2 O que é um plano de cultura? Documento formal que representa a política de gestão cultural de uma cidade. Nesse documento estão as ações culturais que se pretende desenvolver na cidade por um período de dez anos. Promover a igualdade de oportunidades e a valorização da diversidade das expressões e manifestações culturais Qual é o seu objetivo? A elaboração do Plano deve basear-se em processos de consulta e participação da sociedade (objetivo XIV do PNC) Premissas O processo de planejamento é técnico e é político O plano de cultura deve estar alinhado aos princípios e objetivos estabelecidos nos planos federal e estadual

2 Como elaborar um plano de cultura Principais momentos de uma construção democrática Quem elabora? O Plano é elaborado pelo Órgão de Cultura com a colaboração do Conselho de Política Cultural e ampla participação da sociedade civil. Como elaborar? Para elaborar o plano é necessário responder as perguntas: Como estamos? (diagnóstico) Onde queremos chegar? (objetivos e metas) Como fazer para chegar lá? (metodologia) Quem participa? A sociedade civil deve ser envolvida em todas as fases de elaboração do plano, por meio de reuniões presenciais, fóruns e também das Conferências Municipais de Cultura Como aprovar? Conselho de Política Cultural, encaminha texto do Plano para discussão e votação no Poder Legislativo (Câmara de Vereadores) a fim de que, transformado em lei

2 Como elaborar um plano de cultura Os objetivos do Planos também podem servir de referência aos Planos Culturais. O art. 2º do PNC dispõe: São objetivos do Plano Nacional de Cultura:  I - reconhecer e valorizar a diversidade cultural, étnica e regional brasileira;  II - proteger e promover o patrimônio histórico e artístico, material e imaterial;  III - valorizar e difundir as criações artísticas e os bens culturais;  IV - promover o direito à memória por meio dos museus, arquivos e coleções;  V - universalizar o acesso à arte e à cultura;  VI - estimular a presença da arte e da cultura no ambiente educacional;  VII - estimular o pensamento crítico e reflexivo em torno dos valores simbólicos;  VIII - estimular a sustentabilidade socioambiental;  IX - desenvolver a economia da cultura, o mercado interno, o consumo cultural e a exportação de bens, serviços e conteúdos culturais;  X - reconhecer os saberes, conhecimentos e expressões tradicionais e os direitos de seus detentores;  XI - qualificar a gestão na área cultural nos setores público e privado;  XII - profissionalizar e especializar os agentes e gestores culturais;  XIII - descentralizar a implementação das políticas públicas de cultura;  XIV - consolidar processos de consulta e participação da sociedade na formulação das políticas culturais;  XV - ampliar a presença e o intercâmbio da cultura brasileira no mundo contemporâneo;  XVI - articular e integrar sistemas de gestão cultural. 

Proposta Metodológica Instâncias de Validação Como elaborar um plano de cultura 2 Proposta Metodológica Instâncias de Validação Etapas de Elaboração Elementos Essenciais

2 Instâncias de Consulta e Debate Instâncias Técnicas Como elaborar um plano de cultura 2 As instâncias são espaços colaborativos e participativos de compartilhamento do Poder entre os diferentes atores sociais envolvidos. Elas tem papel crucial no processo de elaboração e acompanhamento do plano. Instâncias de Consulta e Debate São os espaços de divulgação e consulta sobre questões importantes. Exemplos: mesas de debate, oficinas, seminários ou fóruns, consultas públicas e plenárias São espaços ocupados por representantes indicados em razão de sua representatividade e seu conhecimento técnico e específico. Essas instâncias são também chamadas de grupos de trabalho ou comissões técnicas. As reuniões desses grupos e comissões são registradas em atas ou relatórios. Instâncias Técnicas Instâncias de Coordenação e Validação É o conselho de cultura. Os conselhos devem ser eleitos democraticamente e devem ser paritários, isto é, pelo menos a metade dos conselheiros deverá ser formada por representantes da sociedade civil.

2 Etapas de elaboração Como elaborar um plano de cultura 1. Elaboração da Análise Situacional 2.Elaboração de prognóstico 3. Fase de consolidação 4. Consulta pública 5. Aprovação 6. Elaboração de sistema de monitoramento e avaliação Etapas de elaboração

2 Como elaborar um plano de cultura 1. Elaboração da Análise Situacional Etapa de identificação da situação atual da cidade (diagnóstico), suas fragilidades e potencialidades, como, por exemplo: Como é cidade? De que modo o clima, a localização e os recursos ambientas influenciam na forma de vida da população? Qual é a renda da população? Como é a educação, segurança, bem-estar social da cidade? Quais são as manifestações e expressões culturais existentes na cidade? Quais os fatos históricos importantes da cidade? Deve estar baseado em informações relevantes sobre a cidade obtidas por meio de pesquisas e estudos existentes. 2.Elaboração de Prognóstico Onde se quer chegar (objetivos), Como se quer chegar (estratégias), O que se quer alcançar (metas) e O que fazer para alcançar (ações)

2 Como elaborar um plano de cultura 3. Fase de consolidação Redação preliminar do Plano, organizando e sistematizando as informações coletadas e analisadas nas fases anteriores. 4. Consulta pública Momento de apresentação do documento preliminar do Plano para avaliação da sociedade, por meio de instrumento de consulta pública. Nesta fase, o conselho tem a oportunidade de avaliar a coerência do documento elaborado com as expectativas do setor. 5. Aprovação Redação final do Plano com base nas contribuições da Consulta Pública. Aprovação do Plano pelo Conselho de Cultura 6. Elaboração de sistema de monitoramento e avaliação Para garantir o cumprimento do Plano é preciso desenhar um sistema de monitoramento e avaliação

2 Como elaborar um plano de cultura Elementos essenciais - estrutura de um plano: ainda que cada cidade tenha suas particularidades, o plano de cultura é formado por alguns elementos essenciais: 2. Objetivos 3. Estratégias 4. Metas 5. Ações 1.Princípios Orientam a visão de futuro do Plano. Situações ou resultados pretendidos para concretizar o futuro desejado. Os objetivos do PNC podem servir de referência à definição do Plano setorial, que poderá incorporá-los parcial ou integralmente, de acordo com suas particularidades. Indicam uma direção a ser tomada para alcançar o objetivo delineado. Dimensionam quantitativa ou qualitativamente os objetivos a serem cumpridos em determinado prazo. Devem ser mensuráveis para que possam ser monitoradas, permitindo a avaliação dos resultados. Estabelecem os projetos ou atividades que serão executados para o alcance das metas.

Plataforma de Governança Colaborativa Como elaborar um plano de cultura 2 MONITORAMENTO Ferramentas de Participação Disponibilizadas pelo Ministério da Cultura http://pnc.culturadigital.br Plataforma de Governança Colaborativa Monitoramento do PNC – plataforma com informações sobre o cumprimento das metas do Plano Nacional de Cultura. Módulo de Consulta Pública – ferramenta virtual para consulta junto à sociedade. Fórum Virtual – plataforma para debate e discussão entre o conselho e a sociedade.

2 Programa de apoio à elaboração de Planos De Cultura 2012 Apoio à Planos Estaduais de Cultura - Termo de Cooperação com a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) - 16 estados e DF: AC, AP, BA, CE, GO, DF, MT, MS, PB, RS, RO, RN, RJ, RR, SC, SE, TO Apoio à Planos Municipais de Cultura – Termo de Cooperação com a UFBa (Universidade Federal da Bahia) – 20 municípios: 12 capitais Aracaju/SE, Belo Horizonte/BH, Campo Grande/MS, Florianópolis/SC, Fortaleza/CE, João Pessoa/PB, Manaus/AM, São Luís/MA, Vitória/ES, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ e 8 de regiões metropolitanas Betim /MG, Sabará/MG, Santa Luzia/MG, São Caetano do Sul/SP, São Leopoldo/RS, Olinda/PE, Joinville/SC, Laranjeiras/SE

2 Programa de apoio à elaboração de Planos De Cultura 2013 (em execução) - Apoio à Planos Estaduais de Cultura - UFSC - 5 estados MA, PE, MG, SP, PR 2014 (a iniciar) - Formação para elaboração de Planos Municipais de Cultura em ambiente de aprendizagem à distância – UFBa - 400 municípios das 5 regiões (800 pessoas, duas por município: 1 representante do Órgão Municipal de Cultura e 1 representante do Conselho Municipal de Política Cultural ou da Sociedade Civil) Municípios: •Adesão ao Sistema Nacional de Cultura – SNC •Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) Instituído

http://sniic.cultura.gov.br 3 Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais - SNIIC 3 http://sniic.cultura.gov.br 130 mil projetos culturais 70 mil produtores culturais 10 mil usuários culturadigital.br 1.229 mil teatros (2010) 4.700 bibliotecas (2010) 2.206 cinemas (2010) 1.342 quilombolas (2009) 3 mil pontos de cultura (2010) 1.113 bens tombados (2010)

pnc@cultura.gov.br http://pnc.culturadigital.br