CUIDAR DO DIREITO DE APRENDER. CUIDAR DO DIREITO DE APRENDER.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Técnicas Educativas e Processos Grupais
Advertisements

Capítulo II Nas fontes da espiritualidade educativa passionista
FILOSOFIA DE ENFERMAGEM
Em junho de 1989, por sugestão de Pedro Reis, funda-se o Centro Espírita A Caminho da Luz.
Os eixos norteadores da Educação em Direitos Humanos
Leitura Orante da BÍBLIA Leitura Orante da BÍBLIA.
Só Deus pode, mas....
Estratégia para práticas de Educação em Saúde; Estratégia para construção de vínculos com a comunidade atendida;
“Discípulos de Jesus” “O discípulo não está acima do seu mestre...
Universidad Autônoma de Asunción Maestria em Ciência de la Educacion TECNOLOGIA APLICADA A LA EDUCACION PROFESSOR: Dr. FRANCISCO ANTONIO PEREIRA FIALHO.
I- Concepção de Educação
PROJETO PEDAGÓGICO EMEF DR. JOSE KAUFFMANN 2010.
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2012 DRE PIRITUBA / JARAGUÁ.
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
EXCLUSÃO SOCIAL O conceito de exclusão : ato pelo qual alguém é privado ou excluído de determinadas funções. A exclusão social implica numa privação.
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Ensinar com afetividade educando para a vida
Projeto Político-Pedagógico
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
HUMANIZA CEPAC.
Você é muito importante em minha vida. Sabe porquê
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
Ajude – me!!.
UM ENCONTRO COM AS DIFERENÇAS
CONCEITOS BÁSICOS DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA
É proibido! Pablo Neruda. É proibido! Pablo Neruda.
Do genial Rubem Alves, lá das Minas Gerais...
Reunião de Pais e Mestres
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
“A Amizade É a essência da Vida,. Você é muito importante ! Sabe porquê? Porque você É Amigo(a)! E Amizade... Ah...
ESCUTATÓRIA Do genial Rubem Alves, lá das Minas Gerais...
Aprender a reconhecer a Fonte da nossa confiança, Cristo, o nosso Sumo- Sacerdote. Perceber o cuidado que Deus tem por nós, ao exortar-nos.
REGRAS BÁSICAS PARA ADMINISTRAR TI
O lugar da gestão na escola: alinhando e estruturando a liderança
O próprio Deus nos chama à liderança.
Liderança e comprometimento com a equipe de trabalho
É proibido! Pablo Neruda.
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2013 DRE PIRITUBA.
Educação Infantil Tia Suzane.
PRESSUPOSTOS EPISTEMOLOGICOS DA EDUCAÇÃO
METODOLOGIAS ATIVAS.
Como se tornar um Líder Servidor Autor: James C. Hunter
sujeito crescente e aprendente, na dimensão
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
Só Deus....
PROFESSORA ZÉLIA TURIBIO
O QUE DÁ SENTIDO A FORMAÇÃO DO PROFESSOR O que dá sentido à formação do professor é o diálogo entre os professores, a análise rigorosa das práticas e a.
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2014 DRE PIRITUBA.
Hábitos do bom evangelizador infanto-juvenil
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
A escola e as estratégias possíveis na prevenção da violência
 Criado em 11 de Dezembro de 1946  Primeira assembléia Geral das Nações Unidas  Período Pós-Guerra na Europa, Oriente-Médio e China  Em 1953 tornou-se.
É PROÍBIDO! Por Pablo Neruda.
ESCUTATÓRIA Ah! Como seria bom se soubéssemos fazer isto...
Construindo uma competência específica da prática docente na Educação Infantil a partir das idéias de Terezinha Rios “Fazer um trabalho competente, ser.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
OBJETIVOS : Como avaliar a aprendizagem dos educandos
Cinco pontos importantes que definem um bom professor Educação
EDUCAÇÃO CENTRADA NO CUIDADO
Metodologia de projetos
O Planejamento Pastoral é uma ação necessária e vital para o trabalho em conjunto da Igreja e para a sua ação evangelizadora. Não se entende uma paróquia,
Docência universitária: repensando a aula
O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO
PEDAGOGIA DA AUTONOMIA Paulo Freire
1.
Marketing Plan Aplicados à Eventos Carlos Dell´Aglio FMU TECNOLOGIA EM EVENTOS TECNOLOGIA EM EVENTOS.
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

CUIDAR DO DIREITO DE APRENDER

Compromissos Cuidar é uma atitude de ocupação, preocupação, de responsabilização e desenvolvimento afetivo com o outro. Ter uma atitude é firmar um propósito. Cuidar é um propósito, um compromisso com a vida. Muitas ações englobam nosso ato de cuidar de nós, do outro, do mundo...

Voltar a atenção para o cuidar na Educação significa para nós, educadores, uma atitude de respeito, amor e desvelo pelo direito de aprender, ato que só iremos conquistar com dedicação e zelo pelo ensinar. Todos os educadores são pessoas que se envolvem com o ensinar.

Assim, entendemos que quando o ser humano é humano, é um ser de cuidado, mais ainda, sua essência se encontra no cuidado (Boff, 1999), propomos o cuidado como atitude essencial para construirmos os caminhos na conquista do Direito de Aprender. Esperamos que nossa práticas estejam voltadas para o Cuidar do Direito de Aprender.

Cuidar do aprender nos remete à boniteza da prática educativa Cuidar do aprender nos remete à boniteza da prática educativa. É significativo que todos estejamos comprometidos em torná-la uma realidade e comungando competências, juntos instituirmos ações para alcançá-la. Neste processo privilegiamos as inter(ações) e a comunhão de ideias e ideais.

Recorrendo a Freire (2011), no intento de seguir seus caminhos, é possível compreender que: “ (...) ensinar e aprender não podem dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria. (...) É digna de nota a capacidade que tem a experiência pedagógica para despertar, estimular e desenvolver em nós o gosto de querer bem e o gosto da alegria, sem a qual a prática educativa perde o sentido”.(p.139)

A boniteza e alegria contemplam a atitude de cuidar, para a qual damos o máximo de nossa dedicação, de nossos saberes. Não basta permanecer seguindo o caminho, é necessário segui-lo amorosamente.