Matrizes Culturais do Brasil Profº Diego Lima Novaes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS
Advertisements

O Fenômeno da Aculturação
A Educação no Brasil Colônia
Marketing.
A regionalização por critérios socioeconômico
Qual foi a contribuição da África?
A diversidade cultural e a imigração
A diversidade cultural e a imigração
A REGIONALIZAÇÃO POR CRITÉRIOS SOCIOECONÔMICO 8º ANO
PROF. EDUARDO C. FERREIRA
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O IMPERIALISMO OBJETIVOS ANALISAR.
ESTADO DE MATO GROSSO.
Literatura Informativa
Características da cultura brasileira
Escola Estadual Professora Joelina de Almeida Xavier.
Colégio Nossa Senhora das Neves Componente curricular: geografia Professora: Kátia Suely 5º ano do Ensino Fundamental.
Cultura Brasileira PROF. JOHNCY DE PÁDUA.
As bases históricas do Subdesenvolvimento ( I )
Movimentos Migratórios
A Formação do povo brasileiro.
Correntes imigratórias
Professor: João Claudio Alcantara dos Santos
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
A origem da Cultura Brasileira.
A consolidação do Estado Brasileiro e suas divisões regionais
População em movimento
IMPERIALISMO OU NEOCOLONIALISMO
Professora Carol/Geografia
COLONIZAÇÃO ESPANHOLA DA AMÉRICA
Boi Bumbá Carnaval Festas Juninas Maracatu Folia de Reis
Professora Carol/Geografia
MOVIMENTOS POPULACIONAIS
ÁFRICA Aspectos gerais da África Colonização Descolonização
Trabalho de Geografia Diversidade étnica, Linguística e cultural
Escola: Coopen Aluno: Eduardo Filho Série: 5° ano - vespertino.
Nem tudo que reluz é ouro.
A DINÂMICA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 3 – POPULAÇÃO BRASILEIRA
Transformações do pensamento sociológico ocidental
África cultural.
Fluxos Migratórios.
FORMAÇÃO ÉTNICA E MIGRAÇÕES NO BRASIL
PÁGINAS 279 E )SIM, POR QUE AS FESTAS REPRESENTAM UMA IMPORTANTE CARACTERÍSTICA DA CULTURA DO NOSSO POVO. 2)A) AS NÃÇÕES INDÍGENAS B) LUCRO DO TRÁFICO.
História cultural dos povos africanos
H 8 – Analisar a ação dos estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos populacionais e no enfrentamento de problemas de ordem econômico social.
Herança Cultural Afro Brasileira
História do Afro-brasileiro
Tema 2:Diversidades étnica,linguística e cultural
Sudeste.
IMIGRAÇÃO.
O termo quilombola vem do tupi-guarani cañybó e significa aquele que foge muito.
ETNIA BRASILEIRA: “MOINHOS DE GASTAR GENTE”
História dos Portugueses no Mundo
Etnias Conceito- É uma comunidade humana definida por afinidades linguísticas , culturais e semelhanças genéticas.
Flávia Abreu Farias 4°ano A
COLÉGIO Professora: Paula Aluna: Ana Laura Ano: 5º.
Culinária do Brasil.
DIVERSIDADE CULTURAL ESCOLA : E.M.E.F ANGELO CHIELE
Geografia População brasileira
Escola: Coopen Série: 4º ano A Aluno: André. Em cada Cultura, há uma enorme riqueza histórica, que deve ser preservada e valorizada. O “outro” deve ser.
Escola: Coopen Série: 4° ano B Aluna: Júlia Oliveira
REGIÃO SUL A menor das regiões do IBGE A terceira mais populosa
As colônias da América Prof. Filipe Carota. Regras de Sala 1)Respeitar 2) Pedir 3) Cumprir.
Etnias no Brasil O que é uma etnia?.
RAÇA E ETNIA: Quem é o povo brasileiro?
América Latina: herança colonial e diversidade cultural
Analisar as propostas teóricas do pesquisador Cheikh Anta Diop acerca da origem e diversidade cultural, o problema das fronteiras e das políticas administrativas.
Região Norte Trabalho de Geografia
O povo brasileiro e seu país: diversidade cultural e miscigenação de raças 2º Trimestre 3º ano EM Geografia Professor Gustavo Macieira.
Transcrição da apresentação:

Matrizes Culturais do Brasil Profº Diego Lima Novaes GRAFIA GE brasil Matrizes Culturais do Brasil Profº Diego Lima Novaes

Palavra-Chave CULTURA = Conjunto dos conhecimentos adquiridos; a instrução, o saber: uma sólida cultura; Sociologia: Conjunto das estruturas sociais, religiosas etc., das manifestações intelectuais, artísticas etc., que caracteriza uma sociedade: a cultura inca; a cultura helenística; Cultura de massa, conjunto dos fatos ideológicos comuns a um grupo de pessoas consideradas fora das distinções de estrutura social, e difundidos em seu seio por meio de técnicas industriais. ETNIA = Grupo de famílias em uma área geográfica variável, cuja unidade repousa na estrutura familiar, econômica e social comum, e na cultura comum. MISCIGINAÇÃO = Cruzamento inter-racial; mestiçagem.

Palavra-Chave SOCIEDADE = Agrupamento de pessoas, que vivem em grupos organizados e/ou corpo social; Conjunto de membros de uma coletividade, sujeitos às mesmas leis, Cada um dos diversos estádios da evolução do gênero humano: sociedade primitiva, feudal, capitalista. União de várias pessoas que acatam um estatuto ou regulamento comum: sociedade cultural. MISTIÇAGEM = Cruzamento de raças ou espécies diferentes. AUTÓCTONE = Diz-se daquilo que é natural da região onde ocorre; Originário do país em que habita e cujos ancestrais aí sempre habitaram: os berberes são populações autóctones da África do Norte. Aborígine; nativo.

Formação Sociocultural Brasileira Sabemos que a sociedade brasileira passa por um forte processo de miscigenação desde os primeiros séculos de sua história. Índios autóctones, negros de origem africana e brancos europeus formam o tripé sobre o qual nasceu grande parte do inúmeros traços culturais da sociedade brasileira: religião, língua, culinária, vestimentas, datas comemorativas, folclore, etc. Essa rica diversidade sociocultural é fruto também da intensa miscigenação, que, ainda em curso, tem contribuído há mais de cinco séculos para formar a sociedade brasileira.

Os indígenas Segundo alguns historiadores, séculos de dominação moura e relação com outras civilizações facilitaram o contato entre os colonos portugueses e os indígenas brasileiros, todavia isso não impediu que os nativos fossem dizimados pela ação colonizadora. As primeiras décadas de colonização possibilitaram uma rica fusão entre a cultura dos europeus e a dos indígenas, dando margem à formação de elementos como a Língua geral, que influenciou o português falado no Brasil, e diversos aspectos da cultura indígena herdadas pela atual civilização brasileira. Além da dizimação dos povos autóctones, houve a ação da catequese e a intensa miscigenação, o que contribuiu para que muitos desses aspectos culturais fossem perdidos.

Os indígenas A influência indígena se faz mais forte em certas regiões do país em que esses grupos conseguiram se manter mais distantes da ação colonizadora e em zonas povoadas recentemente, principalmente em porções da Região Norte do Brasil.

Os africanos A cultura africana chegou através dos povos escravizados trazidos para o Brasil em um longo período que durou de 1550 à 1850. A diversidade cultural da África refletiu na diversidade trazida pelos escravos, sendo eles pertencentes a diversas etnias, falando idiomas diferentes e de tradições distintas. Assim como a indígena, a cultura africana fora subjugada pelos colonizadores, sendo os escravos batizados antes de chegarem ao Brasil. Na colônia, aprendiam o português e eram batizados com nomes portugueses e obrigados a se converter ao catolicismo. Alguns grupos, como os escravos das etnias hauçá e malê, de religião islâmica, já traziam uma herança cultural e sabiam escrever em árabe. Os bantos, nagôs e jejes eram monoteístas constituindo os candomblés que são uma reprodução das aldeias africanas. Através do sincretismo religioso, os escravos adoravam seus orixás através de santos católicos, dando origem às religiões afro-brasileiras como o umbanda e batuque.

Os africanos Os negros contribuíram para a cultura brasileira com uma enormidade de elementos: na dança, música, religião, culinária e no idioma. Essa influência se faz notar em grande parte do País, em certas porções (nomeadamente em estados do Nordeste como Bahia e Maranhão) a cultura afro-brasileira é bastante notória.

Os europeus Dentre os diversos povos que formaram o Brasil, foram os europeus aqueles que exerceram maior influência na formação da cultura brasileira, principalmente os de origem portuguesa. Durante 322 anos o País foi colônia de Portugal, e houve uma transplantação da cultura da metrópole para as terras sul-americanas. Os colonos portugueses chegaram em maior número à colônia à partir do século XVIII, sendo já neste século o Brasil um país predominantemente católico e de língua dominante portuguesa.

Os Imigrantes A imigração européia foi incentivada não apenas para suprir o fim da mão-de-obra escrava, mas também foi promovida pelo governo, que tinha a intenção de branquear o Brasil e europeizar sua cultura, afinal, a maior parte da população no século XIX era composta por negros e mestiços. Dentre os diversos grupos de imigrantes que aportaram no Brasil, foram os italianos que chegaram em maior número, quando considerada a faixa de tempo entre 1870 e 1950. Eles se espalharam desde o sul de Minas Gerais até o Rio Grande do Sul, sendo a maior parte na região de São Paulo. Além dos italianos, destacaram-se os alemães, que chegaram em um fluxo contínuo desde 1824. Esses se fixaram primariamente na Região Sul do Brasil, onde diversas regiões herdaram influências germânicas desses colonos.

Os Imigrantes Os imigrantes que se fixaram na zona rural do Brasil meridional, vivendo em pequenas propriedades familiares (sobretudo alemães e italianos), conseguiram manter seus costumes do país de origem, criando no Brasil uma cópia das terras que deixaram na Europa. Em contrapartida, os imigrantes que se fixaram nas grandes fazendas e nos centros urbanos do Sudeste (portugueses, italianos, espanhóis e árabes), rapidamente se integraram na sociedade brasileira, perdendo muitos aspectos da herança cultural do país de origem. A contribuição asiática veio com a imigração japonesa, porém de forma mais limitada.

A cultura está acima da diferença da condição social. Confúcio