Secretaria de Saúde Pública

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PREFEITURA MUNICIPAL DE CUBATÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Advertisements

Ações Estratégicas na Atenção Básica
PLANO OPERATIVO ESTADUAL – DISTRITO FEDERAL   Atenção Integral à Saúde dos Adolescentes  em Conflito com a Lei,  em Regime de Internação e Internação Provisória.
Saúde Bucal na esfera pública
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENFERMAGEM
SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E TRABALHO PARA O SUS SEST-SUS SES/GO SUPERINTENDENTE DRª MEIRE INCARNAÇÃO.
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS/MS
Necessidades Prioritárias para Estruturação dos Serviços
Departamento de Regulação, Auditoria, Controle e Avaliação/SUS
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretário: Celso Brito Miranda
ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE DA FAMÍLIA
MODELO ASSISTENCIAL DE SAÚDE RESPONSÁBILIDADE DE TODOS
DEPARTAMENTO DE SAÚDE DO SERVIDOR ASSESSORIA JURÍDICA - DESS
DEPARTAMENTO DE SAÚDE DO SERVIDOR ASSESSORIA JURÍDICA - DESS
Programa de Saúde da Família
SUPERINTENDÊNCIA DE SERVIÇOS DE SAÚDE Missão Normatização dos processos técnico-administrativos e de avaliação dos serviços da rede assistencial.
BH TELESAÚDE: UMA REDE VOLTADA PARA O PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA
FUNÇÕES DENTRO DA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA
PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA
Descentralização da Marcação de Consultas e Procedimentos Especializados para as Unidades Básicas de Saúde – Vitória da Conquista.
PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA CAMPO MOURÃO
NASF - Angra dos Reis Núcleo de Apoio á Saúde da Família
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Como funcionam as unidades de saúde da familia
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Informatização da dispensação e suprimento de medicamentos
Complexo Regulador Regional SUL - Itumbiara
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE
Angelo Augusto Paula do Nascimento
Alexandre de Araújo Pereira
REVISANDO.... REVISANDO... SAÚDE DA FAMÍLIA PSF  Reorganizar a Atenção Básica (Porta de Entrada)  Consolidação do SUS. Ações Individuais e Coletivas.
Regionalização Solidária.
TIPOS DE UNIDADE Reginalda Maciel.
ESF Integralidade da assistência
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Modelo biologista e tecnicista hegemônico
SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DOM JOAQUIM Projeto: Facilitando a diminuição das vulnerabilidades e a construção de uma cultura.
ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE
Núcleos de Apoio à Saúde da Família - NASF   GABINETE DO MINISTRO Portaria Nº 154, de 24 de janeiro de 2008.
MARIA AUXILIADORA ZANIN
Secretaria Municipal de Saúde Programa Municipal de DST/Aids
NASF Prof. Cezar Tchaikovski
Organização da Atenção à Saúde Luiz Marcos Ribeiro 2011
Área de abrangência da Equipe de Saúde da Família
CONASEMS ANTONIO CARLOS NARDI A EVOLUÇÃO DAS PARCERIAS NA ÁREA DA SAÚDE – AS EXPERIÊNCIAS MUNICIPAIS BRASILEIRAS A EVOLUÇÃO DAS PARCERIAS NA ÁREA DA SAÚDE.
ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMILÍA
Ambulatório Médico Especializado
O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM OS SISTEMAS DE SAÚDE ?
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
Estratégia de Saúde da Família
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Projeto III Projeto Institucional Posto de Saúde
NÚCLEO DE APOIO DA SAÚDE DA FAMILIA PORTARIA /01/208
Enfermagem em Trauma e Emergência
Rede de Atenção à Saúde promovendo cuidado e qualidade de vida
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória Fevereiro/2012.
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Associação Brasileira
Uma Abordagem Interdisciplinar no Tratamento à Dependência Química:
Desafios da Atenção Primária à Saúde para Equidade MAURO GUIMARÃES JUNQUEIRA Presidente e Secretário Municipal de Saúde de São Lourenço/MG.
PROJETO TERRITÓRIOS. PROJETO PARCERIAS G H M DAE/CAMC DAB DARA GESTORES ESF NASF USUÁRIOS HOSPITAIS DE EXCELÊNCIA.
Programando o Atendimento das Pessoas com Diabetes Mellitus
Programa Saúde da Família
Lílian Rodrigues de Oliveira
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
“Estratégia para o apoio a implementação de Redes Integradas de Atenção a Saúde” 17 de Novembro de 2009 DARA/SAS/MS.
Ministério da Saúde Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - LGBT -
CRIAÇÃO DO NASF.
Saúde Educação Desenvolvimento Segurança Problema central: DROGAS.
Transcrição da apresentação:

Secretaria de Saúde Pública Secretário de Saúde Dr. Eduardo Dall’Acqua Secretário Adjunto Dr. Adriano Bechara

DEPARTAMENTOS Assistência à Saúde Dr. Sergio Paulo de Almeida Nascimento Hospital e Pronto Socorro Enfª Marta Elisa Panarielo Saúde Pública A. Social Maria Cecília Gulo Cabrita Nogueira Avaliação e Controle Adm. Cleber Sucow Nogueira Administração Contab. Sidney Costa

Departamento de Assistência à Saúde Coordenação EACS/ESF Enfª Ercília Truviz Gambini Drª Lúcia Helena Corte Alcântara Chefe de Divisão de Atenção Básica Jaime Gomes Travesso

Composta de 20 unidades de saúde (Unidade de Saúde da Família) Rede de Atenção Básica Composta de 20 unidades de saúde 5 Multiclínicas Médicos: 13 Clínicos; 16 Pediatras; 11 Ginecologistas; 11 Dentistas; 06 Enfermeiros; 36 Auxiliares de Enfermagem; 67 Agentes Comunitário de Saúde. 15 USAFAS (Unidade de Saúde da Família) 042 Médicos Generalistas; 042 Enfermeiros; 014 Dentistas; 084 Auxiliares de Enfermagem; 210 Agentes Comunitário de Saúde. Laboratório de Saúde Pública – retaguarda de exames laboratoriais para toda rede de saúde municipal.

Divisão de Especialidades É composta por: CEMAS – Centro de Especialidades e Assistência Social. Hematologista; Mastologista; Nefrologista; Neurologista; Nutricionista; Oftalmologista; Oncologista; Ortopedista; Otorrinolaringologista; Pneumologista, Reumatologista e Urologista. Alergista; Assistente Social; Cardiologista; Cirurgião Geral; Cirurgião Plástico; Cirurgião Vascular; Dermatologista; Fisioterapeuta; Fonoaudióloga; Gastroenterologista; Geriatra;

Divisão de Especialidades São encaminhados, também, exames complementares solicitados pela rede, como: Audiometria; Colposcopia; Ecocardiograma; Eletrocardiograma; Eletroencefalograma; Endoscopia; Mapeamento de Retina / Fundoscopia; Teste Ergométrico, Ultra-som c/ doppler MMI e Ultra-som.

Divisão de Especialidades A Divisão de Especialidades ainda é composta por: CRATH – Centro de Referência de Atendimento à Tuberculose e Hanseníase; SAE – Serviço de Assistência Especialidades(DST/AIDS) CTAP – Centro de Testagem, Aconselhamento e Prevenção; HD – Hospital Dia; CAPS – Centro de Atendimento Psicoterapeutico; CAPSAD - Centro de Atendimento Psicoterapeutico Álcool e Drogas (em implantação), Saúde Mental e Núcleo HENRY - Atendimento à crianças e adolescentes com comprometimentos neurológicos.

Distribuição da Rede de Saúde de Praia Grande

Departamento de Hospital e Pronto Socorro Unidades Pronto Socorro Boqueirão Unidade de referência emergencial e internação. Pronto Socorro Quietude Unidade de atendimento emergencial para crianças e adultos. Pronto Atendimento Samambaia Unidade de atendimento de urgência em geral. Hospital Municipal Unidade hospitalar de médio porte, com internações gerais. Em fase de implantação de Cooperação Técnica, Científica e de Assistência à Saúde entre a Secretaria de Saúde de Praia Grande e a Universidade Federal de São Paulo

Profissionais da Rede Hospitalar e Pronto Socorro Dentistas Buco – Maxilo Enfermeiros Técnicos de Enfermagem Auxiliares de Enfermagem Recepcionistas Motoristas Operadores de Rádio

Departamento de Saúde Pública Vigilância Sanitária – Trabalha pela harmoniosa adaptação do homem à natureza, pelo racional aproveitamento dos recursos naturais, pela proteção contra os riscos decorrentes do processo de produção e pela segurança no consumo de bens e serviços. Vigilância Epidemiológica – Atua como um alerta permanente em relação à ocorrência e distribuição das doenças e dos fatores que propiciem aumento no risco da transmissão. Controle de Zoonoses – Desenvolve um conjunto de ações de prevenção de doenças causadas por animais. Promove ações de relação com os animais, conforme os preceitos do “bem estar animal”.

Departamento de Avaliação e Controle Avalia, controla e monitora as atividades desenvolvidas pela rede de saúde municipal. Gerencia o SAU/SUS - canal de acesso ao usuário do Sistema Único de Saúde para reclamações, denúncias, solicitações e elogios, sendo um instrumento de comunicação entre o usuário do SUS com o setor Saúde municipal

Departamento de Administração Atividades: Controle e monitoramento administrativo e financeiro de todas as ações desenvolvidas pela Secretaria de Saúde Pública: Aquisição, estoque, distribuição e controle de todo material, insumos e medicamentos usados na rede, Controle dos recursos humanos e Acompanhamento e monitoramento dos processos, projetos, programas e contratos da Saúde.

Reorganização do Modelo da Atenção Básica Saúde da Família Tônica do Atendimento: Atenção centrado na família; Foco na saúde; Ação pró ativa, atende à demanda de forma contínua e racional; Ênfase na integralidade da assistência; Indivíduo é sujeito integrado à família, ambiente e comunidade; Ação centrada na equipe Ação intersetorial. Profissionais compromissados; Humanização do Processo de Assistência; Qualidade do Atendimento, Vinculação dos profissionais com a população adscrita (carga horária estendida) e Equipe com maior número de pessoas

Estratégia Saúde da Família Trabalhos Desenvolvidos: Grupos de Promoção da Saúde (palestras, passeios, dança, práticas corporais, trabalhos manuais, atividade física, etc.); Parcerias com associações de bairros, escolas, creches, PIC’s, unidades de esportes entre outras; É um serviço em constante evolução e aprimoramento, onde temos como fator fundamental a valorização do ser humano.

DESAFIOS Cultura imediatista da população; Baixa alta estima de profissionais e população; Formação tradicional dos técnicos; Descompromisso de profissionais e população; Diferença salarial com os demais setores da rede de saúde; Alta rotatividade de profissionais, Interferência de lideranças e 85% da população SUS dependente

Resultados Institucional Aumento no quadro de funcionários da saúde; Ampliação da coleta de exames laboratoriais com agilidade na entrega dos resultados; Disponibilização da aplicação de vacinas, realização de curativos e verificação de pressão arterial, em horário integral do funcionamento da unidade; Descentralização do teste do pezinho para todas as unidades; Duplicação dos exames preventivos e agilidade na entrega dos resultados; Enfermeiras em todas as unidades; Supervisoras em todas as unidades.

Resultados Trabalhadores Contratação por Concurso Público (Técnicos); Contratação por Processo Seletivo (ACS); Remuneração diferenciada, Educação permanente e Desprecarização dos contratos de trabalho.

Resultados População Participação nos Conselhos de Usuários; Vinculação da população com a Estratégia e as equipes de saúde, Estímulo à convivência social e Incorporação de hábitos mais saudáveis de vida.

Muito Obrigado!

Secretaria de Saúde Pública sesap@praiagrande.sp.gov.br saudedafamilia@praiagrande.sp.gov.br Fone: 13 – 3496.24.00