Secretaria de Saúde Pública Secretário de Saúde Dr. Eduardo Dall’Acqua Secretário Adjunto Dr. Adriano Bechara
DEPARTAMENTOS Assistência à Saúde Dr. Sergio Paulo de Almeida Nascimento Hospital e Pronto Socorro Enfª Marta Elisa Panarielo Saúde Pública A. Social Maria Cecília Gulo Cabrita Nogueira Avaliação e Controle Adm. Cleber Sucow Nogueira Administração Contab. Sidney Costa
Departamento de Assistência à Saúde Coordenação EACS/ESF Enfª Ercília Truviz Gambini Drª Lúcia Helena Corte Alcântara Chefe de Divisão de Atenção Básica Jaime Gomes Travesso
Composta de 20 unidades de saúde (Unidade de Saúde da Família) Rede de Atenção Básica Composta de 20 unidades de saúde 5 Multiclínicas Médicos: 13 Clínicos; 16 Pediatras; 11 Ginecologistas; 11 Dentistas; 06 Enfermeiros; 36 Auxiliares de Enfermagem; 67 Agentes Comunitário de Saúde. 15 USAFAS (Unidade de Saúde da Família) 042 Médicos Generalistas; 042 Enfermeiros; 014 Dentistas; 084 Auxiliares de Enfermagem; 210 Agentes Comunitário de Saúde. Laboratório de Saúde Pública – retaguarda de exames laboratoriais para toda rede de saúde municipal.
Divisão de Especialidades É composta por: CEMAS – Centro de Especialidades e Assistência Social. Hematologista; Mastologista; Nefrologista; Neurologista; Nutricionista; Oftalmologista; Oncologista; Ortopedista; Otorrinolaringologista; Pneumologista, Reumatologista e Urologista. Alergista; Assistente Social; Cardiologista; Cirurgião Geral; Cirurgião Plástico; Cirurgião Vascular; Dermatologista; Fisioterapeuta; Fonoaudióloga; Gastroenterologista; Geriatra;
Divisão de Especialidades São encaminhados, também, exames complementares solicitados pela rede, como: Audiometria; Colposcopia; Ecocardiograma; Eletrocardiograma; Eletroencefalograma; Endoscopia; Mapeamento de Retina / Fundoscopia; Teste Ergométrico, Ultra-som c/ doppler MMI e Ultra-som.
Divisão de Especialidades A Divisão de Especialidades ainda é composta por: CRATH – Centro de Referência de Atendimento à Tuberculose e Hanseníase; SAE – Serviço de Assistência Especialidades(DST/AIDS) CTAP – Centro de Testagem, Aconselhamento e Prevenção; HD – Hospital Dia; CAPS – Centro de Atendimento Psicoterapeutico; CAPSAD - Centro de Atendimento Psicoterapeutico Álcool e Drogas (em implantação), Saúde Mental e Núcleo HENRY - Atendimento à crianças e adolescentes com comprometimentos neurológicos.
Distribuição da Rede de Saúde de Praia Grande
Departamento de Hospital e Pronto Socorro Unidades Pronto Socorro Boqueirão Unidade de referência emergencial e internação. Pronto Socorro Quietude Unidade de atendimento emergencial para crianças e adultos. Pronto Atendimento Samambaia Unidade de atendimento de urgência em geral. Hospital Municipal Unidade hospitalar de médio porte, com internações gerais. Em fase de implantação de Cooperação Técnica, Científica e de Assistência à Saúde entre a Secretaria de Saúde de Praia Grande e a Universidade Federal de São Paulo
Profissionais da Rede Hospitalar e Pronto Socorro Dentistas Buco – Maxilo Enfermeiros Técnicos de Enfermagem Auxiliares de Enfermagem Recepcionistas Motoristas Operadores de Rádio
Departamento de Saúde Pública Vigilância Sanitária – Trabalha pela harmoniosa adaptação do homem à natureza, pelo racional aproveitamento dos recursos naturais, pela proteção contra os riscos decorrentes do processo de produção e pela segurança no consumo de bens e serviços. Vigilância Epidemiológica – Atua como um alerta permanente em relação à ocorrência e distribuição das doenças e dos fatores que propiciem aumento no risco da transmissão. Controle de Zoonoses – Desenvolve um conjunto de ações de prevenção de doenças causadas por animais. Promove ações de relação com os animais, conforme os preceitos do “bem estar animal”.
Departamento de Avaliação e Controle Avalia, controla e monitora as atividades desenvolvidas pela rede de saúde municipal. Gerencia o SAU/SUS - canal de acesso ao usuário do Sistema Único de Saúde para reclamações, denúncias, solicitações e elogios, sendo um instrumento de comunicação entre o usuário do SUS com o setor Saúde municipal
Departamento de Administração Atividades: Controle e monitoramento administrativo e financeiro de todas as ações desenvolvidas pela Secretaria de Saúde Pública: Aquisição, estoque, distribuição e controle de todo material, insumos e medicamentos usados na rede, Controle dos recursos humanos e Acompanhamento e monitoramento dos processos, projetos, programas e contratos da Saúde.
Reorganização do Modelo da Atenção Básica Saúde da Família Tônica do Atendimento: Atenção centrado na família; Foco na saúde; Ação pró ativa, atende à demanda de forma contínua e racional; Ênfase na integralidade da assistência; Indivíduo é sujeito integrado à família, ambiente e comunidade; Ação centrada na equipe Ação intersetorial. Profissionais compromissados; Humanização do Processo de Assistência; Qualidade do Atendimento, Vinculação dos profissionais com a população adscrita (carga horária estendida) e Equipe com maior número de pessoas
Estratégia Saúde da Família Trabalhos Desenvolvidos: Grupos de Promoção da Saúde (palestras, passeios, dança, práticas corporais, trabalhos manuais, atividade física, etc.); Parcerias com associações de bairros, escolas, creches, PIC’s, unidades de esportes entre outras; É um serviço em constante evolução e aprimoramento, onde temos como fator fundamental a valorização do ser humano.
DESAFIOS Cultura imediatista da população; Baixa alta estima de profissionais e população; Formação tradicional dos técnicos; Descompromisso de profissionais e população; Diferença salarial com os demais setores da rede de saúde; Alta rotatividade de profissionais, Interferência de lideranças e 85% da população SUS dependente
Resultados Institucional Aumento no quadro de funcionários da saúde; Ampliação da coleta de exames laboratoriais com agilidade na entrega dos resultados; Disponibilização da aplicação de vacinas, realização de curativos e verificação de pressão arterial, em horário integral do funcionamento da unidade; Descentralização do teste do pezinho para todas as unidades; Duplicação dos exames preventivos e agilidade na entrega dos resultados; Enfermeiras em todas as unidades; Supervisoras em todas as unidades.
Resultados Trabalhadores Contratação por Concurso Público (Técnicos); Contratação por Processo Seletivo (ACS); Remuneração diferenciada, Educação permanente e Desprecarização dos contratos de trabalho.
Resultados População Participação nos Conselhos de Usuários; Vinculação da população com a Estratégia e as equipes de saúde, Estímulo à convivência social e Incorporação de hábitos mais saudáveis de vida.
Muito Obrigado!
Secretaria de Saúde Pública sesap@praiagrande.sp.gov.br saudedafamilia@praiagrande.sp.gov.br Fone: 13 – 3496.24.00